Portugal
1 - 1
Itália

Siga o Portugal vs Itália em direto

Portugal-Itália: tudo empatado e, à boa maneira lusa, venha a calculadora!
Navegadoras estão obrigadas a vencer a Bélgica, na última jornada, mas terão também de esperar por uma ajuda de Espanha para poderem recuperar da diferença de golos em relação a Itália

FINAL DA PARTIDA!! PORTUGAL 1 ITÁLIA 1. Amargo de boca. Assim pode definir-se este resultado. Depois de uma primeira parte equilibrada, as Navegadoras até subiram de produção na etapa complementar, mas foi a formação transalpina que se adiantou no marcador, quando Girelli apontou um golaço e deixou, por instantes, o conjunto nacional eliminado. No entanto, e fruto de uma tremenda abnegação, as comandadas de Francisco Neto foram à luta e chegaram mesmo ao empate, por intermédio de Diana Gomes (89'). Antes disso, refira-se, já Diana Silva tinha visto um golo anulado por fora de jogo (82'). E já em tempo de compensação brilharam... as guarda-redes. Primeiro foi Patrícia Morais a negar o golo a Bergamaschi, depois foi Giuliani a impedir os intentos a Tatiana Pinto, que não chegou por milímetros a um lançamento de Diana Gomes. As contas estão difíceis, é um facto, mas Portugal ainda tem hipóteses de seguir para os quartos de final deste Europeu. Para isso, a Seleção Nacional está obrigada a vencer a Bélgica (de preferência, por muitos golos), na próxima sexta-feira (20 horas), e esperar que Espanha derrote Itália (se possível, também com uma boa margem).

90+6': Segundo cartão amarelo e consequente vermelho para Ana Borges (Portugal).

90'4: Remate de Fátima Pinto, ao lado do poste esquerdo da baliza transalpina.

90+4': Que enorme oportunidade para Portugal! Diana Gomes lançou Tatiana Pinto, a média nacional não conseguiu o desvio, mas Giuliani foi obrigada a uma intervenção de recurso para evitar a reviravolta lusa.

90+2': Agarra (outra vez) Patrícia Morais! Remate de Severini, já no interior da área, para defesa segura da guarda-redes de Portugal.

7 MINUTOS DE TEMPO ADICIONAL MÍNIMO!

90': Que grande defesa de Patrícia Morais! Cabeceamento de Bergamaschi, aos segundo poste, mas uma intervenção de alto nível da guarda-redes de Portugal mantém o empate no marcador.

89': GOLO DE PORTUGAL!! Cruzamento da esquerda de Dolores Silva e Diana Gomes remata de primeira, de pé direito, para o fundo das redes da baliza contrária. Volta a estar tudo empatado... 1-1.

88': Dupla substituição em Itália, com as saídas de Boattin e Girelli, para as entradas de Bergamaschi e Bonansea.

84': Dupla substituição em Portugal, com as saídas de Kika Nazareth e Diana Silva, para as entradas de Dolores Silva e Telma Encarnação.

GOLO ANULADO A PORTUGAL! Depois de cerca de dois minutos a ser analisado pelo VAR, tento apontado por Diana Silva acabou por ser invalidado devido a posição irregular da avançada nacional. Mantém-se, portanto, a Itália em vantagem. 0-1.

O lance está a ser analisado pelo VAR. Veremos se o golo de Diana Silva será, ou não, validado.

80': GOLO DE PORTUGAL!! Pontapé livre batido por Kika Nazareth, cabeceamento de Diana Silva ao poste esquerdo, mas, na recarga, a mesma Diana Silva rematou para o fundo das redes. 1-1.

79': As jogadoras portuguesas ficam a pedir penálti! Na sequência de um pontapé de canto batido por Andreia Jacinto do lado esquerdo, a bola foi ao braço de Girelli, o que motivou os protestos das Navegadoras. A árbitra da partida mandou jogar, decisão depois ratificada pelo VAR.

76': Substituição em Portugal, com a saída de Andreia Norton para a entrada de Andreia

Jacinto.

76': Substituição em Itália, com a saída de Guglielmo para a entrada de Oliviero.

Com este resultado, e olhando à classificação em tempo real, Portugal está eliminado do Europeu.

70': GOLO DE ITÁLIA!! Golaço! Remate forte e colocado de Girelli para o primeiro da noite em Genebra. A Itália passa para a frente e deixa Portugal em maus lençóis... 0-1.

