Siga o Sporting vs Arsenal em direto
Do relvado está tudo contado. Não perca, já de seguida, as reações dos intervenientes no site de A BOLA. Obrigada por ter estado desse lado. Até à próxima.
O Sporting tem, assim, desfecho inglório na receção ao Arsenal, que conseguiu vantagem fora de casa com um golo conseguido já em tempo de compensação. Antes, o Sporting teve duas ocasiões de ouro para marcar, por intermédio de Catamo. Os gunners regressam aos triunfos, num encontro equilibrado, que, terá, complemento na 2.ª mão, em Londres.
Os adeptos leoninos estão a aplaudir os jogadores e ouvem-se alguns petardos.
Eis a estatística final do jogo.
Na resposta, Rafael Nel ficou a centímetros da fazer emenda na grande área na cara de Raya.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
Martinelli, pelo meio, picou a bola para o coração da área e Havertz, sem marcação, de pé esquerdo, bateu Rui Silva.
Havertz sentenciou a partida com um golo nos descontos 😫#sporttvportugal #CHAMPIONSnaSPORTTV #UEFAChampionsLeague #SportingCP #Arsenal pic.twitter.com/VHW5GKBgPz
— sport tv (@sporttvportugal) April 7, 2026
A velha máxima não falha: 'Quem não marca, sofre'...
É GOLO! Depois de analisar a situação, o árbitro anuncia que o golo do Arsenal se mantem.
O quarto árbitro mostra 2 minuto(s) de descontos
Mais uma grande oportunidade para Catamo! O moçambicano rematou em direção a Raya, que deixa a bola escapar, mas Suárez não conseguiu fazer a 'picadinha'.
Estão 50.804 espectadores em Alvalade.
Que perigo! Geny Catamo obrigou David Raya a sujar o equipamento, com o guardião a ir ao chão sacudir a bola, negando golo ao camisola 10 do Sporting, que, de cabeça, deu seguimento a excelente cruzamento de Luis Suárez, que deixou Calafiori nas covas.
Lando Norris foi presenteado com uma camisola do Sporting oferecida pela presidente dos leões, Frederico Varandas.
Geny Catamo, com pouco espaço de manobra, puxou do pé esquerdo e rematou rasteiro, com a bola a sair ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza de Raya.
Pedro Gonçalves sai do campo e é substituído por Rafael Nel.
O médio ofensivo Max Dowman é o mais novo em campo, tem apenas 16 anos.
Noni Madueke sai do campo e é substituído por Max Dowman.
Leandro Trossard sai do campo e é substituído por Gabriel Martinelli.
O Arsenal continua com mais posse de bola: 57%.
Cruzamento perigoso de Madueke, mas nem Gyokeres nem Trossard, ao segundo poste, conseguiram chegar à bola.
Pedro Gonçalves com algumas queixas na coxa direita, após toque de Declan Rice.
Martin Odegaard sai do campo e é substituído por Kai Havertz.
O jogo está parado porque Odegaard está a ser assistido.
Eis o primeiro remate de Gyokeres, que saiu com força, para as mãos de Rui Silva.
A BOLA mostra-lhe Magui Corceiro e Lando Norris juntos a assistir ao Sporting-Arsenal.
Zubimendi colocou a bola dentro da baliza do Sporting, os jogadores foram à linha festejar, mas o árbitro Daniel Siebert foi lá dizer que não contou, por posição irregular de Gyokeres no início da jogada.
G O O O O L O O O! Arsenal marca! Martin Zubimendi entrou no marcador.
O jogo é reiniciado.
Alvalade de pé a aplaudir João Simões.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
João Simões sai do campo e é substituído por Daniel Bragança.
Daniel Bragança prepara-se para ser lançado no jogo.
Que bela jogada pela esquerda, com Maxi Araújo a cruzar atrasado e Trincão, em boa posição, a rematar ligeiramente ao lado da baliza dos gunners.
Lance perigoso na sequência de um livre cobrado por Odegaard, com Rui Silva a ver-se obrigado a sacudir por cima do travessão.
Daniel Bragança, Kochorashvili e Zeno Debast estão em aquecimento.
Leandro Trossard ganhou a Fresneda e encontrou uma nesga de espaço para rematar, mas a bola saiu fraca e sem direção.
É canto para o Sporting, batido por Pedro Gonçalves, mas sem perigo para a baliza dos londrinos.
Início da segunda parte.
O Arsenal também já está no campo.
Os leões são os primeiros a surgir no tapete verde.
As equipas estão prestes a regressar ao relvado.
