Nacional-Estoril: insulares tentaram, mas invencibilidade canarinha em 2025 mantém-se

Eduardo Pedrosa Marques • 11:33 - 15.02.2025/ Atualizado: 19:13 - 15.02.2025

Depois do tento apontado por André Lacximicant, logo aos 4 minutos, Dudu, aos 45+4', fez o gosto ao pé, na transformação de um penálti. Nos instantes iniciais da etapa complementar, Daniel Penha também faturou e colocou os alvinegros em vantagem. Felix Bacher, já na compensação, teve cabeça para empatar

Muito obrigado por ter estado na nossa companhia, caro leitor. Continue desse lado porque dentro de instantes vamos trazer-lhe toda a reportagem e também a crónica deste duelo entre Nacional e Estoril, partida a contar para a 22.ª jornada da Liga e que se realizou na tarde deste sábado, no Estádio da Madeira.

FINAL DA PARTIDA! NACIONAL 2 ESTORIL 2. Foi no último suspiro que os canarinhos evitaram a derrota. Felix Bacher teve cabeça para empatar e, dessa forma, manter a invencibilidade do conjunto da Linha no presente ano civil - cinco vitórias e um empate em seis jogos. Entraram melhor os canarinhos e André Lacximicant, logo aos 4 minutos, aproveitou um passe de morte de João Carvalho para faturar. Reagiu bem o Nacional, pese embora o tento da igualdade tenha surgido apenas nos descontos da primeira parte: falta de Jordan Holsgrove sobre Luís Esteves, dentro da área, e Dudu, na transformação do penálti, fez o 1-1. Poucos minutos após o reinício, Daniel Penha aproveitou uma assistência de Luís Esteves e completou a cambalhota no marcador. A etapa complementar foi intensa, mas (muito) pouco espetacular, com o Estoril a ter, então, o mérito de acreditar até ao fim para resgatar um ponto desta viagem à Madeira.

95'

Defende Joel Robles! Luís Esteves, de novo de fora da área, remata forte e colocado para uma bela intervenção do guarda-redes do Estoril.

90+7'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

94'

GOLO DO ESTORIL!! Pontapé de canto batido por Jordan Holsgrove do lado direito e Felix Bacher, de cabeça, atira a contar. 2-2.

90+3'

G O O O O O O L O - O Felix Bacher do Estoril marca um golo de cabeça.

90+2'
Amarelo

Cartao amarelo para Vinícius Zanocelo.

90+2'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 6 minuto(s).

Na transformação do castigo máximo, Dudu não enjeitou a oportunidade e levou tudo empatado para o intervalo:

Já dentro do período de compensação da primeira parte, Jordan Holsgrove cometeu penálti sobre Luís Esteves:

88'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

Isaac Tomich cabeceou ligeiramente ao lado, aos 42 minutos:

85'
Substituição

Fabrício Garcia sai do campo e é substituído por Gonçalo Costa numa substituição tática.

83'
Amarelo

Cartao amarelo para Gustavo Garcia.

81'
Amarelo

O árbitro não aceita queixas por parte de Isaac Tomich e mostra-lhe o cartão amarelo

77'

Para as nuvens! Isaac Tomich trabalhou bem perante a oposição de Pedro Álvaro e, ainda de fora da área, tentou a sua sorte de pé esquerdo, mas o remate do ponta de lança brasileiro do Nacional saiu muito ao lado.

76'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

72'
Substituição

Dudu sai do campo e é substituído por João Aurélio numa substituição tática.

72'
Substituição

Daniel Penha sai do campo e é substituído por André Sousa numa substituição tática.

Joel Robles negou o golo a Dudu, aos 27 minutos:

Luís Esteves tentou a sua sorte de meia distância neste lance (23'):

63'
Substituição

Xeka sai do campo e é substituído por Alejandro Marqués numa substituição tática.

63'
Substituição

Yanis Begraoui sai do campo e é substituído por Vinícius Zanocelo numa substituição tática.

55'
Substituição

André Lacximicant sai do campo e é substituído por Rafik Guitane numa substituição tática.

52'

GOLO DO NACIONAL!! Assistência de Luís Esteves e Daniel Penha, em zona frontal, atira de pé esquerdo para o fundo das redes da baliza canarinha. Está confirmada a cambalhota no marcador. 2-1.

52'

G O O O O O L O - Daniel Penha marca de pé esquerdo!

49'

Entra mais forte o Nacional! Luís Esteves, outra vez de meia distância e na sequência de uma segunda bola proveniente de um pontapé de canto, tenta a sua sorte, mas o tiro do camisola 10 dos alvinegros sai por cima da barra da baliza defendida por Joel Robles.

Dudu, aos 8 minutos, deixou o primeiro aviso a Joel Robles:

Início da segunda parte!

