Siga o Roma vs FC Porto em direto
Muito obrigado por ter estado na nossa companhia, caro leitor. Continue desse lado porque dentro de instantes iremos trazer-lhe toda a reportagem e também a crónica deste duelo entre a Roma e o FC Porto, ganho pelos italianos (3-2).
FINAL DA PARTIDA!! ROMA 3 FC PORTO 2. Depois do empate (1-1) na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da UEFA Europa League, os dragões sucumbiram o Estádio Olímpico de Roma e a derrota atira a formação azul e branca para fora das competições europeias. Samu - com um golaço, de pontapé de bicicleta - colocou a formação orientada por Martín Anselmi na frente (do jogo e da eliminatória), mas o génio de Paulo Dybala soltou-se ainda na primeira parte, com o internacional argentino a bisar e a levar os giallorossi em vantagem para o intervalo. Eustáquio foi expulso poucos minutos depois do recomeço e a partir daí as coisas ficara ainda mais complicadas para os portistas. Os italianos cheiraram por várias vezes o 3-1, que acabou por aparecer já dentro dos 10 minutos finais, fruto do tento apontado por Pisilli. O FC Porto estava, nessa altura, a dois golos do empate, mas o melhor que conseguiu fazer foi reduzir a desvantagem e já no último suspiro, na sequência de um autogolo de Rensch. Depois da conquista da Supertaça e já eliminados da Taça de Portugal e da Taça da Liga, os dragões também caem da UEFA Europa League, pelo que até ao final da época terão apenas o campeonato para disputar.
GOLO DO FC PORTO!! Cruzamento da direita de Gonçalo Borges e Rensch desvia para a própria baliza. 3-2.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
AUTO GOLO - Devyne Rensch atira a bola para a sua própria baliza!
O árbitro volta atrás para mostrar a William Gomes do FC Porto o cartão amarelo, por uma falta anterior.
Mehmet Zeki Celik sai do campo e é substituído por Saud Abdulhamid numa substituição tática.
A segunda parte vai-se prolongar por mais 5 minuto(s).
O jogo é reiniciado.
Stephan El Shaarawy sai do campo e é substituído por Tommaso Baldanzi numa substituição tática.
Paulo Dybala sai do campo e é substituído por Devyne Rensch numa substituição tática.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
GOLO DA ROMA!! Pisilli, no coração da área, não desperdiça a oportunidade e aumenta a vantagem dos giallorossi. 3-1.
G O O O O O L O - Niccolo Pisilli remata em volei com o pé direito para o fundo da baliza. Grande finalização!
Fábio Vieira sai do campo e é substituído por William Gomes numa substituição tática.
Alan Varela sai do campo e é substituído por Tomás Pérez numa substituição tática.
Francisco Moura sai do campo e é substituído por Danny Namaso numa substituição tática.
A cerca de 10 minutos do fim, o FC Porto ainda acalenta legítimas esperanças em chegar ao empate. Os dragões parecem já ter estancado aquele período em que a Roma podia ter feito o terceiro golo e estão as espreitar as transições. Samu já deixou o aviso com aquele remate ao poste...
Eldor Shomurodov sai do campo e é substituído por Matias Soule numa substituição tática.
Lorenzo Pellegrini sai do campo e é substituído por Niccolo Pisilli numa substituição tática.
No poste!! Samu ficou a centímetros do bis, mas o remate do ponta de lança espanhol do FC Porto foi devolvido pelo ferro da baliza à guarda de Svilar.
Otávio sai do campo e é substituído por Rodrigo Mora numa substituição tática.
Nova ameaça de Paulo Dybala! O argentino desmarcou-se bem e, já no interior da área, rematou de primeira, de pé esquerdo, mas a bola ganhou demasiada altura e saiu ligeiramente por cima da barra da baliza de Diogo Costa.
Golo anulado à Roma! Assistência de Paulo Dybala e remate de Shomurodov para o fundo das redes da baliza portista. O ponta de lança dos romanos estava, porém, em posição irregular e, como tal, o golo não contou.
Que perigo! Remate cruzado de Angelino, já dentro da área, com a bola a sair perto do poste esquerdo da baliza à guarda de Diogo Costa. O internacional português parecia ter o lance controlado.
Que perdida!! Assistência de Paulo Dybala e Shomurodov, com tudo para marcar, atira por cima da barra da baliza portista.
Pepê sai do campo e é substituído por Gonçalo Borges numa substituição tática.
