Siga o Sporting vs Rio Ave em direto
Final da partida e uma vitória incontestável para o Sporting numa partida praticamente de sentido único na qual marcou três golos e consumou, com facilidade, o triunfo no pontapé de saída da Liga 24/25.
Não perca, em seguida, a crónica ao jogo, os destaques da partida e também as declarações dos intervenientes!
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
90+2': Quase havia tempo para o Sporting reagir ao golo sofrido e chegar ao quarto golo, mas o remate de Trincão, de tão colocado que foi, embateu no poste direito e afastou-se da baliza vila-condense.
Clayton, ex-Casa Pia e contratado este verão ao Vasco da Gama, aproveitou bem o espaço de que dispôs e também alguma apatia da defesa sportinguista, que parecia já estar a pensar na saída para os balneários, com uma vitória no bolso, para colocar o Rio Ave no resultado.
A segunda parte vai-se prolongar por mais 3 minuto(s).
Assistência: 38.513 espectadores.
No canto correspondente, Gonçalo Inácio conseguiu o desvio, mas não o conseguiu direcionar para a baliza contrária.
73': Gyokeres, que instantes antes contou com o apoio de todo o estádio para contestar um agarrão sofrido que a equipa de arbitragem não considerou faltosa, quase chegava ao bis numa das suas características arrancadas. Jhonatan voltou a mostrar-se pelos ajustes e negou os intentos ao nórdico.
O jogo é interrompido por um breve momento, pois a bola foi tocada pelo árbitro.
67': O Sporting tem o jogo resolvido, mas dá mostras de não querer abrandar. No trio ofensivo, falta marcar Francisco Trincão, que esteve perto de o fazer com um potente remate cruzado ao qual se opôs Jhonatan com boa estirada!
Marca Gyokeres e o seu instinto goleador continua intacto! Jhonatan tentou um primeiro milagre, defendendo um remate em zona frontal que até tinha sofrido desvio, mas o sueco, bem colocado como se exige a um matador, surgiu para a recarga e o 3-0.
59': Jogada de insistência do Sporting, promovida por Geovany Quenda, e a bola circulou à entrada da área do Rio Ave até que Pedro Gonçalves atirou colocado e pouco ao lado: Pote parece querer ir ao hat-trick...
54': O jogo corre de feição, havia espaço e Eduardo Quaresma não se fez rogado com um forte pontapé, que passou por alto e ao lado, mas que recolheu aplausos da bancada.
Bastaram trinta segundos para que o Sporting voltasse a criar perigo: Gyokeres deambulou pela direita, pedalou sobre a bola e esta desviou num defensor, descrevendo uma trajetória que se encaminhou para o travessão. Jhonatan respirou, desta feita, de alívio...
Início da segunda parte.
Inconformado com o resultado, o Rio Ave irá mexer ao intervalo, retirando Morais de jogo para lançar João Tomé no seu lugar.
O Sporting vence com clareza, com dois golos de Pedro Gonçalves, e parece ter o encontro perfeitamente controlado. Caberá ao Rio Ave ainda trazer algo de diferente a este desafio no segundo tempo.
Terminou! O árbitro apita para o intervalo
1 minuto de tempo adicional.
A segunda parte vai-se prolongar por mais 1 minuto(s).
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
43': É um menino, mas não se deslumbra: Geovany Quenda dá um ar de sua graça com um remate cruzado, após canto cobrado pela esquerda, e atirou por alto. Mas fica o aviso...
37': Com combinações rápidas, o Sporting continua a invadir com facilidade a área dos visitantes. Desta feita, foi por pouco que a triangulação entre Pedro Gonçalves e Geny Catamo não surtiu o efeito desejado - a bola morreu nas mãos de Jhonatan.
35': Cartão amarelo para Aderllan Santos (Rio Ave).
O Sporting vence e convence, com uma vantagem de dois golos meritoriamente conseguida na primeira meia hora de jogo.
31': Geny Catamo que, face à lesão de Nuno Santos, continua a atuar como ala esquerdo, atreveu-se também a tentar entrar na lista de marcadores com um remate rasteiro e cruzado, porém ao lado.
Ouvem-se cânticos variados nas bancadas de Alvalade - nós somos campeões já foi, igualmente, entoado.
Bisa Pote e com um golaço! O camisola 8 dos leões não perdeu tempo a castigar uma má entrega de Jhonatan, colocando um chapéu ao guarda-redes e também a um defensor que, em desespero, ainda se lançou para se interpor ao que seria o 2-0 para o Sporting.
