Siga o Suíça vs Bósnia e Herzegovina em direto
Ponto final no encontro. Quem diria! Um jogo outrora enfadonho virou do avesso nos últimos 20 minutos e acabou em goleada. Valeu o acerto de Murat Yakin ao mexer na Suíça, lançando Johan Manzambi e Ruben Vargas. O primeiro bisou, desenhou o 2-0 e o segundo também marcou e assistiu. Xhaka, em cima do apito final, fez o 4-1 de penálti.
A Bósnia e Herzegovina fica com a vida mais complicada, mas vai defrontar o Qatar na terceira ronda, pelo que tem legítimas aspirações de seguir em frente, nem que seja como terceira classificada.
Nota para João Pinheiro, que teve mais trabalho quando o encontro agitou: expulsou Muharemovice e apontou para a marca dos 11 metros, numa decisão ratificada pelo VAR.
Penálti para a Suíça! Isto ainda não acabou...
O quarto árbitro mostra 6 minuto(s) de descontos
G O O O O L O O O O - Ruben Vargas marca, com assistência de Breel Embolo! Está resolvido em Los Angeles! O avançado toca para o extremo, que, à esquerda, remata colocado para o segundo golo da partida. Manzambi esteve na jogada, deixando para Embolo endossar para Vargas.
Na conversão do livre, Vasilj sacode um disparo forte de Ruben Vargas.
A entrada de Manzambi teve o condão de agitar a partida a favor da Suíça. O jovem médio é um talento daqueles...
G O O O L O O O - Johan Manzambi acerta no alvo! Que golaço do médio, acabado de entrar na seleção helvética. Após lance de insistência, o jogador do Friburgo dispara de primeira, em vólei, para o 1-0. Vasilj ainda toca na bola, mas é impotente para impedir o tento.
Cuidado com a Bósnia! Dedic atira do meio da rua para defesa apertada de Kobel. Antes, já Akanji tinha feito um corte providencial no coração da área.
O metro quadrado está caro no relvado de Los Angeles... A Bósnia vai tentando entrar no último terço, mas a Suíça está a baixar linhas.
Livre assinalado a favor da Bósnia, que pode levar perigo à baliza de Kobel.
Que defesa! Vasilj impede o 1-0 para a Suíça! Canto batido e Embolo e Katic, a meias, a desviarem para a baliza. O guardião bósnio defende e mantém-se o nulo.
O lateral do Benfica vê cartão após travar Ndoye em falta. É o primeiro cartão amarelo exibido por João Pinheiro.
E mesmo que tivesse entrado... era fora de jogo.
QUE MOMENTO! Dan Ndoye, de bicicleta, quase marcava o golo do Mundial! Cruzamento de Xhaka para um remate espetacular do extremo, que vê Vasilj defender para canto.
Freuler levanta para a grande área da Bósnia, Aebischer desvia de cabeça... ao lado.
Dan Ndoye vai para cima de Dedic, ganha espaço e atira rasteiro para defesa de Vasilj.
Os dois treinadores não efetuaram qualquer alteração ao intervalo.
Muharemovic salva a Bósnia! O cruzamento de Ricardo Rodríguez só não encontra Embolo porque o central do Sassuolo surge no sítio certo a cortar, de cabeça.
O quarto árbitro mostra 3 minuto(s) de descontos
Que hesitação, Kolasinac! Solto de marcação, no interior da grande área da Suíça, optou por tentar o passe ao invés de disparar. Chance desperdiçada pela Bósnia. Jogada construída por Alajbegovic e Demirovic.
Aebischer faz um passe disparatado e deixa a Suíça em apuros. Valeu Freuler a ir à relva para cortar o remate de Dzeko, à entrada da área.
Xhaka tenta o passe para a grande área, mas a bola bate em... João Pinheiro.
Amar Memic remate de meia-distância para Kobel amarrar.
Aebischer bate, Katic corta. O central bósnio manda pelo ar.
Pontapé de canto para os helvéticos.
Atenção à Bósnia! Dzeko, com classe, pára e cruza na área, mas Tahirovic não consegue acertar na bola no momento do remate.
A Bósnia tenta uma tímida aproximação à área da Suíça. Memic tenta o cruzamento, mas sai muito frouxo.
Recomeça o encontro.
João Pinheiro dá sinal para a pausa de hidratação. Três minutos de paragem.
Freuler ameaça o golo! Remate de longe do médio suíço, que sai ligeiramente ao lado. Os helvéticos continuam a apertar...
O próprio Ndoye tenta o disparo, mas sai à figura de Vasilj, que segura sem dificuldade.
Novamente a Suíça a desequilibrar pela esquerda. Ndoye entra na área e tenta o cruzamento, mas surge Katic a cortar.
Que disparate da Bósnia. Após perda de bola da Suíça, Memic arranca pela direita com espaço, mas, na hora de cruzar, tira mal a medida e atira a bola para fora.
Outra vez a Suíça! Xhaka solicita Embolo, que cruza rasteiro para Ndoye falhar o desvio. Esteve à vista o primeiro golo.
