Nacional
0 - 3
Gil Vicente

Siga o Nacional vs Gil Vicente em direto

Nacional-Gil Vicente: visitantes saem a cantar de galo da Choupana
Alvinegros marcam passo, após 90 minutos de ineficácia (sete remates enquadrados à baliza, nenhum golo); gilistas soma três preciosos pontos para fugir ao lugar de 'play-off' de despromoção

Não perca, daqui a pouco, no site de A BOLA, a crónica e as reações dos intervenientes. Obrigada por nos ter acompanhado. Votos de uma Santa Páscoa. Até à próxima.

O Nacional pode queixar-se de si no que à ineficácia diz respeito: em 18 remates, meia dúzia dos quais enquadrados à baliza, não conseguiu fazer golo. A equipa de Tiago Margarido esteve em desvantagem desde os 16 minutos, altura em que Félix Correia assinou um golaço, num remate de vólei. O Gil acabou galvanizado por esse tento e, mesmo contra a maré, com os insulares a terem mais posse de bola e a criar mais oportunidades, conseguiu três golos em três remates certeiros (um de penálti) e arrecadar pontos que valem ouro para fugir à indesejada posição do play-off de despromoção.

Confira a estatística do jogo.

Veja os melhores momentos do jogo.

90 +8

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90 +7
Cartão Amarelo

Pablo puxa pela camisola do jogador da equipa adversária e é advertido pelo árbitro.

O golo foi anulado. E vai ser assinalado livre indireto.

O lance do golo está a ser analisado pelo VAR, por suposto braço de Zé Carlos no duelo com Ulisses Rocha.

90 +1
Golo

G O O O O O L O - Joel Tagueu marca de pé esquerdo, após bom trabalho de Ulisses Rocha dentro da área a ganhar lance a Zé Carlos.

90 +1

O árbitro dá 4 minutos de descontos.

Já há adeptos do Nacional a abandonar as bancadas, a dois minutos dos 90.

84': Confusão na área do Gil Vicente, após cobrança de canto, Daniel Penha acertou no poste. 

85
Substituição

Paulinho Bóia sai do campo e é substituído por Chiheb Labidi.

85
Substituição

Luís Esteves sai do campo e é substituído por Isaac Tomich.

85
Substituição

Félix Correia sai do campo e é substituído por Jordi Mboula.

No que a pontapés de canto diz respeito, o Nacional está a golear: são 9 contra nenhum!

82

G O O O O O L O - Félix Correia do Gil Vicente de pé direito marca o penálti e bisa na partida. Frieza e confiança, sem hipóteses para Lucas França.

É assinalado penálti a favor do Gil Vicente.

Lance na área entre Zé Carlos e Appiah (bola no braço esquerdo) a ser avaliado pelo VAR.

73': Grande defesa do brasileiro Andrew, com uma estirada fantástica a sacudir a bola, que saiu em arco de Fuki Yamada, na cobrança de um livre direto.

75
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Mohamed Bamba por falta sobre Djibril.

75
Substituição

Fuki Yamada sai do campo e é substituído por Rúben Macedo.

75
Substituição

José Gomes sai do campo e é substituído por Arvin Appiah.

67': Paulinho Bóia conseguiu fintar Buatu na área, rematou cruzado, com a bola a rasar o travessão para desespero do camisola 98 do Nacional.

67
Substituição

Facundo Cáseres sai do campo e é substituído por Santi Garcia.

67
Substituição

Kanya Fujimoto sai do campo e é substituído por Marvin Elimbi.

65': Zé Vítor de fora da área tentou a sua sorte, mas Andrew recolheu a bola sem dificuldades.

Tudo limpo no lance. O golo do Gil é validado.

O lance está a ser avaliado pelo VAR.

59': Remate de Djibril Soumaré, de muito longe, sem direção definida para a baliza.

62
Golo

G O O O O O L O - Pablo coloca no fundo das redes de pé direito! Boa jogada coletiva, com Félix Correia a receber na área, com Zé Vítor fazer a cortar, a bola sobrou para Fujimoto rematar ao poste e, na recarga, Pablo conseguiu fazer as redes balançarem.

Veja o golo de Félix Correia, aos 16 minutos, que vai dando vantagem ao Gil Vicente.

56
Substituição

Jorge Aguirre está a sair com queixas físicas e é substituído por Pablo.

55

O jogo está parado porque Aguirre está no chão.

Veja a homenagem ao malogrado Daniel Guimarães.

