FC Porto-Arouca: a análise aos jogadores dos dragões
FC Porto: Pepê, Evanilson e Taremi

FC Porto-Arouca: a análise aos jogadores dos dragões

NACIONAL03.09.202323:31

Evanilson minimiza danos de um dragão sem ideias. Ponta de lança entrou e criou uma situação de golo e fez o empate; Gonçalo Borges fez nova assistência para golo; Estreias de Alan Varela e de Iván Jaime, com o espanhol a prometer...

A FIGURA - EVANILSON (nota 7) Depois de uma longa ausência dos relvados devido a uma arreliadora lesão muscular, o brasileiro voltou a competir e entrou decisivo a inverter o rumo dos acontecimentos. Muito móvel na frente de ataque, deixou Wendell na cara do guarda-redes do Arouca, mas o compatriota não foi lesta a fazer a emenda para golo. Depois, num último assomo à baliza contrário, ajudou o FC Porto a minimizar dano e a conseguir um ponto preciso no longo período de compensação do jogo do Dragão. Entrou muita vontade de mostrar serviço a Sérgio Conceição, conferindo outras valências ao ataque portista, que voltou a ser bastante macio, mormente por parte de Taremi.

5 DIOGO COSTA - Tirando as rápidas transições do Arouca, não teve uma noite de muito trabalho. No golo de Cristo González, não conseguiu suster a bomba do espanhol. De resto, procurou sempre lançar rapidamente os companheiros para o ataque com o seu bom jogo de pés.

6 JOÃO MÁRIO - Boas iniciativas atacantes, procurando furar a muralha defensiva arouquense, mas muitas vezes o seu esforço acabou por ser inglório, pois os cruzamentos não eram devidamente aproveitados pelos companheiros. Saiu por mera opção tática...

4 FÁBIO CARDOSO - Sempre que a bola lhe chega aos pés parece que queima. O central procura despachá-la com rapidez e, quando se sente pressionado, comete alguns erros nos passes para zonas perigosas.

6 MARCANO - Atravessa um bom momento de forma e procurou ao máximo estar atento aos avançados do Arouca, que são rápidos e têm muita técnica. Nos lances de ataque voltou a aventurar-se na frente na procura de novo golo.

6 WENDELL - Voltou ao onze, depois de uma exibição sofrível de Zaidu em Vila do Conde. O esquerdino esteve em plano de evidência, muito ativo pela ala, mas também percorrendo terrenos interiores. Fez vários cruzamentos perigosos para a área.

5 PEPÊ - Não está a ter um começo de época famoso, com exibições algo intermitentes. Parece que prefere jogar na ala esquerda e mesmo como lateral-direito também não tem sido muito acutilante. Está muito aquém do que já demonstrou na temporada passada-

5 NICO GONZÁLEZ - Teve uma primeira parte de grande lucidez, pensa o jogo claramente mais rápido do que os companheiros e isso por vezes pode ser um problema. Ganhou alguns duelos individuais, mas foi perdendo algum fulgor na segunda parte.

4 EUSTAQUIO - Apesar de não ter convencido na partida de Vila do Conde, voltou a merecer a confiança de Conceição. Mas foi sol de pouca dura: saiu ao intervalo, depois de 45 minutos penosos, sem qualquer clarividência na zona intermediária da equipa.

4 GALENO - Sempre em ritmo acelerado, procurando aparecer sozinho em zonas de finalização. Penalizado claramente na nota falhanço da grande penalidade, que poderia ter lançado a equipa para a reviravolta

6 TONI MARTÍNEZ - Foi preterido na segunda parte, mas mostrou muito serviço enquanto esteve em campo. Lutador, enviou uma bola à trave e por mais duas vezes esteve na iminência de marcar um golo.

4 TAREMI - Enorme crise de confiança do avançado iraniano, que parece não ter o corpo presente em campo. Sempre muito atabalhoado e sem qualquer ideia... Fica a sensação de que o ponta de lança precisa de um tempo para recuperar energias e motivação. Não é o mesmo que venceu a Bola de Prata em 2022/2023.

5 ALAN VARELA - Estreia num jogo de elevado grau de dificuldade, ainda à procura de conhecer as dinâmicas da equipa. Vê-se que tem uma enorme qualidade de passe e visão de jogo, sempre de cabeça levantada.

6 GONÇALO BORGES - O jovem formado no Olival voltou uma vez mais a ser determinante, ao conseguir fazer mais uma assistência para golo, desta vez para Evanilson. Veloz pelos flancos, começa a justificar mais tempo de jogo no FC Porto. Apesar de muitas vezes abusar das fintas, continua a ser um elemento a ter em conta e capaz de desequilibrar num ápice...

5 FRAN NAVARRO - Abriu a frente de ataque, obrigando Taremi a encostar mais ao lado esquerdo. Lutou entre os centrais contrários e esteve no lance que deu o 1-1. Precisa de tempo para conquistar o seu espaço no ataque azul e branco.

7 IVÁN JAIME - Estreia do criativo ex-Famalicão deixou água na boca aos adeptos do FC Porto. Bem na marcação das bolas paradas, foi dos seus pés que nasceu a jogada do empate de Evanilson. Pode acrescentar muita magia ao futebol dos dragões.

Destaques