Mercado: Gaspar (Estrela) com abordagens de FC Porto e estrangeiro
Kialonda Gaspar, alinhado no relvado a instantes de um jogo do Estrela da Amadora pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.

Mercado: Gaspar (Estrela) com abordagens de FC Porto e estrangeiro

NACIONAL16.01.202412:29

Central, que se encontra ao serviço de Angola na Taça das Nações Africanas, gera forte cobiça no mercado; dragões, Lille, CSKA Moscovo e Baltika Kaliningrad são várias das possibilidades para o jogador

A reabertura do mercado segue também intensa no que respeita ao Estrela da Amadora, que já apresentou duas novidades – o avançado Rodrigo Pinho e o médio Leonel Bucca – e nos próximos dias poderá registar também uma saída, acompanhada por um importante encaixe financeiro, através da transferência de Kialonda Gaspar. Um ativo que, desportivamente, importaria aos tricolores preservar, mas que poderá deixar o clube amadorense até ao final do mês por força da forte cobiça que protagoniza.

A primeira metade da época de estreia de Gaspar na primeira Liga portuguesa não deixa dúvidas a vários conjuntos, que pretenderão fechar a sua contratação já neste mercado, e a sua presença na Taça das Nações Africanas ainda contribuiu para aumentar a sua cotação. De resto, como se esperava, o central de 26 anos foi titular, com 90 minutos de utilização, na partida de estreia de Angola na competição africana de seleções, contribuindo ativamente para o empate frente à Argélia (1-1) na partida de estreia.

As sondagens têm-se acumulado, sabendo A BOLA que, em Portugal, o FC Porto segue atentamente a evolução do jogador e já abordou o Estrela para se informar sobre as condições exigidas pelo Estrela para um possível negócio. No entanto, é fora do país que Gaspar gera maior movimentação, mais concretamente a partir de França, onde o Lille o observou com atenção e o mantém bem referenciado, e em especial na Rússia, onde tem mais do que um clube interessado nos seus serviços.

Ao Estrela já chegou uma abordagem do CSKA de Moscovo, antigo vencedor da Taça UEFA que realiza atualmente uma época abaixo das expectativas, ocupando a oitava posição da tabela, procurando reforçar o seu plantel para a segunda metade da temporada, e ainda uma proposta formal do Baltika Kaliningrad, emblema que, à imagem do próprio Estrela em Portugal, alcançou no final da última época o regresso ao primeiro escalão do seu país, ocupando presentemente o penúltimo o posto.

Estes dois clubes rivalizam pela contratação de Kialonda Gaspar, mas não estarão sozinhos na corrida, pelo que o central internacional angolano poderá protagonizar um leilão russo pela sua contratação, no qual se poderão intrometer emblemas de outros países, atentos ao desenvolvimento do jogador, que na presente época contabiliza um total de 17 aparições pelo Estrela, divididos entre Liga (14 jogos), Taça de Portugal (dois jogos) e um jogo na Taça da Liga, referente à 1.ª eliminatória da competição.