Inglaterra-Portugal: seleção de sub-21 cede em terras de Sua Majestade no caminho para o Europeu
Formação orientada por Rui Jorge perdeu por 2-4, mas deixou uma boa imagem e a certeza de que há condições para uma boa prestação na Eslováquia, no próximo mês de junho

FINAL DA PARTIDA!! INGLATERRA 4 PORTUGAL 2. Resultado pesado, mas... enganador. A equipa das Quinas realizou uma exibição bastante interessante neste particular frente ao atual campeão europeu de sub-21 e merecia ter saído de terras de Sua Majestade com outro resultado. Hayden Hackney e Ethan Nwaneri colocaram os ingleses na frente, mas Fábio Silva reduziu pouco depois. Até ao intervalo, houve muito mais Portugal e a vantagem era lisonjeira para Inglaterra. Na etapa complementar, Rui Jorge trocou o 4-4-2 losango pelo 4-3-3 (tal como já tinha feito diante da Roménia, na passada sexta-feira) e a Seleção Nacional continuou em bom nível. Numa etapa complementar menos intensa, Omari Hutchinson (novamente contra a corrente) aumentou para os da casa, mas Carlos Borges faturou logo a seguir. Já na compensação, e quando a equipa das Quinas estava deliberadamente à procura do empate, Jaden Philogene fugiu em velocidade e selou o 4-2 final. Os números não refletem o que se passou em West Bromwich e Portugal sai de solo inglês com a certeza de que tem capacidade para se bater com qualquer seleção na fase final do Campeonato da Europa da categoria, que vai realizar-se no próximo mês de junho, na Eslováquia.

90+1': GOLO DE INGLATERRA!! Jaden Philogene fugiu pela esquerda, fletiu ligeiramente para o centro e, já dentro da área, rematou cruzado para o 4-2.

3 MINUTOS DE TEMPO ADICIONAL MÍNIMO PARA ESTA SEGUNDA PARTE!

85': GOLO DE PORTUGAL!! Carlos Borges tentou o remate na passada, à entrada da área, a bola ressaltou na linha defensiva inglesa, mas, à segunda o extremo português, já na cara do guarda-redes contrário, desviou para o fundo das redes. 3-2.

NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 14.783

79': Que corte imperial de João Marques! Transição rápida da seleção inglesa na sequência de um erro de Gonçalo Nogueira, Jaden Philogene fugiu pela direita, cruzou na direção de James Mcatee, mas quando o camisola 10 se preparava para desviar com sucesso viu o médio português realizar uma interceção crucial e ceder canto.

77': Substituição em Portugal, com a saída de Pedro Santos para a entrada de Diego Moreira.

76': GOLO DA INGLATERRA!! Canto cobrado por James Mcatee do lado direito, cabeceamento de CJ Egan-Riley ao segundo poste e Omari Hutchinson, à entrada da pequena área, encostou de cabeça para o 3-1.

75': Valeu Diogo Pinto! Canto cobrado à esquerda Elliot Anderson e cabeceamento de Liam Delap para defesa importante do guarda-redes português.

74': Que perigo! Livre direto batido por Alex Scott, com a bola a tirar tinta ao poste direito da baliza à guarda de Diogo Pinto. O número 12 português parecia ter o lance controlado.

68': Outra vez Portugal! Canto da direita cobrado por Pedro Santos e João Muniz, de cabeça, cabeceou ao lado do poste esquerda da baliza contrária.

67': Ameaça Portugal! Arrancada de Carlos Borges, passe para Henrique Araújo e remate do (agora) capitão nacional, à entrada da área, para defesa atenta de Teddy Sharman-Lowe, o (agora) guarda-redes da seleção inglesa.

63': Cartão amarelo a João Marques (Portugal).

61': Nova alteração em Portugal: sai João Carvalho e entra Diogo Pinto. Desta forma, o guarda-redes do Sporting estreia-se de forma absoluta nos sub-21 lusos.

Com estas substituições, Portugal deixa o 4-4-2 losango e passa a jogar em 4-3-3. João Carvalho é o guarda-redes, sendo que à sua frente atuam Rodrigo Pinheiro (à direita), Christian Marques e João Muniz (no eixo) e Francisco Chissumba (à esquerda). O (agora) triângulo do meio-campo é composto por João Marques, Gonçalo Nogueira e Pedro Santos, sendo que o tridente ofensivo está a cargo de Carlos Borges, Henrique Araújo e Joelson Fernandes.

Rui Jorge opera sete mexidas na equipa para esta etapa complementar: saíram Eduardo Quaresma, Flávio Nazinho, Diogo Nascimento, Mateus Fernandes, Gustavo Sá, Tiago Tomás e Fábio Silva, e entraram Christian Marques, Francisco Chissumba, Gonçalo Nogueira, João Marques, Carlos Borges, Joelson Fernandes e Henrique Araújo.

Início da segunda parte!

