Pode ver AQUI a crónica do encontro.
Fica por aqui o nosso acompanhamento em direto deste jogo. Daqui a pouco publicaremos a crónica do mesmo.
Resultado final: Benfica 29-37 Sporting.
Sem espinhas. O Sporting dominou por completo a 2.ª parte e fica mais próximo do bicampeonato. O Benfica deu demasiados tiros nos pés e sofre a quinta derrota da época contra este adversário.
58': Migallon marca num livre de sete metros (29-36) e torna-se no melhor marcador do Benfica, com cinco golos.
56': Simplesmente incrível: Salvador Salvador recupera a bola ao pé da sua área de seis metros e faz logo um remate que dá em golo, sem qualquer balanço e com força de sobra. É o nono tento do jogador. Está 36-27 para o Sporting.
53': Nesta fase, Salvador Salvador tem o dobro dos golos dos irmãos Costa (dois para cada um). Mais uma exibição exemplar do jogador leonino, que também é o melhor marcador da partida.
49': Demis Grigoras marca, mas Salvador Salvador faz o mesmo logo a seguir, aproveitando a baliza vazia. 31-25 para o Sporting.
46': Gabriel Sequeira bate Aly com uma excelente rosca. O Benfica perde por 24-28, haverá espaço para um milagre encarnado?
45': Migallon é excluído por 2 minutos.
Miguel Migallon acerta na cara de João Gomes, quando estava de costas para o jogador do Sporting, numa ação aparentemente não intencional. Os árbitros estão a rever as imagens do lance.
45': O Sporting controla agora uma vantagem de cinco golos sobre o Benfica, ataca com calma, levando o seu tempo, e dificulta sempre a tarefa ofensiva das águias. Está 22-27.
42': Mohamed Aly faz uma grande defesa a remate de Hedberg e impede o terceiro golo sem resposta do Benfica: 20-25.
40': Salvador Salvador faz o 25-18 para o Sporting e Jota González esgota os time-outs, perante um coro de assosbios no Pavilhão n.º2 da Luz.
38': Orri Thorkelsson faz o sétimo golo da conta pessoal e coloca o resultado em 23-18 a favor do Sporting. O Benfica começa a sucumbir à pressão e a desperdiçar ataques de 7 contra 6 em catadupa.
35': Pedro Portela faz uma interceção in extremis, mas entrega a bola a Alexis Borges, que faz o 18-21 para o Benfica.
O Benfica joga agora com sete jogadores no ataque.
34': Gurri faz o 21-17 para o Sporting e Jota González pede logo o time-out. Início de 2.ª parte desastroso para o Benfica.
33': O Benfica começa a claudicar muito no ataque e, pela primeira vez, o Sporting tem três golos de vantagem (20-17), graças a remates consecutivos de Salvador Salvado e de Izquierdo.
32': Capdeville defende um remate de João Gomes, Belone Moreira assiste Miguel Naranjo e o Benfica empata o jogo a 17.
Começa a 2.ª parte!
Orri Thorkelsson e Ander Izquierdo são os melhores marcadores da 1.ª parte, ambos com quatro golos.
Martim Costa faz um remate no último segundo, já em desespero, que Capdeville defende. Resultado ao intervalo: Benfica 16-17 Sporting.
#AndebolSCP | ⏸️ Tempo de intervalo com os Leões em vantagem no marcador!
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) May 3, 2025
🔴 16-17 🟢 // #SLBSCP pic.twitter.com/O6KFvS2kI9
30': Hedberg faz falta atacante, mas Mamadou Cissokho estava dentro da área aquando do contacto entre os dois, algo que o árbitro não viu. O Sporting tem assim a oportunidade de ganhar uma vantagem de dois golos no último minuto da 1.ª parte.
29': O time-out resulta e Rui Baptista faz o golo do empate.
Jota González pede time-out. A dois minutos do intervalo, o treinador do Benfica procurará uma forma de furar a coriácea defesa do Sporting, que vence por 16-15.
25': Os ataques rápidos do Sporting são demolidores e a equipa marca muitos golos assim, aproveitando a defesa, por vezes, desorganizada do adversário. 16-14 para o Sporting.
24': Gabriel Cavalcanti começa a destacar-se na defesa, termina com um ataque leonino e permite que Christopher Hedberg reduza a desvantagem benfiquista (13-14), após assistência de Belone Moreira.
