Siga o Nacional vs Estoril em direto
Muito obrigado por ter estado na nossa companhia, caro leitor. Continue desse lado porque dentro de instantes vamos trazer-lhe toda a reportagem e também a crónica deste duelo entre Nacional e Estoril, partida a contar para a 22.ª jornada da Liga e que se realizou na tarde deste sábado, no Estádio da Madeira.
FINAL DA PARTIDA! NACIONAL 2 ESTORIL 2. Foi no último suspiro que os canarinhos evitaram a derrota. Felix Bacher teve cabeça para empatar e, dessa forma, manter a invencibilidade do conjunto da Linha no presente ano civil - cinco vitórias e um empate em seis jogos. Entraram melhor os canarinhos e André Lacximicant, logo aos 4 minutos, aproveitou um passe de morte de João Carvalho para faturar. Reagiu bem o Nacional, pese embora o tento da igualdade tenha surgido apenas nos descontos da primeira parte: falta de Jordan Holsgrove sobre Luís Esteves, dentro da área, e Dudu, na transformação do penálti, fez o 1-1. Poucos minutos após o reinício, Daniel Penha aproveitou uma assistência de Luís Esteves e completou a cambalhota no marcador. A etapa complementar foi intensa, mas (muito) pouco espetacular, com o Estoril a ter, então, o mérito de acreditar até ao fim para resgatar um ponto desta viagem à Madeira.
Defende Joel Robles! Luís Esteves, de novo de fora da área, remata forte e colocado para uma bela intervenção do guarda-redes do Estoril.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
GOLO DO ESTORIL!! Pontapé de canto batido por Jordan Holsgrove do lado direito e Felix Bacher, de cabeça, atira a contar. 2-2.
A segunda parte vai-se prolongar por mais 6 minuto(s).
Na transformação do castigo máximo, Dudu não enjeitou a oportunidade e levou tudo empatado para o intervalo:
Já dentro do período de compensação da primeira parte, Jordan Holsgrove cometeu penálti sobre Luís Esteves:
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Isaac Tomich cabeceou ligeiramente ao lado, aos 42 minutos:
Fabrício Garcia sai do campo e é substituído por Gonçalo Costa numa substituição tática.
O árbitro não aceita queixas por parte de Isaac Tomich e mostra-lhe o cartão amarelo
Para as nuvens! Isaac Tomich trabalhou bem perante a oposição de Pedro Álvaro e, ainda de fora da área, tentou a sua sorte de pé esquerdo, mas o remate do ponta de lança brasileiro do Nacional saiu muito ao lado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Dudu sai do campo e é substituído por João Aurélio numa substituição tática.
Daniel Penha sai do campo e é substituído por André Sousa numa substituição tática.
Joel Robles negou o golo a Dudu, aos 27 minutos:
Luís Esteves tentou a sua sorte de meia distância neste lance (23'):
Xeka sai do campo e é substituído por Alejandro Marqués numa substituição tática.
Yanis Begraoui sai do campo e é substituído por Vinícius Zanocelo numa substituição tática.
André Lacximicant sai do campo e é substituído por Rafik Guitane numa substituição tática.
GOLO DO NACIONAL!! Assistência de Luís Esteves e Daniel Penha, em zona frontal, atira de pé esquerdo para o fundo das redes da baliza canarinha. Está confirmada a cambalhota no marcador. 2-1.
Entra mais forte o Nacional! Luís Esteves, outra vez de meia distância e na sequência de uma segunda bola proveniente de um pontapé de canto, tenta a sua sorte, mas o tiro do camisola 10 dos alvinegros sai por cima da barra da baliza defendida por Joel Robles.
Dudu, aos 8 minutos, deixou o primeiro aviso a Joel Robles:
Início da segunda parte!
Paulinho Boia sai do campo e é substituído por Rúben Macedo numa substituição tática.
Início da segunda parte.
