Conceição perde final da Taça de Itália e complica contas europeias
Equipa do técnico português perdeu em Roma diante do Bolonha, que conseguiu vencer a sua primeira final em 51 anos e um título que escapava desde então (1974)

Resultado: Milan 0-1 Bolonha

Está feito! O Bolonha derrota o Milan, de Conceição, e sucede à Juventus como o vencedor da Taça de Itália, 51 anos depois!

90+5' - O Bolonha está muito perto de celebrar a conquista do título.

O Milan, de Conceição, está a dar o tudo por tudo, mas o Bolonha está bastante sólido defensivamente e não permite qualquer tipo de oportunidades.

90' - Seis minutos de compensação nesta segunda parte.

90' - Jogo interrompido, após um choque de cabeças entre jogadores do Bolonha.

88' - Conceição lança mais dois jogadores de ataque para os minutos finais: entram Chukwueze e Abraham para os lugares de Fofana e Pulisic.

83' - Milan está a ficar sem tempo para conseguir o golo do empate e não tem tido muitas oportunidades para tal, apesar da muita posse de bola nesta segunda parte.

Fica sem alterações o Bolonha, que já tinha substituído também Holm por Calabria, ao minuto 76.

80' - Mais uma dupla alteração de Italiano: saem Ndoye e Castro, entram Dallinga e Odgaard.

75' - Muitas paragens nestes últimos minutos, com vários jogadores do Bolonha a jogarem com o tempo, após o golo de Ndoye.

74' - Cartão amarelo para Lucumi, após falta sobre Pulisic.

O golo de Ndoye, que abriu o marcador na final da Taça de Itália.

71' - Giménez, acabado de entrar, tenta fazer o que fez na última partida, mas o remate sai fraco e à figura do guarda-redes.

69' - Vincenzo Italiano responde com dupla alteração: saem Fabbian e Orsolini por Pobega e Casale.

67' - Oportunidade para João Félix, que remata muito mal e a bola sai diretamente para fora.

Como aconteceu no último jogo, também em desvantagem por 0-1, Conceição mudou dos três centrais para uma linha de quatro, com João Félix a jogar atrás do avançado, Giménez.

62' - Tripla alteração de Conceição, com a entrada de João Félix na partida. Saem Tomori, Jovic e Jiménez, entram Walker, Giménez e Félix.

60' - Milan tenta reagir ao golo sofrido e procura ter mais posse de bola do que na primeira parte.

57' - Cartão amarelo para Fabbian, o quarto da partida e o segundo do Bolonha.

57' - Skorupski sai bem da baliza e evita que Rafael Leão ficasse numa situação de um para um consigo.

O festejo do avançado em Roma.

53' - Defesa do Milan fica a pedir fora de jogo, mas a equipa de arbitragem valida o golo, o primeiro desta final da Taça de Itália.

53' - Golo do Bolonha! Confusão na grande área do Milan e Ndoye aproveita para inaugurar o marcador!

49' - Rafael Leão quase desencantava o golo do Milan! Mais um belo momento individual do português, que tentou assistir Jovic, mas o passe foi cortado para canto.

46' - Começa a segunda parte!

Os jogadores estão de regresso ao relvado, prontos para o início da segunda parte.

Alguns jogadores aproveitam o intervalo para aquecerem no relvado.

O Bolonha teve um pouco mais de posse de bola, mas as melhores oportunidades de golo foram do Milan, até pelo lance ao minuto 11, com dupla defesa de Skorupski.

Primeira parte bastante dividida em todos os aspetos e com muito mais intensidade no que no último encontro - em que o Milan venceu o Bolonha por 3-1 em San Siro -, apesar de ainda não haver golos nesta final da Taça de Itália.

45+3' - Intervalo!

45+2' - Cartão amarelo para Pulisic, por protestos com a equipa de arbitragem. O norte-americano ficou furioso com a decisão do árbitro que assinalou falta contra e não a favor.

45' - Dois minutos de compensação.

Sinner, tenista italiano, também está na capital romana para assistir ao vivo à final da Taça de Itália.

43' - Cartão amarelo para Ferguson, após uma entrada completamente fora de tempo sobre Rafael Leão, que ficou em claras dificuldades.

43' - Defesa de Maignan após cabecamento de Holm na sequência de um canto.

42' - Corte de Pavlovic para canto, evitando que o cruzamento chegasse a Santiago Castro, sozinho na área.

38' - Cartão amarelo para Tomori, o primeiro do encontro, após uma falta muito dura sobre Ndoye. O inglês pediu imediatamente desculpa pelo lance.

Chiellini, ex-internacional italiano, está nas bancadas do Estádio Olímpico de Roma a assistir à partida.

33' - Grande oportunidade para o Milan! Boa jogada coletiva, com Jovic a libertar-se dos adversários e a passar a bola a Jiménez, que lançou Rafael Leão na profunidades. Porém, o português, que até estava em fora de jogo, não definiu bem, fazendo um mau passe para Pulisic.

30' - O jogo esteve brevemente interrompido, porque um jogador do Bolonha estava no chão em dificuldades.

Uma das defesas de Maignan nesta primeira parte.

26' - Bolonha perto do golo! Canto estudado e quase que um remate de um ângulo apertado surpreendia a defesa do Milan, mas Maignan estava atento e agarrou a bola, quase em cima da linha.

Destaque para Youssouf Fofana, que regressou de lesão e foi lançado logo para a titularidade. O francês, reforço de verão, cumpre o 50.º jogo pelo Milan.