46'
Substituição

Paulinho Boia sai do campo e é substituído por Rúben Macedo numa substituição tática.

46'

Início da segunda parte.

André Lacximicant, aos 4 minutos, aproveitou uma assistência perfeita de João Carvalho e colocou o Estoril em vantagem no marcador:

Yanis Begraoui, logo aos 3 minutos, deu o aviso para o que haveria de chegar... no ataque seguinte:

Intervalo! Nacional 1 Estoril 1. Belo jogo na Choupana. Os canarinhos entraram (muito) melhor e, logo aos 4 minutos, chegaram à vantagem: erro de principiante de Zé Vítor e assistência de João Carvalho para o golo de André Lacximicant. A vantagem fez bem aos canarinhos... mas apensas durante alguns instantes. Os insulares foram reagindo aos poucos e somaram algumas aproximações junto da baliza de Joel Robles. O guarda-redes espanhol esteve sempre atento e foi negando todas as tentativas dos comandados de Tiago Margarido. Até que, já em período de compensação, Dudu conseguiu mesmo marcar: na transformação de um penálti (falta de Jordan Holsgrove sobre Luís Esteves), o camisola 99 dos alvinegros não perdoou e levou tudo empatado para o descanso. E tudo pode acontecer na etapa complementar...

45+9'

Terminou! O árbitro apita para o intervalo

49'

GOLO DO NACIONAL!! Dudu, na conversão do pontapé de penálti, não perdoa e empata a partida. 1-1.

45+4'
Golo (P)

G O O O O O L O - Dudu do Nacional de pé direito marca o penalti. Joel Robles escolheu mal o lado.

48'

Penálti para o Nacional! Falta de Jordan Holsgrove sobre Luís Esteves e o árbitro da partida não teve dúvidas em apontar para a marca dos 11 metros.

Tempo adicional mínimo: 5 minutos

45+2'
Amarelo

Cartao amarelo para Jordan Holsgrove.

45+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 5 minuto(s).

44'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

42'

Outra vez os madeirenses! Livre cobrado por Arvin Appiah e cabeceamento de Isaac Tomich, ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza à guarda de Joel Robles.

39'

Mais uma chegada do Nacional! Cruzamento da direita de Gustavo Garcia e cabeceamento de Isaac Tomich, à figura de Joel Robles.

39'
Amarelo

Depois de uma falta útil, Felix Bacher tem sorte em receber apenas o cartão amarelo.

33'

Substituição no Nacional, com a saída de José Gomes (lesionado) para a entrada de Arvin Appiah.

33'

O jogo é reiniciado.

33'
Substituição

José Gomes está lesionado e é substituído por Arvin Appiah.

30'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

29'

Cartão amarelo a Tiago Margarido (treinador do Nacional).

27'

De novo Joel Robles! Remate cruzado de Dudu (mais um) para defesa atenta do guarda-redes espanhol do Estoril.

25'
Amarelo

Depois de uma falta útil, Paulinho Boia tem sorte em receber apenas o cartão amarelo.

23'

Outra vez os insulares! Remate de meia distância de Luís Esteves, forte, mas ao lado do poste direito da baliza de Joel Robles.

8'

Reage o Nacional! Remate cruzado de Dudu, já dentro da área e descaído para o flanco direito, para defesa atenta de Joel Robles.

4'

GOLO DO ESTORIL!! Erro de Zé Vítor na primeira fase de construção, João Carvalho recuperou a bola e entrou na área pelo lado direito, assistindo, depois, André Lacximicant, que, já na pequena área, rematou para o fundo das redes da baliza insular. 0-1.

4'

G O O O O O L O - André Lacximicant marca de pé esquerdo!

3'

Primeira aproximação perigosa do Estoril! Yanis Begraoui entrou na área pelo lado direito, rematou cruzado, mas Lucas França fez bem a mancha e negou o golo ao avançado marroquino dos canarinhos.

2'

O jogo é reiniciado.

2'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

Início da partida!

1'

O Nacional sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro inicia o jogo.

Há sol no Funchal, apesar de o vento também soprar com alguma intensidade. O anfiteatro madeirense tem as bancadas bem compostas, sendo que, além dos adeptos alvinegros, há também a registar a presença de algumas dezenas de aficionados dos canarinhos.

As três equipas já subiram ao relvado do Estádio da Madeira. Dentro de instantes, Miguel Fonseca dará o apito inicial neste Nacional-Estoril.

Ian Cathro, técnico do Estoril, mexe apenas em duas peças comparativamente à equipa titular que tinha apresentando no triunfo caseiro diante do Boavista (2-1), na última ronda: saem Kévin Boma e Rafik Guitane, entram Fabrício Garcia e André Lacximicant.

