Dragões de Ouro: termina a entrega dos prémios
Evento arrancou às 21h00 no Dragão Arena. Pelo segundo ano consecutivo, sócios puderam votar online e ajudar a eleger os vencedores em três categorias: Futebolista, Modalidades de Pavilhão e Sócio do Ano

Fernando Daniel canta o hino portista e os apresentadores Maria Cerqueira Gomes e Pedro Teixeira dão por encerrada a Gala.

Termina a entrega dos prémios, mas a Gala ainda terá mais momentos.

O discurso de Rodrigo Mora:

Jovem de 18 anos foi eleito Futebolista do Ano na Gala dos Dragões de Ouro - Vídeo: FC Porto

23h02: Pinto da Costa é distinguido com o Dragão de Ouro de Honra. Muitos aplausos de pé no Dragão Arena.

22h54: Dragão de Ouro - Recordação homenageia Jorge Costa. Estela Costa, a viúva, e os filhos do Bicho sobem ao palco para receberem o prémio.

22h46: João Pinto vence o Dragão de Ouro Carreira. O ex-defesa recebe o prémio no dia em que se completam 44 anos da sua estreia com a camisola azul e branca. «Agradeço ao senhor presidente pelo prémio, vou dedicar a muita gente, à minha família, depois a José Maria Pedroto, Pinto da Costa, Reinaldo Teles, Fernando Gomes e Jorge Costa. O FC Porto não vive só das pessoas que ganham, há muitas pessoas que não conseguiram ganhar nada, por uma razão ou outra, e nunca são lembrados. Ao senhor presidente digo que não tenha medo de seguir em frente, era o que faltava que chegassem outra vez ao futebol português os Calabotes», referiu.

22h42: O Dragão de Ouro Sócio é entregue a Luís Bacelar, sócio n.º 4 do FC Porto.

«Agradecer a todos os sócios que votaram em mim. Agradecer também a toda a estrutura do FC Porto, à minha equipa e staff do Olival que me ajuda a ser melhor todos os dias. À minha família, que nunca duvidou de mim. Em 2023, recebi o Dragão de Ouro jovem e, quando recebi, prometi honrar e dar o meu máximo. Reafirmo o mesmo hoje. Há um ano, concretizei o sonho de me estrear pelo FC Porto, agora só falta um sonho, que é ser campeão e festejar nos Aliados», afirma Mora.

22h37: Rodrigo Mora é eleito Jogador do Ano! A revelação foi feita de forma original, com o jovem criativo de 18 anos a sair de uma caixa, num truque do mágico Luís de Matos.

«Agradeço ao presidente André Villas-Boas e restante direção, às pessoas que fizeram por mim, que fizeram com que viesse para o FC Porto, ao senhor Pinto da Costa, Reinaldo Teles, João Mota e José Maria Pedroto, o treinador que mais me marcou. Agradeço à minha mulher, às minhas filhas, às minhas netas e à minha família. Partilho o prémio com ex-colegas e todos os que trabalharam comigo. É um orgulho enorme receber este prémio. Concretizei o sonho de ser campeão europeu e depois ambicionei também ganhar o Dragão de Ouro, por isso é uma alegria enorme receber agora. Todos juntos seremos cada vez mais fortes. Viva o FC Porto!», diz Frasco.

22h29: O Dragão de Ouro Vintage é entregue a António Frasco, ex-jogador dos dragões.

O discurso completo de Villas-Boas:

Presidente dos azuis e brancos falou no Dragão Arena durante a cerimónia dos Dragões de Ouro, que decorre esta segunda-feira - Vídeo: FC Porto

22h23: A equipa de futebol feminino vence o Dragão de Ouro Equipa.

«Quero agradecer ao presidente e a toda a direção por este reconhecimento, é muito especial, ainda para mais no Dragão Arena, onde passo tantas horas e sou feliz. Qualquer dos meus colegas merecia ganhar este galardão. Eu e a minha família não chegámos aqui portistas, vamos sair daqui com o coração azul e branco», destaca Malián.

22h20: Dragão de Ouro Atleta vai para Xavi Malián, guarda-redes da equipa de hóquei.

22h12: Momento musical protagonizado por Fernando Daniel.

«Agradeço este Dragão ao presidente e a toda a direção pelo que tem feito pelo desenvolvimento do futebol feminino. Uma palavra de agradecimento para as minhas jogadoras, que foram excecionais e foram Porto do primeiro ao último jogo. É um orgulho e sentimento de honra receber este Dragão. Sou portista e vi lendas receberem este galardão, estou a concretizar sonhos de criança, mas ainda há muita história para escrevermos juntos», sublinha Daniel Chaves.

