Gibraltar-Portugal: foram 11 contra 11? Não, foram mesmo 11-0!
Golos de Diogo Travassos (2), Gustavo Varela (2), Rodrigo Mora, Fábio Baldé, Mateus Fernandes, Gabriel Brás, Youssef Chermiti, Gustavo Sá e Geovany Quenda pintaram a goleada nacional

FINAL DA PARTIDA!! GIBRALTAR 0 PORTUGAL 11. Não há forma mais simples de descrever este jogo: um autêntico amasso da formação orientada por Luís Freire. Foram 11... podiam ter sido 15 ou 16. Sem ponta de exagero, caro leitor. Diogo Travassos (2), Gustavo Varela (2), Rodrigo Mora, Fábio Baldé, Mateus Fernandes, Gabriel Brás, Youssef Chermiti, Gustavo Sá e Geovany Quenda pintaram a goleada nacional. E estes 11-0 permitem à Seleção Nacional de sub-21 igualar o melhor resultado de sempre deste escalão, que tinha sido alcançado a 7 de outubro de 2021, diante do Liechtenstein. Portugal segue firme na sua caminhada para a fase final do Campeonato da Europa de 2027, liderando o Grupo B, com 12 pontos em... 12 possíveis.

90+2': GOOOOOOLOOOOOOOO DE PORTUGAL!! Geovany Quenda, com um fantástico remate de fora da área, descaído para a direita, faz um golaço! 0-11.

90': GOOOOOOOLOOOOOOO DE PORTUGAL!! Gustavo Sá, chamado à conversão do castigo máximo, aumenta os números da goleada lusitana. 0-10.

89': Penálti para Portugal! Falta de Julian Britto sobre Fábio Baldé.

83': GOOOOOOLOOOOOOOOO DE PORTUGAL!! Diogo Travassos voltou a aparecer na grande área contrária e rematou de pé direito para o 0-9.

70': GOOOOOOOLOOOOOOO DE PORTUGAL!! Cruzamento da esquerda de Fábio Baldé e Youssef Chermiti, que acabara de entrar, cabeceia de forma perfeita para o 0-8.

68': Substituição em Portugal, com a entrada de Youssef Chermiti para o lugar de Gustavo Varela.

67': GOOOOOOOOOLOOOOOOOO DE PORTUGAL!! Belíssima jogada de envolvimento dos jogadores nacionais, cruzamento da direita de Geovany Quenda, assistência de cabeça de Francisco Chissumba e Gustavo Varela, à ponta de lança, desvia de primeira, com o pé direito, para o 0-7.

63': Tripla substituição operada por Luís Freire, com as entradas de Gustavo Sá, João Simões e Geovany Quenda para os lugares de Mathias de Amorim, Rodrigo Mora e Carlos Forbs.

61': Na barra!! Pontapé forte de Mateus Fernandes, do meio da rua, com a bola a embater com estrondo no travessão da baliza à guarda de Harry Victor.

57': GOOOOOOLOOOOOOOO DE PORTUGAL!! Gabriel Brás foi ao segundo andar e cabeceou para o fundo das redes contrárias. 0-6.

56': GOOOOOOOLOOOOOOO DE PORTUGAL! Cruzamento da esquerda de Fábio Baldé, a bola sofre um desvio num adversário, e Mateus Fernandes, à entrada da área, remata de primeira, de pé direito, para o 0-5.

Já terminou o Bulgária-Chéquia, com vitória dos búlgaros por 2-1. Com este resultado, a Chéquia vê quebrada a invencibilidade que tinha até aqui neste Grupo B, pelo que Portugal vai terminar esta 4.ª jornada na liderança isolada, com 12 pontos.

51': GOOOOOOLOOOOOOOOOOOO DE PORTUGAL! Jogada de Carlos Forbs pelo corredor direito, cruzamento para o interior da grande área e Fábio Baldé, no sítio certo, remata de primeira para o 0-4. É a estreia absoluta de Fábio Baldé a marcar pela Seleção Nacional de sub-21.

48': Cartão amarelo a João Muniz (Portugal).

46': Luís Freire operou uma substituição ao intervalo. Roger Fernandes ficou nos balneários e para o seu lugar entrou Fábio Baldé. O extremo luso-germânico, de 20 anos, tinha logrado a estreia pelos sub-21 de Portugal no encontro frente ao Azerbaijão (5-0), referente à 1.ª jornada desta fase de qualificação, e volta agora a jogar de Quinas ao peito. Fábio Baldé, refira-se, alinha no Hamburgo, da Alemanha.

INÍCIO DA SEGUNDA PARTE!

INTERVALO!! GIBRALTAR 0 PORTUGAL 3. Tal como se esperava... jogo de sentido único! A equipa orientada por Luís Freire controla por completo as operações e chega ao descanso com uma vantagem tão confortável quanto justa. Diogo Travassos (8'), Gustavo Varela (11') e Rodrigo Mora (28') apontaram os golos das jovens esperanças nacionais, que estão a realizar uma belíssima exibição e que prometem uma etapa complementar com mais magia e, muito provavelmente, mais golos.