A parada de estrelas em Alvalade não se resume ao relvado. Numa das tribunas de Alvalade está o mediático casal da Fórmula 1, Magui Corceiro e Lando Norris.
O Arsenal teve mais posse de bola, o Sporting fez cinco remates à baliza, mais um do que os gunners, com ambas as equipas a enviarem uma bola aos travessões das balizas, primeiro Maxi Araújo, depois Madueke. Os leões têm conseguido sacudir a pressão alta que os ingleses têm feito, mas tem tido algumas dificuldades em conseguir controlar o jogo com bola. Morita já foi admoestado com um amarelo e João Simões apresentou queixas. Rui Borges tem estado de pé, de um lado para o outro, ora a gesticular, ora a aplaudir. O nulo, diga-se, justifica-se ao intervalo e aguça o apetite para o segunda parte.
Veja a estatística dos primeiros 45 minutos.
O árbitro apita para o intervalo
Que perigo para o Arsenal! Odegaard, após recuperar a bola em zona subida, rematou enquadrado à baliza, de pé direito (o seu pior), com Rui Silva a encaixar. Nas bancadas ouviu-se enorme bruá.
Na resposta, Madueke ultrapassa Maxi Araújo, mas o cruzamento que tinha como destinatário Ben White ficou mas mãos de Rui Silva.
Diomande, de meia distância, com pé esquerdo, a atirar a bola para muito longe da baliza à guarda de Raya.
Pressão de Trincão, após Suárez ganhar a Saliba, e Raya teve de chutar para onde estava virado após atraso à queima.
Grande corte de Diomande, a evitar possível cruzamento de Calafiori para a área dos leões.
Rice colocou a bola no coração da área, mas Fresneda cortou e anulou perigo para a baliza de Rui Silva.
Luis Suárez fica no chão a pedir falta, após lance com Gabriel Magalhães, mas o árbitro manda jogar e os adeptos leoninos assobiam a decisão.
Volta a chover no relvado de Alvalade.
Maxi Araújo volta a surgir na cara de Raya, mas não chegou à bola.
O Arsenal está com 67% de posse de bola, com o Sporting a sentir algumas dificuldades em organizar jogo.
Boa recuperação de bola de Trincão, que lançou rápido Suárez, mas a defesa dos ingleses reagrupou-se rapidamente.
Está 'rijinho' o duelo entre Maxi Araújo e Madueke.
João Simões está muito queixoso e parece estar a pedir substituição.
Agora foi o Arsenal a ver a bola embater no ferro! Livre batido por Madueke, com o esférico a ser devolvido pela barra e, na recarga, Odegaard, rematou ao lado.
Livre cobrado por Odegaard, com um desvio na cabeça de defesa leonino e a bola passou a centímetros do poste de Rui Silva...
Sinal mais para o Sporting, com uma entrada agressiva, de olhos postos na baliza dos gunners.
Na resposta, com uma descida rápida, o Arsenal criou alguns calafrios aos leões, com Maxi Araújo a evitar que Gyokeres conseguisse rodar para finalizar.
Agora foi Catamo, no seu habitual movimento, de dentro para fora, rematou rasteiro com o guardião espanhol a agarrar com segurança.
Na cobrança de livre direto cobrado por Trincão a bola bateu na barreira e, na ressaca, Maxi Araújo rematou, de fora da área, com a bola a sair ligeiramente por cima da baliza de Raya.
Que perigo! Maxi Araújo isolou-se na grande área, após passe de Diomande, e na tentativa de desfeitear o espanhol Raya acertou em cheio no travessão.
Rui Borges e Mikel Arteta de pé. O treinador do Sporting de mãos nos bolos, o do Arsenal de braços cruzados a analisarem as primeiras movimentações.
O Arsenal saiu para o primeiro ataque, mas os leões já se apoderaram da bola e estão no meio-campo dos gunners.
Luis Suárez é o jogador dos leões que está à bica, se for admoestado com cartão amarelo falha o jogo da 2.ª mão, em Londres.
Arsenal sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
Equipas já no relvado e ambiente ao rubro nas bancadas.
O Primeiro-ministro Luís Montenegro está na tribuna com o presidente do Sporting, Frederico Varandas, e Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
Ambiente espetacular nas bancadas.
Tudo pronto no relvado para a chegada das equipas.
Um lema lançado por Amorim: «Onde vai um vão todos».
Já não há jogadores no relvado. Faltam 10 minutos para o apito inicial.
Ambas as equipas estão prestes a concluir os respetivos exercícios de aquecimento para recolherem aos balneários.