50': Agora foi João Marques, recém lançado na partida, com um remate forte a fazer a bola passar por cima do travessão da baliza dos insulares.

48': Aguirre a atirar à baliza, com Lucas França a segurar com traquilidade.

O Nacional está a tentar reagiu à desvantagem, mas é o Gil quem está a chegar perto da área dos insulares.

46
Substituição

Tidjany Touré sai do campo e é substituído por João Marques.

46

Início da segunda parte.

O Nacional foi a equipa mais rematadora da primeira parte e que teve mais posse de bola, mas é o Gil Vicente quem foi para o intervalo a cantar de galo, graças a um golaço de Félix Correia, marcado aos 16 minutos. Os alvinegros estão com os nervos à flor da pelo, Rui Encarnação, guarda-redes suplente, foi expulso por protestos e o treinador Tiago Margarido também já recebeu um aviso por parte do árbitro Iancu Vasilica.

Confira a estatística da primeira parte.

45 +4

O árbitro apita para o intervalo.

45 +3
Cartão Vermelho

EXPULSO! - Rui Encarnação, guarda-redes suplente, é expulso, por palavras dirigidas ao árbitro.

Muitos assobios e visível desagrado do treinador Tiago Margarido por considerar que dois minutos é pouco tempo de compensação nesta primeira parte.

45 +1

O árbitro dá mais 2 minutos de tempo de compensação.

45': Remate de Daniel Penha, à entrada da área, com a bola a sair à figura de Andrew, que foi ao chão agarrar com facilidade.

O Nacional volta a ter sinal mais no jogo, com mais posse, domínio de bola e remates à baliza, mas a finalização não está a sair como pretendido pelos insulares.

37': Esteve à vista o empate na Choupana. O capitão do Nacional, Luís Esteves, descaído na esquerda, dentro da área, rematou à baliza, com a bola a sofre um desvio em Tidjany Touré e Andrew a sacudir para canto!

39

O jogo é reiniciado.

39

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

33': Que oportunidade para o Nacional! Daniel Penha, com um remate em zona frontal levou a bola a passar pouco acima do travessão, arrancando bruás vindos das bancadas.

28': Mais um boa intervenção de Andrew, a socar a bola após pontapé de canto cobrado por Fuki Yamada, com Tagueu já a fazer-se ao cabeceamento.

26': Livre direto cobrado por Fuki Yamada, quando todos esperavam um cruzamento, com a bola a passar rente ao poste esquerdo da baliza do Gil Vicente.

26
Cartão Amarelo

Jonathan Mutombo cometeu falta sobre Djibril Soumaré.

25': Cruzamento de Fuki Yamada, de pé esquerdo, em direção à área, onde não apareceu ninguém do Nacional e Andrew estava a controlar o lance.

O Nacional parecia estar a controlar o jogo, mas acabou por ser surpreendido e, agora, atrás do prejuízo, vê o Gil mais confiante e a ganhar metros no terreno.

Tudo legal. O golo do Gil foi validado.

O lance está a ser analisado pelo VAR.

18

É GOLO! Depois de analisar a situação, o árbitro anuncia que o golo do Gil Vicente se mantem.

13': Salva de palmas em homenagem a Daniel Guimarães, antigo guarda-redes do Nacional, que morreu em outubro do ano passado, a não ser esquecido (vestia a camisola 13).

16
Golo

G O O O O O L O - Félix Correia remata em vólei com o pé direito para o fundo da baliza! Na sequência de um cruzamento de Zé Carlos, o extremo do Gil aproveitou a sobra e, de primeira, não deu hipóteses a Lucas França.

13': Paulinho Bóia, de fora da área, de pé direito, voltou a testar a atenção de Andrew, com o guardião a responder positivamente.

O equipa madeirense está a pressionar alto e a criar problemas aos gilistas, para preocupação de César Peixoto que não pára de dar indicações para dentro do terreno de jogo.

10': Andrew, que hoje cumpre a 54.ª titularidade consecutiva (desde a 11.ª jornada da época passada!), atento à movimentação de Gustavo Garcia e a antecipar-se.

5': Perigo para a baliza do Gil! Na sequência de um pontapé de canto, cobrado por Fuki Yamada, com a defesa dos forasteiros a sacudir de qualquer maneira.  

2': Aguirre tentou um pontapé de bicicleta dento da área, mas não foi bem sucedido, com a bola ainda a sobrar para Facundo Cáseres atirar à baliza, por cima do travessão.

1

Gil Vicente sai com a bola, a partida começou!

1

O árbitro dá início à partida.

