Siga o Moreirense vs Estoril em direto
Final da partida! Moreirense 2 Estoril 1. Caiu o pano da Liga 2023/2024 para cónegos e canarinhos. Saíram mais felizes os minhotos, que terminaram a vencer, mas os lisboetas também têm razões para sorrir. Não tanto pelo resultado de hoje, mas pelo facto de terem conseguido o objetivo mínimo - a permanência na Liga -, algo que, de resto, já tinha ficado selado na ronda anterior. Esta tarde, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, Vinícius Mingotti (em estreia a marcar no campeonato português) adiantou a formação orientada por Rui Borges no marcador e levou os da casa em vantagem para o intervalo. Logo após o reatamento, João Carlos, acabado de entrar, teve cabeça para deixar tudo novamente empatado. Longe de ser espetacular, o duelo estava interessante e, percebia-se, a vitória poderia cai para qualquer um dos lados. Caiu para o Moreirense e... à lei da bomba. Gonçalo Franco, aos 66 minutos, atirou do meio da rua e selou o triunfo dos cónegos. O Moreirense termina a Liga com 55 pontos, novo recorde na história do clube na elite nacional. Além disso, os minhotos conseguiram também chegar à quarta vitória consecutiva, algo inédito esta época.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
Posse de bola: Moreirense: 43%, Estoril: 57%.
A segunda parte vai-se prolongar por mais 3 minuto(s).
Posse de bola: Moreirense: 43%, Estoril: 57%.
Posse de bola: Moreirense: 43%, Estoril: 57%.
O Moreirense ficou perto do terceiro golo! Transição rápida conduzida por Alanzinho, passe bem medido para Kodisang que, já dentro da área, ligeiramente descaído para o lado direito, remata forte, mas à malha lateral da baliza defendida por Dani Figueira.
Rodrigo Gomes, aos 75 minutos, deixou a barra da baliza dos cónegos a abanar:
Gonçalo Franco, aos 66 minutos, voltou a colocar o Moreirense em vantagem com este golaço:
Posse de bola: Moreirense: 45%, Estoril: 55%.
Estreia absoluta de Mika em jogos oficiais pelo Moreirense! O experiente guarda-redes, de 33 anos, chegou ao emblema minhoto no mercado de inverno, no passado mês de janeiro, e soma, agora, os primeiros minutos com a camisola dos cónegos.
Alejandro Marques sai do campo e é substituído por Harouna Sy numa substituição tática.
Fabrício Garcia sai do campo e é substituído por Heri numa substituição tática.
Lawrence Ofori sai do campo e é substituído por Rúben Ramos numa substituição tática.
Na barra!! Passe de rotura de Michel Costa e Rodrigo Gomes, que se havia esgueirado nas costas da defesa minhota, rematou à barra da baliza de Kewin Silva. O Estoril esteve a centímetros de voltar a empatar...
Posse de bola: Moreirense: 44%, Estoril: 56%.
De novo o Moreirense! Desta feita foi o recém-entrado Rodrigo Macedo que, descaído para o flanco esquerdo, já dentro da área, rematou forte, de pé esquerdo, mas por cima da barra da baliza defendida por Dani Figueira.
Posse de bola: Moreirense: 45%, Estoril: 55%.
André Castro sai do campo e é substituído por Alan numa substituição tática.
Jeremy Antonisse sai do campo e é substituído por Rodrigo Macedo numa substituição tática.
Que golaço!! Passe de André Castro e Gonçalo Franco, do meio da rua, atirou a contar. Mas que tiro do camisola 88 do Moreirense! 2-1.
A assistência para o golo é de André Castro.
G O O O O O L O - Gonçalo Franco do Moreirense bate o guarda redes de fora da área de pé direito!
João Carlos, logo a abrir a segunda parte, fez, desta forma, o empate para o Estoril:
O jogo é reiniciado.
Posse de bola: Moreirense: 44%, Estoril: 56%.
Outra vez João Carlos! Já depois de ter tentado uma iniciativa individual, o ponta de lança brasileiro acabou por ganhar o ressalto e, no coração da área, rematou forte, de pé esquerdo, valendo ao Moreirense a atenção de Kewin Silva, que foi ao relvado e amarrou o esférico.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Posse de bola: Moreirense: 43%, Estoril: 57%.
Vinicius Alessandro sai do campo e é substituído por Kobamelo Kodisang numa substituição tática.
Posse de bola: Moreirense: 41%, Estoril: 59%.
Empata o Estoril! Cruzamento da direita de Pedro Álvaro e João Carlos, à entrada da pequena área, cabeceia para o fundo das redes da baliza de Kewin Silva. 1-1.
A assistência para o golo é de Pedro Álvaro.
Wagner Pina sai do campo e é substituído por João Carlos numa substituição tática.
Início da segunda parte.