Tiago Margarido, treinador do Nacional, opera quatro mudanças no onze relativamente à vitória no terreno do Farense (2-0), na jornada anterior: saem Léo Santos, Matheus Dias, Bruno Costa e Fuki Yamada, entram Ulisses Rocha, Daniel Penha, Luís Esteves e Isaac Tomich.

O tempo está bom na Madeira e o relvado do anfiteatro alvinegro parece estar em perfeitas condições. Estão reunidos todos os ingredientes para um excelente espetáculo de futebol.

Estoril (treinador): Ian Cathro

Estoril (suplentes): Kevin Chamorro (1), Mangala (5), Vinícius Zanocelo (7), Alejandro Marqués (9), Gonçalo Costa (18), Pedro Carvalho (22), Philippe Lanquetin (91) Israel Salazar (92) e Rafik Guitane (99)

Estoril (titulares): Joel Robles (27); Félix Bacher (25), Pedro Álvaro (23) C e Pedro Amaral (24); Wagner Pina (20), Xeka (88), Jordan Holsgrove (10) e Fabrício Garcia (17); Yanis Begraoui (14), André Lacximicant (9) e João Carvalho (12)

Nacional (treinador): Tiago Margarido

Nacional (suplentes): Rui Encarnação (1), João Aurélio (2), Rúben Macedo (7), Bruno Costa (8), André Sousa (18), Léo Santos (34), Arvin Appiah (70), Matheus Dias (88) e Dyego Sousa (89)

Nacional (titulares): Lucas França (37); Gustavo Garcia (22), Ulisses Rocha (4), José Vítor (38) e José Gomes (5); Daniel Penha (17), Djibril Soumaré (27) e Luís Esteves (10) C; Paulinho Bóia (98), Dudu (99) e Isaac Tomich (23)

Árbitro: Miguel Fonseca (AF Porto); Assistentes: Nélson Cunha e João Martins; 4.º Árbitro: Rui Lima; VAR/AVAR: António Nobre e Nélson Pereira

Já há onzes oficiais!

A antevisão de Ian Cathro, técnico do Estoril, à partida de hoje na Choupana:

Recorde a projeção feita por Tiago Margarido, treinador do Nacional, ao encontro desta tarde:

No jogo da primeira volta, realizado a 15 de setembro de 2024, no Estádio António Coimbra da Mota, na Amoreira, foi o Estoril que saiu a sorrir. João Carvalho apontou o único tento do desafio, naquela que foi a primeira vitória dos canarinhos na presente edição do campeonato - nas quatro rondas anteriores, haviam registado duas derrotas (Santa Clara, 1-4, e Vitória de Guimarães, 0-1) e dois empates (Gil Vicente e Boavista, ambos 0-0).

O Nacional entrará em campo no 14.º lugar, com 22 pontos, ao passo que o Estoril está (agora) num tranquilo 8.º posto, com 30 pontos somados.

A partida desta tarde, recorde-se, estava inicialmente agendada para as 15.30 horas, mas o mau tempo registado ontem no Funchal adiou o voo da comitiva do Estoril, que só à noite conseguiu viajar para a Madeira. Dessa forma, o duelo entre as duas equipas foi adiado para as 17 horas.

Mau tempo no Funchal adia o Nacional-Estoril para as 17 horas

14 fevereiro 2025, 21:42

Mau tempo no Funchal adia o Nacional-Estoril para as 17 horas

Partida estava inicialmente aprazada para as 15h30 deste sábado, mas canarinhos só têm chegada prevista à Madeira esta madrugada e os dois clubes já acordaram novo horário perante o transtorno provocado à comitiva estorilista, que está há muitas horas no aeroporto Humberto Delgado

Com este 2025 absolutamente triunfal, o Estoril é a única equipa das principais ligas europeias a somar por vitórias todos os jogos realizados no presente ano civil.

Pleno de vitórias em 2025? Na Europa, só o Estoril

10 fevereiro 2025, 16:27

Pleno de vitórias em 2025? Na Europa, só o Estoril

Com o triunfo sobre o Boavista, conjunto da Linha de Cascais tornou-se o único conjunto das Ligas europeias a vencer todos os encontros no presente ano civil; chegou ao quinto triunfo consecutivo e pode igualar o segundo melhor registo de vitórias da sua história

Os canarinhos estão... na melhor fase da época: cinco vitórias consecutivas - Estrela da Amadora (4-2), Santa Clara (3-2), Vitória de Guimarães (1-0), Gil Vicente (2-1) e Boavista (2-1).

Os insulares chegam a esta partida depois de um (importante) triunfo no terreno do Farense (2-0), adversário direto na luta pela permanência.

Nacional e Estoril defrontam-se na tarde deste sábado, no Estádio da Madeira, num duelo referente à 22.ª jornada da Liga e que tem início agendado para as 17 horas. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa tarde!