Final Benfica-Sporting: Carole assistiu, Carole marcou e águias vencem Taça da Liga!
Capitã das encarnadas ofereceu o golo a Laís Araújo e depois apontou, ela mesmo, o tento decisivo, já perto do fim e na transformação de um pontapé de penálti. Benfica conquista o quinto troféu do seu historial e reforça hegemonia na competição
É a quinta vez que as águias vencem a Taça da Liga feminina
É a quinta vez que as águias vencem a Taça da Liga feminina

FINAL DA PARTIDA!! BENFICA 2 SPORTING 1. E à sexta edição da Taça da Liga... a quinta vitória do Benfica. As encarnadas reforçar a sua hegemonia no competição e reservam mais um troféu para o Museu Cosme Damião. As leoas até estiveram em vantagem, fruto do golo apontado por Diana Silva logo aos 8 minutos, mas Laís Araújo empatou para as águias aos 20'. Numa final sempre bastante intensa e muitas vezes bem disputada, o golo decisivo apareceu já perto do fim e de castigo máximo: Jacynta Gala fez falta sobre Catarina Amado (lance que mereceu intervenção do VAR e que depois foi confirmado por Ana Afonso, após visionamento das imagens) e Carole Costa, chamada à cobrança do penálti, não perdoou (89'). A festa foi vermelha em Leiria.

90+5' - Cartão amarelo a Nycole Raysla (Benfica).

90+4' - Substituição no Benfica, com a saída de Lúcia Alves para a entrada de Lara Martins.

90+1' - Substituição no Benfica, com a saída de Cristina Martín-Prieto para a entrada de Beatriz Cameirão.

Tempo adicional mínimo para esta segunda parte: 6 minutos

90' - Substituição no Sporting, com a saída de Jacynta Gala para a entrada de Maísa Correia.

89' - GOLO DO BENFICA!! Carole Costa não perdoa da marca dos 11 metros e coloca as águias em vantagem. 2-1.

88' - Penálti para o Benfica! A árbitra da partida foi ver as imagens e entendeu que Jacynta Gala derrubou Catarina Amado à margem das leis.

86' - Ana Afonso vai ver um lance entre Jacynta Gala e Catarina Amado. Pode haver penálti para o Benfica.

Começa a chover intensamente em Leiria. Já não bastava o frio...

81' - Mais Telma Encarnação! A avançada do Sporting fletiu da direita para o centro e, ainda de fora da área, tentou a sua sorte de pé esquerdo, com a bola a sair muito perto da barra da baliza encarnada.

80' - Partida interrompida para que seja prestada assistência a Diana Silva.

79' - Remate em arco de Nycole Raysla, já na área e descaída para o flanco direito, com Hannah Seabert a voltar a demonstrar total segurança e a negar os intentos à camisola 9 das águias.

77' - Substituição no Benfica, com a saída de Andreia Norton para a entrada de Andreia Faria.

75' - À figura! Remate forte de Lúcia Alves, junto à quina direita da grande área leonina, mas Hannah Seabert, atenta, segurou o tiro da internacional portuguesa.

73' - Substituição no Sporting, com a saída de Ana Capeta para a entrada de Miri O'Donnell.

70' - Outra vez Telma Encarnação! Remate de longe da avançada do Sporting, com a bola a subir ligeiramente e a passar por cima da barra da baliza encarnada. Entrou bem no jogo a internacional portuguesa da formação de Alvalade...

67' - Grande oportunidade para o Sporting! Cruzamento da direita de Ana Capeta e Telma Encarnação, ao segundo poste, a cabecear para uma excelente intervenção de Lena Pauels. As leoas estiveram perto do golo...

63' - Que perigo! Remate frontal de Lúcia Alves, ainda de fora da área, com a bola a passar muito perto do travessão da baliza defendida por Hannah Seabert.

61' - Cartão amarelo a Carole Costa (Benfica).

60' - Dupla substituição no Sporting, com as saídas de Maiara Niehues e Brittany Raphino para as entradas de Joana Martins e Telma Encarnação.

57' - Ameaça o Benfica! Passe de calcanhar de Lúcia Alves e Marie Alidou, já dentro da área, ligeiramente descaída para o flanco esquerdo, remata forte e cruzado, com a bola a passar perto do poste esquerdo da baliza à guarda de Hannah Seabert.

50' - Outra vez as águias... de novo com demasiada altura. Nycole Raysla tentou a sua sorte, mas o remate da avançada brasileira (também) saiu por cima da barra da baliza defendida por Hannah Seabert.

49' - Reage o Benfica e também de fora da área! Tiro forte de Anna Gasper, com a bola a passar perto da barra da baliza do conjunto verde e branco.

48' - Primeira tentativa das leoas na etapa complementar, com o remate de meia distância de Diana Silva a sair fraco e para defesa fácil de Lena Pauels.

Início da segunda parte!

INTERVALO! BENFICA 1 SPORTING 1. Que bom está o dérbi em Leiria! As jogadoras de ambas as equipas entregaram-se totalmente ao jogo e os primeiros 45 minutos foram extremamente interessantes, com oportunidades de parte a parte e um golo para cada lado. Diana Silva abriu o ativo para as leoas logo aos 8 minutos, Laís Araújo faturou para as águias pouco depois (20'). Depois desses dois momentos altos, as equipas continuaram a privilegiar o futebol de ataque e Lena Pauels e Hannah Seabert nunca tiveram descanso entre os postes. Pede-se (no mínimo) igual para a etapa complementar...