22h08: Daniel Chaves vence o Dragão de Ouro Treinador, depois de ter levado a equipa feminina à subida de divisão, no ano de estreia.

«É uma honra enorme, estou neste clube desde os oito anos, nunca pensei ganhar tão cedo. Agradecer à minha família por todos os esforços que fazem por mim, agradecer a todos os colegas de equipa, equipa técnica e a todo o staff e agradecer ao nosso presidente e restante administração por acreditarem em mim. Prometo continuar a trabalhar para honrar o nosso clube», frisa Bernardo Lima.

22h04: Bernardo Lima recebe o Dragão de Ouro Revelação. João Pinto entregou o galardão ao campeão do Mundo de sub-17 por Portugal.

22h00: Dragão de Ouro Modalidades de Pavilhão distingue Rafa. A votação, dos sócios, foi extremamente renhida, com o hoquista a receber 28% dos votos e Diogo Rêma (andebol) 27%.

Galeria de imagens 17 Fotos

21h55: Dragão de Ouro Modalidades Amadoras é entregue a Ana Filipa Castro, atleta de natação adaptada.

21h52: Revigrés, patrocinador do FC Porto há 42 anos, vence o Dragão de Ouro Parceiro.

21h47: Momento emotivo de homenagens a quem «não deixamos partir», com a exibição de um vídeo com imagens de Diogo Jota, André Silva, Jorge Costa e Pinto da Costa.

21h42: Dragão de Ouro Casa distingue a Casa do FC Porto de Ponte da Barca.

21h38: Dragão de Ouro Dedicação é recebido por Vítor Santos.

21h33: O Dragão de Ouro Funcionário é entregue a Mafalda Magalhães, diretora do Museu FC Porto.

21h30: Segue-se o Dragão de Ouro Projeto do Ano, que vai para o Portal do Sócio.

21h27: A primeira distinção da noite vai para Mário Lopes, que recebe o prémio Dragão de Ouro seccionista.

21h23: Villas-Boas termina o discurso: «Que esta gala seja, para todos, um momento de inspiração; e o para reforçarmos a ideia de que, juntos, com trabalho, com rigor e com ambição, vamos continuar a levar este clube para a frente. Muito obrigado pela vossa presença, pelo vosso apoio e pela vossa exigência.»

Sócios e adeptos: «Quero também enaltecer os sócios e adeptos do FC Porto. Em duas épocas desportivas vimos os lugares anuais esgotar num tempo recorde, vemos os estádios cheios em casa e fora, vemos milhares de portistas acompanharem a equipa em deslocações longas e vemos a energia com que nos defendem num sentido de unidade que nos é próprio.   É por causa dessa força que o FC Porto continua a incomodar tanta gente. É por causa dessa força que, mesmo quando o caminho parece inclinado, sabemos que não estamos sozinhos.»

Dragões de Ouro: «A quem vier a ser chamado a este palco, deixo uma mensagem simples: este não é um ponto de chegada. É um ponto de passagem que vos liga ainda mais ao FC Porto. Se hoje recebem um Dragão de Ouro — seja como atleta, treinador, seccionista, colaborador, responsável de uma Casa, parceiro ou projeto — é porque conseguiram, num ano muito difícil para o Clube, manter acesa a chama da exigência. O melhor que podem fazer com este reconhecimento é continuar a ser exemplo, continuar a puxar pelos outros, continuar a honrar, todos os dias, o símbolo que trazem ao peito.»

Pavilhão multidesprtivo: «Em Campanhã, nos terrenos da antiga Escola Ramalho Ortigão, avançaremos com um pavilhão multidesportivo que será decisivo para fixar modalidades, apoiar o crescimento do desporto feminino, do futsal e do desporto adaptado e reforçar a ligação do Clube à cidade e à região, numa zona que há muito esperava por respostas estruturantes na área do desporto. Não podia deixar de enaltecer o anterior executivo da Câmara Municipal do Porto, liderado por Rui Moreira, que, com um sentido único de visão estratégica, desportiva e social, permitirá o acesso fácil à prática desportiva de centenas de jovens portuenses.»