70': Amarra Laura Giuliani! Excelente jogada de envolvimento de Portugal, mas o cruzamento de Ana Borges saiu na direção da guarda-redes italiana.

67': Deixa fugir Jéssica Silva! A recém-entrada avançada portuguesa fugiu em velocidade pela esquerda, depois de ter sido lançada em profundidade, mas, já dentro da área, e quando se preparava para dominar e visar a baliza contrária, a camisola 10 das Navegadoras viu o esférico fugir-lhe pela linha final.

Joana Marchão saiu em lágrimas do relvado. A lateral-esquerda lusa ainda foi assistida pela equipa médica nacional, mas não estava em condições para continuar a dar o seu contributo à equipa e foi rendida por Catarina Amado - no mesmo tempo de paragem, recorde-se, Ana Capeta deu lugar a Jéssica Silva.

66': Dupla substituição em Portugal, com as saídas de Joana Marchã e Ana Capeta para as entradas de Catarina Amado e Jéssica Silva.

64': Partida interrompida para que seja prestada assistência médica a Joana Marchão. A lateral-esquerda está em sérias dificuldades e pode já não conseguir regressar à partida.

Jéssica Silva está pronta para entrar. Vem aí a primeira substituição na Seleção Nacional.

60': Grande oportunidade para Itália! Caruso, de meia distância, rematou forte e colocado, mas a bola saiu muito perto da barra da baliza à guarda de Patrícia Morais.

59': Dupla substituição na seleção de Itália, com as saídas Giugliano e Cantore para as entradas de Cambiaghi e Greggi.

49': Ameaça Diana Silva! A avançada portuguesa fugiu bem pelo flanco esquerdo, tirou o cruzamento para o interior da área para tentar soliciar Ana Capeta, mas Laura Giuliani, guarda-redes italiana, adivinhou o lance e segurou.

Diana Silva parece ter recuperado totalmente do problema no ombro esquerdo de que se queixou durante a primeira parte e regressa também para esta etapa complementar. Francisco Neto não promove qualquer alteração no onze dos primeiros para os segundos 45 minutos.

INÍCIO DA SEGUNDA PARTE!

INTERVALO! PORTUGAL 0 ITÁLIA 0. Tudo em branco e... tudo em aberto. Ainda não houve golos neste duelo da 2.ª jornada do Grupo B do Campeonato da Europa, que se disputa no Estádio de Genebra, na Suíça. Tem havido uma ligeira supremacia da equipa transalpina, é um facto - Patrícia Morais (e a barra) foi decisiva nas duas vezes em que foi obrigada a intervir -, mas também não é menos verdade que as Navegadoras também já deram mostras de que, com mais confiança, podem ferir o último reduto defensivo adversário. Tudo por decidir na etapa complementar.

2 MINUTOS DE TEMPO ADICIONAL MÍNIMO!

45': Grande defesa de Patrícia Morais! Cruzamento da esquerda de Cantore e remate de primeira de Girelli, à entrada da pequena área, para uma excelente intervenção da guarda-redes portuguesa.

40': Cartão amarelo a Giugliano (Itália).

36': Golo anulado a Itália! Severini ainda conseguiu o desvio certeito para o fundo das redes da baliza portuguesa - isto depois de uma defesa incompleta de Patrícia Morais após cabeceamento de Girelli, mas a 8 transalpina estava em posição irregular e, como tal, o lance foi invalidado.

Diana Silva está em dificuldades. A avançada nacional apresenta muitas queixas no ombro esquerdo e está a receber assistência médica fora das quatro linhas. Veremos se a camisola 17 de Portugal tem condições para voltar à partida.

33': Atenta Laura Giuliani! Passe de rotura de Joana Marchão (que joga em casa, uma vez que representa atualmente o Servette, da Suíça) a chamar a velocidade de Diana Silva, mas a guarda-redes italiana, atenta, saiu da sua grande área e bateu a bola de primeira, impedindo que a avançada portuguesa, que entretanto já tinha ganho as costas à defensiva contrária, chegasse ao esférico e pudesse ficar em boas condições para visar a baliza.

Festa nas bancadas do Estádio de Genebra. Os muitos milhares de adeptos presentes vão fazendo a tradicional hola mexicana no anfiteatro helvético.

