Rui Costa, na qualidade de presidente do Benfica, falou aos jornalistas no final da assembleia.
— «Tivemos duas assembleias gerais, que determinam muito a vida do Benfica. Apesar dos apelos feitos, de manhã passaram se incidentes que não devem, não podem passar-se num clube tão democrático como o nosso. O facto de estarmos em período eleitoral não pode implicar o que se passou e resta-me lamentar o sucedido, que mancha de forma clara o nome do Benfica. Tivemos de suspender a assembleia de manhã. Felizmente a tarde correu de outra forma, como devia, com respeito por todos os sócios. Peço desculpa aos benfiquistas, não é esta a imagem que queremos. Que isto não sirva para desunir os benfiquistas. Há seis ideias para o clube, todos os candidatos terão de ter o respeito e certeza de que todos queremos o melhor para o clube.»
«Não posso deixar de lamentar, o Benfica apresentou um relatório e contas dos melhores da história do clube e acabou por ser chumbado, foi a decisão dos sócios presentes, mas enquanto presidente não posso deixar de lamentar. O mesmo relativamente à parte da tarde, também chumbada, e o presidente da Mesa irá anunciar os procedimentos para estas eleições. Mas neste caso estou a falar como presidente do Benfica, unicamente, creio que é um chumbo sobretudo ao relatório e contas que espanta, é dos melhores da história e as coisas não deviam ser confundidas.»
«Não estou a falar como candidato, mas sim como presidente. Estiveram presentes os sócios que quiseram estar. Volto a fazer o apelo, que não nos possamos desunir. Há concorrência para as eleições, mas de seis benfiquistas, continuamos a ser um só clube, e faço apelo à união, o Benfica não pode passar pelo que passou esta manhã. Que este mês corra com a respeitabilidade que o Benfica mereça, se mantenha unido, e os sócios que escolham quem querem à frente do Benfica, no dia 25.»
Termina a assembleia. José Pereira da Costa, presidente da Mesa, dá por encerrados os trabalhos.
Proposta de regulamento eleitoral da Direção para as eleições de 25 de outubro foi rejeitada. 69,86 por cento de votos contra, este sábado, em Assembleia Geral. Votaram 665 sócios, 30,14% de votos a favor, e 69,86% contra.
Sócios já iniciaram fase de votação da proposta de regulamento eleitoral apresentada pela Direção, em conformidade com os estatutos do Benfica, entende a Mesa da Assembleia Geral.
Alterações ou propostas alternativas ao regulamento eleitoral não foram consideradas.
Já Noronha Lopes tinha pedido eleições livres, limpas e transparentes e apelou a José Pereira da Costa para considerar as propostas apresentadas.
João Diogo Manteigas sugeriu a constituição de uma comissão com membros das listas para rever o regulamento eleitoral. Mas a proposta não foi acolhida por José Pereira da Costa.
José Pereira da Costa, presidente da Mesa da AG, vai falar aos sócios depois de reunião com os restantes elementos da Mesa, o que motivou suspensão dos trabalhos.
Bruno Batista, diretor da campanha de Luís Filipe Vieira, lamentou, nas redes sociais, os incidentes nesta manhã, que obrigaram à suspensão da AG.
«Esta manhã assisti a um triste momento da vida do Sport Lisboa e Benfica, protagonizado por um grupo de sócios, que cumpre quase todos os requisitos para ser do Benfica, menos um: educação.
Discordo em muitas coisa da atual Direção, discordo noutras tantas das outras candidatura, discordo até muitas vezes de alguns pontos da candidatura de que faço parte, mas nunca, nunca mesmo, deixo de ouvir os argumentos, debater ideias e respeitar os que pensam de maneira diferente.
Quando aceitei fazer parte da candidatura de Luís Filipe Vieira já sabia que não seria consensual, esperava divergências e críticas de muitos, mas decidi avançar, convicto de que poderia contribuir para elevar o projeto do Sport Lisboa e Benfica. Continuo com esse objetivo, não é um pequeno grupo de sócios que me vai fazer mudar ou boicotar.
Em organizações democráticas é nas urnas que avaliamos e decidimos o destino para os próximos anos. A visão que mostramos — uma lista que junta experiência com talento, rigor, juventude e capacidade de executar — vai conseguir que o Benfica volte a ganhar.
Não obstante, qualquer que seja o presidente eleito no próximo mês, terá o meu respeito», partilhou.