André Lacximicant, aos 4 minutos, aproveitou uma assistência perfeita de João Carvalho e colocou o Estoril em vantagem no marcador:
Yanis Begraoui, logo aos 3 minutos, deu o aviso para o que haveria de chegar... no ataque seguinte:
Intervalo! Nacional 1 Estoril 1. Belo jogo na Choupana. Os canarinhos entraram (muito) melhor e, logo aos 4 minutos, chegaram à vantagem: erro de principiante de Zé Vítor e assistência de João Carvalho para o golo de André Lacximicant. A vantagem fez bem aos canarinhos... mas apensas durante alguns instantes. Os insulares foram reagindo aos poucos e somaram algumas aproximações junto da baliza de Joel Robles. O guarda-redes espanhol esteve sempre atento e foi negando todas as tentativas dos comandados de Tiago Margarido. Até que, já em período de compensação, Dudu conseguiu mesmo marcar: na transformação de um penálti (falta de Jordan Holsgrove sobre Luís Esteves), o camisola 99 dos alvinegros não perdoou e levou tudo empatado para o descanso. E tudo pode acontecer na etapa complementar...
Terminou! O árbitro apita para o intervalo
GOLO DO NACIONAL!! Dudu, na conversão do pontapé de penálti, não perdoa e empata a partida. 1-1.
G O O O O O L O - Dudu do Nacional de pé direito marca o penalti. Joel Robles escolheu mal o lado.
Penálti para o Nacional! Falta de Jordan Holsgrove sobre Luís Esteves e o árbitro da partida não teve dúvidas em apontar para a marca dos 11 metros.
Tempo adicional mínimo: 5 minutos
A segunda parte vai-se prolongar por mais 5 minuto(s).
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Outra vez os madeirenses! Livre cobrado por Arvin Appiah e cabeceamento de Isaac Tomich, ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza à guarda de Joel Robles.
Mais uma chegada do Nacional! Cruzamento da direita de Gustavo Garcia e cabeceamento de Isaac Tomich, à figura de Joel Robles.
Depois de uma falta útil, Felix Bacher tem sorte em receber apenas o cartão amarelo.
Substituição no Nacional, com a saída de José Gomes (lesionado) para a entrada de Arvin Appiah.
O jogo é reiniciado.
José Gomes está lesionado e é substituído por Arvin Appiah.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Cartão amarelo a Tiago Margarido (treinador do Nacional).
De novo Joel Robles! Remate cruzado de Dudu (mais um) para defesa atenta do guarda-redes espanhol do Estoril.
Depois de uma falta útil, Paulinho Boia tem sorte em receber apenas o cartão amarelo.
Outra vez os insulares! Remate de meia distância de Luís Esteves, forte, mas ao lado do poste direito da baliza de Joel Robles.
Reage o Nacional! Remate cruzado de Dudu, já dentro da área e descaído para o flanco direito, para defesa atenta de Joel Robles.
GOLO DO ESTORIL!! Erro de Zé Vítor na primeira fase de construção, João Carvalho recuperou a bola e entrou na área pelo lado direito, assistindo, depois, André Lacximicant, que, já na pequena área, rematou para o fundo das redes da baliza insular. 0-1.
Primeira aproximação perigosa do Estoril! Yanis Begraoui entrou na área pelo lado direito, rematou cruzado, mas Lucas França fez bem a mancha e negou o golo ao avançado marroquino dos canarinhos.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Início da partida!
O Nacional sai com a bola, a partida começou!
O árbitro inicia o jogo.
Há sol no Funchal, apesar de o vento também soprar com alguma intensidade. O anfiteatro madeirense tem as bancadas bem compostas, sendo que, além dos adeptos alvinegros, há também a registar a presença de algumas dezenas de aficionados dos canarinhos.
As três equipas já subiram ao relvado do Estádio da Madeira. Dentro de instantes, Miguel Fonseca dará o apito inicial neste Nacional-Estoril.
Ian Cathro, técnico do Estoril, mexe apenas em duas peças comparativamente à equipa titular que tinha apresentando no triunfo caseiro diante do Boavista (2-1), na última ronda: saem Kévin Boma e Rafik Guitane, entram Fabrício Garcia e André Lacximicant.