22': Muito bem Salvador Salvador, num ataque rápido, a dar uma vantagem de dois golos ao Sporting pela primeira vez na partida. O Benfica começa a cometer alguns erros técnicos no ataque. Resultado está em 14-12 para os leões.
19': Nova defesa de Mohamed Aly permite que o Sporting passe para a frente no marcador, com um excelente lance de Martim Costa.
17': Finalmente aparecem os guardiões: Aly defendeu remate de Fábio Silva, na resposta, Capdeville adivinhou na perfeição a direção do remate de Kiko Costa. Mantém-se o 11-11.
Estamos a meio da 1.ª parte e Belone Moreira faz o 11-11 com uma entrada pela zona central do terreno e a rematar cruzado, enganando Mohamed Aly.
13 minutos e 20 golos marcados: os ataques têm dominado este equilibrado duelo!
13': O Sporting troca de guarda-redes e Mohamed Aly rende Kristensen. No entanto, o egípcio não impede o golo de Filip Taleski nem novo empate no marcador: 10-10.
10': Salvador Salvador desperdiçou um lance de um-para-um com Gustavo Capdeville e acertou com estrondo na barra, perdendo a hipótese de colocar o Sporting na frente do marcador.
8': Egon Hanusz marca numa forte investida pelo meio, na resposta Miguel Naranjo ganha um livre de 7 metros, que Thorkelsson converte. Mantém-se o empate: 5-5.
5': O Benfica consegue ganhar uma falta enquanto defendia, mas desperdiça o ataque seguinte e permite o golo e Miguel Naranjo: 4-4.
Também pode acompanhar esta partida em direto n'A BOLA TV.
4': Muito equilíbrio nos minutos iniciais da partida, com três golos para cada lado.
Começa o jogo!
Últimas preparações na quadra de jogo:
Afinar a pontaria 🎯 #AndebolSCP pic.twitter.com/L6IY9SWK2Q
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) May 3, 2025
Chegada dos jogadores do Sporting ao Pavilhão n.º 2 da Luz:
Os Leões do #AndebolSCP já chegaram ao Pavilhão da Luz no novo autocarro das #ModalidadesSCP 🚍💚 pic.twitter.com/oWpJEO1lui
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) May 3, 2025
As equipas já se encontraram cinco vezes esta época: começou com a vitória leonina na Supertaça (37-21) seguida de outra na 4.ª jornada (38-22) do campeonato. O Benfica vingou-se na 15.ª jornada (38-34), mas os leões voltaram a vencer na Taça de Portugal (41-36) e na 1.ª jornada desta fase final (34-30).
Classificação da fase de Apuramento de Campeão, a três jornadas do fim:
Sporting - 41 pontos
FC Porto - 39 pontos
Benfica - 35 pontos
Marítimo - 29 pontos
As águias já só aspiram chegar ao 2.º lugar: a três jornadas do fim, têm 35 pontos, menos quatro do que FC Porto e menos seis do que o Sporting.
O Benfica já sabe que continuará o longo jejum sem campeonatos – o último foi em 2008. Jota González, treinador do Benfica, anteviu assim o dérbi lisboeta: «Jogamos contra uma equipa que está num grande momento, fez uma grande temporada, então, vai ser um jogo muito complicado. Nós fomos capazes de ganhar em casa e temos de tentar fazê-lo de novo. Claro que precisamos de fazer uma partida muito boa, mas sinto que estamos com boas sensações desde a última vez que jogámos em casa. Tivemos duas derrotas lá [Pavilhão João Rocha], mas sabemos o que temos de fazer para ganhar aqui.»
O Sporting vem de uma eliminação honrosa da Liga dos Campeões, onde só caiu nos quartos de final perante o Nantes (57-60 no agregado).
Na antevisão ao jogo com o Benfica, o técnico leonino Ricardo Costa disse: «Mesmo com uma presença na final-four da Champions League, não sendo campeões podíamos não estar para o ano na Champions League, por isso, o mais importante se queremos voltar a estar em grandes jogos como estivemos este ano, passa por ganhar o campeonato, esse é o nosso principal objetivo, é essa a mentalidade que temos.»
O Benfica foi a única equipa a bater o Sporting esta época no campeonato (38-34), na 15.ª jornada da 1.ª Fase.