Eslovénia-Portugal: Última oportunidade para os jogadores se mostrarem
Onze titular frente à Suécia. Foto: IMAGO/AFLOSPORT

ANTEVISÃO Eslovénia-Portugal: Última oportunidade para os jogadores se mostrarem

NACIONAL26.03.202408:54

Teste final para a equipa das quinas antes da convocatória para o Euro

A seleção portuguesa realiza esta terça-feira, frente à Eslovénia, o último jogo de preparação antes de definida a convocatória final. O encontro realiza-se no Estádio Stozice em Ljubliana, capital da Eslovénia, e tem início marcado para as 19.45 horas de Lisboa.

A equipa das quinas ainda disputará três particulares antes de arrancar para a Alemanha em junho, onde vai decorrer o Euro 2024, mas já o fará com o grupo final escolhido por Roberto Martínez, pelo que o jogo de hoje deverá provar-se decisivo para as escolhas do treinador espanhol.

Cristiano Ronaldo assina uma camisola antes de a Seleção viajar para a Eslovénia. Foto: Miguel Nunes/ASF

Portugal

Roberto Martínez realizou uma convocatória alargada, chamando 32 jogadores, e optando por deixar oito jogadores de fora no primeiro jogo – Diogo Dalot, Danilo, João Cancelo, Rúben Neves, Vitinha, Otávio, João Félix e Cristiano Ronaldo. Após a goleada aplicada à Suécia no último jogo (5-2), o selecionador fez regressar o grupo dispensado, dando autorização a outros oito para abandonar o estágio (Bernardo Silva, Rúben Dias, João Palhinha, Nélson Semedo, Toti Gomes, Rafael Leão, Bruno Fernandes e Gonçalo Ramos).

Matheus Nunes, com um problema no pé, é baixa confirmada para a seleção, que viajou com 22 jogadores para Eslovénia. Nuno Mendes também não treinou no relvado na manhã de segunda-feira, mas a sua dispensa foi descartada. Noutra nota, Diogo Costa está recuperado e deverá ser a opção escolhida para a baliza.

De resto, a Seleção vai pisar o relvado com um apuramento histórico às costas, onde logrou 10 vitórias em 10 jogos, marcando 36 golos e sofrendo apenas dois, num único jogo. Com Roberto Martínez ao leme, a equipa ainda não conheceu o sabor da derrota, mas nem por isso poderá perder o foco frente ao 55.º classificado do ranking FIFA.

Onze provável: Diogo Costa; Diogo Dalot, António Silva, Gonçalo Inácio, João Cancelo; Rúben Neves, João Neves, Vitinha; Otávio, Cristiano Ronaldo, João Félix.

A figura: Cristiano Ronaldo. Nome incontornável quando se fala da Seleção de Portugal, o capitão vai tentar fazer o que melhor faz: marcar golos. Pela frente terá Jan Oblak, uma das suas vítimas favoritas, podendo aumentar o seu registo frente ao guarda-redes esloveno (11 golos no total).

O que disse Roberto Martínez, treinador de Portugal: «Antes da lista final tudo pode acontecer. Este é o último jogo antes da lista, bom para nós, para apanhar mais informação individual e depois trabalhar conceitos. Mostrar algo do que já fizemos contra a Suécia, e trabalhar aspetos para preparar a equipa para o Europeu. É um jogo importante para nós e para a lista final. Ter 23 ou 25 faz diferença. Mas agora o foco é: o trabalho muito bom no treino e amanha boa oportunidade para mostrar isso.»

Eslovénia

Após se qualificar pela primeira vez para um Euro desde 2000, a Eslovénia ambiciona dar continuidade aos bons resultados, e terá uma grande ocasião para o fazer frente à equipa lusitana. Qualificada em segundo lugar do Grupo H, com 22 pontos (os mesmos que Dinamarca, primeira classificada), com 7 vitórias, um empate e duas derrotas em 10 jogos, a seleção comandada por Matjaz Kek conta com várias caras conhecidas do futebol português.

Jan Oblak, antigo guardião do Benfica, (passou ainda por Rio Ave, Leiria, Olhanense e Beira-Mar) é dono e senhor da baliza, com Andraz Sporar, outrora avançado do Sporting e do SC Braga, a ser um dos habituais titulares na frente de ataque. O guarda-redes Igor Vekic já representou o Paços de Ferreira, ao passo que o outro guardião suplente, Vid Belec, esteve no Olhanense. Por fim, David Zec, defesa de 24 anos, fez parte da formação nas águias.

Onze provável: Oblak; Balkovec, Bijol, Drkusic, Stojanovic; Mlakar, Kurtic, Cerin, Horvat; Sesko, Sporar.

A figura: Bejamin Sesko. Os eslovenos empataram 2-2 contra Malta na última partida que realizaram, com Benjamin Sesko em destaque. O avançado de 20 anos, atualmente ao serviço do RB Leipzig, é uma das maiores promessas mundiais, e as hipóteses da Eslovénia ferir a equipa das quinas passarão pelos seus pés.

O que disse Matjaz Kek, treinador da Eslovénia: «Portugal é um dos favoritos para o Europeu Temos de aproveitar os momentos em que temos bola para rapidamente tentar surpreender e temos, claro, de defender muito bem e com muita concentração. Temos de mostrar que não vamos à Alemanha apenas como turistas. É isso que queremos demonstrar frente a Portugal.»