Intervalo! Moreirense 1 Estoril 0. Esperava-se mais desta primeira parte. Com as duas equipas já com as respetivas situações resolvidas, antevia-se um duelo mais espetacular. Mas tem sido apenas... interessante. Entrou melhor o Moreirense e, logo aos 5 minutos, Vinícius Mingotti (que se estreou a marcar na presente edição da Liga) deu o melhor seguimento a uma excelente assistência de Antonisse e abriu o ativo. O Estoril não sentiu o toque e, depois de estar em desvantagem, partiu para cima do adversário, passando a ter o domínio territorial. Os comandados de Vasco Seabra dispuseram de algumas boas chegadas à baliza de Kewin Silva, mas a verdade é que a mira dos canarinhos não esteve propriamente afinada. Talvez na segunda parte a história possa ser outra...
Terminou! O árbitro apita para o intervalo
Posse de bola: Moreirense: 40%, Estoril: 60%.
Posse de bola: Moreirense: 41%, Estoril: 59%.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Posse de bola: Moreirense: 38%, Estoril: 62%.
João Basso aproveitou um pontapé de canto, aos 27 minutos, para ir à área minhota e tentar empatar para os lisboetas:
Outra vez o Moreirense! Cruzamento da esquerda de Antonisse, João Basso fez o corte de cabeça, mas a bola ficou à disposição de Vinícius Mingotti que, à entrada da pequena área, rematou de pé esquerdo, fazendo a bola passar perto do poste direito da baliza dos canarinhos.
Posse de bola: Moreirense: 38%, Estoril: 62%.
Gonçalo Franco tenta de longe! Após uma recuperação de bola de André Castro, Gonçalo Franco, pouco depois de entrar no meio-campo ofensivo, tentou a sua sorte de muito longe, para tentar aproveitar o adiantamento de Dani Figueira, mas o remate do número 88 dos cónegos saiu ao lado do poste esquerdo.
Posse de bola: Moreirense: 40%, Estoril: 60%.
Remate acrobático de Alejandro Marqués, aos 22 minutos, que saiu ligeiramente ao lado do poste:
Insiste o Estoril! Pontapé de canto batido à direita por Rafik Guitane e João Basso, no coração da área, cabeceia por cima da barra.
Gilberto Batista, com um grande corte, aos 19 minutos, impediu que Alejandro Marqués tentasse o empate:
Responde o Moreirense! Passe de André Castro e remate em jeito de Antonisse ligeiramente por cima da barra da baliza defendida por Dani Figueira.
Posse de bola: Moreirense: 37%, Estoril: 63%.
Outra vez o Estoril a ameaçar! Cruzamento da direita de Wagner Pina e remate acrobático de Alejandro Marqués com a bola a sair ligeiramente ao lado do poste direito da baliza defendida por Kewin Silva.
Grande oportunidade para o Estoril! Cruzamento da esquerda de Rodrigo Gomes, Alejandro Marqués, à entrada da pequena área, já se preparava para fazer o desvio para a baliza, mas Gilberto Batista, com um corte providencial, negou os intentos ao ponta de lança canarinho.
Posse de bola: Moreirense: 31%, Estoril: 69%.
Foi desta forma que Vinícius Mingotti, logo aos cinco minutos, adiantou o Moreirense no marcador:
O Estoril ainda não conseguiu chegar com perigo à baliza de Kewin Silva. A formação orientada por Vasco Seabra até tem tido mais posse de bola nestes instantes iniciais - pese embora esteja em desvantagem no marcador -, mas a verdade é que tem sido uma superioridade apenas ao nível da circulação. Para já, não há registo de incursões relevantes dos canarinhos no último terço ofensivo.
Posse de bola: Moreirense: 36%, Estoril: 64%.
Posse de bola: Moreirense: 46%, Estoril: 54%.
O Estoril também alinha no seu habitual 3x4x3. Dani Figueira é o guarda-redes, com João Basso, Pedro Álvaro e Volnei a alinharem no eixo da retaguarda. Wagner Pina faz o corredor direito, Rodrigo Gomes o esquerdo, cabendo a Michel Costa e Mateus Fernandes tomarem conta das operações na zona central da intermediária. Lá mais para a frente, Rafik Guitane aparece pela direita, Fabrício pela esquerda e Alejandro Marqués no eixo do ataque.
Marca o Moreirense! Incursão de Antonisse da esquerda para o centro, passe de rotura para a direita, onde Vinícius Mingotti, já dentro da área, na cara de Dani Figueira, remata de primeira para o 1-0.
A assistência para o golo é de Jeremy Antonisse.
G O O O O O L O - Vinicius Alessandro do Moreirense encosta com o pé direito. Uma finalização fácil para Vinicius Alessandro
O Moreirense apresenta-se no seu habitual 4x2x3x1. Kewin Silva é o guarda-redes, sendo que à sua frente tem um quarteto defensivo composto por Fabiano (à direita), Marcelo e Gilberto Batista (ao meio) e Frimpong (à esquerda). André Castro e Lawrence Ofori formam o duplo pivô do meio-campo. Luís Asué joga como extremo direito, Antonisse como extremo esquerdo e Gonçalo Franco atua nas costas do ponta de lança, Vinícius Mingotti.
