Siga o Santa Clara vs Shamrock Rovers em direto
FINAL DA PARTIDA! SANTA CLARA 1 SHAMROCK ROVERS 2. A primeira parte não fazia prever (de todo) este desfecho na primeira mão do play-off de acesso à Liga Conferência. Os açorianos foram a melhor equipa nos 45 minutos iniciais e foi sem surpresa que chegaram à vantagem, por intermédio de Vinícius Lopes (20'). O jogo estava totalmente controlado e foi contra a corrente que os irlandeses empataram, ao minuto 43, por intermédio de Danny Grant. Na etapa complementar houve muito mais equilíbrio, o domínio já passou a ser mais repartido e os britânicos foram acreditando que podiam mesmo vencer nos Açores. E venceram! Daniel Mandroiu, aos 66 minutos, aproveitou uma bola que lhe apareceu à frente, já no interior da área, e rematou colocado para a reviravolta. Os insulares ainda tentaram chegar, pelo menos, ao empate, mas os remates de Gabriel Silva (69'), Paulo Victor (72'), Vinícius Lopes (73') e Pedro Ferreira (81') não levaram a melhor pontaria. Nada está perdido, falta a segunda mão - na próxima quinta-feira (20 horas) -, mas o Santa Clara terá de ser muito mais objetivo em Dublin para conseguir chegar à fase de liga da referida competição europeia.
TEMPO ADICIONAL MÍNIMO: 5 MINUTOS
Eis o golo apontado por Daniel Mandroiu, aos 66 minutos, que vai dando vantagem ao Shamrock Rovers:
Pontaria desafinada! Remate exterior de Pedro Ferreira, com a bola a sair por cima da barra da baliza irlandesa.
Agora foi Vinícius Lopes! O camisola 70 fugiu pela direita e rematou cruzado, mas ao lado do poste.
Ao lado! Paulo Victor incorporou-se na manobra ofensiva e, já dentro da área, rematou forte, de pé esquerdo, com a bola a sair perto do poste direito da baliza à guarda de McGinty.
Para mas mãos de Mcginty! Gabriel Silva, descaído para o flanco direito, tentou a sua sorte com um remate cruzado, mas a bola saiu à figura do guarda-redes do Shamrock Rovers.
GOOOOOLOOOOOO DO SHAMROCK ROVERS! Livre batido a meio do meio-campo e Daniel Mandroiu, depois de beneficiar de um ressalto no interior da área, remata sem hipóteses de defesa para Gabriel Batista. 1-2.
Pedidos de penálti do lado do Santa Clara! Jogadores e responsáveis dos açorianos entendem que Lee Grace tocou a bola com o braço na sequência de uma disputa de bola com Gabriel Silva, mas o árbitro da partida, depois de ouvir as indicações do VAR, decidiu mandar jogar.
GOLO ANULADO AO SHAMROCK ROVERS! Darragh Nugent respondeu, em cima da linha de golo, à assistência de cabeça de Roberto Lopes, na sequência de um livre lateral, mas o lance foi invalidado por posição irregular.
Foi desta forma que Danny Grant empatou para o Shamrock Rovers, mesmo em cima do intervalo:
GOLO ANULADO AO SANTA CLARA! Livre direto batido por Gabriel Silva, McGinty defendeu para a frente e João Costa introduziu a bola na baliza contrária. O ponta de lança dos insulares estava, porém, em posição irregular (decisão validada pelo VAR) e o tento não contou.
Não há alterações em nenhuma das equipas. Vasco Matos e Stephen Bradley, treinadores de Santa Clara e Shamrock Rovers, respetivamente, fazem regressar para a segunda parte os mesmos jogadores que haviam escalado para o início da partida.
INÍCIO DA SEGUNDA PARTE!
NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 3.632
Foi desta forma que Vinícius Lopes colocou o Santa Clara em vantagem, aos 20 minutos:
INTERVALO! SANTA CLARA 1 SHAMROCK ROVERS 1. Balde de água fria no Estádio de São Miguel instantes antes do apito para o descanso. A formação orientada por Vasco Matos entrou melhor e depois de deixar algumas ameaças marcou mesmo. Aos 20 minutos, e na sequência de um cruzamento da esquerda de Paulo Victor, Gabriel Silva rematou de primeira para uma excelente defesa de McGinty, mas, na recarga, Vinícius Lopes, oportuno, cabeceou para o primeiro golo do encontro. Se já estavam bem, melhor ficaram os insulares. Com domínio e qualidade de posse, os encarnados de Ponta Delgada mostraram-se sempre organizados defensivamente e poucos problemas tiveram para resolver. O conjunto irlandês usava e abusava do jogo direto. Porém, ao minuto 43, Danny Grant decidiu-se pela iniciativa individual e acabou por ter sucesso, com o remate de pé esquerdo, já no interior da área, a sofrer um ligeiro desvio e a entrar na baliza de Gabriel Batista. O Santa Clara merecia estar na frente do marcador, mas tem todas as condições para voltar à vantagem na etapa complementar.