João Noronha Lopes, candidato a presidente nas eleições de 25 de outubro, discursou e pediu ao presidente da Mesa da Assembleia Geral que «garanta eleições limpas» e «sem ambiguidades». Depois de alguma tensão, Noronha Lopes apertou a mão a Rui Costa, presidente da Direção e recandidato em outubro.
Várias propostas para que o presidente da Mesa da AG acolha propostas de alterações ao regulamento eleitoral.
Sócios querem saber se José Pereira da Costa será candidato na lista de Rui Costa. Várias intervenções críticas para a Direção.
Iniciam-se as intervenções dos sócios sobre a proposta de regulamento eleitoral.
José Pereira da Costa, presidente da MAG, revela aos sócios que os custos do processo eleitoral para 25 de outubro podem representar um investimento entre os 2,5 e os 3 milhões de euros, podendo ainda crescer, caso seja necessário recorrer a uma segunda volta. A inexistência de voto electrónico obriga à maior operação logística de sempre numas eleições do Benfica.
Ainda para as eleições de 25 de outubro, José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral, detalhou que as mesas de voto serão abertas às 8h30 e fecham às 22h00, horário de Portugal Continental. Pereira da Costa acrescenta, ainda, que os novos estatutos do Benfica entram em vigor dia 1 de outubro.
Existem 255.117 sócios habilitados para votar nas eleições do Benfica marcadas para 25 de outubro.
José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral, anuncia que a data da segunda volta das eleições marcadas para 25 de outubro, a acontecer, será a 8 de novembro.
Contas do clube chumbadas. Os sócios votaram negativamente o Relatório e Contas do clube de 2024/25. 63,49 por cento dos sócios votaram contra, enquanto 36,51 por cento a favor. Votaram 1.188 sócios.
Luís Filipe Vieira já deixou o pavilhão e não estará presente na AG de discussão do regulamento eleitoral. A candidatura sugeriu, anteriormente, alterações ao presidente da Mesa da AG e não obteve resposta. Por isso, na perspetiva de Vieira, não faz sentido continuar.
Antes do início da AG Extraordinária de discussão do regulamento disciplinar serão revelados os resultados da votação do relatório e contas do exercício de 2024/2025.
Rui Costa falou também do Benfica District, considerando-o um projeto para o Benfica, seja ele ou não o presidente.
Rui Costa, presidente do Benfica e candidato à reeleição, fala aos sócios. Recorda vários marcos do mandato, nomeadamente na formação, que colocou 31 jogadores em estreia pela equipa principal. Outros temas fraturantes, em especial a centralização dos direitos televisivos, também foram referidos por Rui Costa. «Não vamos abdicar de nada», garante, a propósito dos direitos TV.
Pausa na sessão dos trabalhos e conclusão da primeira AG.
Serão retomados para a segunda AG, extraordinária, de apresentação, discussão e votação do Regulamento Eleitoral, para as eleições de 2025.
Cristóvão Carvalho manifestou satisfação pelo regresso da democracia. Considerou «vergonhoso» o recente email enviado aos funcionários, informando-os de que teriam um prémio no salário de setembro. Pediu a Rui Costa para não utilizar os meios do clube em proveito próprio.
Martim Mayer, outro candidato à presidência, pede realização de debates. «O que se passou é um mau exemplo. Não é o Benfica. Queremos ir a debate e não a combate. Intrigas e rumores de alguns candidatos dão vantagem aos rivais e prejudicam o Benfica», disse o empresário.
Antigo presidente também disse que os sócios que provocaram os incidentes de manhã não representam o clube. Assinalou que no próximo ato eleitoral será escolhido um presidente que tem que ser respeitado!
Vieira, numa mensagem curta, já falou e apelou à união dos benfiquistas.
AG foi retomada às 15.03 horas.
A candidatura de João Diogo Manteigas reage às acusações de Vieira: «A candidatura de João Diogo Manteigas lamenta e refuta as declarações de Luis Filipe Vieira. Os episódios ocorridos na manhã de hoje não dignificam o Sport Lisboa e Benfica. Desejamos que os trabalhos decorram com serenidade e com a dignidade que o Sport Lisboa e Benfica merece de todos nós.»
Depois do fecho da primeira AG, cujos resultados da votação do relatório e contas ainda não foram divulgados, está previsto arrancar a AG Extraordinária de apresentação, discussão e votação do Regulamento Eleitoral, para as eleições de 2025.
Sócios voltaram ao pavilhão. AG deverá ser retomada.
Noronha Lopes falou aos jornalistas sobre a tensão na AG: «Não é admissível que um sócio do Benfica não possa usar da palavra numa AG do Benfica, independentemente das divergências que todos possamos ter. O Benfica é um clube democrático, deve ouvir e discutir e lá dentro discordamos e discutimos o Benfica.»
