Carlos Sainz vence o Grande Prémio da Austrália após dia para esquecer para Verstappen!

Carlos Sainz é o grande vencedor do Grande Prémio da Austrália!

Charles Leclerec e Lando Norris fecham pódio!

ACABA A CORRIDA, MAS NÃO COMO SE ESPERAVA! George Russell tem acidente muito feito e prova vai ser mesmo terminada com Safety Car Virtual!

Piloto disse no rádio que está bem.

Volta 57/58 - Charles Leclerc faz a volta mais rápida da corrida mas continua a 3,7 segundos do líder. Certamente não conseguirá a vitória!

Volta 56/58 - Carlos Sainz diz ao engenheiro que está a ter dificuldades com os pneus. Espanhol leva 4 segundos de vantagem! Conseguirá o monegasco atacar para a vitória?

Volta 55/58 - Faltam quatro voltas para o fim da corrida e para já, parece que só há luta pelo sexto lugar, entre Fernando Alonso e George Russell. O espanhol tenta aguentar pressão do britâncio, que tem pneus menos desgastados (0,5 segundos).

Volta 53/58 - Carlos Sainz não vacila na liderança da corrida e mantém vantagem de 5 segundos para Charles Leclerc. Já Lando Norris, em terceiro, tenta aproximar-se do monegasco, mas sem grande sucessso (+3,5 segundos).

Volta 50/58 - Lando Norris volta a fazer volta mais rápida do GP - 1.19,915 minutos.

Volta 48/58 - Pierre Gasly é penalizado com cinco segundos depois de pisar linha de entrada para as garagens, tal como aconteceu ontem na fase de qualificação. Francês está neste momento em 14.º, mas a sanção relega o gaulês para 16.º

Volta 46/58 - George Russell é o último piloto a fazer a segunda paragem - regressou em 7.º, atrás de Alonso. Tudo indica que não haverá mais qualquer paragem para os pilotos. Vantagem de Sainz mantém-se entre os 5,5 segundos. Lando Norris, a 4 segundos de Leclerc, fez agora a volta mais rápida do Grande Prémio.

Volta 45/58 - Um pouco mais abaixo na tabela classificativa, Kevin Magnussen ultrapassa Alex Albon para subir ao 11.º posto, tendo agora à frente o colega de equipa Nico Hulkengerg! Se os pilotos da Haas trabalharem em conjunto, dificilmente o tailandês conseguirá pontuar para a Williams!

Volta 44/58 - Leclerc reduz distância para Sainz, está agora a 5 segundos, mas está em pista com pneus 7 voltas mais velho. Resta saber se monegasco consegue manter ritmo para se aproximar do colega de equipa e líder da corrida!

Volta 42/58 - Lando Norris e Carlos Sainz vão agora renovar os pneus! Britânico foi primeiro, mas sai em terceiro lugar. Espanhol regressa em primeiro com vantagem de 7,6 segundos em relação ao segundo classificado, Charles Leclerc.

Piastri regressa ao quarto posto apesar de bom esforço defensivo de Fernando Alonso!

Volta 40/58 - Depois de dois terços da corrida decorridos, Carlos Sainz mantém liderança confortável para Lando Norris e Charles Leclrec. Agora a questão é saber quando o espanhol regressa às garagens para renovar pneus duros e se haverá chances para o britânico e o monegasco após essa paragem.

Leclerc sobe ao terceiro posto, depois de ida de Piastri às garagens. Australiano regressa à pista em quinto.

Max Verstappen explicou aos jornalistas o problema que o forçou a desistir:

«Assim que as luzes se apagaram, o travão direito ficou preso, pelo que o carro era difícil de conduzir desde o início - muito instável. Se o travão estiver preso, isso não ajuda»

Volta 36/58 - Sergio Pérez também faz o mesmo de Leclerc e regressa no 9.º lugar! Sainz lidera corrida com 10 segundos de vantagem para o segundo classificado, Lando Norris.

Volta 34/58 - Leclerc, em segundo, está sob muita pressão de Lando Norris (1,5 segundos)! Monegasco está com muitas dificuldades, queixa-se do pneu dianterio, e é chamado às garagens para trocar jogo de pneus duros por... jogo de pneus duros.

Monegasco sai à frente de Pérez e Alonso, no quarto lugar!

Volta 33/58 - Surpreendentemente, Sergio Pérez não está a conseguir chegar aos postos cimeiros da corrida e está neste momento a ser perseguido por Fernando Alonso! Mexicano fez volta um segundo mais lenta do que o líder Sainz!

Volta 30/58 - Leclerc já leva 20 voltas com pneus duros, ao passo que o líder e colega de equipa, Carlos Sainz, apenas fez 13 voltas. Isso ajuda também a explicar a extensão da vantagem que o espanhol leva agora sobre o monegasco (6,5 segundos), que também está a fazer uma grande corrida!

Volta 29/58 - E há mesmo troca de posições entre os pilotos da McLaren! Decisão que de certeza não agradará aos australianos que sonham ver um compatriota subir ao pódio da corrida. Lando Norris, com pneus com menos cinco voltas do que Piastri, sobe ao 3.º lugar.

