GP dos Países Baixos: desilusão para Norris e Ferrari, enorme surpresa no pódio
Piastri conseguiu a 'pole position', mas Norris ficou a apenas 0.012 do seu colega de equipa na qualificação. Verstappen está logo atrás e Hadjar é a surpresa em quarto lugar

Mas o destaque vai claramente para Hadjar:

OSCAR PIASTRI consegue o Grand Slam:

Os problemas no carro de Norris:

Desilusão para a Ferrari e também para Norris, que vê agora Piastri a descolar na liderança com mais 34 pontos.

Norris abandonou com o problema no carro nas últimas sete voltas, Leclerc teve um acidente com Antonelli e foi fora, enquanto Hamilton bateu sozinho na volta 23 e também não terminou a corrida.

Segue-se Russell, Albon, Bearman, Stroll, Alonso, Tsunoda e Ocon nos pontos, com Antonelli a cair para a 16.ª posição devido a penalização.

Verstappen acaba no segundo lugar e Hadjar estreia-se em pódios de Fórmula 1, de forma surpreendente!

OSCAR PIASTRI É O VENCEDOR DO GP DOS PAÍSES BAIXOS!

Antonelli deve cair para fora do top-10, por causa da sua penalização.

Parece que vai terminar mesmo assim: Piastri em primeiro, Verstappen em segundo e Hadjar no pódio!

Verstappen mantém-se no DRS de Piastri. Hadjar consegue ficar em terceiro.

Volta 69 - Terceiro arranque e Piastri volta a manter a liderança, mas Verstappen está colado!

Ligeiros chuviscos, avisa o engenheiro de Verstappen.

Safety car a terminar: vão ser quatro voltas!

Faltam apenas quatro voltas para o fim e ainda em safety car. Vitória à vista para Piastri?

Volta 68:

1 - Piastri

2 - Verstappen

3 - Hadjar

4 - Russell

5 - Albon

6 - Antonelli

7 - Bearman

8 - Stroll

9 - Alonso

10 - Gasly

11 - Tsunoda

12 - Ocon

13 - Hulkenberg

14 - Colapinto

15 - Lawson

16 - Bortoleto

17 - Sainz

18 - Norris (DNF)

19 - Leclerc (DNF)

10 - Hamilton (DNF)

Surpresa no pódio? Com a desistência de Norris, Isack Hadjar sobe ao terceiro lugar e pode estrear-se no top-3! Verstappen é agora segundo.

Assim, Piastri, se vencer, aumenta para 34 os pontos de diferença na liderança do Mundial, quando antes a vantagem era de apenas 9.

Safety é lançado pela terceira vez esta corrida, a quarta se contarmos com safety car virtual.

Volta 65 - Lando Norris abandona a corrida! Problemas no carro da McLaren a apenas sete voltas do fim!

Norris queixa-se que há fumo a sair do carro e é visível...

Norris já está a 1.8 segundos de Piastri.

Para já, Hadjar é o piloto mais votado como o piloto do dia, com 27% dos votos, seguido de Verstappen.

A luta pela 8.ª, 9.ª e 10.ª posição também está ao rubro, com muitos pilotos em poucos segundos de distância.

Albon pressiona Russel pelo quinto lugar e Antonelli está logo atrás do piloto da Williams, mas o britânico tem danos no carro pela luta com Leclerc.

Mais 5 segundos de penalização para Antonelli, por ultrapassar o limite de velocidade na via das boxes.

Volta 61 - Piastri consegue ganhar vantagem na frente e Norris não tem DRS (1.5 segundos).

Charles Leclerc está a assistir à corrida no meio da pista, na relva.

Volta 60 - Norris mantém-se no DRS de Piastri. Verstappen já está a 2.5 do britânico.

Piastri faz a volta mais rápida no recomeço: 1.13.119.

Volta 58 - Piastri mantém liderança e tudo igual na frente.

Safety car está a acabar e vai recomeçar a corrida.

Antonelli está também a ser investigado por acelerar nas boxes.

O acidente de Leclerc e Antonelli, com o piloto monegasco a abandonar a corrida, tal como Hamilton.

Antonelli recebeu 10 segundos de penalização. O italiano está na 7.ª posição.

Volta 55:

1 - Piastri

2 - Norris

3 - Verstappen

4 - Hadjar

5 - Russell

6 - Albon

7 - Antonelli

8 - Gasly

9 - Alonso

10 - Bortoleto

11 - Bearman

12 - Stroll

13 - Tsunoda

14 - Ocon

15 - Colapinto

16 - Hulkenberg

17 - Lawson

18 - Sainz

19 - Leclerc (DNF)

20 - Hamilton (DNF)

Safety car em pista. Piastri e Norris meteram pneus duros. Verstappen, Hadjar, Russell, Albon e Antonelli têm todos softs.

Leclerc lamentou o sucedido no rádio, mas culpou também a equipa, afirmando que não era necessário ir às boxes, que os pneus estavam bons para continuar até ao fim.