Jéssica Silva, Telma Encarnação, Andreia Faria e Ana Seiça já realizam exercícios de aquecimento. Francisco Neto quererá, por certo, ter todas as opções ativas quando decidir mexer na equipa.

23': Responde Portugal! Cruzamento de Andreia Norton à procura de Diana Silva, mas Laura Giuliani foi ao segundo andar e deu uma palmada na bola, cedendo pontapé de canto.

21': Na barra! Livre de Boattin e Salvai, de cabeça, atirou à trave da baliza à guarda de Patrícia Morais.

As jogadoras portuguesas cederam os seus casacos aos apanha-bolas, para que as crianças pudessem ter algum tipo de abrigo para a chuva:

Atitude muito nobre das jogadoras portuguesas (Foto: A BOLA)

15': Primeiro quarto de hora cumprido com ligeiro ascendente de Itália. Apenas por uma vez houve algum sinal de perigo, mas, nesse momento, Patrícia Morais negou os intentos a Girelli. Portugal ainda não conseguiu chegar com perigo ao último terço, é um facto, mas a verdade é que entrou bem melhor do que em encontros anteriores, pelo que é expectável que, se continuarem assim, as Navegadoras possam ir ganhando confiança para depois ousarem aventurar-se em terrenos mais adiantados.

Eis a entrada das duas equipas no relvado do Estádio de Genebra, em mais um momento captado em vídeo pela jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça para a cobertura deste Campeonato da Europa:

Jogadoras de Portugal e Itália durante a subida ao relvado do Estádio de Genebra

8': Desvia Patrícia Morais! Remate de longe de Girelli e defesa atenta da guarda-redes portuguesa, que cedeu canto.

Francisco Neto mudou cinco peças em relação ao jogo com Espanha, mas mudou também o sistema. Esta noite, Portugal apresenta-se em 4x4x2 (em detrimento do 3x5x2 do jogo anterior). Patrícia Morais é a guarda-redes, sendo que à sua frente alinha um quarteto defensivo composto por Ana Borges (à direita), Diana Gomes e Carole Costa (ao meio) e Joana Marchão (à esquerda). No meio-campo em losango, Fátima Pinto joga na chamada posição 6 (como média mais recuada), cabendo a Andreia Norton e a Fátima Pinto desempenharem as funções de interiores. Kika Nazareth, de regresso à titularidade, atua nas costas da dupla de avançadas, Ana Capeta e Diana Silva.

INÍCIO DA PARTIDA!

As três equipas já estão devidamente perfiladas no centro do relvado do Estádio de Genebra, na Suíça:

Aí está a fotografia protocolar antes do início da partida (Foto: A BOLA)

O relvado do Estádio de Genebra, na Suíça, está já devidamente engalanado para o início da partida. Dentro de poucos instantes, as jogadoras de Portugal e Itália subirão ao palco do jogo e ficará tudo pronto para que role a bola nesta partida da 2ª jornada do Grupo B do Campeonato da Europa. Recorde-se que Portugal está obrigado a pontuar para ainda acalentar esperanças de apurar-se para os quartos de final. Uma eventual derrota, esta noite, diante da squadra azzurra ditará, de imediato, a eliminação das Navegadoras, cuja terceira e última ronda, diante da Bélgica, será apenas e só para cumprir calendário.

Bonita coreografia antes do início da partida (Foto: A BOLA)

As jogadoras já recolheram aos balneários, de novo ao som de muitas palmas e gritos de incentivo vindos das bancadas. A chuva, essa, é que é mesmo a convidada mais indesejada neste momento.

As Navegadoras já terminaram o período de aquecimento no relvado do Estádio de Genebra (Foto: A BOLA)

No Estádio de Genebra vai sendo cada mais mais percetível e audível o apoio a Portugal. Segundo os últimos relatos da jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça, as jogadoras nacionais foram altamente ovacionadas quando o speaker do estádio anunciou os seus nomes. O osso, no relvado, promete ser duro de roer, mas, nas bancadas, tudo o que depender dos portugueses promete ser feito...

Jogadoras lusas já estão em fase de preparação para o importante duelo desta noite:

Navegadoras já estão em preparação ativa para o jogo diante de Itália

Francisco Neto, selecionador de Portugal, opera cinco mudanças no onze tendo como termo de comparação o último jogo das Navegadoras, diante de Espanha (0-5). Saem Inês Pereira, Beatriz Fonseca, Andreia Jacinto, Catarina Amado e Jéssica Silva, entram Patrícia Morais, Ana Borges, Kika Nazareth, Joana Marchão e Ana Capeta.