Ui! Ndoye dá o primeiro sinal de verdadeiro perigo. Xhaka descobre o extremo na área e este atira cruzado, à malha lateral.
Granit Xhaka ensaia a meia-distância, mas a bola bate em Katic e sai... para canto.
A defesa da Bósnia resolve sem problemas de maior.
Novo canto...
Canto para a Suíça, após corte deficiente de Muharemovic.
A Suíça apresenta uma novidade tática em relação ao empate com o Qatar: posiciona-se em 4x4x2, para encaixar no modelo da Bósnia.
A Suíça procura responder com um passe de Xhaka para a grande área, mas Vasilj controla a profundidade e agarra.
Do canto nada resulta, mas a Bósnia persiste.
Livre cobrado pela Bósnia e corte de Widmer, para canto!
João Pinheiro entra já em ação, a chamar Aebischer à atenção após entrada dura sobre um adversário.
Tudo a postos para o arranque do encontro. Só falta o apito de João Pinheiro.
As equipas já estão perfiladas no centro do relvado e ouvem-se os hinos!
Desde 2014 que o futebol português não tinha um árbitro num Campeonato do Mundo. O último foi Pedro Proença, atual presidente da FPF, que, esta quinta-feira, deixou uma mensagem a João Pinheiro.
«12 anos depois, Portugal volta a ter uma equipa de arbitragem num Mundial. Para Portugal, e para a arbitragem portuguesa, o jogo de hoje é ainda mais especial. João Pinheiro, Bruno Jesus e Luciano Maia são representantes de todo um setor e de um País. Boa sorte para o jogo desta noite e que desfrutem de uma experiência única! Que seja o primeiro de muitos. Estaremos todos a torcer por vocês. Parabéns a todos!», escreveu Proença, nas redes sociais.
Nota para a titularidade de Amar Dedic na lateral-direita da Bósnia. O lateral do Benfica volta a ser aposta de Barbarez.
Suplentes da Bósnia e Herzegovina: Jurkas e Zlomislic; Basic, Bazdar, Bajraktarevic, Burnic, Gigovic, Hadziahmetovic, Hadzikadunic, Jovo Lukic, Mahmic, Malic, Mujakic, Radeljic e Tabakovic.
O lateral Miro Muheim está a contas com um problema muscular e não está, sequer, no banco suíço.
Suplentes da Suíça: Mvogo e Keller; Amenda, Comert, Luca Jaquez, Fassnacht, Jashari, Manzambi, Djibril Sow, Zakaria, Ruben Vargas, Amdouni, Cedric Itten e Okafor.
De referir que os dois selecionadores mexem nos onzes em relação à ronda inaugural.
Murat Yakin troca Zakaria e Ruben Vargas por Widmer, lateral-direito de raiz, e Fabian Rieder.
Já Sergej Barbarez lança o experiente Edin Dzeko no ataque, por troca com Jovo Lukic.
Onze da Bósnia e Herzegovina: Vasilj; Dedic, Katic, Muharemovic e Kolasinac; Alajbegovic, Tahirovic, Sunjic e Memic; Demirovic e Edin Dzeko.
Onze da Suíça: Kobel; Widmer, Akanji, Elvedi e Ricardo Rodríguez; Granit Xhaka, Remo Freuler e Aebischer; Dan Ndoye, Embolo e Fabian Rieder.
Já são conhecidos os onzes!
A Bósnia, por sua vez, foi eficaz frente ao Canadá. Apesar do maior domínio dos canucks, Jovo Lukic adiantou a seleção balcânica. Cyle Larin, já no segundo tempo, restabeleceu a igualdade.
Recorde-se que, na 1.ª jornada, o avançado Breel Embolo marcou o golo da Suíça, na conversão de uma grande penalidade. Contudo, na reta final da partida, um autogolo de Miro Muheim fixou o resultado final.
A partida desta noite, que terá como palco o SoFi Stadium, em Los Angeles, marcará também a estreia do árbitro português João Pinheiro no Mundial 2026.
O juiz da AF Braga, de 38 anos, vai ser auxiliado pelos compatriotas Bruno Jesus e Luciano Maia. O quarto árbitro será Yusuke Araki, com Jun Mihara (ambos japoneses) como árbitro suplente.
No VAR, estará o neerlandês Dennis Higler.
Na primeira ronda, a Suíça deixou escapar a vitória ao cair do pano com um surpreendente empate (1-1) frente ao Qatar.
A Bósnia registou o mesmo resultado diante do anfitrião Canadá. Como tal, nas contas do Grupo B está tudo empatado.
Boa tarde, caro leitor! O Mundial segue a todo o vapor e A BOLA continua a acompanhar tudo a par e passo. No dia em que arranca a 2.ª jornada da fase de grupos, Suíça e Bósnia Herzegovina defrontam-se no Grupo B, em busca da primeira vitória na prova. Acompanhe tudo AO MINUTO no site de A BOLA!
