Samu na seleção de Espanha a preparar a dupla jornada da Liga das Nações, contra os Países Baixos
Samu na seleção de Espanha a preparar a dupla jornada da Liga das Nações, contra os Países Baixos

FC Porto: gestão de Samu suscita contactos ao mais alto nível

NACIONAL19.03.202508:20

Salvaguardar estado físico do ponta de lança é prioridade, com os responsáveis da Federação Espanhola a colaborar estreitamente com o FC Porto

O departamento médico e as equipas de terapeutas do FC Porto têm mantido um contacto constante com os homólogos da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) para trocar informações sobre o estado físico de Samu, convocado para os quartos de final da Liga das Nações, numa dupla jornada contra os Países Baixos.  

O ponta de lança, que se estreou pela seleção principal de Espanha em novembro passado frente à Suíça, jogando 45 minutos, é considerado um dos casos mais sensíveis entre os convocados pelo selecionador Luis de La Fuente, devido ao volume de jogos, treinos e viagens a que tem estado submetido.  

Samu, que ajudou a Espanha a conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris, disputou 43 partidas desde o primeiro jogo olímpico, a 24 de julho do ano passado, contra o Uzbequistão. Após os Jogos Olímpicos, integrou o plantel do FC Porto, fazendo a sua estreia a 31 de agosto, num clássico frente ao Sporting.  

Desde então, tem acumulado muita competição entre clube, a seleção sub-21 e a seleção principal, totalizando já mais de 3 mil minutos nesta temporada. A monitorização do seu estado físico é uma prioridade diária, com os responsáveis da Federação Espanhola a colaborar estreitamente com o FC Porto para garantir que as cargas de treino e competição são adequadamente geridas.  

Ainda há o Mundial de Clubes

Caso seja utilizado nos dois jogos da Liga das Nações, Samu atingirá 45 partidas na temporada 2024/2025, sendo que, no limite, poderá chegar a maio com 53 jogos disputados, antes de participar no Mundial de Clubes, que decorrerá nos Estados Unidos da América entre 14 de junho e 13 de julho. 

Os remates não contam, mas dão uma ajuda... (crónica)

15 março 2025, 19:56

Os remates não contam, mas dão uma ajuda... (crónica)

Regresso dos criativos garante a primeira vitória de Martín Anselmi no Estádio do Dragão e a melhor exibição da era do treinador argentino. Samu não pode queixar-se de falta de oportunidades desta vez...

Em alguns encontros desta época, como no play-off da Liga Europa frente à Roma, foi visível o recurso a fitas de cinesiologia, método terapêutico destinado a reduzir dores e inflamações, bem como para garantir suporte muscular, mantendo o futebolista em competição.   

Com 20 golos e três assistências, Samu é o jogador mais influente do FC Porto em matéria de finalização, não obstante 2025 não lhe ter trazido a mesma inspiração que conheceu no arranque da temporada: nos últimos 13 desafios, marcou apenas ao Arouca e à Roma. 

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer