Liveblog Girona vs Liverpool dezembro 2024
Fim do jogo: Girona 0-1 Liverpool
Água mole em pedra dura, tanto bate até que… Salah marca o golo da vitória. Já parece inevitável não vermos o egípcio marcar ou assistir num jogo esta época e hoje, na Catalunha, o avançado garantiu uma vitória suada, mas merecida da equipa de Arne Slot, que fica agora muito perto da qualificação direta para os oitavos de final.
O Girona, por seu lado, tem cinco derrotas em seis jogos, está cada vez mais longe do top-24 e, por isso, muito próximo do fim da sua primeira participação na Liga dos Campeões.
Fica por aqui o nosso acompanhamento em direto do encontro. Daqui a pouco publicaremos a crónica do mesmo.
A segunda parte vai-se prolongar por mais 4 minuto(s).
Luis Díaz sai do campo e é substituído por Wataru Endo numa substituição tática.
Livre direto muito bem batido por Alexander-Arnold, mas Gazzaniga leu as intenções do lateral e defendeu o remate perigoso.
Harvey Elliott entrou bem em campo e consegue segurar a bola com muita qualidade. O tempo está a escassear para o Girona...
O Girona está nervoso em campo, controla a bola, mas já não tem a frescura física e mental para criar perigo como aconteceu na 1.ª parte.
Este foi o 50.º golo de Mohamed Salah na Liga dos Campeões: 43 foram pelo Liverpool, seis pelo Basileia e um pela Roma.
Daley Blind sai do campo e é substituído por Jhon Solis numa substituição tática.
Donny van de Beek sai do campo e é substituído por Ivan Martin numa substituição tática.
Curtis Jones sai do campo e é substituído por Harvey Elliott numa substituição tática.
Bryan Gil sai do campo e é substituído por Cristian Portu numa substituição tática.
Arnaut Danjuma sai do campo e é substituído por Cristhian Stuani numa substituição tática.
Darwin Núñez sai do campo e é substituído por Cody Gakpo numa substituição tática.
MOHAMED SALAAAAH - QUEM MAIS?
Na marcação do penálti o egípcio engana Gazzaniga e inaugura o marcador a favor do Liverpool, naquilo que é o culminar de um longo domínio da equipa quase desde o início da 2.ª parte.
Se há jogo do Liverpool, há golo do Salah 💪
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 10, 2024
🤩 @championsleague | @GironaFC 0 x 1 @LFC#DAZNChampions pic.twitter.com/CY5Q8gRYCL
Foi o 16.º golo de Salah na temporada, o segundo na Liga dos Campeões.
G O O O O O L O - Mohamed Salah do Liverpool de pé esquerdo marca o penalti. escolheu mal o lado.
Depois de validado pelo VAR, o árbitro alterou a sua decisão e marcou penalti para o Liverpool!
É penálti para o Liverpool! Falta de Van de Beek por pisar a chuteira de Luis Díaz. Foi um lance acidental, mas o neerlandês descalçou a chuteira de díaz, que por isso se desequilibrou no momento em que ia rematar.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Gravenberch a desbloquear a defesa do Girona com um passe para Robertson, que aparece muito bem na área a atirar com força, para defesa apertada de Gazzaniga.
O VAR está a analisar um possível penálti a favor do Liverpool.
O Liverpool domina o jogo, obrigando o Girona a defender quase com uma linha de sete jogadores. A equipa espanhola não tem, neste momento, capacidade para sair a jogar.
Darwin com uma exibição para esquecer...
O Liverpool troca bem a bola, envolve muitos jogadores numa jogada promissora, que morre assim que Darwin tentou dominar a bola.
O Girona não perde tempo e volta a assustar Alisson, desta feita com um remate de Danjuma.
Início da segunda parte.
A 1.ª parte deu a sensação de que o Liverpool não encarou este jogo com muita seriedade, procurando também gerir o esforço de um plantel curto. A ver se Arne Slot faz alguma alteração tática.
Terminou! O árbitro apita para o intervalo
Intervalo: Girona 0-0 Liverpool
Jogo muito equilibrado e disputado. O Girona consegue elevar o seu nível para igualar e, por vezes, até superar o do Liverpool, já que por três vezes, Alisson foi um verdadeiro salvador para os reds. Está a ser um jogo particularmente desinspirado para Darwin, que já cometeu alguns erros individuais, para desespero do colegas de equipa.
Yáser Asprilla: é o homem da 1.ª parte. Transporta muito bem a bola, já ganhou duelos a Gravenberch e quase marcou um golo (Alisson impediu-o). Com 21 anos, o jovem médio está a ter um desempenho de encher o olho.
O melhor jogador do Liverpool é Dominik Szoboszlai, devido à disponibilidade física que tem em correr por todo o terreno, ajudando a linha defensiva e apoiando os ataques em diferentes momentos do jogo.
Asprilla quase marca um golaço, mas Alisson está lá para novamente fazer uma defesa para a fotografia!
Alisson Becker está de volta 🤩#DAZNChampions pic.twitter.com/aDcD5bcRUn
— DAZN Portugal (@DAZNPortugal) December 10, 2024
Cruzamento de Miguel Gutiérrez e Joe Gomez corta para a entrada da área, onde o colombiano de 21 anos faz um remate quase perfeito.