22' - Mais posse de bola para o Bolonha nesta altura do encontro, com o Milan na expetativa e à procura de partir para o contra-ataque, liderado por Rafael Leão.

20' - Bolonha tenta reagir à oportunidade do Milan, que tem sido ligeiramente melhor no último terço, mas a verdade é que continua tudo a zeros nesta final.

18' - Ritmo abrandou nos últimos minutos, após os 11 iniciais de excelente nível.

O ambiente antes do apito inicial no Olímpico.

11' - Inacreditável! Como é que o Milan não marcou? Jiménez recupera a bola em zona alta e tenta assistir Jovic, mas Beukema corta a bola para a própria baliza, com Skorupski a defender esse corte e ainda a recarga do sérvio, evitando o primeiro desta final.

9' - Outra vez, Rafael Leão, a usar o drible para passar por vários adversários, ganhando uma falta perigosa perto da grande área.

8' - Grande defesa de Maignan! Bola parada para o Bolonha e Castro não consegue desviar a bola de cabeça, mas o guarda-redes francês estava no sítio certo para afastar o perigo, sendo que a bola ia para a baliza.

5' - Boa saída de bola de Maignan, evitando que Castro chegasse primeiro à bola, mas o avançado estava em posição irregular.

4' - Excelente momento individual de Rafael Leão, que passa pelo seu adversário direto e assiste Jiménez, que não consegue finalizar, atirando para as nuvens.

2' - Ao contrário do que aconteceu na última partida, esta começou com um ritmo bastante elevado, de parte a parte, tal como seria de esperar numa final!

1' - Começa a partida!

O Milan vai começar com a bola.

Ouve-se o hino nacional italiano em Roma.

Os jogadores já estão no túnel e os capitães falam com o árbitro principal, antes de regressarem para o relvado.

Roberto Baggio, lenda do futebol italiano e mundial, ficou encarregado de mostrar o troféu da Taça de Itália aos adeptos presentes no Estádio Olímpico de Roma, após um breve espetáculo.

Aquecimento feito, está tudo pronto para o início da partida.

Os jogadores vão entrar para o aquecimento.

Os jogadores do Milan tiveram uma surpresa especial na chegada ao palco da final: a presença de Dida, ex-guarda-redes do clube.

Depois de ter sido titular no último jogo, pela primeira vez em mais de um mês, João Félix regressa ao banco de suplentes para dar lugar ao compatriota Rafael Leão, que estava castigado.

Suplentes do Milan: Torriani, Sportiello, Thiaw, Walker, Emerson Royal, Bartesaghi, Florenzi, Terracciano, Musah, Loftus-Cheek, Chukwueze, João Félix, Abraham, Giménez e Camarda.

Ao contrário do adversário, o técnico português opta por fazer apenas duas mudanças no onze, sai Loftus-Cheek por Fofana no meio-campo e João Félix por Rafael Leão no ataque.

A equipa de Sérgio Conceição: Maignan (C), Tomori, Gabbia, Pavlovic, Jiménez, Fofana, Reijnders, Hernández, Pulisic, Jovic e Rafael Leão.

Comparativamente com o último onze, também frente ao Milan, o técnico italiano só mantém quatro jogadores: o guarda-redes Skorupski, o central Beukema, o médio Freuler e o avançado Orsolini.

A equipa de Vincenzo Italiano: Skorupski, Holm, Beukema, Lucumi, Miranda, Freuler, Ferguson (C), Orsolini, Fabbian, Ndoye e Castro.

Já há onzes!

Os onzes devem estar quase a sair!

Alguns adeptos, de ambos os lados, já entraram no Estádio Olímpico de Roma, a uma hora do apito inicial.

Rafael Leão falhou o último jogo devido a castigo, acumulação de amarelos, mas deve ser titular, em detrimento de João Félix, que saltou para o onze inicial pela primeira vez em mais de um mês.

Os adeptos do Bolonha já estão em Roma, preparados para apoiar a sua equipa na primeira final em 51 anos.

O técnico português ainda foi recebido no Palácio do Quirinal pelo Presidente da República de Itália, assim como os seus jogadores, equipa técnica e adversários, tendo feito um breve discurso.

No caminho para a final, o Milan eliminou o Sassuolo, a Roma e o Inter, enquanto o Bolonha afastou o Monza, a Atalanta e o Empoli.

Vincenzo Italiano tem a equipa na máxima força, enquanto Conceição tem, pelo menos, duas baixas: Bondo e Emerson Royal, sendo que Fofana e Tomori ainda estão em dúvida.

Esse triunfo demonstrou que o Milan de Conceição está na melhor forma da temporada, somando a quarta vitória consecutiva. Por outro lado, o Bolonha não vence há três jogos - uma derrota e dois empates (Juventus e Udinese).

Os dois clubes encontraram-se há cinco dias em San Siro, mas a contar para a antepenúltima jornada da Serie A, e os rossoneri até começaram a perder, mas conseguiram a reviravolta e os três pontos, antes de novo duelo para a final.

Esta é a primeira final do Bolonha em 51 anos, enquanto este troféu escapa ao Milan há 22 anos. Conceição pode entrar na história do clube, mas também por outra razão: pode tornar-se no primeiro em 17 anos a conquistar dois títulos na mesma temporada, algo que não acontece desde Ancelotti.

O jogo realiza-se no Estádio Olímpico de Roma e começa a partir das 20 horas, sendo que terá a arbitragem do italiano Maurizio Mariani.

Boa tarde, acompanhe aqui em direto a final da Taça de Itália de 2024/25, entre o Bolonha e o Milan, de Sérgio Conceição.