FC Porto voltou ao Olival: saiba tudo sobre o primeiro dia
Os poucos dias de férias dos jogadores do FC Porto serviram para recarregar baterias para o Mundial de Clubes. As portas do Olival abriram-se esta terça-feira à tarde para Martín Anselmi dar o pontapé de saída na preparação da prova nos Estados Unidos. Como se esperava, o treinador argentino teve o grupo completo. Foram convocados 10 futebolistas da formação, embora neste primeiro dia apenas nove tenham estado no centro de treinos dos azuis e brancos em Vila Nova de Gaia. Estas promessas foram integradas para serem observadas. Será feita uma triagem destes elementos para, possivelmente, levar alguns ao Mundial de Clubes.
Work 🔛💪
— FC Porto (@FCPorto) May 27, 2025
🔜 #FIFACWC pic.twitter.com/qKyoOUCPar
Gabriel Brás, Luís Gomes, Dinis Rodrigues, Kaio Henrique, Domingos Andrade, André Oliveira, Gil Martins, Tiago Andrade e Brayan Caicedo, da equipa B, treinaram às ordens de Martín Anselmi. Devidamente autorizado, João Teixeira esteve ausente e vai juntar-se ao restante grupo na manhã desta quarta-feira.
🔛🎯 @DiogoMCosta99 ⚽️😎 pic.twitter.com/NbIoZSkV6a
— FC Porto (@FCPorto) May 27, 2025
Vasco Sousa sem limitações
O FC Porto deu Vasco Sousa como completamente recuperado, o que significa que o médio já trabalha com o grupo sem necessidade de vigilância médica. Há cerca de três semanas, Vasco Sousa passou a trabalhar condicionado, mas com a perspetiva de iniciar este primeiro ciclo preparatório já sem amarras clínicas. E assim aconteceu. De recordar que o médio esteve três meses a recuperar de uma intervenção cirúrgica de redução de uma fratura no perónio da perna direita. A grave lesão ocorreu frente ao Farense, na 22.ª jornada da Liga, num jogo que terminou com vitória do FC Porto por 0-1, na sequência de uma entrada de Zé Carlos, que foi expulso. Marko Grujic, em tratamento, continua a ser o único nome no boletim clínico.
Em breve, os internacionais irão juntar-se às respetivas seleções. Diogo Costa e Mora (Portugal), Samu (Espanha) e Stephen Eustáquio (Canadá) compõem esse grupo. Marc Brys, selecionador dos Camarões, também alinhou Danny Namaso para os jogos particulares frente ao Uganda (6 de junho) e à Guiné Equatorial (9 de junho) em Marraquexe, Marrocos, mas a chamada do atacante foi feita fora de horas, pelo que permaneceu no Porto. No caso de Eustáquio, o médio vai jogar na edição inaugural do Canadian Shield Tournament. Os norte-americanos vão receber a Ucrânia (7 de junho, 20h00) e a Costa do Marfim (11 de junho, 01h30) no BMO Field, em Toronto. Após concluir a sua participação na seleção, seguirá direto para o estágio da equipa nos Estados Unidos.
Nesta edição do Mundial de Clube, que reúne 32 equipas, o FC Porto vai medir forças com o Palmeiras de Abel Ferreira, em Nova Jérsia (15 de junho, 23h00), Inter Miami de Messi em Atlanta (19 de junho, 20h00) e os egípcios do Al Ahly, novamente no MetLife Stadium (24 de junho, 02h00). Se passarem a fase de grupos, os azuis e brancos vão jogar os oitavos de final no dia 28 de junho, estando a final marcada para 13 de julho, MetLife Stadium.