Fenerbahçe de Mourinho empata com Galatasaray e fica tudo igual

Pedro Casteleiro • 16:06 - 24.02.2025/ Atualizado: 18:58 - 24.02.2025

Equipa do técnico português continua a seis pontos do líder isolado do campeonato turco, após um nulo no dérbi de Istambul

Num jogo considerado de alto risco que contou com a presença de muitos mais polícias nas imediações do Estádio do Galatasaray do que o habitual, o Fenerbahçe, de José Mourinho, não conseguiu vencer no dérbi de Istambul (0-0) e, por isso, continua a seis pontos da liderança do campeonato turco. 

Fenerbahçe, de José Mourinho, continua a seis pontos do líder isolado do campeonato turco, o Galatasaray.

Termina a partida! Nulo no dérbi de Istambul.

90+2'

Cartão amarelo

83'

Mais uma substituição de Mourinho: Talisca vai a jogo para o lugar de Dzeko.

80'

Nulo mantém-se a poucos minutos do fim, com o Fenerbahçe a precisar mais da vitória que o Galatasaray.

68'

Dupla defesa milagrosa de Muslera! Canto batido do Fenerbahçe resulta em cabeceamento de En-Nesyri, mas o guarda-redes do Galatasaray evita não só o seu golo, como também a recarga de Tadic.

64'

Quase golo do Fenerbahçe! Depois de ter ameaçado há alguns minutos, quase que dava golo num cruzamento dos forasteiros, mas Muslera esticou-se e evitou o golo.

61'

O turco já tinha cartão amarelo e o técnico português optou por tirá-lo de campo.

61'

Dupla substituição de José Mourinho: Soyuncu sai por Djiku e Szymanski por Amrabat.

58'

Contra-ataque muito perigoso do Fenerbahçe, mas Dzeko não consegue rematar à baliza, perdendo o duelo com Lemina, mas também estava em posição irregular.

55'

José Mourinho e Buruk estão muito ativos no banco de suplentes, tanto com os seus jogadores como com a equipa de arbitragem.

O momento em que o árbitro esloveno teve de acalmar Osimhen, que pedia grande penalidade no primeiro tempo.

Κείμενο περιγραφής
49'

Galatasaray perto do golo! Cruzamento de Yilmaz não é desviado por ninguém e os reflexos do guarda-redes evitam o primeiro golo do encontro.

48'

Cartão para Soyuncu, após uma entrada muito dura sobre o adversário, travando um contra-ataque.

46'

Os mesmos 22 jogadores regressam ao relvado, com nenhum dos treinadores a optarem por fazer alterações ao intervalo.

46'

Começa a segunda parte do dérbi de Istambul!

Neste primeiro tempo, houve apenas um momento em que os bancos de suplentes entraram em confronto, após um lance em que Osimhen ficou a pedir grande penalidade, e o árbitro resolveu a situação com um cartão amarelo para cada lado (não envolveu jogadores).

Se a partida terminar com este resultado (0-0), o Galatasaray é quem sai mais beneficiado: continua com seis pontos de diferença na liderança isolada do campeonato turco para o Fenerbahçe e tem vantagem também no confronto direto, por ter derrotado a equipa de José Mourinho na primeira ronda, por 3-1.

Destaque para Baris Yilmaz, que foi homenageado pelo Galatasaray antes do apito inicial, por ter somado 100 jogos pelo clube.

No total, foram feitas 17 faltas, com os forasteiros em vantagem nesse aspeto (9 contra 8). Apenas um remate à baliza, feito pelos visitantes, e nenhum canto nestes primeiros 45 minutos.

Nota muito positiva da equipa de arbitragem, liderada por Slavko Vincic, neste que pode ser o jogo do título da liga turca. O árbitro esloveno tem tentado manter os jogadores calmos durante o encontro e só deu um cartão amarelo a Osimhen, por uma entrada de sola sobre o guarda-redes, já perto do fim da primeira parte.

Como esperado, uma primeira falta muito dividida, física e com muitas faltas, mas sem grandes oportunidades de golo. O Fenerbahçe teve a melhor oportunidade do encontro, num lance em que Dzeko nem conseguiu acertar bem na bola, e ainda um golo anulado a Oguz, por falta sobre Muslera.

45+2'

Termina a primeira parte! O árbitro apita para o intervalo!

45+1'

Apenas um minuto de compensação neste primeiro tempo.

45'

59% de posse de bola para o Galatasaray e 41% para o Fenerbahçe, em cima do intervalo.

43'

Pontapé livre perigoso do Galatasaray, mas Sánchez não consegue desviar o cruzamento de Sara.

42'

Mais uma falta e mais uma paragem no encontro, desta vez após Soyuncu derrubar Gabriel Sara.

40'

Cabeceamento de En-Nesyri sai ao lado. Esta foi a primeira tentativa de remate em quase 20 minutos.

38'

Primeiro cartão do jogo! Amarelo para Osimhen, após ter entrado de sola sobre o guarda-redes do Fenerbahçe, que afastou o perigo fora da grande área.