Volta 28/58 - Sergio Pérez não faz caso de Fernando Alonso, mesmo com médios, e na reta antes das curvas 9/10 ultrapassa sem dificuldades o espanhol para subir ao quinto posto.

Volta 27/58 - Charles Leclerc está muito queixoso do balanço do carro, tal como aconteceu nos treinos livres 3 e na qualificação. Carlos Sainz leva vantagem de 4,5 e meio.

Logo abaixo dos pilotos da Ferrari, Piastri e Norris estão apenas separados por um segundo e McLaren poderá ser forçada a alternar posição dos pilotos, uma vez que estão em estratégias diferentes.

Volta 24/58 - Dois segundos separam os pilotos da Ferrari, mas vamos descer um pouco na tabela classificativa para destacar o 10.º lugar de Alexander Albon, que está muito pressionado em pontuar pela Williams, depois de substituir Logan Sargeant no monolugar.

Volta 21/58 - Posições na frente da corrida mantêm-se, mas não nos podemos esquecer de Sergio Pérez. O mexicano ultrapassou George Russell para chegar ao 6.º lugar e pode ter uma palavra a dizer nesta corrida.

Carro de Hamilton a ser retirado da pista:

Volta 18/58 - Carlos Sainz liderou com vantagem de 7 segundos, mas agora tem o colega de equipa em segundo, Charles Leclerc, a pouco mais de um segundo! Pilotos da McLaren seguem em 3.º e 4.º, com Oscar Piastri a levar a melhor sobre Lando Norris.

Com vitória em disputa, vamos ver como reage a equipa da Ferrari a uma possível luta entre Sainz e Leclerc.

Volta 17/58 -Parece que é dia de azar para antigos campeões mundiais! Lewis Hamilton está FORA do Grande Prémio! Britânico é forçado a desistir após inesperado problema com o motor. Alonso aproveita o Safety Car virtual para trocar para pneus médios para perder menos tempo na troca. Desta forma sai em quinto lugar.

Volta 16/58 - Paragem boa para Carlos Sainz (2.6 segundos) e sem surpresas surge na pista com jogo de pneus duros!

Volta 15/58 - Lando Norris e Sergio Pérez vão finalmente às boxes e saem de pneus duros. Britânico sai atrás de Piastri para ocupar o quinto lugar e Sergio Pérez surge no 10.º lugar! Sainz mantém-se em pista.

Volta 13/58 - Pérez queixa-se dos pneus médios referindo que não está a encontrar aderência sufiente para fazer o jogo de pneus funcionar. Piloto mexicano quer trocar para os duros, vamos ver quando.

Carlos Sainz já leva 6,7 segundos de vantagem sobre Norris, resta saber quanto tempo consegue o espanhol manter este ritmo com os médios.

Volta 12/58 - Carlos Sainz aumenta a vantagem para Lando Norris para cinco segundos e meio! Espanhol, Norris, Pérez e Alonso ocupam os lugares cimeiros, mas ainda não fizeram paragem para troca de pneus!

Fumo a sair do carro de Verstappen, que leva à sua desistência:

Volta 9/58 - Pela terceira corrida consecutiva, a Sauber volta a estragar pit stop de um dos pilotos, desta vez Valtteri Bottas!

Leclerc e Piastri fazem primeira paragem, largam os médios para colocar pneus duros!

Volta 8/58 - Lewis Hamilton também larga os pneus macios e tal como Ricciardo muda para os pneus duros.

Na frente da corrida, Carlos Sainz mantém liderança para Norris, cerca de dois segundos, mas o britânico está sob muita pressão de Charles Leclerc! Monegasco ainda tentou ultrapassagem na curva 9, mas não arriscou.

Volta 6/58 - Parece que Ricciardo não conseguiu utilizar o jogo de pneus macios e foi mesmo às boxes para mudar para duros.

Volta 5/58 - Confirma-se a retirada do neerlandês e está tudo em aberto neste Grande Prémio da Austrália! Sainz lidera, com Norris e Leclerc em 2.º e 3.º.

Segue-se Piastri, Russell, Pérez, Stroll, Tsunoda, Hamilton e Alonso no top-10!

Volta 4/58 - MUITOS PROBLEMAS PARA MAX VERSTAPPEN! Traseira de Max Verstappen está a deitar muito fumo! Tricampeão mundial está a perder muitas posições ! Certamente vai desistir da corrida!

Volta 3/58 - Max Verstappen está a queixar-se muito do balanço do carro e para já segue a sete décimas de Sainz!

Volta 2/58 - Ao contrário do que aconteceu nas duas primeiras corridas, Max Verstappen não consegue criar vantagem de um segundo e Carlos Sainz pode mesmo lutar pela posição dianteira da corrida, com recurso ao sistema DRS!

E é isso mesmo que acontece, Carlos Sainz ultrapassa Max Verstappen e assume a liderança do Grande Prémio! Agora é a vez do espanhol tentar criar vantagem de um segundo ou mais para defender ataque do neerlandês !

