Vitória para Piastri no segundo GP da temporada!
McLaren dominam na China com dois primeiros lugares. George Russell é terceiro e Max Verstappen, que recuperou nas voltas finais, foi quarto; Lewis Hamilton, Charles Leclerc e Pierre Gasly desqualificados após vistoria aos carros

11h40: Afinal não está tudo contado!

Lewis Hamilton, Charles Leclerc e Pierre Gasly foram desqualificados, uma vez que os seus carros não passaram nas verificações técnicas após a corrida. Tudo explicado abaixo:

9h30: Tudo contado de Xangai. O Mundial segue para o Japão, onde a 6 de abril se corre o GP em Suzuka

Norris: «O George ultrapassou-me no pit stop, fiquei um pouco nervoso, mas depois consegui ultrapassar. O Oscar fez uma corrida espetacular, tentei ultrapassar, mas não consegui. Foi um pouco assustador no final por causa dos trvões. A pior coisa que se pode sentir é uma falha nos travões e cheguei a perder quatro segundos nas últimas voltas. É o meu pior pesadelo»

McLaren dominam na China com dois primeiros lugares. George Russell é terceiro. #DAZNF1

Reação de Piastri: «Foi um fim de semana maravilhoso, o carro foi espetacular. Fiquei surpreso com o comportamento dos pneus, estou muito orgulhoso. Acho que mereço depois da semana passada, a equipa fez um excelente trabalho.»

Os dez pilotos que acabam nos pontos: Piastri, Norris, Russell, Verstappen, Leclerc, Hamilton, Ocon, Antonelli, Albon, Bearman

O final de corrida

McLaren dominam na China com dois primeiros lugares. #DAZNF1

FINAL: Vitória para Piastri no segundo GP da temporada! Lando Norris é segundo e George Russell fecha o pódio

56: entramos na volta final! Ainda sem sinal de chuva

Falta uma volta!

Norris comunica à equipa problemas com os travões e a distância para Piastri aumenta

Novo top-5: Piastri, Norris, Russell, Verstappen e Leclerc

53/56: E Verstappen passa mesmo Leclerc e sobe para quarto! O Ferrari tenta responder, mas não consegue

Verstappen passou Leclerc e subiu para quarto a três voltas do fim! #DAZNF1

51/56: 3 segundos de diferença entre Piastri e Norris! Verstappen pressiona Leclerc

51/56: Dez segundos de penalização para Doohan por obstruir Hadjar

Engenheiro diz a Leclerc está está a perder um pouco de tempo na curva 2 e sugere que o piloto faça uma curva sem usar a berma. A resposta é curta: «Não»

47/56: Yuki Tsunoda tem asa dianteira muito danificada! O piloto japonês tem de ir às boxes.

Antes do início da corrida houve um minutos de silêncio por Eddie Jordan, que morreu há três dias

Minuto de silêncio por Eddie Jordan (Imago)

42/56: Há luta pela liderança entre os McLaren! Piastri é agora 0,6 segundos mais rápido que o companheiro de equipa. Norris não desiste de tentar segunda vitória da época.

39/56: Lando Norris reduz meio segundo para Oscar Piastri na última volta. O britânico, Russell, Leclerc e Verstappen registaram todos as suas melhores voltas pessoais.

38/58: Hamilton volta a ir à boxe. Stroll, único que ainda nao tinha ido, foi na volta 37

37/56: Verstappen recebe mensagem rádio a dizer que está a bom ritmo. «Mais vale tarde que nunca...»

36/56: O tempo fechou e há ameaça de chuva para as últimas voltas

Norris, Leclerc e Hamilton rodam a 1,36s e a afastam-se de Verstappen, que não consegue acompanhar os cinco primeiros da classificação.

30/56: Leclerc continua com a asa dianteira partida. O plano de trocar caiu

25/56: Recordando o top-5: Piastri, Norris, Russell, Leclerc e Hamilton

21/56: Ferrari avisa Hamilton para deixar passar Leclerc

21/56: Russell já passou Albon. Três da frente estão como antes da paragem; Albon vai à boxe

20/56: Piastri, Norris e Albon na frente. Os McLaren a dominar

17/56: Com as paragens dos pilotos da frente, o líder passou a ser Alex Albon. Russel esteve à frente de Norris, mas foi passado

Recorde o arranque da corrida:

Lando Norris passa de imediato George Russell e os dois McLaren ficam na frente #DAZNF1

14/56: Hamilton e Verstappen vão ao pit na mesma volta para colocar pneus duros

13/56: Vários pilotos fazem a primeira paragem

A Ferrari prepara a paragem de Leclerc para troca a asa dianteira esquerda, que se soltou após toque em Hamilton na partida

11/56: Gasly é o primeiro a ir ao pitlane

10/56: Bortoleto teve uma saída de pista, e por isso foram mostradas bandeiras amarelas, mas já regressou

9/56: O top-5 continua igual: Piastri, Norris, Russell, Hamilton e Leclerc

6/56: A primeira desistência na China: Fernando Alonso obrigado a abandonar. O espanhol relatou à equipa problemas nos travões.

