Monumento de Arthur Cabral abre caminho à vitória do Benfica frente ao E. Amadora (com resumo)
E. Amadora-Benfica. Foto: D.R.

Monumento de Arthur Cabral abre caminho à vitória do Benfica frente ao E. Amadora (com resumo)

NACIONAL29.01.202420:48

Águias até entraram a perder, mas deram a volta ao resultado em dois minutos antes do intervalo

O Benfica venceu o Estrela da Amadora por 4-1 na 19.ª jornada da Liga, na Reboleira, e sobe à condição para o primeiro lugar da tabela classificativa, enquanto espera para ver o que acontece no jogo entre Sporting e Casa Pia.

A primeira parte contou com um Estrela da Amadora organizado e compacto, a querer disputar o jogo com o Benfica olhos nos olhos. Muita bola no meio-campo, com nenhuma das equipas a conseguir criar verdadeiramente grande perigo, até que, aos 28 minutos, Léo Jabá desmarcou-se pelo flanco esquerdo e pôs a bola no fundo da baliza de Trubin. O Estrela adiantava-se, assim, no marcador.

Seguiram-se minutos de nervos para os adeptos do Benfica. As águias andaram muito perdidas em campo, com muita posse, mas sem grande critério – especialmente no último terço –, com os amadorenses a parecerem sempre mais perigosos quando se aproximavam da baliza contrária. No entanto, aos 44 minutos, momento mágico de Arthur Cabral, que se desmarcou na área contrária, recebeu de peito um passe de Di María e, de costas para a baliza, rematou de bicicleta para um golo candidato a melhor da época. O clube encarnado não se quis ficar por aqui e, já nos descontos da primeira parte, Rafa rematou de fora da área e com potência para pôr o Benfica em vantagem no marcador antes do descanso. Brilhantismo individual a safar a equipa visitante, que esteve muito aquém nos primeiros 45 minutos.

O segundo tempo começou de forma semelhante ao primeiro, com as equipas a tentarem explorar os espaços que o adversário ia deixando, mas foi o Benfica o primeiro a ser feliz. Aos 52 minutos, Arthur Cabral acertou na barra, a bola sobrou para Otamendi e o capitão das águias, de frente para a baliza, não vacilou e balançou as redes para os encarnados pela terceira vez na noite. 

Até ao final do encontro, o Benfica esteve geralmente por cima no jogo em termos de posse de bola e investidas na área contrária, sem que isso se tenha refletido em mudanças no marcador. Não obstante, o Estrela foi sempre tentando levar a bola para a frente, com esperanças de deixar um ponto em casa esta noite, mas o poderio individual dos encarnados revelou-se demasiado para os jogadores de Sérgio Vieira, especialmente depois dos 71 minutos, quando Regis foi para o balneário mais cedo por acumulação de amarelos. Marcos Leonardo, aos 90+3, marcou o terceiro da conta pessoal desde que chegou a solo lusitano, e fechou o marcador. 

Nota ainda para a entrada de Alexander Bah na segunda parte, que está recuperado de lesão e fez os primeiros minutos de águia ao peito desde novembro de 2023.

Com este resultado, o Benfica é líder do campeonato à condição. Por outro lado, o Estrela permanece em 14.º, perigosamente perto dos lugares de descida.

Veja abaixo os principais lances e incidências do jogo!

Termina o encontro!

O Benfica começou com um susto na primeira parte, mérito do trabalho do Estrela, mas sai da Reboleira com os três pontos.

90+3' - É do Marcos Leonardo, menino da vila! O avançado brasileiro a fazer o quarto da noite para as águias, e o terceiro da sua conta pessoal.

Golo do Benfica!

87' - Substituição no Benfica, sai Di María e entra Rollheiser.

Estão 6398 pessoas nas bancadas esta noite!

81' - Última substituição para o Estrela, sai Mansur e entra Shinga.

78' - Aursnes parece estar, por esta altura, a pisar as zonas que João Mário ocupava antes de ser substituído. Alexander Bah ocupa, naturalmente, a lateral direita.