Volta 1/58 - Início sem percalços! Nenhum piloto arrisca muito no arranque e isso impede qualquer contacto entre os carros. George Russell aproveita bom início e ultrapassa Sergio Pérez para chegar ao 6.º posto.

Temperaturas aproximam-se das que se verificaram no primeiro dia. 20,4 Cº temperatura ambiente e 39.1 Cº na pista.

Surpresa! Lewis Hamilton, que parte de 11.º lugar, e Daniel Ricciardo (18.º) vão mesmo começar a corrida com jogo de pneus macios. Fernando Alonso apostam em em pneus duros, ao passo que o resto da grelha começa com os médios.

4 h - Corrida começa nos próximos momentos e os pilotos começam agora a volta de formação!

3.55 h: Recordamos aqui a grelha de partida:

3.44 h: Faltam menos de 20 minutos para o começo da corrida e a grelha de partida enche-se com os carros e membros das equipas.

Carlos Sainz está ainda a recuperar de operação causada por uma apendicite, mas mostrou grande prestação na qualificação ao colocar-se no segundo posto, sendo que apenas um erro lhe custou uma possível 'pole'. Ainda assim, o espanhol admite que vai sentir dificuldades durante a corrida:

«Não vou mentir, não estou no meu estado mais confortável quando estou a conduzir, mas consigo fazê-lo. Desde que o consiga fazer sem dores, tudo bem. Obviamente que há muito desconforto e sensações estranhas, mas estou sem dores, o que me permite fazer um esforço enorme», referiu também à F1TV.

Lando Norris, que parte do terceiro lugar e surge em posição de conquistar lugar no pódio, prevê que seja dura tarefa lutar contra os Ferraris e o Red Bull de Sergio Pérez:

«Vai ser uma corrida difícil contra os Ferraris, que têm sido mais rápidos durante todo o fim de semana e todo o ano, mas não vou desistir facilmente. Penso que podemos [conseguir um pódio] mas vai ser difícil manter os carros mais rápidos atrás de nós. Estou esperançado - acho que podemos fazer uma boa corrida, mas não vai ser fácil», disse o britânico à F1TV.

3.33 h: Falta pouco menos de meia hora para o começo da corrida. Os pilotos já tiveram o habitual encontro com os fãs presentes no circuito Albert Park, e também já fizeram a habitual volta de reconhecimento da pista.

Boa noite ou manhã aos nossos leitores! Iniciamos aqui a nossa transmissão do Grande Prémio da Austrália, terceira prova do Mundial de Fórmula 1, com início previsto para as 4 h de Portugal.

Max Verstappen (Red Bull) parte na frente da corrida, com Carlos Sainz (Ferrari) em segundo e está na melhor posição para igualar um recorde que já é seu: 10 vitórias consecutivas.

O colega de equipa do neerlandês até se qualificou no 3.º posto, mas foi penalizado em três lugares por impedir volta de qualificação de Nico Hulkenberg, na primeira fase da mesma.

Deste modo, Norris (McLaren) sobe ao terceiro lugar, seguido de Charles Leclerc (Ferrari) e um dos homens da casa, Oscar Piastri (McLaren).

Recorde-se ainda que os olhos estão postos na Williams e Alex Albon. O tailandês, que danificou o FW-46 de tal modo que os engenheiros não tiveram tempo de o arranjar, vai ser o único piloto do construtor inglês, uma vez que vai assumir o lugar de Logan Sargeant. Tudo porque a equipa não tem uma chassis extra e porque certamente acreditam que Albon seja capaz de pontuar. Parte em 12.º lugar.

A Mercedes teve um sábado muito difícil. George Russell foi o melhor do construtor alemão, ao qualificar-se em 7.º, ao passo que Lewis Hamilton foi mesmo eliminado na segunda fase de qualificação (11.º). Yuki Tsunoda impressinou ao chegar a um respeitável oitavo lugar, seguido de Lance Stroll e Fernando Alonso, ambos em Aston Martin.

Grelha de partida completa:

A prova tem lugar no Circuito Albert Park, pista com uma elevada média de velocidade - Max Verstappen registou ontem a volta mais rápida da história do circuito -, muito por culpa dos alargamentos de várias curvas nestas estradas.

Ainda assim, há algumas curvas de menor velocidade, como as últimas duas (13/14), que exigem travagem brusca, dando assim verdadeiras dores de cabeça para que os pilotos e engenheiros encontrem a configuração ideal.

Circuito Albert Park (Formula 1)

No dia do terceiro treino livre (TL3) e da qualificação, as tempreraturas mais baixas causaram muitas dificuldades aos pilotos que utilizaram jogo de pneus macios.

Recorde-se que a Pirelli disponibilizou os três pneus mais macios - C3, C4 e C5 -, mas parece mesmo que os macios não devem ter lugar na corrida deste domingo, devido aos problemas de sobreaquecimento que demonstraram após apenas uma volta de qualificação.

Mas as opções pneumáticas colocam dúvidas quanto à estratégia a utilizar. Historicamente, o plano vencedor passa apenas por uma paragem nas boxes (obrigatória), mas coloca-se a hipótese de a melhor ser composta por duas paragens, alternando entre jogo de pneus duros e médios.