Tempo adicional mínimo para esta primeira parte: 3 minutos

36' - Perigoso! Maiara Niehues galgou metros pela zona central, sempre com a bola controlada, e, à entrada da área, decidiu-se pelo remate, com o esférico a passar perto do poste direito da baliza à guarda de Lena Pauels.

35' - Reentra Lúcia Alves. O Benfica volta a ter 11 jogadoras no terreno de jogo.

34' - Jogo reatado. Lúcia Alves ainda está a ser assistida pela equipa médica do Benfica, fora das quatro linhas, mas já rola novamente a bola em Leiria.

32' - Partida interrompida para que seja prestada assistência a Lúcia Alves. A ala-esquerda do Benfica está fora das quatro linhas, mas o caso inspira alguns cuidados e, como tal, Ana Afonso, árbitra do encontro, decidiu interromper o desafio.

29' - Responde o Sporting! Incursão de Jacynta Gala no ataque, com a ala-esquerda australiana a rematar cruzado, por cima da barra da baliza à guarda de Lena Pauels.

28' - Arrancada de Cristina Martín-Prieto pela esquerda, com a avançada encarnada a entrar na área e a rematar à figura de Hannah Seabert.

24' - Nova tentativa das águias! Remate de meia distância de Marie Alidou, com a bola a sair por cima da barra da baliza leonina.

20' - GOLO DO BENFICA!! Na sequência de um canto, Carole Costa faz a assistência e Laís Araújo, também de cabeça, bate Hannah Seabert. Dérbi empatado! 1-1.

Rui Costa e Frederico Varandas, presidentes de Benfica e Sporting, respetivamente, estão na tribuna presidencial do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, a assistir ao vivo a esta final da Taça da Liga.

18' - Responde o Benfica! Remate frontal de Anna Gasper para defesa segura de Hannah Seabert.

8' - GOLO DO SPORTING!! Diana Silva fugiu em velocidade pela zona central do terreno e já dentro da área, só com Lena Pauels pela frente, rematou colocado para o primeiro golo desta final. As leoas estão na frente! 0-1.

7' - Grande oportunidade para o Sporting! Brittany Raphino fugiu pelo corredor direito, fletiu para a zona central, entrou na área, e só com Lena Pauels pela frente rematou (fraco) para defesa segura da guarda-redes das águias.

5' - Reage o Benfica! Pontapé de canto batido à direita por Anna Gasper, desvio de Cristina Martín-Prieto, no coração da área, mas a bola foi facilmente agarrada por Hannah Seabert.

1' - Primeira aproximação do Sporting à área do Benfica, através de uma iniciativa de Brittany Raphino, pela direita, mas a defesa das águias evitou males maiores para a baliza à guarda de Lena Pauels.

Início da partida!

A entrada das equipas:

As três equipas estão prestes a subir ao relvado. As bancadas do anfiteatro leiriense vão ficando preenchidas e está quase tudo pronto para o início da grande final da Taça da Liga entre Benfica e Sporting.

O aquecimento das equipas:

Longas filas para entrar no Estádio Municipal de Leiria:

Mãe e filha vão à final da Taça da Liga feminina como 'rivais':

Adeptos do Benfica fazem prognósticos para a final da Taça da Liga feminina:

JÁ HÁ ONZE DO SPORTING!

Este será o quarto duelo entre Benfica e Sporting na presente temporada. E, para já, equilíbrio total: uma vitória para cada equipa e também um empate. Começaram melhor as leoas, vencendo a Supertaça (2-1), a 23 de agosto de 2024, responderam as águias, triunfando na 4.ª jornada do campeonato (2-0), a 30 de setembro do ano passado. Já em 2025, mais um capítulo do dérbi eterno e que terminou empatado: 1-1 na 15.ª ronda do campeonato, num encontro realizado a 1 de fevereiro. E hoje, quem desata o nó?

A ladear os técnicos, na conferência de Imprensa realizada ao final da tarde de ontem, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, estiveram Lúcia Alves e Ana Capeta. Tanto a defesa do Benfica como a avançada do Sporting não esconderam o forte desejo de levantarem a taça, apontando o caminho para o sucesso:

Micael Sequeira, treinador do Sporting, não marcou presença na conferência de Imprensa conjunta realizada ao final da tarde de ontem, devido a problemas familiares, mas o Sporting já confirmou, na manhã deste domingo, que o técnico estará no banco a orientar a equipa na grande final desta tarde.

Trata-se da 6.ª edição da Taça da Liga, prova que tem sido dominada pelo Benfica. A formação encarnada venceu o troféu em quatro ocasiões - 2019/2020, 2020/2021, 2022/2023 e 2023/2024 -, sendo que apenas o SC Braga conseguiu beliscar a hegemonia das águias, conquistando o título na época 2021/2022. O Sporting, por seu turno, procura vencer a Taça da Liga pela primeira vez no seu historial, pelo que se prevê uma grande final entre águias e leoas.

Benfica e Sporting defrontam-se a partir das 15h deste domingo, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, sendo que em discussão estará a Taça da Liga feminina. A BOLA já está no anfiteatro leiriense e vai contar-lhe tudo sobre este dérbi eterno. E tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!