Culpa total de Antonelli no acidente. Leclerc ainda tentou voltar à pista, mas já não tinha um pneu...

Os restantes pilotos que ainda não pararam aproveitam para voltar às boxes, incluindo o grupo da frente.

Volta 54 - Charles Leclerc fora da corrida! Monegasco tentou ficar à frente de Antonelli, mas o italiano tentou a ultrapassagem por dentro e tocou na traseira do adversário. Ambos os Ferrari estão fora!

Leclerc responde e também para na volta 53, ficando à frente de Antonelli.

Antonelli para pela segunda vez e cai para trás de apenas Russell e Albon, na oitava posição.

Hadjar continua a 2.4 de Verstappen e na luta pelo pódio. Leclerc a 2.9 do francês.

Volta 50 - Piastri na liderança, Norris a 1.5 e Verstappen a mais de 10 segundos.

O outro acidente controverso entre Sainz e Lawson, com o espanhol a receber uma penalização de 10 segundos.

O incidente polémico entre Leclerc e Russell, que vai ser investigado no final da corrida.

Verstappen está a 8.3 de Norris e Hadjar a 2 segundos de si.

Volta 45 - Norris e Piastri estão a dar tudo. A diferença continua nos 1.2 segundos.

Quem está a fazer uma belíssima corrida é Isack Hadjar, dos Racing Bulls: o francês começou a corrida em quarto lugar, a sua melhor qualificação da carreira em ano de estreia, e lá continua. Não ultrapassou Verstappen, Norris ou Piastri, mas também não cedeu posição para Leclerc e companhia.

FIA decide que o incidente entre Russell e Leclerc vai ser investigado no final da corrida...

Antonelli passa Russell, seu colega de equipa da Mercedes, e já é sexto.

Volta 42 - Piastri consegue manter Norris fora do seu DRS (1.2 segundos).

Fernando Alonso parou pela segunda vez e caiu para o 17.º lugar, esperando ganhar tempo aos adversários com uma paragem mais cedo do que o previsto.

Volta 39 - 1.2 segundos separam os dois pilotos da McLaren: vantagem para Piastri.

Piloto da Ferrari estava no sétimo lugar quando perdeu controlo do carro e teve de abandonar a corrida à volta 23

FIA anotou o indicente entre Russell e Leclerc.

Volta 34 - Piastri em 1.8 segundos de vantagem para Norris na liderança. Verstappen está a 2 da dupla da McLaren e Hadjar a 1.2 do neerlandês.

Antonelli passa também Albon e sobe ao 7.º lugar.

Carlos Sainz recebe uma penalização de 10 segundos pelo acidente com Lawson. Decisão, no mínimo, polémica...

Volta 33 - Recomeço da corrida e Leclerc ataca Russell com tudo. Os dois tocam-se, mas o monegasco ganhou mesmo a quinta posição.

Volta 32 - Virtual Safety Car entra em ação: há demasiados detritos em pista, fruto do acidente entre Sainz e Lawson.

Sainz tentou ultrapassar Lawson pela direita, o piloto da VCARB fechou-lhe a porta e o espanhol mudou-se para a esquerda, por fora. Mas o australiano virou-se demasiado para a esquerda na curva e danificou a asa dianteira do piloto da Williams. As duas corridas estão agora estragadas e esperavam-se pontos.

Sainz e Lawson vão para as boxes. Espanhol mudou pneu e asa dianteira, o australiano só os pneus.

Curva 27 - Sainz e Lawson chocaram e caíram para o fundo. Ambos estavam no top-10!

Piastri mantém liderança, segue-se Norris e Verstappen, mas Russell pressiona Hadjar.

Quem ficou a perder foi o seu colega de equipa, Leclerc, que tinha parado imediatamente antes do acidente, perdendo uma posição para Russell, é agora 6.º.

O acidente de Hamilton.

Safety car está a car e Piastri vai dar início ao recomeço da partida.

Volta 26 - Piastri perde toda a sua vantagem e tem agora Norris (e Verstappen) imediatamente atrás de si.

Hamilton não abandonava uma corrida por acidente desde Qatar de 2023.

Apenas a dupla da Haas ainda não parou: Ocon em 9.º e Bearman em 13.º.

Hamilton perdeu controlo do carro sozinho e bateu com a roda direita da frente na parede.

Muitos pilotos aproveitam para ir às boxes, mas os cinco da frente ficam em pista, para já.

Volta 24 - Lewis Hamilton está fora da corrida! O britânico teve um acidente e provocou SAFETY CAR.

Volta 23 - Leclerc é o primeiro dos pilotos da frente a parar e cai para a 11.ª posição.

Volta 21 - Norris a 3.5 de Piastri.

Volta 20 - Tsunoda para e mete novamente pneus softs. Colapinto, Hulkenberg e Alonso também já foram às boxes, mas para duros. Stroll foi o primeiro a parar.

A chuva ameaçou, mas, ao que parece, não foi suficiente para levar os pilotos a rumar às boxes e mudar de pneus.