Quase 30 minutos depois, o Liverpool volta a criar perigo, com Darwin a rematar novamente para defesa de Gazzaniga.
O Girona está a ter uma exibição extremamente positiva. Tirando os sustos iniciais, a equipa de Míchel defende bem e ataque com intenção. Asprilla e Miguel Gutiérrez destacam-se nas transições ofensivas.
O Liverpool tem sobretudo dificuldades em ligar com o trio atacante. O Girona tem a lição bem estudada, não dá espaço a Díaz, Darwin e Salah e também bolqueia bem as linhas de passe para eles.
Darwin lutando com Bryan Gil
Miguel Gutiérrez aterrozia a defesa do Liverpool. O avançado esquerdino explora muito bem o espaço entre Alexander-Arnold e Gomez, ganha espaço na área e atira pleno de intenção, para mais uma defesa apertada de Alisson.
Alisson já mostra serviço! Excelente jogada do Girona - a primeira de todo o encontro. Miguel Gutiérrez encontrou Blind no coração da área e o defesa falhou por completo o remate. A bola sobrou para Alejandro Francés, que rematou para um defesa apertada de Alisson.
Começamos a ter um fenómeno corrente: espetacular defesa de Gazzaniga, desta vez a remate de Darwin, que foi bem isolado por Gravenberch. Até agora, o Girona só vê jogar.
Gazzanigaaaa que defesa fenomenal!
Está aí a primeira grande oportunidade do jogo: canto batido por Alexander-Arnold, Joe Gomez aparece muito bem a cabecear, mas o guardião reagiu rapidamente ao remate à queima-roupa e manteve, para já, o nulo.
O Liverpool sai com a bola, a partida começou!
O árbitro inicia o jogo.
Este é um duelo histórico para o Girona, que recebe o Liverpool, um dos maiores clubes do mundo, na sua casa com lugar para pouco menos de 15 mil pessoas. As equipas já se alinham no relvado e o encontro está prestes a começar!
Mohamed Salah está imparável esta época, com 15 golos e 12 assistências em 12 encontros. As conversas em torno do seu futuro continuam a dar que falar, mas o egípcio não deixa que isso afete o seu rendimento.
Um vitória hoje para a equipa de Arne Slot praticamente sela o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Uma derrota para o Girona, que se estreia esta época nestas andanças, deixa poucas hipóteses para a equipa de Míchel chegar ao 24.º lugar.
Ambas as equiasp apresentam sistemas semelhantes, partindo de um 4x3x3 que facilmente se desdobra num 4x2x3x1. No Liverpool, Gravenberch tem atuado na posição 6, mas Curtis Jones também se pode juntar a ele num duplo-pivot, libertando Szboszlai. Certo é que Salah e Díaz estarão bem abertos nas alas, à procura da velocidade nas costas da defesa.
Do lado catalão, Van de Beek pode fazer qualquer posição no meio-campo, sendo o mais versátil dos três médios. Arnaut Danjuma, mais habituado à ala esquerda, deve atuar como referência atacante e será interessante ver como os seus movimentos poderão ferir uma defesa sólida – um golo sofrido em toda a Champions para os reds. Atenção também para o virtuosismo de Bryan Gil.
A chegada do Liverpool a um Estadi Montilivi natalício:
Good luck, @LFC 🤝 pic.twitter.com/QKaFerfRjd
— Girona FC (@GironaFC_Engl) December 10, 2024
O jogo tem lugar no Estadi Montilivi, casa do Girona, com capacidade para 14.600 espectadores.
Arnse Slot prometeu ontem e cumpriu: mais de dois meses depois, Alisson está de volta à ação, depois de recuperar de uma lesão na coxa.
JÁ HÁ ONZES - CONFIRMA-SE O REGRESSO DE ALISSON À TITULARIDADE
Onze do Girona: Gazzaniga; Alejandro Francés, Juanpe, Krejci, Daley Blind; Van de Beek, Oriel Romeu, Miguel Gutiérrez; Asprilla, Danjuma, Bryan Gil.
𝐄𝐋𝐒 𝐍𝐎𝐒𝐓𝐑𝐄𝐒 𝐆𝐔𝐄𝐑𝐑𝐄𝐑𝐒! ⚔️#GIRLIV #UCL pic.twitter.com/sF3R1yKyjj
— Girona FC (@GironaFC) December 10, 2024
Onze do Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Joe Gomez, Van Dijk, Andrew Robertson; Dominik Szoboszlai, Ryan Gravenberch, Curtis Jones; Mohamed Salah, Darwin Núñez, Luis Diáz.
How we line up to take on Girona 💫🟢 #UCL
— Liverpool FC (@LFC) December 10, 2024
É assim que as equipas se equiparam na Champions, elas que estão separadas por... 29 posições.
Boa tarde! Pode seguir aqui tudo o que vai acontecer no Girona-Liverpool, duelo que abre a 6.ª jornada da Liga dos Campeões, juntamente com o Dínamo Zagreb-Celtic.
A turma inglesa quer continuar o registo imaculado na prova, frente a um Girona que precisa desesperadamente de pontos para continuar a sonhar com a qualificação para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.