Nova Caledônia U17
1 - 6
Portugal sub-17

Siga o Nova Caledônia U17 vs Portugal sub-17 em direto

Portugal abre Mundial sub-17 a aplicar meia dúzia... e a desperdiçar muito mais
A Seleção Nacional sub-17 começou a participação no Mundial do escalão com a goleada que se esperava, vencendo por 6-1 numa partida em que a diferença poderia ter sido bem maior

Portugal volta a competir já na quinta-feira, pelas 12h30, defrontando Marrocos pela 2.ª jornada do Grupo B para confirmar o apuramento para os 16-avos de final da competição.

O resultado que se esperava e o domínio também, mas a diferença poderia ter sido bem maior, não fora a inoperância do ataque português, que desperdiçou sucessivas oportunidades e teve cinco (!) remates travados pelos postes.

Final da partida. Nova Caledónia 1-6 Portugal

90 +7
Golo

Golo Regular

90+6': Golo de Portugal! No suspiro final da partida, a equipa das Quinas chega à meia dúzia, numa boa execução de José Neto que, colocado à entrada da área, matou com o peito e atirou para golo no mesmo movimento após uma primeira tentativa de corte da defesa adversária.

O tempo escoa e o resultado mantém-se, com uma goleada que sabe a pouco, atendendo à diferença entre os dois conjuntos.

Tempo adicional: sete minutos.

89': Cinco golos marcados e... cinco bolas nos ferros! Desta feita, o contemplado foi Mauro Furtado, num livre direto cobrado (quase) na perfeição.

85
Golo

Golo Regular

85': Golo de Portugal! Ao fim de incontáveis tentativas, o quinto golo português finalmente a materalizar-se e com os dois centrais em evidência: Ricardo Neto desvia, de cabeça, ao primeiro poste e a bola chegou perto do poste contrário para cabeceamento certeiro de Mauro Furtado.

83': Muito interventivo e rematador, Miguel Figueiredo volta a rematar e a não marcar, cabeceando por cima.

82': E vão quatro... também nos postes: João Aragão empreendeu uma diagonal pela esquerda e atirou colocado, mas... em demasia e a bola embateu no poste esquerdo.

Portugal já se aproxima dos 40 remates, mas de forma estóica os onze jogadores da Nova Caledónia servem de parede para evitar que a equipa das Quinas vise com êxito a sua baliza.

76': Continua a saga da equipa portuguesa com um remate de Daniel Banjaqui para boa defesa de Kutran. Na recarga, Miguel Figueiredo atirou por cima.

Os remates portugueses sucedem-se e o 1-4 vai sobrevivendo.

74': Nova oportunidade desperdiçada: muito bom cruzamento de Daniel Banjaqui e Ricardo Neto antecipa-se a toda a defesa adversária para cabecear pouco ao lado.

71': Portugal perto do quinto golo! Miguel Figueiredo volta a estar perto de marcar, mas o guardião Nicolas Kutran opôs-se com qualidade.

69': Substituição na Nova Caledónia, com a entrada de Andre Menango para o lugar de Typhan Dreuko.

A normalidade parece estar reposta na partida: Portugal goleia por 4-1 e ameaça fazer crescer os números.

65': Substituição para Portugal, com a entrada de Daniel Banjaqui pela saída de Anísio Cabral.

62': A terceira bola no travessão para Portugal! Mateus Mide - um dos grandes valores individuais da equipa nacional - entrou com vontade e quase bisava, atacando a bola na área e esta dirigiu-se à barra da baliza do conjunto da Oceânia.

60': Tripla substituição na Nova Caledónia, com as entradas de Darryl Dmaloko, Maurice Katrawa e Henrick Wassingalu pelos lugares de Yvrick Hmae, Malick Padome e Laurent-Jean Ihmeling.

59': Golo de Portugal! A torneira parece estar aberta e a equipa nacional já joga com facilidade. Mérito para a persistência perante várias tentativas de corte adversárias até que Miguel Figueiredo tocou para remate rasteiro de Mateus Mide, sem que o guardião da Nova Caledónia pudesse esboçar uma defesa.

59
Golo

Golo Regular

58': Dupla substituição para Portugal, com as entradas de José Neto e Bernardo Lima pelas saídas de Yoan Pereira e Stevan Manuel.

53': Golo de Portugal! Uma combinação rápida na área entre João Aragão e Stevan Manuel, com este último a ultrapassar vários adversários, descaído para a esquerda, antes de atirar cruzado para o 1-3.

53
Golo

Golo Regular

50': Mais uma no travessão! Jogada bem trabalhada pela esquerda e a bola chegou até Miguel Figueiredo, que atirou colocado, mas o ferro evitou o terceiro golo para Portugal.

47': Golo de Portugal! Em menos de dois minutos, a verdade foi reposta nesta partida e a equipa lusa alcançou, finalmente, a reviravolta: aceleração de Gabriel Dbouk pela direita e centro rasteiro para desvio subtil de Anísio Cabral para o bis pessoal e o 1-2.

47
Golo

Golo Regular

Dupla substituição para Portugal ao intervalo, com as entradas de Mateus Mide e João Aragão para os lugares de Zeega e Duarte Cunha.

Já se joga a segunda parte!

Após o primeiro tempo, regista-se uma surpresa na partida de estreia de Portugal, que empata com a seleção da Nova Caledónia (região autónoma insular de França, sediada na Oceânia)... e com culpas próprias para a equipa nacional, que após ter sofrido um golo numa sucessão de acontecimentos caricata, reagiu com a igualdade.

Depois, quando se esperava uma natural goleada, os jogadores lusos exibiram ansiedade e alguma sofreguidão nas suas ações, o que retira o devido discernimento e prolonga um inesperado empate.