Tetracampeão neerlandês protagonizou uma ultrapassagem espetacular na primeira volta, mas esteve perto de terminar a corrida ali, nas primeiras curvas em Zandvoort

Num par de voltas, Verstappen perdeu 5 segundos para os McLaren e já leva 13.

Alpine pede a Colapinto para troca de posição com Gasly.

FIA avisa que Bortoleto está criar perigo em pista com a sua asa dianteira partida. O brasileiro está a ser investigado.

Volta 16 - Verstappen já está a mais de 7 segundos do líder Piastri.

Piastri avisa que chuva já chegou.

Volta 15:

1 - Piastri

2 - Norris

3 - Verstappen

4 - Hadjar

5 - Leclerc

6 - Russell

7 - Hamilton

8 - Lawson

9 - Sainz

10 - Albon

11 - Tsunoda

12 - Antonelli

13 - Alonso

14 - Colapinto

15 - Gasly

16 - Hulkenberg

17 - Ocon

18 - Bortoleto

19 - Bearman

20 - Stroll

Surpreendentemente, Hadjar mantém a quarta posição, mas Leclerc está no seu DRS.

Volta 13 - 3.7 segundos de diferença entre Norris e Piastri, líder.

A resposta de Norris a Verstappen, na curva 9.

O arranque.

A ultrapassagem de Verstappen a Norris na primeira volta, que podia ter acabado mal.

Todas as boxes estão preparadas para a eventualidade de ser necessário meter pneus de chuva.

Volta 10 - Piastri tem 4.4 segundos de vantagem para Norris.

«Bom trabalho. Vamos buscar o Oscar [Piastri]», disse o engenheiro de Norris.

Volta 9 - No mesmo sítio em que perdeu a posição para Verstappen na primeira volta, Lando Norris recupera o segundo lugar e ultrapassa o tetracampeão por fora!

Lando Norris pressiona Verstappen para tentar recuperar o segundo lugar e está em zona de DRS.

Piastri faz a volta mais rápida da corrida 1.15.208.

Bortoleto tem a asa dianteira partida, mas ainda não foi às boxes e mantém-se na 19.ª posição.

Volta 7 - Verstappen já está a 3.7 segundos do líder Piastri.

O incidente entre Stroll e Bortoleto está a ser investigado pela FIA.

Está explicada a perda de cinco posições por parte de Bortoleto: falhou o arranque e desceu para a 18.ª posição. Depois ainda tocou em Stroll.

Volta 4 - Piastri já tem 2.3 segundos de vantagem para Verstappen.

Para já, Hadjar mantém o quarto lugar, aproveitando também a ultrapassagem de Leclerc a Russel na luta pela quinta posição.

McLaren avisa Piastri que é esperada chuva durante oito minutos a partir da volta 7.

Volta 2 - Piastri tem 1.7 segundos de vantagem para Verstappen.

Leclerc ganhou posição a Russell. Albon subiu cinco posições, Alonso perdeu três, Bortoleto desceu 5 lugares.

Destaque para Bearman, que começou a corrida nas boxes.

Tetracampeão do mundo aproveitou o facto de ter pneus softs e Norris médios para arriscar tudo nas primeiras curvas... e deu resultado.

O piloto neerlandês quase que se despistava, mas conseguiu mesmo ganhar uma posição.

Verstappen ataca Lando Norris e consegue o segundo lugar, Piastri mantém a liderança.

Vai começar a corrida. Os pilotos estão todos posicionados na linha de grelha.

Dupla da Red Bull, Verstappen e Tsunoda, Colapinto e Hulkenberg estão de softs, enquanto os dois pilotos da Haas, Ocon e Bearman, estão de duros. De resto, tudo de médios.

Começou a volta de formação!

Para já, não chove nos Países Baixos.

Está tudo pronto em Zandvoort!

As equipas já estão com os carros em pista e faltam apenas alguns minutos para a volta de formação.

Vamos para a segunda metade da temporada: esta é a primeira corrida desde 3 de agosto, na Hungria.

Os pilotos já fizeram a habitual Drivers Parade. Faltam apenas 45 minutos para o início da corrida.

A volta de Oscar Piastri em Zandvoort.

Emoção na qualificação para o GP da Holanda de Fórmula 1

Na qualificação, o tetracampeão Max Verstappen ficou atrás dos dois McLaren, em terceiro lugar, mas a surpresa do dia foi Isack Hadjar! O francês foi o último a efetuar uma volta no Q3 e conseguiu o surpreendente quarto lugar, o seu melhor registo em época de estreia na Fórmula 1!

O piloto australiano e líder do campeonato por apenas 9 pontos - 284 contra 275 do britânico - até quebrou o recorde de pista com a volta mais rápida de sempre: 1.08.662!

A luta pelo campeonato continua ao rubro: Oscar Piastri conseguiu a pole position, mas o seu colega de equipa da McLaren, Lando Norris, ficou logo atrás a apenas 0.012!

Boa tarde, acompanhe aqui em direto o Grande Prémio dos Países Baixos, em Zandvoort, que começa às 14 horas de Portugal Continental.