CARTÃO VERMELHO DIRETO A EUSTÁQUIO! Tudo muito mais complicado para o FC Porto. Eustáquio envolveu-se numa confusão com Leandro Paredes, sendo que, depois de alertado pelo VAR para ir ver as imagens, o árbitro da partida não teve dúvidas em mostrar o cartão vermelho direto ao internacional canadiano dos dragões.
Aos 39 minutos, bisou e colocou a Roma na frente do jogo e da eliminatória:
O jogo é reiniciado.
CARTÃO! - Depois de rever a situação o árbitro decide atribuir o cartão a Eustáquio da equipa FC Porto.
Depois de conduta violenta Leandro Paredes vai com razão para o registo de cartões
CARTÃO VERMELHO! - Depois de conduta violenta, Eustáquio é expulso pelo árbitro
Não há alterações em nenhuma das equipas. Claudio Ranieri e Martín Anselmi, treinadores de Roma e FC Porto, respetivamente, fazem regressar para a segunda parte os mesmos jogadores que haviam escolhido para o início da partida.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
O jogo é reiniciado.
Início da segunda parte!
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Início da segunda parte.
Foi desta forma que Paulo Dybala apontou o seu primeiro golo, que, na altura, empatou o duelo entre Roma e FC Porto:
Confrontos no setor onde estão instalados os adeptos do FC Porto no Estádio Olímpico de Roma:
Foi desta forma absolutamente fantástica que Samu colocou o FC Porto na frente, aos 27 minutos:
INTERVALO! ROMA 2 FC PORTO 1. Os dragões entraram a sorrir na partida, mas vão para o descanso apreensivos. A formação azul e branco conseguiu suster o ímpeto inicial dos romanos e, aos 27 minutos, logrou mesmo abrir o ativo: Samu, de pontapé de bicicleta (!), após assistência de cabeça de Fábio Vieira, colocou os portistas na frente. A resposta foi, porém, rápida e muito forte dos romanos... com sotaque argentino. Paulo Dybala bisou (35' e 39') e colocou os giallorossi na frente do marcador e... da eliminatória. A formação lusa tem ainda tudo em aberto para a etapa complementar. Em jogo está, recorde-se, o passaporte para os oitavos de final da UEFA Europa League.
Terminou! O árbitro apita para o intervalo
A segunda parte vai-se prolongar por mais 1 minuto(s).
Grande oportunidade para a Roma! Já depois de Diogo Costa defender um primeiro remate, foi a vez de Otávio, em cima da linha de baliza, negar o golo (que parecia certo) a Evan Ndicka.
GOLO DA ROMA!! Paulo Dybala, já no interior da área, descaído para a direita, atira colocado para a reviravolta no marcador. 2-1.
GOLO DA ROMA!! Paulo Dybala tabela com Shomurodov e, na cara de Diogo Costa, atirou a contar para o empate. 1-1.
O árbitro volta atrás para mostrar a Nehuén Pérez do FC Porto o cartão amarelo, por uma falta anterior.
Um cartão amarelo evitável por parte de Paulo Dybala que pontapeou a bola em frustração
É GOLO! Depois de analisar a situação, o árbitro anuncia que o golo do FC Porto se mantem.
GOLO DO FC PORTO!! Assistência de Fábio Vieira, de cabeça, e Samu, de pontapé de bicicleta (!) faz um golaço no Olímpico! 0-1.
G O O O O O L O - Samu Aghehowa marca de pontapé de bicicleta de pé direito! Que maravilha!
Outra vez Shomurodov nas alturas! Mais um cabeceamento do ponta de lança da Roma, mas João Mário importunou a ação do camisola 14 dos italianos e a bola não levou perigo à baliza de Diogo Costa.
A partida está agora mais equilibrada. Sensivelmente a meio da primeira parte, as equipas parecem já encaixadas e os duelos na intermediário vão-se intensificando.
Larga e... agarra Diogo Costa! Cruzamento da direita de El Shaarawy e o guarda-redes portista, num lance sem problemas de maior, ainda largou numa primeira instância, mas depois encaixou a bola com segurança.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Nova ameaça dos romanos! Cabeceamento de Shomurodov, ligeiramente ao lado do poste direito da baliza à guarda de Diogo Costa.
Por pouco, Pepê! Grande passe de Fábio Vieira e o internacional brasileiro ficou muito perto de visar a baliza de Svilar. Valeu à Roma o bom posicionamento e consequente corte providencial de Zeki Çelik.