Luís Filipe Vieira em declarações à CMTV sobre o que aconteceu na AG: «Isto vem do passado, há aqui um grupo, que tem a ver com o [movimento] Servir o Benfica, onde estão o Benitez e o João Manteigas. Estavam a acordar e desafiaram outros para saírem da sala quando fosse falar. Mas vamos falar, calma. Eles têm de ouvir.»
AG será retomada às 14.30 horas se houver condições de segurança.
AG está suspensa e arrisca não ser retomada!
Rui Costa assistiu ao que se estava a passar no local onde acompanha a AG.
Depois da suspensão dos trabalhos João Noronha Lopes fala com João Diogo Manteigas, para tentar sensibilizar José Pereira da Costa a retomar os trabalhos. Juntam-se a eles Martim Mayer e Cristóvão Carvalho. Os quatro pedem ao presidente da Mesa da AG que retome os trabalhos.
Mas José Pereira da Costa acusou os apoiantes de algumas candidaturas de terem promovido o incidente.
Luís Filipe Vieira junta-se à conversa e há uma discussão quente. Os ânimos exaltaram-se e houve vários empurrões e até ameaças de agressão a João Noronha Lopes.
Apoiantes de João Diogo Manteigas foram os primeiros a sair. Depois, outros os seguiram.
Ânimos estiveram muito exaltados, alguns focos de tensão, mas sem confrontos. Ambiente muito quente.
Assembleia Geral foi suspensa!
Vieira preparava-se para falar, muitos sócios deixaram o pavilhão em protesto, muitos que ficaram assobiaram e protestaram quando o antigo presidente tentava falar e José Pereira da Costa, presidente da Mesa da AG, suspendeu os trabalhos.
Sócios do Benfica assobiaram Luís Filipe Vieira.
Ânimos exaltados, com muitos assobios, durante discurso de Luís Filipe Vieira.
«Benfica é nosso e há-de ser», ouve-se.
Noronha Lopes discursa: «O presidente atual não pode escusar de responsabilidades, o vice-presidente Rui Costa e o diretor desportivo Rui Costa, depois de 17 anos», disse, apontando para os «100 milhões em dívida» e «100 milhões em FSE (fornecimento e serviços)».
«Sem nada», «sem honra» e «sem títulos».
Luís Filipe Vieira presente no Pavilhão n.º 2 da Luz. Ex-presidente do Benfica e candidato às eleições de 25 de outubro, entrou mais tarde. Não houve grande reação, uma vez que os trabalhos já decorriam. Sentou-se nas primeiras filas.
Nuno Catarino, CFO do Benfica e vice-presidente do Conselho de Administração da SAD, apresenta contas.
Intervenção de Rui Costa na Assembleia Geral Ordinária
«Encontramo-nos hoje para apreciar e votar o Relatório e Contas 2024/25 do nosso Sport Lisboa e Benfica. O meu primeiro sublinhado vai para a vossa participação. Como já tenho dito e reitero, o Benfica é tanto mais forte e tanto mais robusto quanto maior for o contributo da sua massa associativa. O elevado valor desse compromisso entre associados e Clube ficou bem patente na aprovação dos novos Estatutos, cuja participação recorde mais do que legitima esse texto fundamental e, de igual modo, enobrece o nosso Clube. Temos, assim, um Clube mais bem preparado para enfrentar os desafios vindouros, mais democrático e mais plural. A massa associativa do Sport Lisboa e Benfica está de parabéns»
«No que toca à discussão e votação do Relatório e Contas do Clube relativo a 2024/25, tenho a profunda convicção de que se trata de um documento positivo, sólido e que merece a aprovação dos sócios do Sport Lisboa e Benfica, mesmo se o enquadramento desportivo não foi o desejado. Sou o primeiro a reconhecer que, apesar dos esforços que empreendemos para dotar as equipas dos meios necessários para vencer, ficámos aquém do pretendido. No futebol, apesar do bom percurso internacional, apesar das conquistas da Taça da Liga e da Supertaça e de termos estado nas decisões até ao fim no Campeonato e na Taça de Portugal, não alcançámos os resultados que desejávamos»
«Nas modalidades, conquistámos 2 Campeonatos masculinos (basquetebol e futsal) e 5 femininos (andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol e polo aquático), totalizando 21 títulos e troféus, um número que nos faz ter ganho mais do que todos os outros, mas que não nos basta. Queríamos ter vencido mais. Ainda na vertente desportiva, uma palavra de reconhecimento para o nosso projeto Olímpico. Recentemente celebrámos conquistas importantes de alguns dos nossos atletas, como os campeões do mundo Isaac Nader, nos 1500 metros, e Caio Bonfim, na marcha, Fernando Pimenta, Messias Baptista, João Ribeiro e Pedro Casinha, na canoagem, além de Diogo Ribeiro, na natação, e Vasco Vilaça, no triatlo. Têm demonstrado uma ambição de conquistas que é inspiradora. A mesma ambição que nos levou a ser campeões europeus de estafeta mista. A todos, endereço os parabéns por elevarem o nome do Benfica»
