Portugal-Bélgica: Atlântico não deu Pérola às Navegadoras
Equipa das Quinas foi derrotada na Madeira, por 0-3, resultado que origina a despromoção à Liga das Nações B

FINAL DA PARTIDA!! PORTUGAL 0 BÉLGICA 3. A equipa das Quinas claudicou (também) no jogo da decisão e acabou despromovida à Liga das Nações B. Portugal até jogava com dois resultados (vitória ou empate) para poder garantir o apuramento para o play-off, mas a verdade é que a falta de eficácia na primeira parte impediu a formação orientada por Francisco Neto de chegar ao golo da vantagem que daria, por certo, mais confiança. O castigo foi ainda maior quando, sem que nada o fizesse prever, Vanhaevermaet abriu o ativo (36'). Na etapa complementar, as Navegadoras não só não tiveram capacidade para dar a volta ao texto como ainda sofreram mais dois golos: Wullaert (67' e 71') sentenciou o desafio e o futuro de Portugal. A quem se exigia (muito) mais...

TEMPO ADICIONAL MÍNIMO: 7 MINUTOS

89': Dupla substituição na Bélgica, com as saídas de Wullaert e Eurlings para as entradas de Toloba e Iliano.

88': Substituição na Seleção Nacional, com a saída de Fátima Pinto para a entrada de Ana Dias.

86': Cartão amarelo a Vanhaevermaet (Bélgica).

80': Substitução na Bélgica, com a saída de Tysiak para a entrada de Kees.

71': GOLO DA BÉLGICA!! Remate de Wullaert, de muito longe, a surpreender por completo Patrícia Morais. 0-3.

71': Substituição na Bélgica, com a saída de De Caigny para a entrada de Missipo.

67': GOLO DA BÉLGICA!! Na transformação do penálti, Wulllaert não dá hipóteses de defesa a Patrícia Morais e faz o 0-2.

65': Penálti para a Bélgica! Falta de Carolina Correia sobre Teulings e a árbitra sueca foi pronta a apontar para a marca dos 11 metros.

64': Dupla substituição na Seleção Nacional, com as saídas de Jéssica Silva e Diana Silva para as entradas de Ana Capeta e Telma Encarnação.

62': Segura Patrícia Morais! Remate de Eurlings, na passada, para defesa atenta da camisola 12 das Navegadoras.

57': Portugal perto do golo! Catarina Amado, bem posicionada, tenta a sua sorte de cabeça, mas o remate da ala nacional saiu ao lado do poste esquerdo da baliza belga.

Ana Borges está recuperada e já reentrou no terreno de jogo. Ao que tudo indica, a capitã da Seleção Nacional está em perfeitas condições para poder continuar a dar o seu contributo à equipa.

Partida interrompida para que seja prestada assistência médica a Ana Borges. A capitã da Seleção Nacional saiu muito queixosa de um lance com uma adversária e ainda está deitada no relvado.

Início da segunda parte!

INTERVALO! PORTUGAL 0 BÉLGICA 1. Eficácia. É esta a palavra que define na perfeição esta primeira parte. As Navegadoras entraram de forma afirmativa na partida, desde cedo que dominaram as operações e, como corolário lógico dessa superioridade conseguiram criar duas excelentes oportunidades de golo: Andreia Norton rematou ao poste (24') e Andreia Jacinto atirou à malha lateral (31'). Mas como quem não marca sofre... a equipa das Quinas foi castigada. Aos 36 minutos, na única verdadeira aproximação digna desse nome ao último terço ofensivo, a seleção belga chegou à vantagem, fruto do remate certeiro de Vanhaevermaet. Portugal precisa, no mínimo, do empate para segurar o 3.º lugar deste Grupo A3 da Liga das Nações e, dessa forma, carimbar o passaporte para o play-off de permanência - a equipa que ficar no 4.º posto desce automaticamente à Liga das Nações B -, pelo que é imperial que a formação orientada por Francisco Neto regresse dos balneários com a mira afinada.

36': GOLO DA BÉLGICA!! Transição rápida da seleção belga e Vanhaevermaet, aproveitando um mau alívio da defensiva portuguesa, inaugura o marcador na Madeira. 0-1.

31': Mais uma excelente ocasião de golo para Portugal! Passe de rotura de Ana Borges e Andreia Jacinto, já no interior da área, remata à malha lateral da baliza belga. As Navegadoras continuam a ameaçar...

25': Cartão amarelo a Janssens (Bélgica).

24': Grande oportunidade para Portugal! Cruzamento da direita de Andreia Jacinto e remate de primeira de Andreia Norton, já no interior da área, com a bola a ser devolvida pelo poste esquerdo da baliza à guarda de Lichfus. Portugal esteve a milímetros de abrir o ativo...

18': Cartão amarelo a Catarina Amado (Portugal).