Centro de Alto Rendimento no Olival: «Também nas infraestruturas decidimos não esperar mais. O Centro de Alto Rendimento do Olival, um projeto ambicionado há muitos anos, começou finalmente a sair do papel. Estamos a ultimar o processo de licenciamento com a autarquia de Gaia; temos o terreno preparado e um plano claro para dotar o FC Porto de um Centro de Treinos à altura das nossas ambições.»

Fundação FC Porto: «O mesmo espírito está por detrás da criação da Fundação FC Porto, que nos permitirá aprofundar ainda mais a nossa missão social, cultural e desportiva, e dar nova expressão ao nosso estatuto de utilidade pública, às distinções que o Clube recebeu e à responsabilidade que temos na cidade, na região, no país e no mundo “Ao serviço da juventude e do desporto” — citação que recordamos com saudade do nosso querido Estádio das Antas.»

Associativismo: «Estas conquistas estão intimamente relacionadas com o crescimento associativo, onde a resposta dos portistas tem sido extraordinária. Lançámos o novo cartão de sócio, o Portal do Sócio e o Portal da Bilhética e, em apenas cinco meses, o número de associados cresceu em mais de quinze mil novos Sócios.   As Casas FC Porto têm sido um pilar fundamental neste caminho. Reforçámos o contacto com elas, simplificámos processos, ouvimos as suas preocupações. Criámos um ranking de carácter social e associativo para as Casas, valorizando assim o que fazem pelo Clube e pela sociedade.»

Saúde financeira: «Quero falar-vos também daquilo que fizemos fora das quatro linhas, porque um Clube só é verdadeiramente forte quando os alicerces estão sólidos.   Em poucos meses, conseguimos dar passos muito importantes no plano financeiro. Alcançámos um resultado líquido consolidado histórico, reduzimos de forma significativa os custos operacionais da SAD, melhorámos os capitais próprios e, ao mesmo tempo, concretizámos o maior investimento dos últimos anos na equipa principal.»

«Os sinais dados até agora são encorajadores. Todos sentimos, no balneário e fora dele, que temos condições para lutar até ao fim pelo lugar a que o FC Porto pertence. O sonho de sermos campeões está presente em cada treino, em cada reunião, em cada decisão que tomamos. E esse sonho só faz sentido porque é partilhado por todos: direção, equipa técnica, jogadores, sócios e adeptos. Sonhamos e queremos este título para que o possamos dedicar a quem tanto deu por nós e pelo FC Porto», continua Villas-Boas.

A aposta em Farioli: «E foi esse espírito que este ano transportamos para o futebol. Tomámos decisões exigentes e difíceis. Confiámos a liderança técnica a Francesco Farioli, um treinador jovem, mas com um percurso já sólido, que representa bem o equilíbrio que queremos: o respeito absoluto pelo nosso ADN competitivo e, ao mesmo tempo, uma abordagem moderna ao treino, ao jogo e à gestão do balneário. Fomos ao mercado com rigor. Investimos mais de cem milhões de euros num plantel que combina experiência e juventude, talento e carácter — jogadores que sabem que, aqui, não basta jogar bem: é preciso ter uma relação de compromisso com o Clube e com os nossos adeptos.»

Balanço da última temporada

«Quando olhamos para a época de 2024/2025, sabemos que foi um ano duro. Tivemos conquistas importantes, lançámos projetos estruturantes, mas não conseguimos o título nacional em futebol que todos desejávamos. Houve momentos de frustração e houve erros, e não temos qualquer problema em assumi-lo. O mais importante é que o clube não se escondeu e, por isso, não foi um ano perdido.»

«Iniciamos a época com a conquista da Supertaça em Futebol, fomos bicampeões nacionais em hóquei em patins, conquistámos a Supertaça e a Taça em basquetebol, e celebrámos inúmeras vitórias e títulos na natação e no desporto adaptado. Estes resultados mostram que o espírito portista, competitivo e vencedor, está presente em todas as frentes, honrando o símbolo que representamos e elevando o nome do FC Porto em cada modalidade.»

«Se queremos um FC Porto forte, moderno e preparado para os desafios da próxima década, temos de ser capazes de parar, lembrar, refletir e agradecer. Cada vez que uma equipa nossa entra em campo, em qualquer modalidade e escalão, traz consigo um pedaço da História que estas pessoas escreveram. E cada criança que hoje veste pela primeira vez a nossa camisola herda, talvez sem o saber, uma responsabilidade que vem de longe e que se prolonga no tempo graças a estes grandes homens», conclui sobre as figuras dos dragões que partiram este ano.