Gyokeres sempre sorridente perante o carinho dos adeptos.
Focus on lock 🔒 pic.twitter.com/eDQB4OvG0C
— Arsenal (@Arsenal) April 7, 2026
No relvado de Alvalade, além dos principais intervenientes, os jogadores, claro está, vêem-se outras estrelas, como por exemplo Seedorf, Alan Shearer e até o ex-árbitro Mark Clattenburg, agora no papel de comentadores.
A pouco menos de 20 minutos do apito inicial ainda há muitos adeptos a encaminharem-se para o interior do estádio. A lotação, recorde-se, está esgotada.
O brasileiro Gabriel Magalhães cumpre, esta terça-feira, 250 jogos ao serviço do Arsenal.
Hitting another milestone for the club 👏
— Arsenal (@Arsenal) April 7, 2026
Big Gabi is set to make his 250th Arsenal appearance 🇧🇷
Eis João Simões a recriar-se com bola.
⚽️💫 #SCPARS #UCL pic.twitter.com/xQGpGGq2Ht
— Sporting CP (@SportingCP) April 7, 2026
Em relação ao onze do Sporting diga-se que João Simões é a surpresa de Rui Borges, ocupando a vaga do castigado Hjulmand, ao lado de Morita.
O relvado está em perfeitas condições.
Nas bancada o apoio não falta.
Leões no primeiro contacto com a relva.
🚶 First looks ⭐️ #SCPARS #UCL pic.twitter.com/O2cmFKntTV
— Sporting CP (@SportingCP) April 7, 2026
Agora são os guardiões do Sporting a entrar em cena.
Volta a chover em Lisboa.
Os guarda-redes do Arsenal foram os primeiros a subir ao tapete verde para dar início aos exercícios de aquecimento.
A BOLA mostra-lhe a chegada dos adeptos do Arsenal ao estádio.
Gyokeres foi aplaudido mal pisou o tapete verde do Estádio José Alvalade.
Viktor Gyökeres was applauded by the Sporting fans on his return to Alvalade. 💚 pic.twitter.com/2Kx4pA5xDA
— Football Tweet ⚽ (@Footballtweet) April 7, 2026
Eis a passagem dos jogadores do Sporting pelo Hall VIP de Alvalade.
Stepping IN ✍️ #SCPARS #UCL pic.twitter.com/H67rlNCCRe
— Sporting CP (@SportingCP) April 7, 2026
Gyokeres à conversa com Paulinho, mítico roupeiro do Sporting, e Pedro Gonçalves pela lente do repórter fotográfico de A BOLA, Miguel Nunes.
Suplentes do Arsenal: Kepa, Ranson, Mosquera, Gabriel Jesus, Martinelli, Norgaard, Havertz, Lewis-Skelly, Dowman, Annous e Salmon.
Onze do Arsenal: Raya; Ben White, Saliba, Gabriel Magalhães e Calafiori; Odegaard (C), Zubimendi e Declan Rice; Madueke, Gyokeres e Trossard.
🔵 𝗧𝗘𝗔𝗠𝙉𝙀𝙒𝙎 🔴
— Arsenal (@Arsenal) April 7, 2026
🧤 Raya starts in goal
🧱 Gabriel makes 250th appearance
⚡️ Trossard out wide
Let’s do this, Gunners 👊
Suplentes do Sporting: João Virgínia, Diego Callai, Debast, Vagiannidis, Kochorashvili, Faye, Daniel Bragança, Flávio Gonçalves, Eduardo Quaresma, Rafael Nel e Ricardo Mangas.
Já há onzes! Eis o do Sporting: Rui Silva; Fresneda, Diomande, Gonçalo Inácio (C) e Maxi Araújo; João Simões e Morita; Geny Catamo, Trincão e Pedro Gonçalves; Luis Suárez.
O nosso 1️⃣1️⃣ inicial para hoje 📋 #SCPARS #UCL pic.twitter.com/41E715MLNB
— Sporting CP (@SportingCP) April 7, 2026
O autocarro do Sporting também já chegou à casa verde e branca.
Alguns adeptos do Sporting saudaram Viktor Gyokeres à passagem do sueco pelo Hall VIP, tendo o avançado parado para uma ou outra fotografia.
Os gunners já chegaram ao Estádio José Alvalade.
Arsenal mostra o palco do jogo.
This evening’s UCL stage…
— Arsenal (@Arsenal) April 7, 2026
📍 José Alvalade Stadium pic.twitter.com/QqnZgVwPsO
Alvalade a postos para o jogo europeu desta noite.