16': Segura Patrícia Morais! Cruzamento da direita de Teulings, à procura de Wullaert, que se encontrava à entrada da pequena área, mas a guarda-redes nacional saiu dos postes e amarrou com segurança.

4': Primeira aproxiamação relativamente perigosa de Portugal! Canto cobrado por Andreia Jacinto do lado esquerdo e Jéssica Silva, ao segundo poste, não consegue o desvio certeiro.

Início da partida!

Ouve-se A Portuguesa!

Segue-se a cerimónia dos hinos, começando pelo belga.

Entram as três equipas no relvado do Estádio dos Barreiros. Depois da habitual saudação ao (muito) público presente e da tradicional escolha de campo e bola, ficará tudo pronto para o apito inicial deste Portugal-Bélgica.

As condições metereológicas na Madeira são ótimas, com muito sol a cobrir o Estádio dos Barreiros, no Funchal. O tapete verde do recinto maritimista parece estar em perfeitas condições para a prática do futebol e, contas feitas, estão reunidas todas as condições para um grande espetáculo. As bancadas do anfiteatro madeirense estão muito bem compostas e apoio não faltará às Navegadoras.

Relativamente ao jogo da passada sexta-feira, diante de Inglaterra (0-6), Francisco Neto promove três mexidas no onze inicial. Saem Inês Pereira, Dolores Silva e Ana Capeta, entram Patrícia Morais, Carolina Correia e Jéssica Silva.

Bélgica (selecionadora): Elísabet Gunnarsdóttir

Bélgica (suplentes): Evrard (1), Bastiaen (12), Van Kerkhoven (3), Wijnants (5), Elyn (8), Dhont (13), Toloba (15), Mertens (16), Iliano (18), Kees (19), Detruyer (20) e Missipo (23)

Bélgica (titulares): Lichfus (21); Deloose (22), Tysiak (4), Cayman (11) e Philtjens (2); Janssens (17), Vanhaevermaet (10) e De Caigny (6); Teulings (14), Wullaert (9) C e Eurlings (7)

Portugal (selecionador): Francisco Neto

Portugal (suplentes): Inês Pereira (1), Sierra Cota-Yarde (22), Beatriz Fonseca (3), Ana Seiça (4), Samara Lino (5), Stephanie Ribeiro (7), Dolores Silva (14), Andreia Faria (17), Carolina Mendes (18), Ana Dias (20), Ana Capeta (21) e Telma Encarnação (23)

Portugal (titulares): Patrícia Morais (12); Carolina Correia (19), Carole Costa (15) e Fátima Pinto (13); Ana Borges (9) C, Andreia Jacinto (6), Andreia Norton (8), Tatiana Pinto (11) e Catarina Amado (2); Jéssica Silva (10) e Diana Silva (16)

Árbitra: Tess Olofsson (Suécia); Assistentes: Almira Spahic (Suécia) e Monica Lokkeberg (Noruega); 4.º Árbitra: Hanna Laajanen (Suécia)

Já há equipas oficiais!

O único triunfo alcançado nesta fase pela formação orientada por Francisco Neto foi precisamente diante da Bélgica. A 26 de fevereiro, um golo solitário apontado por Carole Costa (de penálti), foi o suficiente para que Portugal somasse os três pontos em solo belga.

A equipa das Quinas chega a este jogo com um pecúlio de uma vitória, um empate e três derrotas nos cinco jogos já realizados, sendo que o último desafio, realizado na passada sexta-feira, não deixou propriamente saudades: 0-6 diante de Inglaterra.

Caso consiga o objetivo para esta tarde, ou seja, vencer ou empatar com a Bélgica, Portugal irá ,depois, defrontar um dos segundos classificados da Liga B, numa eliminatória disputada a duas mãos. Caso tenham sucesso, também, nessa fase, as Navegadoras asseguram a permanência no Grupo A da Liga das Nações.

Portugal chega a este jogo na luta pela permanência no Grupo A da Liga das Nações. Para que isso aconteça, terá, no mínimo de empatar com a Bélgica. As Navegadoras já sabem que não conseguirão chegar a um dos dois primeiros lugares do grupo - têm apenas 4 pontos, ao passo que Inglaterra tem 10 e Espanha 12 -, pelo que o que poderão fazer é manter o 3.º posto que ocupam neste momento, à frente, precisamente, da sua congéne belga, que soma 3 pontos. Ou seja, uma vitória ou um empate de Portugal garante essa mesma posição e consequente apuramento para o play-off de permanência no mais alto patamar desta competição.

A Seleção Nacional feminina defronta esta tarde (18 horas) a Bélgica, no Estádio dos Barreiros, no Funchal, num duelo referente à 6.ª e última jornada do Grupo A3 da Liga das Nações. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio das Navegadoras e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!