45+1': Grande defesa de Harry Victor! Cruzamento da esquerda de Francisco Chissumba e Gustavo Varela, à entrada da pequena área, tentou (também ele) o calcanhar, valendo a Gibraltar a excelente intervenção do seu guarda-redes.

Boas notícias a chegar do outro jogo: a Bulgária faz 2-1 diante da Chéquia. Essa partida, recorde-se, iniciou-se às 17 horas, pelo que está já na reta final.

41': Para fora! Remate de meia distância de Roger Fernandes, depois de fletir da direita para o centro, mas a bola saiu ao lado do poste direito da baliza à guarda de Harry Victor.

28': GOOOOOOOLOOOOOOOO DE PORTUGAL!! Cruzamento da direita de Carlos Forbs e Rodrigo Mora, com um cabeceamento de elevada nota artística, aumenta a vantagem lusitana. 0-3.

Noutro jogo deste Grupo B, a Chéquia - única equipa que fez, até ao momento, o mesmo que Portugal, ou seja, somou 9 pontos nas primeiras três jornadas - está empatada (1-1) na Bulgária. O encontro começou às 17 horas, pelo que está já na segunda parte. A confirmar-se o deslize dos chéquios e o triunfo do conjunto luso, então Portugal ficará isolado na liderança do referido grupo ao fim destas quatro rondas.

Portugal domina por completo as operações. Depois de uma entrada fortíssima e dos dois golos apontados em apenas três minutos (entre os 8 e os 11'), os comandados de Luís Freire mantêm a posse em pleno meio-campo ofensivo e o mais certo é que as oportunidades para que o marcador seja dilatado venham a suceder-se...

11': GOOOOOOOOLOOOOOOO DE PORTUGAL!! Cruzamento perfeito de Diogo Travassos e Gustavo Varela, à ponta de lança, cabeceia para o fundo das redes da baliza de Gibraltar. 0-2.

8': GOOOOOLOOOOOOO DE PORTUGAL!! Cruzamento da esquerda de Mathias de Amorim e Diogo Travassos, de calcanhar (!), bate o guarda-redes contrário. Golaço do lateral-direito luso. 0-1.

4': Nova tentativa lusa! Cruzamento da esquerda de Diogo Travassos e cabeceamento de Gustavo Varela ligeiramente por cima da barra da baliza de Gibraltar.

3': Grande oportunidade para Portugal! Cruzamento de Mateus Fernandes, da direita, e cabeceamento de Rodrigo Mora, à entrada da pequena área, para belíssima defesa de Harry Victor.

INÍCIO DA PARTIDA!

As três equipas já estão no relvado. Seguem-se as cerimónias protocolares dos hinos de ambos os países.

Uma autêntica revolução promovida por Luís Freire! Olhando ao jogo da passada sexta-feira, diante da Bulgária (3-0), Portugal apresenta nove (!) alterações no onze inicial. Apenas Rodrigo Mora e Roger Fernandes mantêm a titularidade. Uma prova inequívoca de que o selecionador nacional de sub-21 com (mesmo) com todos os elementos que tem à sua disposição.

Portugal (selecionador): Luís Freire

Portugal (suplentes): João Carvalho (12), Tiago Gabriel (4), Geovanny Quenda (7), Youssef Chermiti (9), João Simões (15), Diego Rodrigues (16), Martim Fernandes (17), Gustavo Sá (20) e Fábio Baldé (23)

Portugal (titulares): André Gomes (1); Diogo Travassos (2), Gabriel Brás (5), João Muniz (3) e Francisco Chissumba (13); Mateus Fernandes (8) C, Mathias de Amorim (14) e Rodrigo Mora (10); Roger Fernandes (21), Gustavo Varela (18) e Carlos Forbs (11)

Gibraltar (selecionador): David Ochello

Gibraltar (suplentes): Ryan Smith (23), Amos Federico (6), Jamie Caetano (9), Leon Mason (11), Evan Busto (12), Karim Bousselham (14), Angelo Parody (15), Carl de Torres (18) e Luca Scanlon (20)

Gibraltar: Harry Victor (1); Javan Peacock (7), Julian Britto (4) C, Tayler Carrington (5) e Kai Mauro (17); Kevan Gonzalez (3), Paddy McClafferty (2) e Han Stevens (8); Jesse Gómez (16), Jaiden Bartolo (10) e Liam Jessop (19)

Árbitro: Milos Gigovic (Bósnia); Assistentes: Damir Lazic e Josip Colic; 4.º Árbitro: Dragan Kesic

Já há equipas oficiais!

Os comandados de Luís Freire têm realizado um percurso imaculado nesta fase de apuramento. Três vitórias em outros tantos jogos - Azerbaijão (5-0), Escócia (2-0) e Bulgária (3-0) -, com um somatório de 10 golos marcados e nenhum sofrido. Dessa forma, Portugal está na liderança do Grupo B, que partilha com a Chéquia, ambos com 9 pontos,

A Seleção Nacional de sub-21 volta a entrar em ação esta tarde (18 horas), jogando diante de Gibraltar, no Europa Point Stadium (Gibraltar). A partida é referente à 4.ª jornada do Grupo B de qualificação para o Campeonato da Europa de 2027. Tal como sempre acontece, A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio das jovens esperanças lusas e contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!