«Tiago Gouveia tem o que é preciso para se afirmar no Benfica»
Tiago Gouveia, avançado do Benfica no jogo com o Salzburgo (D. R.)

«Tiago Gouveia tem o que é preciso para se afirmar no Benfica»

NACIONAL22.10.202318:05

Ricardo Soares treinou o atacante no Estoril e sorriu com o grande golo que ele marcou pelas águias ao Lusitânia, na Taça de Portugal. Fala das qualidades de Tiago como jogador e de traços de personalidade «importantes» para o sucesso

Tiago Gouveia entrou na reta final do Lusitânia-Benfica de sexta-feira passada e marcou o 4.º golo da vitória do Benfica (4-1) no desafio da Taça de Portugal. Um grande golo, o primeiro do atacante de 22 anos pela equipa principal das águias, que foi formado no clube encarnado.

A BOLA falou com Ricardo Soares, treinador português que nesta altura lidera os chineses do Beijing Guoan, atual 5.º classificado da liga do país. Ricardo Soares treinou Tiago Gouveia no Estoril, onde o avançado jogou por empréstimo das águias, em 2022/2023 (5 golos e 6 assistências em 30 jogos pelos canarinhos), e o golo que marcou ao Lusitânia não surpreendeu o treinador.

Ricardo Soares está no futebol chinês (IMAGO)

«Sim, vi o golo que ele marcou e ilustra aquilo em que o Tiago é mais forte. Tem uma condução muito rápida de bola, é muito veloz, com espaço torna-se muito eficaz e marcou um excelente golo, demonstrou que tem muita qualidade e com a idade que tem promete uma grande carreira», começou por comentar Ricardo Soares.

Tiago Gouveia tem uma carreira ligada aos flancos, mas esta época, com Roger Schmidt, na pré-época e agora neste jogo da Taça, fez de Rafa, n apoio ao ponta de lança... «Não estou lá dentro para ver o que lhe pedem em termos de dinâmica de equipa, que tarefas Roger Schmidt lhe pede para desempenhar, o que partilho é da ideia de que ele tem excelente potencial e ainda grande margem de crescimento e outras características importantes, como o facto de ser alguém humilde, trabalhador, que gosta muito de aprender, tem ambição. Tem um conjunto de valências que, juntamente com alguns traços de personalidade, o tornam um jogador diferenciado e com qualidade para se afirmar num clube com a grandeza do Benfica», sustenta Ricardo Soares.

Porém, num plantel com o nível de concorrência que existe no Benfica, a saída de Tiago Gouveia em janeiro, é um cenário que não pode ser descartado. O jovem precisa de competição e já recebeu sondagens de vários emblemas interessados em contratá-lo. Qual deverá ser o caminho?

Sair em janeiro seria boa opção?

«Dois aspetos; em primeiro lugar, num clube como o Benfica só conseguem jogar mesmo os melhores; segundo, se o Benfica apostou nele é porque viu nele características para que se afirme. Essa afirmação pode ser momentânea e depois não ser sólida, ou progressiva. E penso que é esse o caminho que o Tiago e o Benfica estão a seguir», finaliza Ricardo Soares, que ainda comentou a experiência que vive no Beijing Guoan.

A experiência na China

«Está a correr muito bem. É um clube grande na China, da capital, que coloca em casa no estádio entre 50/60 mil pessoas, o que diz muito. É um clube superdesenvolvido, o que tornou a adaptação fácil. Em termos desportivos também está a correr bem a experiência. Quando chegámos a equipa estava em sétimo lugar e com sérias dificuldades, agora somos mais competitivos, já ganhámos o prémio do mês, penso que estamos a fazer um bom trabalho em três meses, que as coisas estão a ser bem feitas. Mas tenho a sensação de que este clube ainda tem de dar um salto para conseguir lutar pelo título e pensamos que possa acontecer em breve.»