INTERVALO! INGLATERRA 2 PORTUGAL 1. Resultado extremamente lisonjeiro para a equipa da casa. Tiago Tomás e Fábio Silva podiam ter aberto o marcador nos primeiros cinco minutos, mas em ambos os casos emergiu James Beadle. E como quem não marca... sofre, Portugal acabou por ser castigado. E a dobrar. Hayden Hackney aproveitou um erro de Eduardo Quaresma para abrir o ativo (7'), Ethan Nwaneri rematou colocado para o 2-0 (10'). Mas a equipa das Quinas não vergou e continuou a explanar o seu futebol, sempre com os olhos colocados na baliza contrária. É um facto que João Muniz impediu o terceiro tento dos ingleses, com um excelente corte em cima da linha após um chapéu de Omari Hutchinson a João Carvalho (17'), mas a partir daí sucederam-se as situações de perigo para os jovens lusos. Fábio Silva reduziu, após assistência de Rodrigo Pinheiro (22'), Pedro Santos viu um cruzamento cortado com o braço por Hayden Hackney e, por isso, ficou um penálti por marcar a favor de Portugal (26'), ao passo que Fábio Silva foi derrubado por James Beadle (34'), mas o árbitro também não apontou para a marca dos 11 metros. Na sequência do lance, Gustavo Sá atirou ao poste. Já em cima do intervalo, Tiago Tomás voltou a colocar o número 1 inglês à prova (41'). Tudo em aberto para a etapa complementar e com a certeza de que, a continuar assim, a formação orientada por Rui Jorge tem todas as condições para inverter o rumo dos acontecimentos.

1 minuto de tempo adicional mínimo para esta primeira parte!

41': Grande oportunidade para Portugal! Passe de rotura de Gustavo Sá e Tiago Tomás, depois de fugir em velocidade ao último reduto defensivo inglês, rematou forte para mais uma excelente intervenção de James Beadle.

34': No poste!! Fábio Silva antecipou-se a James Beadle (o guarda-redes derrubou o ponta de lança nacional, mas o árbitro voltou a mandar jogar...), a bola sobrou para Gustavo Sá e o camisola 18 rematou cruzado, de pé direito, ao poste da baliza inglesa.

26': Ficou um penálti por assinalar a favor de Portugal! Hayden Hackney cortou com o braço direito um pontapé de canto batido por Pedro Santos, mas o árbitro da partida mandou jogar. E sendo um jogo particular, não há VAR...

22': GOLO DE PORTUGAL!! Excelente jogada de envolvimento, passe de Mateus Fernandes para o flanco direito, cruzamento tenso de Rodrigo Pinheiro e Fábio Silva, à entrada da pequena área, desvia para o fundo das redes da baliza inglesa. 2-1.

19': Agarra João Carvalho! Remate de Omari Hutchinson, à entrada da área, para intervenção atenta do guarda-redes português.

17': Corte milagroso de João Muniz! Omari Hutchinson ganhou as costas à defensiva portuguesa e, à saída de João Carvalho, fez o chapéu ao guarda-redes luso, valendo a Portugal a rápida cobertura dada por João Muniz à sua baliza, negando o terceiro golo inglês com uma interceção em cima da linha.

10': GOLO DA INGLATERRA!! Jogada individual de Ethan Nwaneri e remate de pé esquerdo, à entrada da área, para o segundo golo da partida. 2-0.

7': GOLO DA INGLATERRA!! Mau passe de Eduardo Quaresma na saída a jogar, à cabeça da área, e Hayden Hackney, forte na recuperação, deu dois passos em frente e rematou forte e colocado, para o fundo das redes da baliza à guarda de João Carvalho. 1-0.

5': Outra vez James Beadle a brilhar entre os postes da baliza inglesa! Agora foi Fábio Silva a tentar a sua sorte, com um remate potente, em zona frontal, mas o camisola 1 voltou a agigantar-se e a negar o golo a Portugal.

3': Grande oportunidade para Portugal! Passe de Gustavo Sá para Tiago Tomás, com o avançado luso, já na área, descaído para a esquerda, a rematar para belíssima defesa de James Beadle.

Início da partida!

Ecoa agora o Hino de Inglaterra.

Ouve-se A Portuguesa no Estádio The Hawthorns, em West Bromwich.

Entram as três equipas no relvado.

Com a equipa titular para esta noite, deverá, ao que tudo indica, repetir-se o sistema apresentado na primeira parte do jogo com a Roménia: 4-4-2 em losango. João Carvalho será o guarda-redes, sendo que à sua frente pontificará um quarteto defensivo composto por Rodrigo Pinheiro (à direita), Eduardo Quaresma e João Muniz (no eixo) e Flávio Nazinho (à esquerda). No meio-campo, tudo igual: Diogo Nascimento como vértice mais recuado, Pedro Santos e Mateus Fernandes como interiores, Gustavo Sá como elemento mais ofensivo. A dupla atacante será constituída por Tiago Tomás e Fábio Silva.

Relativamente ao jogo da passada sexta-feira, diante da Roménia, Rui Jorge promove apenas uma alteração no onze inicial: sai Jónatas Noro e entra Eduardo Quaresma. O jogador do SC Braga saiu do duelo com os romenos com um problema no nariz - razão que o levou, inclusivamente, a deixar o grupo nacional e a regressar ao seu clube - e cede, assim, o seu lugar ao defesa-central do Sporting.