Itália (selecionador): Andrea Soncin

Itália (suplentes): Baldi (12), Durante (22), Oliviero (2), Schatzer (4), Piemonte (9), Bonansea (11), Piga (13), Bergamashi (14), Senturini (15), Goldoni (16), Greggi (20) e Cambiaghi (21)

Itália (titulares): Giuliani (1); Lenzini (19), Salvai (23) e Linari (5); Di Guglielmo (3), Giugliano (6), Severini (8) e Boattin (17); Caruso (18), Girelli (10) C e Cantore (7)

Portugal (selecionador): Francisco Neto

Portugal (suplentes): Inês Pereira (1), Sierra Cota-Yarde (22), Catarina Amado (2), Lúcia Alves (3), Ana Seiça (4), Andreia Jacinto (6), Jéssica Silva (10), Dolores Silva (14), Andreia Faria (16), Carolina Correia (18), Beatriz Fonseca (20) e Telma Encarnação (23)

Portugal (titulares): Patrícia Morais (12); Diana Gomes (19), Carole Costa (15) e Fátima Pinto (13); Ana Borges (9) C, Andreia Norton (8), Tatiana Pinto (11), Kika Nazareth (7) e Joana Marchão (5); Ana Capeta (21) e Diana Silva (17)

Árbitra: Ivana Martincic (Croácia); Assistentes: Sanja Rodjak-Karsic (Croácia) e Stasa Spur (Eslovénia); 4.º Árbitra: Tess Olofsson (Suécia); VAR/AVAR: Christian Dingert (Alemanha) e Sian Massey-Ellis (Inglaterra)

Já há equipas oficiais!

Eusébio da Silva Ferreira. Um dos símbolos maiores de toda a história do futebol português. O antigo craque luso também é lembrado por ocasião do Campeonato da Europa, neste caso, através de uma camisola de um adepto luso. Mais um sublime apontamento de reportagem captado pela sempre atenta Filipa Reis, jornalista que é enviada-especial de A BOLA à Suiça para acompanhar o percurso das Navegadoras na importante competição.

Um dos maiores nomes de sempre do futebol português evocado na Suíça (Foto: A BOLA)

Ver um jogo da Seleção Nacional e tentar levar para casa uma (ou mais) camisola(s) das Navegadoras? É que o vão tentar Tomás Lopes e Tomás Pereira, que vivem na Suíça e que irão assistir ao vivo ao Portugal-Itália. Na lista de desejos, devidamente exposta nos cartazes que têm nas mãos, estão as preferências de ambos: Ana Borges e Jéssica Silva.

Jovens adeptos lusos vão tentar levar uma recordação para casa (Foto: A BOLA)

Pensar em Portugal e em Itália ao mesmo tempo? Sim, é possível. Pensar na gastronomia de ambos os países e ter de fazer uma escolha? Sim, é simples. Afinal, um pastel de nata ganha (aos pontos!) a um tiramisù. É claramente essa a opinião de Dany Monteiro e Oceane Greca, mais um casal de emigrantes presente no apoio às Navegadoras.

A gastronomia portuguesa e italiana também estão na 'ementa' do jogo desta noite (Foto: A BOLA)

Hérois procuram-se? Então talvez as Navegadoras possam inspirar-se em... Éder. Esse mesmo, o antigo ponta de lança que assinou a mais dourada página do futebol português, ao apontar o golo que permitiu a Portugal conquistar o Campeonato da Europa, em 2016. Agora, praticamente 9 anos depois - o duelo decisivo com a França, em que Éder colocou uma Nação em absoluto delírio, ao marcar o golo da vitória já no prolongamento, foi disputado a 10 de julho de 2016 -, há um adepto português que está na Suíça com uma camisola com o nome... Éder. Haja fé!

Pelo menoso nome não engana: Éder, o herói nacional em 2016 (Foto: A BOLA)

A cerca de uma hora e meia do início do jogo há já vários adeptos portugueses e italianos em redor do Estádio de Genebra. O vídeo é da jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça e que logo após os 90 minutos irá trazer-lhe a crónica deste encontro, especialmente importante para as contas das Navegadoras neste Campeonato da Europa.