Intervalo: Nova Caledónia 1-1 Portugal.

45+7': Nova finalização, desta feita de Zeega, que cabeceou colocado, embora (pouco) por cima.

45+3': Autêntico cerco à baliza da Nova Caledónia, que termina com remate de Anísio Cabral, bloqueado pela solidária defesa adversária, e a bola perde-se para um pontapé de canto.

45+1': O segundo remate digno desse nome para a Nova Caledónia surge praticamente num alívio de Jean Canehmez, que passa bastante por cima.

Tempo adicional: 6 minutos.

40': Mauro Furtado com perigo! Portugal procurou executar com velocidade e a bola foi novamente afastada para uma zona onde Mauro Furtado teve espaço para atirar de longe, forte e perto do travessão.

38': cartão amarelo para Santiago Verdi (Portugal).

Atenção, Portugal! Japão vence também para o grupo B, o da nossa Seleção

29': Ao travessão! A equipa nacional força pela reviravolta e quase a conseguia num fortíssimo disparo de Santiago Verdi, na ressaca a um remate anterior bloqueado pela defesa adversária.

26': Portugal perto da reviravolta! Stevan Manuel tinha tudo para marcar e parecia atirar enquadrado em zona frontal, mas o seu remate embateu num defensor e perdeu-se pela linha de fundo.

O jogo foi interrompido por alguns instantes, aproveitados para ingerir líquidos - apesar de já ser noite no Qatar, regista-se uma temperatura superior a 25 graus centígrados.

22': Golo de Portugal! Tinha de ser ele... Anísio Cabral, monopolizador dos remates portugueses, finalizou ao quinto remate, saltando (mais uma vez) mais alto que a defesa da Nova Caledónia em resposta a cruzamento tirado por Mauro Furtado.

22
Golo

Golo Regular

21': Portugal volta a tentar, por mais duas ocasiões, e o lance termina com um remate de longa distância de Miguel Figueiredo, por cima.

Portugal acerca-se da área do conjunto da Oceânia, que se defende com dificuldade e limita-se a afastar a bola para sucessivos cantos e novos ataques nacionais.

O atacante do Benfica até já agitou as redes da Nova Caledónia, num lance que originou o... golo adversário e, desde então, já cabeceou por outras três ocasiões, sempre com perigo, mas sem acerto.

15': Anísio Cabral perto de marcar! O ponta de lança português já conseguiu rematar por quatro vezes, o que corresponde a... todos os remates de Portugal.

Com um pedido de 'vídeo support', a Nova Caledónia não só evitou um golo sofrido como contestou um lance na área portuguesa que lhe foi atendido, tendo tido acesso a uma grande penalidade que Ezequiel Wamowe converteu com sucesso. Há surpresa, para já.

12': Golo da Nova Caledónia! Viveram-se minutos caricatos em Doha - Anísio Cabral marcou para Portugal, mas o lance foi invalidado e quem festeja é... a equipa adversária

O golo de Portugal é invalidado e transformado em penálti por irregularidade cometida por Ricardo Neto.

11

Penalti

Após revisão, o juiz da partida sanciona penálti para a Nova Caledónia!

Selecionador da Nova Caledónia, Leonardo Lopez, pede vídeo support - em teste neste Mundial.

7': Golo de Portugal! A equipa lusa toma a iniciativa pela direita, seguindo a tendência dos minutos iniciais, e Anísio Cabral saltou mais alto que a defesa adversária, correspondendo a cruzamento.

5': Primeira situação de perigo, e para Portugal! Um primeiro remate, mas rechaçado pela defesa da Nova Caledónia que permitia uma segunda vaga, por Stevan Manuel... mas este falhou a bola no momento de atirar, assim perdendo a ocasião.

Já se joga! Portugal saiu com bola.

Escutam-se agora os hinos nacionais de Nova Caledónia e Portugal.

As equipas entram em campo n.º 4 da Aspire Zone, centro desportivo no qual se realiza este Mundial, em Doha.

Portugal foi uma das 12 seleções europeias qualificadas para esta fase final e fê-lo via Europeu sub-17, prova que... conquistou, em junho último; já a Nova Caledónia tinha-se qualificado há mais de um ano, via Campeonato da OFC (confederação da Oceânia) de sub-16.

Suplentes de Portugal: Romário Cunha, David Rodrigues, Daniel Banjaqui, Martim Chelmik, José Neto, Rafael Quintas, Bernardo Lima, Mateus Mide, João Aragão e Tomás Soares.

PORTUGAL: Alexandre Tverdohlebov, Gabriel Dbouk, Ricardo Neto, Mauro Furtado e Yoan Pereira; Santiago Verdi (c), Miguel Figueiredo e Zeega; Duarte Cunha, Stevan Manuel e Anísio Cabral.

NOVA CALEDÓNIA: Nicolas Kutran, Fabrice Iopues, Yvrick Hmae e Typhan Dreuko; Yoel-Henry Attawac, Jean Canehmez, Laurent-Jean Ihmeling, Steevy Andrew e Malik Padome; Wesley Bouaoui e Ezekiel Wamowe.

JÁ HÁ ONZES!

No encontro de estreia no Mundial, Portugal defronta um dos representantes da Oceânia presentes em prova, a Nova Caledónia, numa partida que terá início pelas 15h15. O encontro entre as restantes duas seleções que compõem o agrupamento, Japão e Marrocos, ainda decorre (iniciou-se pelas 13h30).

Boa tarde! Arrancou esta segunda-feira o Campeonato do Mundo de sub-17 2025, que se disputará no Qatar até ao dia 27 do presente mês e esta tarde Portugal irá entrar em competição na fase final defrontando a Nova Caledónia, pelo Grupo B.