Milan vence Monza na noite de João Félix

Diogo Amaro Nunes • 11:00 - 24.05.2025/ Atualizado: 21:45 - 24.05.2025

Os 'rossoneri' triunfaram por 2-0 na provável despedida de Sérgio Conceição e João Félix de San Siro

90+2'

Termina a partida. O Milan vence 2-0 e sobe ao sétimo lugar, mas sabe que vai terminar na pior classificação desde 2015/16. João Félix foi o centro do ataque rossonero, tendo rubricado uma das melhores exibições em Milão. O criativo luso carimbou uma boa prestação com um golo de belo efeito aos 74', na marcação de um livre direto. Gabbia inaugurou o marcador aos 74'.

90'

O quarto árbitro mostra 2 minuto(s) de descontos

89'

Defende Maignan. Na sequência de um pontapé de canto, Keita Baldé desferiu um míssil de cabeça, mas o guardião francês segurou o 2-0.

86'
Substituição

Christian Pulisic sai do campo e é substituído por Alessandro Florenzi.

82'
Substituição

Substituição no Monza: sai Semuel Pizzignacco, entra Andrea Mazza. Alessandro Nesta troca de guarda-redes

80'
Substituição

João Félix sai do campo e é substituído por Youssouf Fofana.

80'
Substituição

Luca Caldirola sai do campo e é substituído por Armando Izzo.

79'
Substituição

Keita Balde sai do campo e é substituído por Andrea Petagna.

74'
Golo

G O O O O O L O, é do Milan. João Félix sofreu uma falta em zona perigosa e, chamado a bater, desferiu um arco do triunfo com morada no fundo da baliza do Monza. 2-0 em San Siro.

70'
Substituição

Patrick Ciurria sai do campo e é substituído por Stefano Sensi.

70'
Substituição

Gianluca Caprari sai do campo e é substituído por Gaetano Castrovilli.

64'
Golo

G O O O O O O L O do Milan. Gabbia saiu da pequena área, para desferir um cabeceamento à meia volta que furou as redes do Monza.

62'

Félix à trave. Indubitavelmente, o melhor momento da partida. O criativo a um cruzamento açucarado de Tomori com um cabeceamento colocadíssimo ao ferro.

61'
Substituição

Davide Bartesaghi sai do campo e é substituído por Alex Jimenez.

51'

Tijjani Reijnders atirou ao lado em boa posição, mas ficou a reclamar uma entrada de carrinho, já dentro da área.

51'
Amarelo

Alessandro Bianco vê cartão amarelo por falta

50'

João Félix desferiu um míssil do meio da rua, mas Pizzignaco encaixou.

Devia ter valido. Camarada recebeu a bola dentro da área, picou a bola sobre o adversário e obrigou Pizzignaco a uma grande defesa. Ainda assim, foi assinalado fora-de-jogo.

47'

Milan aperta o cerco. Trinta segundos depois de Pulisic ter acertado nas redes laterais do Monza, numa jogada a papel químico, João Félix descobriu Chukwueze, que atirou ao lado.

46'
Substituição

Substituição no Milan: sai Yunus Musah, entra Samuel Chukwueze.

46'

Pulisic encontrou espaço no lado esquerdo da grande área, mas rematou às malhas laterais de Pizzignacco.

46'
Substituição

Substituição no Milan: sai Luka Jovic, entra Francesco Camarda.

46'

Início da segunda parte.

O menino de 17 anos Francesco Camarda está pronto para entrar em campo.

45+1'

Termina a primeira parte. Muito espaço, poucas ideias. Num jogo claramente de final de temporada, nenhuma das equipas soube aproveitar a fragilidade do adversário. João Félix foi dos mais perigosos do Milan, mas pecou bastante na decisão. O Monza aproveitou várias vezes as costas do meio-campo rossonero e até marcou as 44', mas o golo foi anulado.

44'

Golo anulado ao Monza. Keita Baldé desferiu um grande remate com a parte de fora do pé, mas o árbitro assinalou fora-de-jogo prévio à tentativa.

44'

Tijjani Reijnders terminou uma transição rápida com um remate desajustado.

40'

João Félix ao lado. Pulisic cavalgou pelo lado esquerdo e, sem ângulo para rematar, assistiu o criativo português. À semelhança de todos os lances de relativo perigo nesta tarde/noite, a tentativa saiu transviada.

36'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

30'

Primeira meia-hora de jogo muito pobre em Milão. João Félix, Jovic e Pulisic ainda ameaçaram nos primeiros quinze minutos, mas a grande maioria das jogadas foi inconsequente. O Monza tem aproveitado as costas do meio-campo rossoneri para iniciar transições rápidas, mas tem tomado as piores decisões no último terço.

23'

Tomori aventurou-se no último terço do Monza e cruzou para área, onde Pulisic cabeceou de forma transviada.

15'

Como anunciado nos dias anteriores à partida, a Curva Sud, claque rossoneri abandonou San Siro em protesto com a época rubricada pelos comandos de Sérgio Conceição. No início da partida, o grupo de adeptos organizados realizou uma coreagrafia "especial".

Coreografia 'curiosa' dos adeptos do Milan (IMAGO)

Coreografia 'curiosa' dos adeptos do Milan (IMAGO)

11'

Maignan encaixa a primeira tentativa do Monza, na sequência de um pontapé de canto.

6'

Que grande defesa de Pizzignacco. Pavlovic surpreendeu tudo e todos com um pontapé livre exímio, mas o guardião italiano impressionou pela elastecidade e por uma palmada acertiva.