TEMPO ADICIONAL MÍNIMO: 1 MINUTO
GOOOOLOOOOO DO SHAMROCK ROVERS!! Danny Grant fletiu da direita para o meio, sempre com a bola controlada, e, já dentro da área, rematou de pé esquerdo, com a bola a ressaltar em Luís Rocha e a trair Gabriel Batista. Está feito o empate nos Açores. 1-1.
Grande corte de Cleary! Cruzamento da direita de Diogo Calila, Vinícius Lopes já estava pronto para a finalização, mas valeu à formação irlandesa o excelente sentido posicional de um dos centrais para limpar o lance e ceder canto.
Os insulares ficaram ainda mais cómodos após terem chegado à vantagem e têm o jogo completamente controlado. A equipa irlandesa tem tentado, nomeadamente através do jogo direto, chegar perto da baliza de Gabriel Batista, mas a verdade é que, para já, a defensiva açoriana tem estado impecável a controlar todos os movimentos contrários.
Remate de longe de Daniel Grant, com a bola a passar ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Gabriel Batista. O capitão do Santa Clara estava atento e controlou a saída do esférico.
GOOOOOOLOOOOO DO SANTA CLARA!! Cruzamento da esquerda de Paulo Victor, remate de primeira de Gabriel Silva para grande defesa de McGinty, com Vinícius Lopes, na recarga e de cabeça, a inaugurar o marcador. 1-0.
Agora foi Serginho a testar a meia distância! Remate forte do médio dos insulares, mas a bola saiu muito por cima da barra.
Que tiro! Outra vez de Gabriel Silva (e de novo de fora da área), com o tiro (fortíssimo) do extremo brasileiro do Santa Clara a sair muito perto da barra da baliza do conjunto irlandês.
Confirma-se o 3x4x3 do Santa Clara. Gabriel Batista é o guarda-redes, sendo que o capitão tem à sua frente um trio de centrais composto por Sidney Lima, Luís Rocha e MT. No meio-campo aparecem Diogo Calila (à direita), Serginho e Adriano Firmino (ao meio) e Paulo Victor (à esquerda). Os três da frente são Vinícius Lopes, João Costa e Gabriel Silva.
Primeira aproximação com algum perigo do Santa Clara, mas... em fora de jogo. Excelente passe em profundidade de João Costa, Gabriel Silva fugiu em velocidade e, à entrada da área, tentou a sua sorte com um remate potente, que saiu, ainda assim, ao lado do poste esquerdo da baliza à guarda de McGinty. O camisola 10 dos açorianos estava, contudo, em posição irregular quando respondeu à solicitação do ponta de lança, pelo que o lance foi invalidado pela equipa de arbitragem.
Minutos iniciais de estudo mútuo entre as duas equipas e sem situações de perigo junto das balizas.
INÍCIO DA PARTIDA!
Entram as três equipas no relvado do recinto insular.
Nota também para o facto de nas bancadas do Estádio de São Miguel, mais concretamente num dos topos, estarem presentes várias dezenas de adeptos do Shamrock Rovers. No meio do vermelho português, algum verde irlandês...
As três equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no relvado do Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. As bancadas do anfiteatro açoriano começam a ficar bem compostas e apoio não deverá faltar aos jogadores do Santa Clara.
Vasco Matos, treinador do Santa Clara, faz quatro mudanças no onze relativamente à equipa que tinha apresentado de início no duelo com o Moreirense, do passado domingo. Saem Frederico Venâncio, Matheus Pereira, Pedro Ferreira e Wendel Silva, entram MT, Diogo Calila, Paulo Victor e João Costa.
Shamrock Rovers (treinador): Stephen Bradley
Shamrock Rovers (suplentes): Lee Steacy (25), Adam Matthews (3), Aaron McEneff (8), Aaron Greene (9), Graham Burke (10), Sean Kavanagh (11), Gary O'Neill (16), Trevor Clarke (18), Cian Barrett (22), Cory O'Sullivan (27), Michael Noonan (31) e John McGovern (88)
Shamrock Rovers (titulares): Ed McGinty (1); Dan Cleary (6), Roberto Lopes (4) C e Lee Grace (5); Danny Grant (21), Dylan Watts (7), Matthew Healy (17), Darragh Nugent (15) e Josh Honohan (2); Rory Gaffney (20) e Daniel Mandroiu (14)
Santa Clara (treinador): Vasco Matos
Santa Clara (suplentes): Neneca (12); João Afonso (50), Matheus Pereira (3), Elias Manoel (7), Pedro Ferreira (8), Brenner Lucas (11), Miguel Pires (16) e Wendel Silva (29)
Santa Clara (titulares): Gabriel Batista (1) C; Sidney Lima (23), Luís Rocha (3) e MT (32); Diogo Calila (2), Adriano Firmino (6), Serginho (35) e Paulo Victor (64); Vinícius Lopes (70), João Costa (17) e Gabriel Silva (10)
Árbitro: Stefan Ebner (Áustria); Assistentes: Robert Steinacher e Martin Hofler; 4. Árbitro: Florian Jager; VAR/AVAR: Alan Kijas e Josef Spurny
Já há equipas oficiais!