Primeiros minutos para Alexander Bah, que não jogava desde novembro de 2023.

75' - Tripla substituição no Benfica: saem Rafa, Arthur Cabral e João Mário, entram Neres, Marcos Leonaro e João Mário.

74' - O Estrela respira! Remate perigoso dentro da área do Benfica, por parte de Rodrigo Pinho, a forçar Trubin a uma boa defesa.

71' - Regis vê o segundo amarelo após entrada em João Neves e vai mais cedo para o balneário, deixando o Estrela com dez.

70' - Benfica está muito por cima no jogo nos últimos minutos, sem que isso se reflita em mudanças no marcador. Não obstante, o Estrela vai tentando levar a bola para a frente, ainda com esperanças de deixar um ponto para casa esta noite.

66' - Nova substituição para o Estrela, sai Aloísio, entra Rodrigo Pinho.

58' - Substituições no Estrela: saem Ronaldo Tavares , Léo Jabá e Pedro Mendes, entram Kikas, André e Pedro Sá.

56' - Cuidado! Rafa muito perto de marcar, mas a bola sai ao lado. As águias estão com vontade de resolver o jogo já nos primeiros minutos do segundo tempo!

52' - É de Otamendi! A bola ainda bateu na barra numa primeira instância, após remate de Arthur Cabral, mas sobrou para o capitão das águias que, em frente à baliza, não vacilou.

Golo do Benfica!

51' - Aloísio a rematar de longe, a tentor repor a igualdade no marcador.

48' - Perigoso! Contra-ataque rápido do Estrela, que esteve muito perto de marcar. 

Começa a segunda parte!

Rola a bola.

Sai Kokçu antes do início da segunda parte, entra Florentino

Final da primeira parte!

Benfica esteve várias vezes por baixo do jogo, mas, com dois golos de rajada perto do intervalo, pôs-se em vantagem no resultado e vai para o balneário mais tranquilo.

45+1' - É de Rafa! Remate potente do atacante português, após assistência de Arthur Cabral, e o Benfica, de rajada, a pôr-se à frente do marcador antes do intervalo. Temos jogo!

Golo do Benfica!

44' - MAS O QUE É ISTO? QUE GOLAÇO DE ARTHUR CABRAL! O avançado brasileiro desmarcou-se, recebeu de peito um passe de belo efeito de Di María e, de bicicleta, fez um golo para ver e rever! Igualdade na Reboleira!

Golo do Benfica!

40' - Cuida-te Benfica! Regis esteve muito perto de aumentar a vantagem para o Estrela da Amadora, que é neste momento a equipa mais perigosa em campo.

38' - Tentativa dentro da área de Arthur Cabral, mas Brígido atento.

31' - Benfica está, por esta altura, muito perdido em campo, sem conseguir criar lances de perigo, e raramente chegando à área adversária. Mérito do Estrela, que está a jogar de forma organizada e compacta, com alma e, por esta altura, a acumular mais oportunidades na área do adversário.

31' - Susto para as águias! Golo anulado a Léo Jabá.

A claque do Benfica canta o nome de Miki Fehér no minuto 29, o número que o jogador usava às costas no clube encarnado.

28' - É golo de Léo Jabá! O extremo entrou pelo flanco esquerdo, rematou e bateu Trubin. Vantagem para a equipa da casa!

Golo do Estrela!

21' - Ronaldo a tentar supreender Trubin, mas o ucraniano agarrou a bola de forma fácil. Regis pedia a bola no outro flanco.

17' - Dois cantos seguidos para o Estrela, que tenta lidar com o poderio superior do Benfica como pode. No entanto, as águias estão, aos poucos, a começar a controlar o jogo.

Claque do Benfica canta de forma ensurdecedora! Grande apoio à equipa visitante.

11' - Muito perigo na segunda tentativa! Grande defesa de Brígido, a travar remate de Kokçu.

11' - Di María bateu um livre de forma rápida, mas o árbitro mandou repetir. Jogadores do Estrela não gostaram.

