Autogolo salva Barcelona de derrota antes da receção ao FC Porto
Unai López inaugurou o marcador aos 39 minutos (Foto: Rayo Vallecano/X)

Autogolo salva Barcelona de derrota antes da receção ao FC Porto

Catalães perdem pontos na visita ao Rayo Vallecano, antes de confronto com os dragões para a Liga dos Campeões, na terça-feira; queixaram-se de penálti sobre Raphinha na reta final

O Barcelona empatou este sábado na visita ao Rayo Vallecano (1-1), para a 14.ª jornada de La Liga, graças a um autogolo na reta final, e atrasou-se na perseguição ao líder do campeonato, o Girona, antes de receber o FC Porto, em jogo da 5.ª jornada do grupo H da Liga dos Campeões.

Num jogo em que Xavi fez seis alterações no onze, com destaque para Iñaki Peña na baliza e Frenkie De Jong no meio-campo  – João Félix começou no banco, ao contrário de Cancelo  –, a gestão do treinador saiu cara e só surpreendeu o facto de os anfitriões não terem marcado mais cedo.

Os primeiros avisos surgiram do pé esquerdo de Isi, que aos 3' falhou a baliza e aos 5' fez tremer os blaugrana: Iñaki Peña acusou a pressão de render Ter Stegen e mal conseguiu conter o disparo, só segurando a bola... à terceira. Estaria melhor aos 10', ao negar o golo a Óscar Valentín, que roubou a bola a De Jong e só foi travado pelo guarda-redes.

A passividade do Barcelona foi sobretudo interrompida pela irreverência de Lamine Yamal, insuficiente para conter a pressão do Rayo Vallecano. Pressão que daria frutos aos 39': alívio de Balde após livre, remate intercetado de Óscar Trejo e, na insistência, golaço de Unai López, disparo a largos metros da área. O 2-0 pairou em cima do intervalo, valeu aos catalães Balde, a impedir que Camello desviasse para golo um passe de De Frutos.

O Barcelona veio do intervalo determinado a mudar o rumo dos acontecimentos e quase conseguia no início do reatamento, mas nem Cancelo (47'), nem Ferran Torres (54'), nem Pedri (56') acertaram no alvo.

Bebe, ex- Benfica, foi a jogo pelo Rayo, João Félix, Gundogan e Raphinha saltaram do banco do Barcelona e foi o brasileiro que mais perto esteve da igualdade: rematou ao poste e, na recarga, Lewandowski foi travado pelo guarda-redes Dimitrievski. O empate surgiria mesmo, mas num lance infeliz de Lejeune, autogolo, ao evitar que Lewandowski tentasse o remate.

Ciss ainda tentou colocar o Rayo no comando do marcador novamente, enquanto os catalães procuravam a remontada, que não chegou – o emblema culé ainda se queixou de penálti sobre Raphinha nos instantes finais, mas o VAR assim não entendeu.

(Notícia atualizada)

Recorde abaixo os principais momentos do jogo

Final do jogo.

O Barcelona não foi além de um empate na visita ao Rayo Vallecano (1-1). Esteve a perder desde os 39', quando Unai López abriu o ativo, e chegou à igualdade com um autogolo de Lejeune (82').

90+8' - Elemento do banco do Barcelona, Sergio Alegre, vê cartão vermelho. 

90+4' - Cartão amarelo para Frenkie De Jong, por falta sobre Balliu.

90+3' - Cartão amarelo para João Félix, por protestos.

90+2' - Boa ocasião para o Rayo Vallecano regressar ao comando do marcador: Ciss tenta o golo, mas falha o alvo.

89' - Cartão amarelo a Falcao, por falta sobre Cancelo.

85' - Que maldade de Bebé a João Cancelo! Um túnel, antes de perder oportunidade de seguir em direção à baliza do Barcelona.

82' - Golo do Barcelona, por Lejeune, na própria baliza. Baldé cruza da esquerda para a grande área, onde Lewandowski se preparava para cabecear, mas Lejeune, na tentativa de cortar, antecipa-se e faz autogolo.

80' - Remate de Kike Pérez, desenquadrado.

77' - Substituição no Rayo Vallecano: sai Unai López, marcador do único golo do jogo, entra Ratiu.

76' - Grande ocasião para o Barcelona empatar! Raphinha rematou ao poste esquerdo e Lewandowski, na recarga, viu Dimitrievski impedir o golo.

75' - Dupla substituição no Rayo Vallecano: saem Mumin e Camello, entram Ciss e Falcao.

75' - Dupla substituição no Barcelona: saem Lamine Yamal, entram Raphinha e Fermín.

69' - Cartão amarelo para Unai López, por falta sobre De Jong.