Já o Shamrock Rovers apresenta-se com outro andamento, uma vez que já contabiliza 27 jogos para o campeonato do seu país - que lidera, com 53 pontos, mais 10 do que o segundo classificado, o Bohemians - aos quais há a acrescentar outros 4 para as 2.ª e 3.ª pré-eliminatórias desta Liga Conferência - eliminou o St. Josephs (Gibraltar), vencendo por 4-0 e empatando sem golos, e também o Ballkani (Kosovo), dando a volta à derrota (0-1) da primeira mão e goleando (4-0) na segunda.
O Santa Clara, recorde-se, já realizou seis jogos oficiais na presente temporada, tendo contabilizado duas vitórias, um empate e três derrotas. Ao desaire (1-2) com o Varazdin, na primeira mão da 2.ª pré-eliminatória, seguiu-se o triunfo (2-0) caseiro diante do mesmo adversário, sendo que o jogo seguinte, no reduto do Larne, e já referente à primeira mão da 3.ª pré-eliminatória, também redundou em sucesso: 3-0. Depois, ao desaire (0-3) em Famalicão, na jornada inaugural da Liga, seguiu-se o empate (0-0) na receção ao Larne, resultado que garantiu o apuramento para este play-off. O desafio mais recente voltou a ter sabor amargo para os açorianos, que foram batidos (0-1) em casa pelo Moreirense, na 2.ª jornada do Campeonato.
Quem está de volta às opções do técnico dos insulares é Sidney Lima. O defesa-central brasileiro havia falhado o último jogo internacional, frente ao Larne, devido a castigo, mas cumprida a suspensão está, agora, a postos para dar o seu contributo à equipa.
Vasco Matos, treinador, e Luís Rocha, defesa-central, deram o mote para o encontro desta noite frente ao Shamrock Rovers:
Hoje, no Estádio de São Miguel, é esperado um forte apoio à equipa portuguesa. Os adeptos da formação açoriana reconhecem totais habilitações à equipa para derrubarem mais este obstáculo europeu e, dessa forma, espera-se um anfiteatro pintado de vermelho para a receção ao conjunto irlandês.
É, pois, hora de mudar o chip e voltar a centrar todas as atenções nas competições europeias. Aconteça o que acontecer esta noite, em Ponta Delgada, nada ficará decidido, uma vez que na próxima quinta-feira (20 horas), Santa Clara e Shamrock Rovers voltarão a medir forças, em Dublin, para a segunda mão deste play-off de acesso à designada fase liga da UEFA Conference League.
Foi assim o duelo entre Santa Clara e Moreirense, relativo à 2.ª jornada da Liga e que se realizou no passado domingo:
Recorde aqui os melhores momentos do Famalicão-Santa Clara, da 1.ª jornada do Campeonato:
Porém, e pelo meio desta caminhada europeia que, para já, está a ser de sucesso, o Santa Clara entrou com o pé esquerdo na Liga. Até ao momento, dois jogos e... duas derrotas. Os insulares baquearam na ronda inaugural, no terreno do Famalicão (0-3), voltando a ceder na jornada seguinte, na receção ao Moreirense (0-1).
Em seguida, na 3.ª pré-eliminatória, os açorianos deixaram pelo caminho o Larne, da Irlanda do Norte:
Eis as principais incidências dos dois jogos entre Santa Clara e Varazdin, da 2.ª pré-eliminatória:
O conjunto orientado por Vasco Matos quer fazer histórica. Nunca o Santa Clara esteve na fase de grupos desta que é a mais jovem competição de clubes da UEFA e a verdade é que... já não falta tudo. Para estar neste play-off, recorde-se, o emblema insular já teve de ultrapassar duas pré-eliminatórias, fases em que deixou pelo caminho os croatas do Varazdin (1-2 e 2-0) e os norte-irlandeses do Larne (3-0 e 0-0). O embate é, agora, diante de um adversário da República da Irlanda, no caso, o Shamrock Rovers, mas nos Açores há a confiança plena de que também este obstáculo será superado.
O Santa Clara recebe esta noite (20 horas) o Shamrock Rovers, numa partida referente à primeira mão do play-off da Liga Conferência. O Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, vai ser o palco desta partida entre portugueses e irlandeses e A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio que os açorianos têm pela frente. Tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!