Tiago Margarido, treinador do Nacional, opera quatro mudanças no onze relativamente à vitória no terreno do Farense (2-0), na jornada anterior: saem Léo Santos, Matheus Dias, Bruno Costa e Fuki Yamada, entram Ulisses Rocha, Daniel Penha, Luís Esteves e Isaac Tomich.
O tempo está bom na Madeira e o relvado do anfiteatro alvinegro parece estar em perfeitas condições. Estão reunidos todos os ingredientes para um excelente espetáculo de futebol.
Estoril (treinador): Ian Cathro
Estoril (suplentes): Kevin Chamorro (1), Mangala (5), Vinícius Zanocelo (7), Alejandro Marqués (9), Gonçalo Costa (18), Pedro Carvalho (22), Philippe Lanquetin (91) Israel Salazar (92) e Rafik Guitane (99)
Estoril (titulares): Joel Robles (27); Félix Bacher (25), Pedro Álvaro (23) C e Pedro Amaral (24); Wagner Pina (20), Xeka (88), Jordan Holsgrove (10) e Fabrício Garcia (17); Yanis Begraoui (14), André Lacximicant (9) e João Carvalho (12)
Nacional (treinador): Tiago Margarido
Nacional (suplentes): Rui Encarnação (1), João Aurélio (2), Rúben Macedo (7), Bruno Costa (8), André Sousa (18), Léo Santos (34), Arvin Appiah (70), Matheus Dias (88) e Dyego Sousa (89)
Nacional (titulares): Lucas França (37); Gustavo Garcia (22), Ulisses Rocha (4), José Vítor (38) e José Gomes (5); Daniel Penha (17), Djibril Soumaré (27) e Luís Esteves (10) C; Paulinho Bóia (98), Dudu (99) e Isaac Tomich (23)
Árbitro: Miguel Fonseca (AF Porto); Assistentes: Nélson Cunha e João Martins; 4.º Árbitro: Rui Lima; VAR/AVAR: António Nobre e Nélson Pereira
Já há onzes oficiais!
A antevisão de Ian Cathro, técnico do Estoril, à partida de hoje na Choupana:
Recorde a projeção feita por Tiago Margarido, treinador do Nacional, ao encontro desta tarde:
No jogo da primeira volta, realizado a 15 de setembro de 2024, no Estádio António Coimbra da Mota, na Amoreira, foi o Estoril que saiu a sorrir. João Carvalho apontou o único tento do desafio, naquela que foi a primeira vitória dos canarinhos na presente edição do campeonato - nas quatro rondas anteriores, haviam registado duas derrotas (Santa Clara, 1-4, e Vitória de Guimarães, 0-1) e dois empates (Gil Vicente e Boavista, ambos 0-0).
O Nacional entrará em campo no 14.º lugar, com 22 pontos, ao passo que o Estoril está (agora) num tranquilo 8.º posto, com 30 pontos somados.
A partida desta tarde, recorde-se, estava inicialmente agendada para as 15.30 horas, mas o mau tempo registado ontem no Funchal adiou o voo da comitiva do Estoril, que só à noite conseguiu viajar para a Madeira. Dessa forma, o duelo entre as duas equipas foi adiado para as 17 horas.
Com este 2025 absolutamente triunfal, o Estoril é a única equipa das principais ligas europeias a somar por vitórias todos os jogos realizados no presente ano civil.
Os canarinhos estão... na melhor fase da época: cinco vitórias consecutivas - Estrela da Amadora (4-2), Santa Clara (3-2), Vitória de Guimarães (1-0), Gil Vicente (2-1) e Boavista (2-1).
Os insulares chegam a esta partida depois de um (importante) triunfo no terreno do Farense (2-0), adversário direto na luta pela permanência.
Nacional e Estoril defrontam-se na tarde deste sábado, no Estádio da Madeira, num duelo referente à 22.ª jornada da Liga e que tem início agendado para as 17 horas. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!