«Na vertente associativa, saliento o marco inédito dos mais de 400 mil sócios em número de cartão. Os sócios ativos ultrapassaram, pela primeira vez, os 350 mil, tendo crescido 27 250 no exercício 2024/25. Um número notável, ao qual acresce a concretização do Benfica Social, um programa de grande importância no apoio a sócios em dificuldades»
«No plano financeiro, destaco a obtenção de um lucro de 7,7 milhões de euros, o qual cresce para quase 30 milhões de euros considerando o método de equivalência patrimonial. Neste domínio, saliento ainda as receitas recorde de quotização e do merchandising, a diminuição dos gastos operacionais e do passivo e, por fim, um marco importante neste final de mandato: os fundos patrimoniais estão de novo em valores positivos»
«Uma última nota de relevo para a publicação, pela primeira vez na história do Sport Lisboa e Benfica, do Relatório de Sustentabilidade. Trata-se de um capítulo decisivo no reforço e no renovar do nosso compromisso com as melhores práticas ambientais, sociais e de Governance, o que muito nos orgulha»
«Para terminar, quero enaltecer todo o trabalho desenvolvido pelas Casas do Benfica e pela Fundação Benfica. A sua dimensão cívica e de benfiquismo faz com que o Benfica se assuma a cada dia como um clube melhor e mais solidário»
Noronha Lopes também está na Luz, assim como João Diogo Manteigas.
Cristóvão Carvalho, outro dos candidatos, também falou à Comunicação Social.
«É um dia fantástico para o Benfica. É nas AG’s que o Benfica se discute. O que se vai discutir é um tema extremamente importante. As contas que serão resultado dos últimos quatro e estamos expectantes para ouvir o que o nosso presidente tem a dizer. Iremos, penso eu, aprovar o regulamento eleitoral. Já estou a dizer o meu sentido de voto. Este regulamento não é perfeito, mas é melhor que o que tínhamos. Acho que a direção podia ter ido mais longe e previsto o voto eletrónico geral. Não só para as ilhas e fora de Portugal e também para Portugal continental. Irei vincar isso. Disse aos benfiquistas que vou lutar por esse voto eletrónico generalizado»
«Klopp? Hoje não é dia para falar desse tema»
AG só arrancará na segunda chamada, pelas 9.30 horas.
Martim Mayer, um dos candidatos à presidência do Benfica, fala aos jornalistas no exterior da Luz.
«O importante é perceber que é um dia muito sério para o Benfica. Vão-se votar duas coisas da maior importância. O regulamento eleitoral é fulcral e o Benfica tem de dar um sinal de democracia e os dirigentes e candidatos devem perceber a responsabilidade», referiu, aos microfones da Sport TV e CMTV.
«Hoje é capa de jornal o tema Bernardo Silva. É uma irresponsabilidade. Não se pode fazer isso, o tempo eleitoral é para apresentar aos sócios o que cada candidato quer para o futuro do Benfica. Há candidatos que tentam enganar os sócios. Sou contra isso, desestabiliza o Benfica e é uma vergonha, toda a gente sabe quem falou que ia trazer o Bernardo Silva. Acham isso bem? Não é bom para o Benfica».
Sobre Rui Costa: «O presidente do Benfica está cansado. O Benfica é muito grande. Temos muita gente válida, como eu e a minha equipa. É altura de virar a página e trazer nova energia. Tem de ser abrir o futuro do Benfica e deixar que outros venham.»
Sobre Luís Filipe Vieira: «É mais um candidato, mas vamos ver. O que fez pelo Benfica está feito, olhemos para o futuro.»
Sócios do Benfica vão analisar e votar o relatório de gestão e as contas do exercício 2024/25, no Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz, às 09:00, seguida de Assembleia-Geral extraordinária, para apresentação, discussão e votação do regulamento eleitoral, para as eleições de 2025, às 12:00.
Bom dia! É dia de Assembleias Gerais no Benfica, a menos de um mês das eleições.