Posse de bola: Moreirense: 24%, Estoril: 76%.
O Estoril sai com a bola, a partida começou!
O árbitro inicia o jogo.
Quase tudo a postos para o início da partida em Moreira de Cónegos. A temperatura está amena, o relvado parece estar em boas condições e há muito público nas bancadas do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.
Com estes resultados - e uma vez que Chaves e Vizela já tinham confirmada a descida à Liga 2 - é o Portimonense que vai disputar o play-off de permanência/descida, diante do Feirense, 16.º e antepenúltimo classificado da Liga 2. Estrela da Amadora e Boavista, que entravam para esta ronda ainda a poder cair em lugar de play-off, acabaram por garantir a permanência na elite nacional na época 2024/2025.
Entretanto, já terminaram os jogos da 34.ª jornada da Liga que começaram às 15.30 horas. Confira os resultados:
Arouca 1 Vitória de Guimarães 3
Boavista 2 Vizela 2
Estrela da Amadora 1 Gil Vicente 0
Farense 1 Portimonense 3
Já Vasco Seabra, técnico do Estoril, promove cinco alterações tendo como termo de comparação a equipa que apresentou no encontro frente ao Sporting (0-1), da ronda anterior: saem Marcelo Carné, Bernardo Vital, Vinícius Zanocelo, Cassiano e João Marques, entram Dani Figueira, Volnei, Michel Costa, Alejandro Marqués e Fabrício.
Rui Borges, treinador do Moreirense, opera cinco mudanças em relação ao onze que lançou na partida da última jornada, diante do Casa Pia (1-0): saem Caio Secco, Alanzinho, João Camacho e Matheus Aiás e entram Kewin Silva, André Castro, Antonisse e Vingotti.
Estoril (treinador): Vasco Seabra
Estoril (suplentes): Marcelo Carné (31), Raúl Parra (2), Bernardo Vital (3), Vinícius Zanocelo (7), Cassiano (11), Harouna Sy (17), João Carlos (20), Mangala (22) e Heriberto Tavares (91)
Estoril (titulares): Dani Figueira (99) C; Volnei (5), João Basso (13) e Pedro Álvaro (23); Wagner Pina (79), Michel Costa (48), Mateus Fernandes (82) e Rodrigo Gomes (21); Rafik Guitane (10), Alejandro Marqués (9) e Fabrício (98)
Moreirense (treinador): Rui Borges
Moreirense (suplentes): Mika (12), Caio Secco (22), Carlos Henriques (3), Rúben Ismael (6), Alanzinho (11), Kodisang (21), Miguel Rebelo (45), Dinis Pinto (76) e Rodrigo Macedo (90)
Moreirense (titulares): Kewin Silva (40) C; Fabiano (2), Gilberto Batista (66), Marcelo (44) e Frimpong (23); Lawrence Ofori (80) e André Castro (8); Luís Asué (9), Gonçalo Franco (88) e Antonisse (17); Vinícius Mingotti (32)
Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga); Assistentes: Fábio Silva e Carlos Martins; 4.º Árbitro: André Neto; VAR/AVAR: Luís Ferreira e Luís Costa
Já há equipas oficiais!
A extraordinária campanha realizada pelo Moreirense e também o facto de tratar-se da última jornada do campeonato - ainda para mais a um sábado e a uma hora convidativa - devem ser motivo de uma grande enchente no recinto minhoto. Os sócios e simpatizantes dos cónegos devem pintar o reduto de verde e branco, sendo também de esperar uma significativa mancha amarela, por via da presença de adeptos dos canarinhos.
Na primeira volta, no Estádio António Coimbra da Mota, o Moreirense bateu o Estoril por 3-1. Na altura, a 13 de janeiro, jogava-se, então, a 17.ª jornada, Pedro Aparício, Marcelo e Alanzinho faturaram para os cónegos, ao passo que João Carlos, já perto do fim, apontou o tento de honra dos canarinhos. Recorde os golos desse encontro:
Eis a projeção de Vasco Seabra, técnico do Estoril, na antecâmara da deslocação ao Minho:
Recorde a antevisão a esta partida feita por Rui Borges, treinador do Moreirense (e de quem se fala poder rumar ao vizinho Vitória de Guimarães na próxima temporada...):
Já o Estoril ainda pode subir ou descer alguns lugares na pauta, mas tem já a o principal objetivo garantido: a permanência.
O Moreirense já sabe que, aconteça o que acontecer, vai terminar o campeonato no 6.º lugar. A excelente época realizada pela formação orientada por Rui Borges teve reflexos óbvios na tabela classificativa e, como tal, todo o tributo que os adeptos possam prestar à equipa esta tarde será totalmente justificado.
Cai o pano sobre a Liga versão 2023/2024 e o Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos é um dos recintos privilegiados para o fecho do campeonato. A partir das 18 horas, Moreirense e Estoril medem forças no Minho num duelo entre duas equipas que já têm as suas situações totalmente resolvidas. Como tal, espera-se um grande jogo no reduto dos cónegos. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este embate e, como sempre, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!