Os capitães Luís Esteves (Nacional) e Rúben Fernandes (Gil Vicente) escolhem de que lado do campo vão começar.

As equipas estão a perfilar-se para entrar no relvado.

O selecionador nacional Roberto Martínez está presente, sentado ao lado do presidente do Nacional, Rui Alves, para assistir ao jogo.

Há sol na Madeira, uma tarde de sábado de Páscoa amena.

Visitantes em fase de aquecimento.

Gil Vicente mostra apoio nas bancadas da Choupana.

A equipa de arbitragem é liderada por (AF Vila Real), que terá como assistentes Carlos Martins e José Pereira. O 4.º árbitro é Hugo Silva, enquanto no VAR/Avar estarão António Nobre/Paulo Barradas.

Iancu Vasilica (Miguel Nunes)


Bruno Costa, médio do Nacional, celebra este sábado o seu 28.° aniversário.

Bruno Costa faz 28 anos (CN Nacional)

Através das redes sociais o Gil Vicente dá conta da chegada à Choupana.

Em comparação com a última equipa titular, apresentada diante do V. Guimarães (0-1), César Peixoto vê-se forçado a uma alteração forçada no Gil Vicente: o castigado Sandro Cruz dá lugar a Mutombo.

Tiago Margarido aposta na velha máxima de que 'em equipa que ganha não se mexe' e repete o onze da última jornada, em que os alvinegros foram ao Bessa ganhar 1-0 ao Boavista.

Suplentes do Gil Vicente: Brian, Marvin, Gui Beleza, João Teixeira, Santi, João Marques, Mboula, Kazu e Pablo.

Suplentes do Nacional: Rui Encarnação, João Aurélio, Macedo, Laabidi, André Sousa, Isaac, Léo Santos, Appiah e Matheus Dias.

Onze do Gil Vicente: Andrew; Zé Carlos, Rúben Fernandes (C), Buatu e Jonathan Mutombo; Facundo Cáceres e Mohamed Bamba; Tidjany Touré, Kanya Fujimoto e Félix Correia; Jorge Aguirre.

Onze do Nacional: Lucas França; Gustavo Garcia, Ulisses Rocha, José Vítor e José Gomes; Daniel Penha e Djibril; Fuki Yamada, Luís Esteves (C) e Paulinho Bóia; Joel Tagueu.

Já há onzes!

Já César Peixoto, treinador do Gil Vicente, previu dificuldades na Choupana: «Vai ser um jogo difícil, num campo sempre muito difícil. O Nacional sempre foi muito forte em casa, num campo atípico. O ambiente é diferente, e o ‘clima’ é diferente. É uma equipa confortável na tabela, forte nos duelos. Temos de igualar os duelos e nas segunda bolas, e de ser mais proativos na pressão, como fomos contra o Vitória. O importante é trazer de lá pontos.»

Na antevisão ao jogo deste sábado, Tiago Margarido, treinador do Nacional, mostrou-se cauteloso. «Em relação ao jogo, é mais um. Uma equipa que luta pela manutenção, onde todos os jogos são importantes desde a primeira jornada, fundamentalmente para aquilo que é a evolução da equipa. Felizmente temos conseguido estar numa trajetória de evolução, estamos a fazer uma 2ª volta interessante, na qual conseguimos atingir a marca pontual de toda a 1ª volta e ainda faltam 5 jornadas para o término do campeonato. Portanto, ao nível daquilo que é a qualidade de jogo e daquilo que é a pontuação. Estamos nessa senda de crescendo e isso para mim é que é importante, porque todos os jogos são importantes fundamentalmente para uma equipa que luta pela permanência desde a primeira jornada.»

Por parte do Gil Vicente há a registar as ausências de Sandro Cruz, que cumpre castigo, e Bermejo, lesionado. De resto, uma certeza no onze: Mohamed Bamba, que ficou ligado à derrota com o V. Guimarães, e que César Peixoto garantiu que «não ia deixar cair».

Do lado do Nacional há a registar duas baixas, por lesão: Ivanildo Fernandes e Miguel Baeza.

Do lado do Gil Vicente, as contas estão mais apertadas e os galos tentam fugir ao lugar do

de despromoção.

Num jogo em que o Nacional pode garantir matematicamente a permanência na Liga, a Direção oferece entradas aos adeptos alvinegros, visivelmente identificados.

Boa tarde. A BOLA vai contar-lhe todas as incidências do jogo entre Nacional e Gil Vicente, na Choupana, com início agendado para as 15h30. Acompanhe-nos.