24': Primeira ameaça do Rio Ave, ainda assim ténue - Amine atirou de (muito) longe e a sua tentativa passou distante da baliza sportinguista. Contou, ainda assim, para a estatística;
19': No canto correspondente, Morita quase desviou certeiro, opondo-se Jhonatan com excelente defesa.
Com um futebol fácil e dinâmico, o Sporting vai chegando com frequência ao último reduto riovista, ameaçando mais golos.
18': Novamente o Sporting a causar problemas à defesa do Rio Ave e com Gyokeres a conseguir armar o remate, no entanto bloqueado numa ação corajosa de um defensor contrário, afastando a bola para canto.
Ambiente festivo nas bancadas de Alvalade perante um Sporting que, até ver, inicia a campanha 24/25 da Liga tal como terminou a anterior: a somar vitória.
Domínio absoluto do Sporting após os primeiros dez minutos perante um Rio Ave que, para já, apenas tentou condicionar a saída da defesa sportinguista com a bola controlada (sem sucesso, diga-se).
Pote assina o primeiro jogo da partida ✍
— Sporting CP (@SportingCP) August 9, 2024
📺 Acompanha o jogo na @sporttvportugal
🟢 1-0 ⚪ // #SCPRAFC pic.twitter.com/yqzsKVLyHp
Golo do Sporting! O leão não precisou de forçar muito para inaugurar o marcador - bola colocada na profundidade, para a potência de Viktor Gyokeres que fletiu pela área, em movimento interior, e serviu Pedro Gonçalves que, perante o desamparado Jhonatan, não desperdiçou.
4': Ousmane Diomande ergueu-se mais alto que a defensiva adversária após canto cobrado pela esquerda, mas cabeceou ao lado.
Primeiros instantes controlados pelo Sporting, que já visa a baliza vila-condense.
O Rio Ave sai com a bola, a partida começou!
O árbitro inicia o jogo.
Começa a partida!
Francisco Trincão foi igualmente homenageado, sendo presenteado com uma camisola alusiva aos 100 jogos oficiais ao serviço do Sporting.
Sporting e Rio Ave sobem a partir dos balneários e já perfilam, perante um ambiente de festa nas bancadas.
No momento da entrada das duas equipas em campo, decorrerá uma pequena cerimónia de abertura da Liga. No relvado de Alvalade estão as bandeiras dos 18 clubes que compõem o primeiro escalão do futebol nacional.
23/24 foi verde e branco 💚🏆
— Sporting CP (@SportingCP) August 9, 2024
Que comece 24/25 🔜 pic.twitter.com/hdDSoYqBPO
O presidente do Sporting, Frederico Varandas, e o presidente da Liga de Clubes, Pedro Proença, acompanhados por representantes da AF Porto e da AF Leiria, entregam os troféus às respetivas equipas que representaram o Sporting nas duas competições.
As equipas vencedoras das competições de verão organizadas pela Liga de Clubes - os sub-12 e as Legends - foram chamadas ao relvado para serem homenageadas pelo público sportinguista.
No relvado de Alvalade só restam as mascotes; Jubas, pelo Sporting, e Ligas, pela Liga de Clubes, aguardam que as três equipas subam ao relvado para iniciar a partida!
Aquecimento ✅ Vamos ao jogo 🦁 #SCPRAFC pic.twitter.com/JZuqdi4O5C
— Sporting CP (@SportingCP) August 9, 2024
As duas equipas recolhem aos balneários - primeiro o Sporting, o Rio Ave segundos depois.
Praticamente tudo pronto na casa leonina para receber o primeiro encontro oficial da temporada na Liga portuguesa: as bancadas apresentam-se cada vez mais compostas.
Balneário pronto para receber os nossos Leões ✅ pic.twitter.com/q85OU3lHyw
— Sporting CP (@SportingCP) August 9, 2024
Paulinho 👋 #SCPRAFC pic.twitter.com/zOrylY8LLV
— Sporting CP (@SportingCP) August 9, 2024
João Gonçalves (AF Porto) será o árbitro da partida - e também cumpre aquecimento, juntamente com a restante equipa que o acompanha - junto de uma das laterais.
Sporting e Rio Ave aquecem em Alvalade. Falta menos de meia hora para o arranque da Liga 24/25!
🦁🏆 #SCPRAFC pic.twitter.com/e2prLpB6AF
— Sporting CP (@SportingCP) August 9, 2024
A equipa do Sporting recebe o primeiro aplauso do público de Alvalade ao subir ao tapete verde para cumprir o seu aquecimento.