8' - Bola muito disputada no meio-campo. O Estrela a mostar, nestes primeiros minutos, que quer disputar o jogo olhos nos olhos com as águias.

5' - Lance perigoso para o Estrela, no seguimento de uma entrada forte de João Neves sobre o adversário.

4' - Benfica com entrada acutilante, já a criar perigo na área adversária. Águias ficaram a lamentar uma carga na área, que o árbitro entendeu como canto.

Começa o jogo!

Rola a bola no relvado do Estádio José Gomes.

Grande ambiente nas bancadas. Está prestes a começar!

Quinze minutos para o início da partida. O relvado na Reboleira, em muito bom estado e com um verde brilhante, prepara-se para receber mais um grande espetáculo de futebol. 

Está uma noite fria na Reboleira, mas nem por isso os adeptos deixaram de aparecer no Estádio José Gomes para apoiar ambas as equipas. O recinto tem capacidade para cerca de 9300 espetadores, e o número de pessoas presentes nas bancadas não andará muito longe disso!

Benfica também já aquece!

Equipa do Estrela já aquece!

Petar Musa, fortemente associado a uma transferência para o Dallas, não está no banco para a partida de hoje.

Suplentes do E. Amadora: Wagner, André, Gustavo Henrique, Rodrigo Pinho, Pedro Sá, Nkanyiso Shinga, Bucca, Kikas, Tiago Gabriel.

Onze do E. Amadora: Bruno Brígido; Omorwa, Pedro Mendes, Mansur; Jean Felipe, Leonardo, Aloísio Souza, João Reis; Regis, Ronaldo, Leo Jabá.

Treinador do E. Amadora: Sérgio Vieira.

Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Álvaro Carreras, Bah, Neres, Rollheiser, Marcos Leonardo, Tomás Araújo, Tiago Gouveia, Florentino.

Onze do Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi, Morato; João Neves, Kokçu; Di María, Rafa, João Mário; Arthur Cabral.

Treinador do Benfica: Roger Schmidt.

Já há onze do Benfica!

Bah e Aursnes já vão pisando o relvado... será que o lateral dinamarquês vai ter direito a minutos hoje, cerca de três meses depois de ter jogado a última vez?

Agora foi a vez dos adeptos do Benfica receberem a equipa!

Adeptos do Estrela efusivos a receberem a equipa!

Benfica vai dando o mote ao jogo nas redes sociais!

Boa tarde! Acompanhe connosco, minuto a minuto, todas as incidências do jogo que opõe Estrela da Amadora a Benfica, em jogo a contar para a 19.ª jornada da Liga Portugal. A partida começa às 18.45 horas no Estádio José Gomes.

Após terem perdido a oportunidade de conquistar o segundo título da época (águias foram eliminadas pelo Estoril nas meias-finais da Taça da Liga), Benfica espera poder responder em campo já esta tarde, ao defrontar o Estrela pela 39.ª vez. A última vez que o clube encarnado perdeu na Reboleira foi em fevereiro de 2000; na altura, Jorge Jesus estava no banco adversário.

Por outro lado, o Estrela da Amadora espera conseguir pontuar frente aos campeões nacionais, de forma a fugir aos lugares de descida. Os tricolores encontram-se em 14.º lugar, com 18 pontos, apenas mais quatro que o Rio Ave, 16.º classificado.

Hélder Malheiro é o escolhido para apitar o encontro, e vai ter como árbitros assistentes Hugo Ribeiro e Gonçalo Vaz Freire. Gonçalo Neves é o quatro árbitro; Luís Ferreira e Nuno Manso com funções de VAR/AVAR completam a equipa de arbitragem.

Para mais informações sobre o jogo e as duas equipas, confira a antevisão abaixo:

E. Amadora - Benfica: Vizinhos em momentos diferentes

29 janeiro 2024, 08:00

E. Amadora - Benfica: Vizinhos em momentos diferentes

Águias continuam no encalço do líder Sporting, e querem continuar na melhor série de resultados da época; tricolores estão em 14.º e precisam de pontos para fugir aos lugares de descida