Portugal (selecionador): Rui Jorge

Portugal (suplentes): Diogo Pinto (12), João Marques (8), Henrique Araújo (9), Francisco Chissumba (13), Christian Marques (14), Gonçalo Nogueira (16), Carlos Borges (19), Diego Moreira (21), Rodrigo Gomes (23) e Joelson Fernandes (24)

Portugal (titulares): João Carvalho (1); Rodrigo Pinheiro (2), Eduardo Quaresma (4), João Muniz (3) e Flávio Nazinho (5); Diogo Nascimento (17), Pedro Santos (10), Mateus Fernandes (7) e Gustavo Sá (18); Tiago Tomás (11) e Fábio Silva (20) C

Inglaterra (selecionador): Lee Carsley

Inglaterra (suplentes): Tommy Simkin (22), Teddy Sharman-Lowe (13), Rico Lewis (2), Jaden Philogene (7), Elliot Anderson (8), Liam Delap (9), James Mcatee (10), CJ Egan-Riley (15), Alex Scott (16), Adam Wharton (20) e Ronnie Edwards (24)

Inglaterra (titulares): James Beadle (1); Charlie Cresswel (3), Jarrad Branthwiate (4) C, Hayden Hackney (6) e Omari Hutchinson (11); Jack Hinshelwood (12), Archie Gray (14) e Sam Iling-Junior (17); Harvey Elliott (19), Ethan Nwaneri (21) e Jobe Bellingham (23)

Árbitro: Iwan Griffith (País de Gales); Assistentes: Lewiss Edwards e John Bryant; 4.º Árbitro: Tom Owen

Já há equipas oficiais!

Recorde-se que a fase final do Campeonato da Europa de sub-21 irá realizar-se na Eslováquia, de 11 a 28 de junho. Portugal estará integrado no Grupo C e terá como adversários França, Polónia e Geórgia.

Rui Jorge, selecionador nacional de sub-21, também projetou o duelo diante de Inglaterra e assumiu que Portugal tem ainda muito caminho pela frente:

Assim sendo, eis a lista de jogadores à disposição de Rui Jorge para o confronto com a Inglaterra:

Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting) e João Carvalho (SC Braga)

Defesas: Christian Marques (Yverdon, Suiça), Eduardo Quaresma (Sporting), Flávio Nazinho (Cercle Brugge, Bélgica), Francisco Chissumba (SC Braga), João Muniz (Sporting), Rodrigo Gomes (Wolverhampton, Inglaterra) e Rodrigo Pinheiro (Famalicão)

Médios: Diogo Nascimento (Vizela), Gonçalo Nogueira (Paços de Ferreira), Gustavo Sá (Famalicão), João Marques (Gil Vicente), Mateus Fernandes (Southampton, Inglaterra) e Pedro Santos (Moreirense)

Avançados: Carlos Borges (Wolverhampton, Inglaterra), Diego Moreira (Estrasburgo, França), Fábio Silva (Las Palmas, Espanha), Henrique Araújo (Arouca), Joelson Fernandes (Hatayspor, Turquia) e Tiago Tomás (Wolfsburgo, Alemanha)

Para a partida desta noite, em terras de Sua Majestade, Rui Jorge não vai poder contar com dois elementos que constavam da convocatória inicial para este estágio e que foram mesmo utilizados no embate frente à Roménia: Jónatas Noro e Dário Essugo. O defesa-central do SC Braga sofreu um traumatismo no nariz, ao passo que o médio do Las Palmas (emprestado pelo Sporting) acabou de assinar contrato com o Chelsea para a próxima temporada, facto que lhe dará a oportunidade de jogar no Campeonato do Mundo de Clubes pela formação de Londres e que, dessa forma, o impossibilitará de estar presente na fase final do Campeonato da Europa de sub-21. Por essa razão, e tal como já tinha feito com outros elementos que alinham em emblemas que estarão no Mundial de Clubes, Rui Jorge acabou por dispensar o jovem médio nacional.

Apesar do desaire com a congénere romena, em Famalicão, houve coisas boas a constarem do relatório de Rui Jorge. Além de várias situações de jogo que podem (e devem) ser aplicadas na fase final do Campeonato da Europa, registo também para as quatro estreias no contexto dos sub-21: Jónatas Noro (defesa-central do SC Braga), Francisco Chissumba (lateral-esquerdo do SC Braga), Diogo Nascimento (médio do Vizela) e Gonçalo Nogueira (médio do Paços de Ferreira) debutaram no referido escalão. E Diogo Nascimento apresentou-se a um nível altíssimo, tendo mesmo sido eleito o melhor em campo para A BOLA.

Portugal realiza o segundo jogo em apenas quatro dias, isto porque na passada sexta-feira defrontou a Roménia, em Vila Nova de Famalicão. Nesse teste, também ele de preparação, a equipa das Quinas não esteve ao seu melhor nível e acabou derrotada (0-1).

A Seleção Nacional de sub-21 defronta esta noite (19h45) a Inglaterra, num encontro particular que vai realizar-se no Estádio The Hawthorns, em West Bromwich. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este teve das jovens esperanças nacionais e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!