O líder máximo dos dragões homenageia também Diogo Jota e André Silva: «E perdemos ainda dois jovens que levaram o nome do FC Porto muito longe: Diogo Jota e André Silva, talentos que partiram demasiado cedo, mas que deixaram um rasto de orgulho em todos nós. Estas perdas doem. Tocam-nos como portistas e como pessoas. Mas, ao mesmo tempo, obrigam-nos a olhar para o legado que deixaram e a transformá-lo em responsabilidade.   Sem memória, não há História. Sem memória, não há futuro.»

«Partiu também o nosso querido Jorge Costa — o nosso Bicho — capitão e dirigente, exemplo de coragem, de lealdade e de paixão pelo emblema; de um amor profundo pelo seu Clube, pelas tradições do Porto e do FC Porto. Formado na Casa, jogador da casa e veículo transmissor de energia, de nobreza e de alegria. «Adoro isto, adoro o balneário», dizia frequentemente, e com saudade. Se há alguém que nos inspira como ninguém, és tu, meu querido amigo Jorge», recorda, com emoção.

Villas-Boas recorda Pinto da Costa e Jorge Costa, duas figuras do FC Porto que morreram este ano: «Nos últimos meses, o FC Porto perdeu duas grandes figuras que na sua história marcaram profundamente a nossa vida associativa.   Partiu Pinto da Costa, o presidente dos presidentes, o homem que transformou este clube numa referência mundial, que acreditou sempre que o FC Porto podia ser muito maior e que nos guiou em décadas de conquistas, à data de hoje, as mais importantes do futebol português. Jorge Nuno Pinto da Costa foi o maior dirigente desportivo do futebol mundial e o maior Presidente da História do FC Porto. »

«Daqui a pouco, começa a entrega dos Dragões de Ouro. Esta gala é o momento em que o Clube olha para dentro, e reconhece não só aqueles que mais se distinguiram na época passada, mas também aqueles que elevam o bom nome do FC Porto ao longo do tempo e que marcaram profundamente a sua história.  Neste Clube, aprendemos os valores do trabalho, da exigência, do rigor e da transcendência, valores que nos levam hoje a ter uma cultura de vitória, uma sede de vencer que nos distingue dos demais.  A conquista destes valores foi forjada ao longo do tempo, nestes 132 anos de história do FC Porto, por grandes homens: desde logo os seus fundadores, António Nicolau de Almeida e José Monteiro da Costa, os seus Presidentes e dirigentes, os treinadores e os jogadores, que propositadamente criaram uma cultura moldada pela personalidade do povo e das gentes desta Cidade e da Região Norte. Graças a isso, nos dias de hoje, o portista distingue-se pelo seu carácter, pela sua persistência, pela sua vontade de vencer e pela luta intransigente pelos seus valores», prossegue.

21h10: «Caros Sócios, Adeptos e Simpatizantes do FC Porto, Minhas senhoras e meus senhores,   Quero, antes de mais, agradecer-vos por estarem aqui. Esta noite existe graças a cada um de vocês, por tudo o que fazem, todos os dias, pelo Futebol Clube do Porto. Estarmos juntos em nossa Casa, nesta Arena, reunidos à volta do nosso símbolo, é talvez a melhor tradução do que é ser portista: partilhar a nossa maior paixão, a vitória, o amor que nos liga a este grande Clube», começa por dizer o presidente portista.

André Villas-Boas já discursa no Dragão Arena.

A cerimónia está prestes a começar.

20h20: Francesco Farioli ao Porto Canal: «Oportunidade de passar momento com roupas diferentes no estádio com pessoas que trabalhamos diariamente e outras que passamos menos tempo, mas que fazem parte deste grande clube. Ansioso pela parte principal da gala. Por iniciativa do presidente já tivemos, há algumas semanas, um jantar com os treinadores de todas as modalidades, foi uma excelente oportunidade de trocar ideias e partilhar momentos. À espera para ver quem vai receber os prémios.»

20h17: João Pinto: «Que seja uma noite boa para os adeptos do FC Porto. Vai haver muita gente condecorada e outros que poderiam ser. Desejar uma boa noite, que seja um ano de êxito, não só no futebol como em todas as modalidades e ficarei satisfeito se pelo menos no futebol for campeão nacional. A história do FC Porto não se faz apenas pelos que ganham, mas também por quem passou e não ganhou. Uma noite que deve recordar todos, a demonstrar que o FC Porto continua um clube forte e que quer vencer.»