68' - Dupla substituição no Rayo Vallecano: saem De Frutos e Óscar Trejo, entram Bebé e Kike Pérez.

65' - Balde caiu na área do Rayo Vallecano, após lance com Isi, mas o árbitro mandou seguir,

64' - Iñigo Martínez cabeceia por cima, na sequência de um livre.

64' - Cartão amarelo a Pacha Espino por falta sobre Lamine Yamal.

56' - Pedri também tenta o golo de cabeça, após cruzamento da esquerda de Lewandowski, mas a bola sai por cima.

55' - Dupla substituição no Barcelona: saem Ferran Torres e Oriol Romeu, entram João Félix e Gundogan.

54' - Na sequência de um cruzamento de Romeu, Ferran Torres cabeceia para defesa de Dimitrievski.

51' - Cartão amarelo para Romeu, por falta sobre De Frutos.

47' - Boa entrada do Barcelona no segundo tempo, pelo pé esquerdo de João Cancelo: o remate do português passa perto da barra.

Início da segunda parte.

Intervalo

O Rayo Vallecano está a vencer o Barcelona por 1-0, com golo de Unai López (39'), justificando a vantagem no marcador.

45+2' - Grande ocasião para o Rayo Vallecano ampliar a vantagem! Arrancada na esquerda de De Frutos, que chega perto da linha final e cruza para a área catalã: valeu ao Barcelona o corte providencial de Balde, quando Camello já se encontrava em boa posição para encostar para golo.

45+1' - Remate de Cancelo é intercetado.

39' - Golo do Rayo Vallecano, por Unai López. Na sequência de um livre, Balde alivia e após uma primeira tentativa de remate de Óscar Trejo, a bola sobra para Unai López, que num disparo a largos metros da área abre o marcador. O lance está a ser analisado pelo VAR, numa altura em que há críticas do banco do Barcelona, alegadamente por fora de jogo de Camello num primeiro momento (o jogador não interfere na jogada). O golo é válido.

35' - Unai López finta Frenkie De Jong e tenta o remate: o tiro é intercetado por Iñigo.

30' - Cartão amarelo para Pedri, por falta sobre Unai López.

30' - Nova iniciativa de Lamine Yamal termina com um passe para Pedri que é intercetado pelo guarda-redes do Rayo Vallecano.

29' - Lamine Yamal pega na bola, finta três adversários e dispara rasteiro à baliza, mas o remate sai com pouca força, sem dificuldades para Dimitrievski.

Gavi partilhou story no Instagram a ver o jogo

Gavi, que será operado na sequência de uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, não foi esquecido neste encontro: os companheiros envergam camisola com mensagem especial em catalão: estem amb tu, Gavi (estamos contigo, Gavi).

15' - Pedri entra na área e atira de pé direito para defesa fácil de Dimitrievski.

14' - Queda na área do Barcelona, o Rayo Vallecano fica a pedir penálti, mas o árbitro manda seguir – o contacto entre Ferran Torres e Balliu acontece fora da área, lance não passível de intervenção do VAR.

10' - Novo erro da defesa do Barcelona quase compromete: Óscar Valentín rouba a bola a Frenkie De Jong, mas o remate é travado por Iñaki Peña.

8' - Lewandowski desperdiça boa ocasião para marcar: Mumin e o guarda-redes Dimitrievski impedem o polaco de ser feliz.

5' - Novo disparo de Isi faz tremer a defesa catalã: após um mau alívio da defesa culé, o camisola 7 do Rayo rematou para uma defesa incompleta de Iñaki Peña, que só conseguiu segurar à terceira, acusando pressão de substituir Ter Stegen entre os postes.

3' - Isi tenta o remate de fora da área, de pé esquerdo, mas falha a baliza do Barcelona.

Começa o jogo em Vallecas.

O Barcelona defronta este sábado o Rayo Vallecano, de Bebé, para a 14.ª jornada de La Liga, duelo que antecede confronto com o FC Porto, para a fase de grupos da Champions.

Já é conhecido o onze do conjunto de Xavi: Iñaki Peña, João Cancelo, Christensen, Iñigo, Balde; Romeu, Frenkie de Jong, Pedri; Lamine Yamal, Lewandowski e Ferran Torres. 

Além da já esperada ausência de Ter Stegen na baliza, destaque para o regresso do médio neerlandês De Jong à titularidade e ausência de João Félix no onze, começando do banco.

Também já é conhecido o onze dos anfitriões: Dimitrievski; Balliu, Mumin, Lejeune, Pacha Espino; Unai López, Óscar Valentín; Isi Palazón, Trejo, De Frutos; Camello.