Adeptos de Portugal e Itália começam a entrar no Estádio de Genebra

Entre marido e mulher, não se mete... futebol. Ou então mete. Mas com um sorriso nos lábios, claro está! Pizzaia (marido) e Ana (esposa) não escondem as respetivas raízes e vão assistir ao Portugal-Itália devidamente equipados. Durante os 90 minutos torcerão, naturalmente, cada um pelas suas cores, mas depois... prevalecerá o amor. Mais um excelente apontamento de reportagem da jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça.

Boa disposição reina entre casal... rival (Foto: A BOLA)
Cristiano Ronaldo... claro está! (Foto: A BOLA)

Mais um adepto da Seleção Nacional presente em solo helvético que fez questão de homenagear o malogrado Diogo Jota.

O antigo internacional português continua bem presente no coração dos portugueses (Foto: A BOLA)

As homenagens a Diogo Jota sucedem-se e também na Suíça há quem recorde com saudade o antigo internacional português, que faleceu na passada semana, num acidente de viação onde também perdeu a vida o seu irmão, André Silva. No Estádio de Genebra, onde esta noite Portugal defronta Itália, em partida referente à 2.ª jornada do Grupo B da fase final do Campeonato da Europa, Manuel Teixeira e Estrela Teixeira demonstraram o sentimento de pesar e evocaram, com gratidão, o antigo extremo da Seleção Nacional.

Casal português lembra o saudoso Diogo Jota (Foto: A BOLA)

Com o aproximar da hora do jogo... cresce o apoio à Seleção Nacional. Através de mais esta foto da jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça, podemos ver que as cores portuguesas ganham cada vez mais expressão junto ao estádio onde vai decorrer o duelo com Itália. Neste caso, Fátima Borges e José Santos (ao meio) fazem-se acompanhar dos dois filhos, André da Silva e Joana da Silva (à esquerda), e do amigo Miguel Vieira (à direita).

São cada vez mais os portugueses que circundam o Estádio de Genebra (Foto: A BOLA)

Começa a chover na Suíça. Segundo os últimos relatos da jornalista Filipa Reis, os aguaceiros são, para já, ligeiros, mas há previsão de que o tempo não seja o melhor à hora do jogo. Relativamente às previsões de espectadores, são esperados cerca de 20 mil adeptos do Estádio de Genebra para este Portugal-Itália. O recinto, refira-se, tem capacidade para 26.500 pessoas, pelo que não deverá ficar muito longe da lotação esgotada. As portas já abriram e os aficionados lusos e transalpinos começam a entrar no anfiteatro helvético.

Mas se o apoio nacional será, predominantemente, dado pela comunidade emigrante, também há quem tenha viajado diretamente de Portugal para assistir ao vivo ao jogo da Seleção Nacional. É o caso, por exemplo, das irmãs Sofia e Ana Pinto.

O orgulho do povo português move toda e qualquer montanha (Foto: A BOLA)

Não há como ter Portugal... na Suíça. Esta família lusa - Sónia e Crystophe com as respetivas filhas, Lyana (à esquerda) e Maelys (à direita) - também estará nas bancadas do anfiteatro helvético para assistir ao encontro das Navegadoras diante de Itália.

Amor à pátria bem presente nesta família lusitana (Foto: A BOLA)

São cada vez mais os portugueses que vão chegando às imediações do Estádio de Genebra, como relatam as fotografias da jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça para a cobertura deste Campeonato da Europa. Neste caso, Bruno e Tânia Silveira, mais dois adeptos que irão torcer pelas Navegadoras.

Casal lusitano preparado para apoiar Portugal (Foto: A BOLA)

No feminino... e com muito feminino. Ana Sofia Mendes e Aruna, mãe e filha, respetivamente, viajaram de Inglaterra para a Suíça para darem força à Seleção Nacional.

Mais duas adeptas portuguesas ao lado das Navegadoras (Foto: A BOLA)

A squadra azzurra também estará devidamente apoiada no Estádio de Genebra, havendo já vários adeptos transalpinos nas imediações do palco do jogo de logo à noite, tal como também testemunhou a jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça.

A seleção transalpina também vai ter apoio em Genebra (Foto: A BOLA)

Céu Montenegro, portuguesa emigrada na Suíça há mais de 40 anos também já está equipada a rigor para dar toda a força à Seleção Nacional esta noite.