Francesco Farioli e Villas-Boas juntos no Dragão.

19h42: Já quanto à escolha da indumentária para a Gala, Villas-Boas disse: «Fiquei entre o laço e a gravata, hoje arrisquei no laço. Não posso dizer que me sinto totalmente confortável, mas acho que está bem e foi aprovado pela família.»

19h41: Sobre a votação dos sócios, o líder dos azuis e brancos revela que foi ultrapassado o número do ano passado: «Com resultados que são surpreendentes, uns mais equilibrados do que outros. Mas envolve a família portista e tivemos mais de 12 mil sócios a votarem. Vai ser uma noite interessante, de grandes homenagens e impacto emocional. Uma festa de portistas e para portistas. Quanto mais formos transmissores dos valores, melhor é. Felizmente para nós, neste processo de escolher jogadores à Porto, tivemos atenção a estes detalhes, e pela forma como os acolhemos diariamente.»

19h40: Agora é André Villas-Boas a falar aos microfones do Porto Canal. «É uma celebração de grande portismo, transversal a várias áreas. Hoje celebramos muito a nossa história, conquistas, vitórias, princípios, o suor, a dedicação, o esforço, tudo o que nos alimenta como portistas é celebrado hoje. Esta noite é sempre especial, como direção temos a ambição de misturar a gala dos Dragões de Ouro com o aniversário, vamos ver se conseguimos isso para o ano», começou por dizer o presidente portista.

Diogo Batáguas e Luana do Bem, comediantes e adeptos do FC Porto, vão animar a Gala dos Dragões de Ouro.

19h00: Borja Sainz e Samu também salientaram a importância da Gala.

«Noite especial, é a minha primeira vez aqui, o Samu contou-me dos prémios», frisou o extremo, enquanto o ponta de lança disse: «É a minha segunda vez, noite muito especial para todos os portistas. Não sabemos muito dos vencedores, quem ganhar será bem merecido.»

Fernando Gomes, presidente do Comité Olímpico de Portugal, Pedro Proença, líder da Federação Portuguesa de Futebol e Reinaldo Teixeira, figura maior da Liga, marcam presença na cerimónia dos Dragões de Ouro.

A cerimónia conta com a presença de membros do Governo de Portugal, nomeadamente o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, além do deputado à Assembleia da República, Hugo Soares. A câmara do Porto fez-se representar pela vice-presidente Catarina Araújo.

18h57: Rafa, hoquista nomeado para o Dragão de Ouro - Atleta Modalidades de Pavilhão, destacou a importância do evento: «Noite para celebrar o FC Porto, temos oportunidade de trocar opiniões com pessoas do clube com que noutras alturas não nos cruzamos. E tirar um pouco o foco da competição. Votação aberta aos sócios torna a gala mais especial? Tenho alguma coisa preparada para o caso de ganhar. Importante é a nomeação por parte da Direção. É um orgulho perceber que o trabalho é reconhecido pelas pessoas do clube. Muito feliz pela nomeação. Qualquer um dos nomeados merece vencer. Será muito bem entregue.»

18h50: Bernardo Lima, campeão mundial de sub-17 port Portugal, falou sobre o feito dos jovens lusos: «Significa muito, entramos para a história do nosso país. Trabalhámos imenso para que isto acontecesse e foi fruto do trabalho e merecido É uma noite especial para o nosso clube e para mim por estar aqui com tantas referências do clube e com o presidente.»

18h48: Stephen Eustáquio e Cláudio Ramos falaram aos microfones do Porto Canal.

«Noite muito feliz sempre, atletas recebem prémios que merecem. Vivemos o portismo, aqui todos respiram Porto. É o recapitular de um ano em que algumas modalidades tiveram sucesso, outras menos, mas tentamos sempre dar o máximo e é sempre bom rever estas caras todas», afirmou o médio.

«Hoje o outfit é diferente, mas também gostamos de nos vestir assim. É um dia bonito, importante para celebrar o portismo de todos e quem se tem destacado ao longo dos anos. Gratificantes estarmos todos aqui nesta noite», frisou o guarda-redes.

18h30: Decorre nesta altura um cocktail de boas-vindas aos atletas no Estádio do Dragão, com a presença do plantel principal de futebol e de várias modalidades.

Boa noite! A Gala dos Dragões de Ouro decorre esta segunda-feira à noite (21h00) no Dragão Arena e pode acompanhar a entrega dos prémios do universo azul e branco em direto em A BOLA.