Alvalade is 𝑹𝑬𝑨𝑫𝒀 🔋⏳#SCPARS #UCL pic.twitter.com/P1NuaOmZr9
— Sporting CP (@SportingCP) April 7, 2026
O derradeiro treino do Arsenal antes de viajar para Lisboa deu que falar, com o recurso a canetas... Arteta falou sobre o assunto.
No que ao onze que Rui Borges deve apresentar esta noite, é certa a ausência do capitão Hjulmand, devido a castigo, sendo Debast o principal candidato a ocupar a vaga no miolo.
O Arsenal chegou a Lisboa com algumas baixas, mas confiança na bagagem.
On location: Lisbon 🇵🇹 pic.twitter.com/6p9JY6jgrY
— Arsenal (@Arsenal) April 6, 2026
E a UEFA fez questão de realçar o percurso dos leões em Alvalade na presente edição da Liga dos Campeões.
Sporting CP at home 💪#UCL pic.twitter.com/NaFpXs7G2w
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) April 6, 2026
O Sporting quer tirar partido do fator casa.
🌪️ The calm before the storm 🟢⚪️
— Sporting CP (@SportingCP) April 6, 2026
𝐀𝐥𝐯𝐚𝐥𝐚𝐝𝐞 𝐚𝐰𝐚𝐢𝐭𝐬 ⏳ #SCPARS #UCL pic.twitter.com/iqs6DevZX4
Ainda falando sobre a antevisão de Rui Borges, o treinador do Sporting deixou uma ideia-chave: «Queremos tornar o sonho realidade e continuar a marcar a história de um grande clube. No entanto, para amanhã será muito importante a energia do nosso estádio, dos nossos adeptos para construírem uma noite mágica, como já aconteceu esta temporada, pois poderemos fazer algo de extraordinário.» Contudo, colocou os pontos nos is ao afirmar que a Champions do Sporting é o campenato.
Refira-se que a UEFA nomeou o árbitro alemão Daniel Siebert para apitar o duelo entre Sporting e Arsenal, assistido por Jan Seidel e Rafael Foltyn. Na função de 4.º árbitro estará Daniel Schlager, enquanto o VAR/AVAR fica a cargo de Bastian Dankert/Soren Storks.
O uruguaio Maxi Araújo também não escondeu felicidade por reencontrar Gyokeres na casa do leão: «Traídos por Gyokeres? Não. O grupo e eu ficámos felizes por ele, merecia. Fez algo incrível pelo Sporting. Pessoalmente e acho que todo o grupo ficou feliz pela sua saída. Desejar-lhe o melhor.»
Já Rui Borges, treinador do Sporting, que sempre elogiou o avançado sueco, deixou a garantia de que o surco será bem recebido em Alvalade.
Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo desta noite, Mikel Arteta, treinador do Arsenal, revelou que pediu dicas a Gyokeres para entender melhor as dinâmicas da listada verde e branca.
No total, ao serviço do Sporting, o homem da máscara marcou nada mais nada menos menos do que 97 golos em 102 jogos e ainda fez 28 assistências. A saída do sueco para os 'gunners' rendeu €66,9 milhões aos cofres do Sporting (e mais uma milhares que têm caído consoante objetivos).
A saída acabou por ser atribulada, con o avançado a faltas ao arranque dos trabalhos de pré-época, mas a marca de deixou de leão ao peito não deixou rancor junto da comunidade leonina. Gyokeres foi o melhor marcador do campeonato em 2023/2024, com 29 golos, e também em 2024/2025, com 39 tentos, tendo-se revelado ás de trunfo na conquista do bicampeonato, algo que fugia ao Sporting desde a década de 1950, portanto, há mais de 70 anos.
Esta terça-feira será especial para Gyokeres, o avançado sueco que deixou marca indelével no Sporting, clube que, no último mercado de verão, trocou pelo Arsenal.
O Sporting chegou a este patamar da prova milionária embalado por uma reviravolta épica. Após derrota por 0-3 na Noruega, em casa do Bodo/Glimt, os leões golearam em Alvalade, por 5-0, num jogo que, de certo, perdurará por muitos e longos anos na memória dos sportinguistas.
A equipa de reportagem de A BOLA vai contar-lhe todos os pormenores deste encontro que tem um condimento extra: o regresso de Gyokeres a Lisboa. Fique por aí e não perca pitada desta noite europeia.
Boa tarde. Esta terça-feira o hino da Champions volta a ecoar em Alvalade, com o Sporting a receber o Arsenal em jogo da 1.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.