3/56: Leclerc diz que o toque com o seu companheiro de equipa no início do GP lhe retirou 20 a 30 pontos de downforce ao seu carro.

Volta 1/56: Lando Norris passa de imediato George Russell, os dois McLaren estão na frente. A dupla da Ferrari ultrapassa Max Verstappen, que diz no rádio que Charles Leclerc «tem a asa dianteira partida».

7h: Arranca o Grande Prémio!

Carros colocam-se pela última vez na grelha - 19 na grelha e Lawson no pitlane -, tudo preparado

6.58: É tempo de fazer a volta de formação no Circuito Internacional de Xangai

6.57: Pilotos já dentro dos carros e equipas nos últimos preparativos

6.53 horas: 27º de temperatura no ar, 37º na pista

6.41h: Há uma alteração na grelha de partida, com Liam Lawson a começar do pitlane por opção da equipa:

6.36 horas: Reta da meta já fervilha com carros, equipas e pilotos em preparação

Os pilotos vão dar 56 voltas, um pouco mais de 305km

Lando Norris lidera o campeonato, com 26 pontos, mais dois do que Max Verstappen, campeão em título.

Hamilton, que venceu a sprint e parte de 5.º, disse que tudo vai depender dos pneus: «A chave para a vitória será a gestão dos pneus, mas estou otimista para amanhã. Tentarei fazer uma boa partida, ultrapassar pelo menos um carro no início e depois, gradualmente, ir subindo na classificação. Já temos uma plano para vencer amanhã e tentarei executá-lo. Será uma corrida difícil, com muitos altos e baixos. Não esperávamos estar em quinto e sexto, mas certamente esta será a situação ao longo da temporada. Por isso, temos de tentar manter a calma», explicou ainda.

Após a qualificação e a inédita pole, Piastri afirmou que nos minutos decisivos da batalha pela pole position o seu McLaren «ganhou vida», o que lhe permitiu lutar pelo primeiro lugar.«Encontrei muito ritmo na Q3. Na Q1 e na Q2, estava a ter dificuldades e depois o carro ganhou vida na Q3. As voltas foram um pouco imprecisas, mas estou entusiasmado por estar na pole. Amanhã quero garantir o ar limpo. Depois do sprint fiquei muito satisfeito, fizemos o máximo», comentou.

Vale recordar que, na madrugada de sábado para domingo, Lewis Hamilton venceu a corrida de sprint, com domínio total nas 19 voltas ao circuito. 

O britânico da Ferrari saiu da 'pole position' defendeu a posição na primeira curva perante a ameaça de Max Verstapppen e liderou de princípio a fim, naquela que foi a primeira vitória do heptacampeão de F1 na scuderia. 

Oscar Piastri (McLaren) parte na frente da corrida, com George Russell (Mercedes), que se colocou entre os dois McLaren, em segundo, e Lando Norris em terceiro. 

O britânico partilhará a segunda linha da grelha com o campeão mundial Max Verstappen, enquanto atrás deles partirão os companheiros de equipa da Ferrari, Lewis Hamilton e Charles Leclerc.  

O rookie Isack Hadjar largará em sétimo, partilhando a quarta fila da grelha com outro estreante desta temporada, Andrea Kimi Antonelli. Yuki Tsunoda e Alex Albon formarão a quinta fila da grelha de partida. 

Esteban Ocon será o primeiro piloto fora do top 10 na grelha de partida, depois do piloto francês ter ficado 0,030 segundos atrás de Albon na luta pelo último lugar na Q3. O representante da Haas partilhará a sexta fila com o ex-piloto da equipa americana, Nico Hülkenberg, e atrás deles, na sétima fila, estarão os companheiros da Aston Martin, Fernando Alonso e Lance Stroll. 

O mais lento no segundo segmento da qualificação foi Carlos Sainz, que terá de largar em 15.º na sua segunda corrida completa pela Williams. O espanhol ficou a 0,245 segundos do seu companheiro de equipa, Albon, que se qualificou para a Q3. 

As dificuldades de Liam Lawson nas qualificações desde o início do ano continuaram na segunda qualificação na China, na qual o piloto neozelandês da Red Bull foi novamente eliminado após a primeira fase, tendo registado o tempo mais lento. Lawson ficou 1,191 segundos atrás de Norris e 0,151 segundos atrás de Stroll, que ocupou o último lugar no top 15. 

Além dele, foram eliminados após os primeiros 18 minutos da qualificação Pierre Gasly, Oliver Bearman, Jack Doohan e Gabriel Bortoleto. Bearman e Bortoleto não conseguiram iniciar voltas no final da Q1, o que os impediu de progredir para o segundo segmento. Doohan teve uma saída de pista na curva 10 na sua primeira volta lançada da sessão. 

Eis a grelha de partida

Bom dia! Iniciamos o acompanhamento em direto do Grande Prémio da China, em Xangai, segunda prova do Mundial de Fórmula 1, com início previsto para as 7h em Lisboa