Os vila-condenses esperarão repetir o êxito do arranque da temporada de 2019/2020, no qual não apenas lograr vencer os leões em Alvalade como o fizeram por... duas vezes, pela 4.ª jornada da Liga (2-3), em finais de agosto e, menos de um mês depois, pela Taça da Liga (1-2).
A equipa do Rio Ave sobe ao relvado de Alvalade para aquecimento.
Quase quase a estrear mais uma época de #LigaPortugalBetclic 🤩
— Rio Ave FC (@RioAve_FC) August 9, 2024
Onde é que vais apoiar o teu Rio Ave FC? 🙌#TodosABordo #SCPRAFC #RAFC pic.twitter.com/PNdaSO89A5
Atendendo ao onze hoje apresentado, o último teste realizado no País de Gales acabou mesmo por servir de ensaio geral para o Rio Ave, que apresenta apenas uma alteração no seu onze titular: João Graça rende Kiko Bondoso nas escolhas de Luís Freire.
Os guarda-redes do Sporting - Vladan Kovacevic será o titular, Franco Israel estará de reserva no banco de suplentes - saem para aquecimento.
𝚃𝙰𝙺𝙴 𝙰 𝙶𝙾𝙾𝙳 𝙻𝙾𝙾𝙺 🟢⚪️
— Rio Ave FC (@RioAve_FC) August 9, 2024
O nosso balneário 😍🔝#TodosABordo #SCPRAFC #RAFC #LigaPortugalBetclic pic.twitter.com/EfepIEsQvG
O Rio Ave, por seu turno, visita Alvalade com expectável menor favoritismo e ainda uma pré-época acidentada a acentuar possíveis dificuldades: os vila-condenses não venceram nenhum dos últimos três jogos de preparação que realizaram, perante Santa Clara e Nacional (ambos também a militar na Liga) e o Swansea, que disputará o Championship, segundo escalão do futebol inglês.
Os guarda-redes do Rio Ave entram para aquecimento.
No lote de indisponíveis, os leões mantêm Nuno Santos, a contas com um problema no joelho, Jeremiah St. Juste, com uma lesão do foro muscular, e ainda o jovem Rafael Nel.
A primeira amostra da época em Alvalade, há duas semanas, foi, de resto, promissora: os leões impuseram-se com uma prestação autoritária sobre os bascos do Athletic de Bilbao, um adversário de renome, por claros 3-0, o que permitiu arrecadar o Troféu Cinco Violinos.
Com um onze praticamente moldado em relação à Supertaça - exceçãlo feita, como referido, a Zeno Debast - o Sporting procura ultrapassar a deceção que constituiu o desaire no primeiro troféu na época, em especial pela forma como este sucedeu - uma reviravolta de 3-0 para 3-4 perante um dos principais rivais como o FC Porto.
There's no place like home 💚
— Sporting CP (@SportingCP) August 9, 2024
🔜 #SCPRAFC pic.twitter.com/LiCJY14kat
Os Leões 👥 titulares no jogo de hoje! #SCPRAFC pic.twitter.com/EBqD0uBsPG
— Sporting CP (@SportingCP) August 9, 2024
Grande novidade dos leões, com Rúben Amorim a optar por deixar Debast, o novo reforço para a defesa, no banco.
Onze do Rio Ave: Jhonatan; Miguel Nóbrega, João Novais, Clayton, Amine, Morais, Vrousai, João Graça, Santos, Renato Pantalon e Olinho.
Treinador: Luís Freire
Onze do Sporting: Kovacevic; Eduardo Quaresma, Diomande, Gonçalo Inácio; Quenda, Hjulmand, Morita, Geny Catamo; Trincão, Gyokeres, Pedro Gonçalves.
Treinador: Rúben Amorim
Já há onzes!
𝐔𝐧𝐢𝐝𝐨𝐬 💚🦁 #SCPRAFC pic.twitter.com/5ER9vZRWIC
— Sporting CP (@SportingCP) August 9, 2024
Chegaram os Leões 🦁 🚍 #SCPRAFC pic.twitter.com/c0PoqGmsrS
— Sporting CP (@SportingCP) August 9, 2024
A partida iniciar-se-á pelas 20.15 horas e A BOLA irá acompanhar cada instante. Siga aqui todos os golos e momentos de espetáculo do arranque do campeonato nacional!
Boa noite! A edição 2024/2025 da Liga de futebol arranca no Estádio José Alvalade, casa do atual campeão nacional, o Sporting, que inaugura a competição com uma receção ao Rio Ave.