4'

Pulisic perde timing de remate, mas é travado em zona perigosa. Pontapé livre a favor do Milan.

3'

João Félix aparece cara a cara com o guarda-redes, permite a defesa, mas queixa-se que foi puxado pelo adversário direto dentro da área. O árbitro Matteo Gariglio nada assinala.

1'

O Milan apresenta-se num 3x4x3 enquanto o Monza sem bola apresenta-se em 5x4x1.

1'

Rola a bola em San Siro.

San Siro apresenta-se com uma lotação bem abaixo do normal no adeus ao Milan.

As três equipas entram no relvado de San Siro.

Antes do começo da partida, Tijjani Reinjders recebe o prémio de melhor médio da Serie A.

O Milan vai a jogo pela primeira vez com o novo equipamento do clube, apresentado esta semana, para a próxima temporada.

Onze do Monza: Pizzignacco; Pedro Pereira, Caldirola e Carboni; Birindelli, Bianco, Akpa Akpro e Kyriakopoulos; Ciurria, Keita Baldé e Caprari

Suplentes: Stefano Turati, Andrea Mazza, Izzo, Palacios, Lekovic, Brorosson, Postiglione, Colombo, Sensi, Urbanski, Castrovilli, Zeroli, Kevin Martins, Vignato e Petagna

Onze do Milan (3x4x2x1): Mike Maignan; Tomori, Gabbia e Pavlovic; Musah, Loftus-Cheek, Reijnders e Bartesaghi; João Félix e Pulisic; Jovic

Suplentes: Marco Sportiello, Torriani, Álex Jiménez, Theo Hernández, Emerson Royal, Florenzi, Malick Thiaw, Youssouf Fofana, Filippo Terracciano, Warren Bondo, Rafael Leão, Camarda, Chukwueze, Sottil e Abraham

No último jogo da época, Sérgio Conceição promove uma estreia a titular: David Bartesaghi, de apenas 19 anos, vai entrar de início no corredor esquerdo pela primeira vez. Esta época somou apenas 112 minutos.

O Monza também conta com representação portuguesa no onze: Pedro Pereira entrará de início no corredor direito defensivo.

Já há onze do Milan.

Sérgio Conceição manteve João Félix no onze e deixou Rafael Leão no Banco. Em relação à partida em Roma, o técnico luso promove apenas duas alterações: saem Ález Jiménez e o castigado Santi Giménez, entram Davide Bartesaghi e Luka Jovic.

Para terminar uma campanha desapontante na Serie A, o Milan recebe um adversário que não sabe o que é pontuar em San Siro. Os rossoneri venceram cinco em cinco frente ao Monza, em casa.

O treinador português não realizou a habitual conferência de imprensa de antevisão à partida e não deve falar no final da mesma. Sob o comando de Conceição, o Milan venceu 15 e perdeu 10 dos 30 jogos que disputou. Os rossoneri conquistaram a Supertaça Italiana, perderam na final da Coppa e foram eliminados no play-off da UEFA Champions League.

Para a receção ao Monza, o Milan não poderá contar com Sérgio Conceição no banco de suplentes e Santiago Giménez no relvado. Os dois protagonistas foram expulsos na última jornada, em Roma (1-3).

O médio neerlandês, indubitavelmente o melhor jogador dos rossoneri esta temporada, está a ser seguido com muita atenção pelo Manchester City.

Na primeira volta, ainda com Paulo Fonseca no comando, o Milan venceu por 1-0, graças a um golo de Tijjani Reijnders, aos 43'.

Pior está o Monza, que regista 15 derrotas em 19 jornadas disputadas em 2025.

O 3x4x3 parecia ter estabilizado o Milan para o final de época, tendo resultado em cinco vitórias nos primeiros seis jogos. Ainda assim, nos dois encontros fulcrais, os rossoneri perderam de forma consecutiva e chegam sem objetivos a San Siro.

Em protesto com a campanha insuficiente rubricada pelo plantel do Milan, os adeptos do clube orgarizaram um projeto para o último jogo da temporada.

O Milan pode selar contra o Monza a pior classificação na Serie A em dez anos. Em 2014/15, os rossoneri terminaram no décimo lugar com 52 pontos.

O Monza vai despedir-se do primeiro escalão italiano em San Siro. Após ter subido de divisão em 2021/22, e de ter estabilizado a meio da tabela nas duas temporadas seguintes (11.º em 22/23 e 12.º em 23/24), esta época marcou o início do fim. Os visitantes seguram a lanterna vermelha da Serie A desde a 16.ª jornada.

Este pode ser um encontro de despedidas para vários protagonistas lusos. Sérgio Conceição, castigado, deve fazer o último encontro no comando técnico do Milan, diretamente da bancada. As notícias recentes colocam o treinador luso na porta de saída, tal como João Félix. De acordo com Fabrizio Romano, o Milan não vai negociar a transferência em definitivo do criativo, que deve regressar ao Chelsea.

À entrada para a última jornada, o Milan ocupa o nono lugar com 60 pontos somados. Já o Monza vai terminar a Serie A no último lugar.

As duas equipas chegam a San Siro com os destinos traçados. Depois de perder na final da Taça de Itália frente ao Bolonha (0-1) e na última jornada frente à Roma (1-3), o Milan já não consegue garantir a qualificação para as competições europeias. Já o Monza confirmou a despromoção à Serie B a três jornadas do fim.

Sejam muito bem-vindos ao acompanhamento em direto da partida entre o Milan e o Monza, a contar para a última jornada da Serie A.