Portuguesa radicada na Suíça há mais de quatro décadas pronta para apoiar as Navegadoras (Foto: A BOLA)

Se é sabido que há sempre um português em cada canto do Mundo, entã na Suíça, onde a comunidade de emigrantes luso é enorme, é só mais um dia no escritório. Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA a território helvético, testemunhou a presença de Isabel Costa e Maria José Costa, duas portuguesas que viajaram de França de propósito para acompanhar as Navegadoras, tal como já tinham feito no jogo anterior, diante de Espanha. E garantem que também estarão presentes em Sion, na próxima sexta-feira, para assistirem ao embate frente à Bélgica.

Apoio português em Genebra (Foto: A BOLA)

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, esta segunda-feira, que devido aos falecimentos de Diogo Jota e André Silva, antigos jogadores de Liverpool (Inglaterra) e Penafiel, respetivamente, a Seleção Nacional irá entrar em campo esta noite, diante de Itália, com camisolas de aquecimento pretas com o nome de Diogo Jota (antigo internacional português), assim como voltarão a ser utilizados os fumos negros nas camisolas de Portugal, tal como, de resto, já tinha acontecido no duelo frente a Espanha.

Já na manhã desta segunda-feira, a Seleção Nacional cumpriu o habitual passeio junto da unidade hoteleira onde está instalada, como relata a jornalista Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça e que logo à noite estará, naturalmente, no Estádio de Genebra, casa do Servette, para assinar a crónica da par

tida entre Portugal e Itália.

Por entre os muitos portugueses que estão a torcer pela Seleção Nacional, seja em território suíço ou por esse Mundo fora, há também uma jogadora que, fruto do infortúnio de uma lesão, acabou por não poder dar o seu contributo à equipa na competição: Carolina Mendes. Mas Filipa Reis, enviada-especial de A BOLA à Suíça, esteve à conversa com a internacional lusa e esta demonstrou toda a sua confiança na equi

pa.

Mas não são só as Navegadoras que estão a representar Portugal nesta fase final do Campeonato da Europa. Catarina Campos e Tiago Martins, dois árbitros lusos, também dão força à língua de Camões nesta competição. E ambos estarão em ação amanhã, no embate entre Alemanha e Dinamarca, da 2.ª jornada do Grupo C.

Quem também fez a antevisão a este encontro da 2.ª jornada do Grupo B foi Ana Borges. Na ocasião, a experiente internacional portuguesa falou sobre o duelo frente a Itália, mas também abordou o seu futuro, ela que, como se sabe, deixou o Sporting e foi já oficializada pelo... Benfica.

Uma das novidades para o embate com Itália pode ser Kika Nazareth. A craque nacional está a 100 por cento e Francisco Neto deixou a porta aberta à sua utilização.

Também nunca é demais recordar que Portugal defrontou Espanha num momento particularmente difícil, devido ao trágico acidente de viação que vitimou Diogo Jota e André Silva, situação que foi, de resto, recordada por Francisco Neto na antevisão ao encontro desta noite. O selecionador nacional diz que o momento de consternação não se supera de um dia para o outro, mas salienta que a equipa também quererá honrar os dois irmãos recentemente falecidos.

As comandadas de Francisco Neto quererão, não só pontuar, como também, de certa forma, limpar a (má) imagem deixada na ronda inaugural. O primeiro jogo foi, de facto, negativo para Portugal, que acabou goleado (0-5) por Espanha - ainda que todos saibamos que pela frente estava uma das principais (se não mesmo a principal...) candidatas ao título. Além do resultado extremamente adverso, a verdade é a exibição da turma lusa ficou muito (mas mesmo muito) aquém do esperado, pelo que se espera uma equipa de cara levada no duelo de hoje frente a Itália.

Não podendo dizer-se taxativamente que é um jogo de tudo ou nada, poderá... sê-lo. Isto porque, em caso de derrota esta noite e se Espanha vencer a Bélgica, Portugal ficará automaticamente eliminado da competição, tendo depois o terceiro jogo apenas para cumprir calendário. Mas as Navegadoras entrarão em campo com o pensamento exatamente inverso, ou seja, tendo em mente um triunfo diante da sua congénere italiana para que as contas do apuramento para os quartos de final fiquem totalmente em aberto para a 3.ª e última jornada deste Grupo B.

Portugal defronta Itália, a partir das 20 horas desta segunda-feira, na 2.ª jornada do Grupo B da fase final do Campeonato da Europa de futebol feminino, que decorre na Suíça. A BOLA vai acompanhar todas as incidências desta partida e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!