Eis o momento da entrada das equipas no anfiteatro italiano:
O jogo é reiniciado.
Ameaça a Roma! Cabeceamento de Lorenzo Pellegrini, em posição frontal, com a bola a sair ligeiramente por cima da barra da baliza defendida por Diogo Costa.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Foi desta forma que os adeptos da Roma receberam o hino da UEFA Europa League:
Início da partida!
O FC Porto sai com a bola, a partida começou!
O árbitro inicia o jogo.
Foi assim que foi anunciado o onze inicial da Roma para os espectadores presentes no Olímpico:
Entretanto, junto ao Estádio do Dragão, já começam a ser retirados os adereços que os adeptos dos portistas foram deixando junto ao memorial de homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa:
Guarda-redes do FC Porto já aquecem no anfiteatro italiano:
Os adeptos do FC Porto chegaram cedo ao Estádio Olímpico de Roma e na sua frente têm uma bandeira de Jorge Nuno Pinto da Costa:
O plantel azul e branco deparou-se com uma surpresa no balneário do Olímpico de Roma. O emblema da capital italiana ofereceu uma coroa de flores ao FC Porto, em memória de Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico presidente que morreu no último sábado, aos 87 anos. Bonito gesto dos romanos foi assinalado pelos dragões através das redes sociais.
Onze da Roma: Svilar; Celik, Mancini e Ndicka; El Shaarawy, Konè, Paredes e Angeliño; Dybala, Shomurodov e Pellegrini
Já há onze do FC Porto: Diogo Costa; Tiago Djaló, Nehuén Pérez e Otávio; João Mário, Eustáquio, Alan Varela e Moura; Pepê, Samu e Fábio Vieira
⚽𝕆 ℕ𝕆𝕊𝕊𝕆 𝟙𝟙 𝕀ℕ𝕀ℂ𝕀𝔸𝕃 ⚽#ASRFCP #UEL pic.twitter.com/6Lrl9NztHF
— FC Porto (@FCPorto) February 20, 2025
Comitiva romana já chegou ao estádio:
No dia em que vai realizar-se o primeiro jogo europeu do FC Porto após a morte do seu antigo e histórico presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, o emblema portista partilhou um vídeo que remonta à homenagem feita ao malogrado dirigente do clube.
Através dos seus canais de comunicação oficiais, o FC Porto deu conta do azul e branco que já vai pintando a cidade de Roma ao longo do dia desta quinta-feira:
Eis o tento de Francisco Moura (após assistência de... Diogo Costa) que deixou a eliminatória empatada:
Recorde o golo de Zeki Çelik no encontro da primeira mão:
A Roma também divulgou a lista de convocados para o encontro desta tarde frente ao FC Porto:
Claudio Ranieri, treinador da formação romana, anteviu assim a receção aos portistas:
Eis a lista dos eleitos de Martín Anselmi para esta deslocação a Roma:
Fábio Vieira foi o porta-voz do balneário dos dragões e o número 10 garantiu um FC Porto à altura do momento:
A jornalista Catarina Pereira, enviada-especial de A BOLA a Roma, esteve, ontem, nas conferências de Imprensa de antevisão a esta partida, no Estádio Olímpico da capital italiana. Recorde a projeção de Martín Anselmi, treinador do FC Porto:
Depois do jogo da primeira mão, na Invicta, FC Porto e Roma jogaram foram de casa para os respetivos campeonatos e ambos venceram... pelo mesmo resultado: 1-0. Os azuis e brancos foram ao Algarve bater o Farense, os giallorossi triunfaram na deslocação a Parma.
Agora, uma semana depois, romanos e portistas voltam a defrontar-se, desta feita no Estádio Olímpico de Roma, sendo que a eliminatória está, naturalmente, em aberto. Mas só uma equipa poderá, evidentemente, seguir em frente na segunda competição mais importante da UEFA. Prevê-se, por isso, um embate extremamente emocionante e que pode pender para qualquer um dos lados.
Faz hoje uma semana, as duas equipas defrontaram-se no Estádio do Dragão, tendo o encontro terminado empatado a uma bola. Zeki Çelik colocou os romanos em vantagem mesmo à beira do intervalo, Francisco Moura devolveu a igualdade ao marcador a meio da segunda parte.
O futuro europeu dos dragões joga-se na tarde desta quinta-feira. A partir das 17.45 horas, Roma e FC Porto medem forças no Estádio Olímpico, na capital italiana, num duelo referente à segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da UEFA Europa League. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre esta partida e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!