35'

Cartão amarelo mostrado a um elemento de cada equipa no banco de suplentes.

34'

Árbitro tenta acalmar o nigeriano, que foi até ao banco de suplentes do Fenerbahçe, afirmando que não havia motivo para grande penalidade.

34'

Pedidos de grande penalidade por parte do Osimhen, após não conseguir cabecear a bola num duelo com os dois centrais, queixando-se de um empurrão de Skriniar.

30'

Meia-hora de encontro e o nulo mantém-se. Foram escassas as oportunidades de golo, até agora, com o Fenerbahçe a ter a melhor oportunidade e ainda a ver um golo seu a ser (bem) anulado por falta sobre o guarda-redes.

27'

Jogo continua muito físico e com muitas faltas, mas mais calmo, comparativamente com os primeiros minutos do encontro. A equipa de arbitragem está a fazer um bom trabalho e ainda não mostrou qualquer cartão.

23'

Fenerbahçe perto do golo! Dzeko esteve perto de abrir o marcador, após um grande passe em profundidade, mas não conseguiu finalizar.

20'

Jogo continua bastante dividido neste dérbi de Istambul, com o Fenerbahçe a melhorar ligeiramente nestes últimos minutos.

14'

O remate do turco ainda desviou na defesa do Galatasaray, antes de entrar, mas o árbitro esloveno não teve dúvidas e assinalou imediatamente falta.

14'

Golo anulado ao Fenerbahçe, por falta sobre Muslera! O guarda-redes saiu da baliza para agarrar a bola e colidiu com um adversário, antes de Oguz atirar para o fundo das redes.

12'

Destaque para a equipa de arbitragem, liderada pelo esloveno Slavko Vincic, no possível jogo do título da liga turca.

8'

Galatasaray ligeiramente superior relativamente à posse de bola e controlo de jogo, com a linha defensiva do Fenerbahçe em cima da grande área.

Icardi e Morata, ambos lesionados, estão no RAMS Park a assistir ao encontro.

5'

Primeiro ataque perigoso é do Fenerbahçe! En-Nesyri aparece em zona de finalização, após um lance confuso na grande área, mas o seu remate sai bastante desenquadrado.

3'

Como esperado, entrada agressiva de ambas as equipas e com muitas faltas duras nestes primeiros três minutos, mas ainda sem cartões.

1'

Começa o dérbi de Istambul!

Os jogadores estão no túnel e prontos para o início da partida.

As bancadas do RAMS Park estão compostas:

Os dois clubes já se defrontaram uma vez esta temporada, em casa do Fenerbahçe, que acabou por perder por 1-3, a contar para a sexta jornada da liga turca.

Terminou o aquecimento e falta apenas um quarto de hora para o início do dérbi de Istambul.

Este é um jogo considerado de altíssimo risco e, por isso, vai ter a presença de cerca de 30 mil polícias no estádio do Galatasaray, segundo a imprensa turca, de forma a evitar qualquer tipo de confrontos entre os adeptos dos dois clubes.

Duas jornadas atrás no campeonato turco, o Galatasaray venceu o Adana Demirspor, também em casa, na... secretaria, após os jogadores adversários sairem de campo, frustrados com a equipa de arbitragem.

Dois dias antes do dérbi de Istambul, José Mourinho revelou as condições de treino da sua equipa.

Já o Galatasaray só perdeu um jogo a nível nacional, esta temporada, também frente ao Besiktas e logo no primeiro oficial: a final da Supertaça da Turquia (0-5). De resto sofreu quatro desaires, mas todos em competições europeias.

A última derrota da formação orientada por José Mourinho aconteceu no início de dezembro de 2024, em casa frente ao Athletic Bilbao (0-2), depois de outro desaire frente ao Besiktas (0-1). Desde então somou 11 vitórias e 4 empates.

Ambas as equipas vêm de um empate a duas bolas para a segunda mão do play-off da UEFA Europa League, mas, ao contrário do Galatasaray, que foi eliminado pelo AZ Alkmaar (3-6), o Fenerbahçe apurou-se frente ao Anderlecht (5-2) e vai defrontar o Rangers nos oitavos de final.

Suplentes do Galatasaray: Guvenc, Akgun, Ayhan, Cuesta, Demirbay, Jelert, Kutlu, Kutucu e Mertens.

Ausentes: Icardi, Morata e Jakobs.

Suplentes do Fenerbahçe: Livakovic, Cetin, Djiku, Amrabat, Kahveci, Muldur, Osayi-Samuel, Talisca, Tosun e Yandas.

Ausentes: Diego Carlos, Oosterwolde, Rodrigo Becão, Saint-Maximin e Yuksek.

O onze de Buruk: Muslera, Frankowski, Sanchez, Bardakci, Elmali, Sallai, Torreira, Gabriel Sara, Lemina, Yilmaz e Osimhen.

O onze de Mourinho: Irfan Can, Yusuf, Caglar, Skriniar, Kostic, Oguz, Fred, Szymanski, Tadic, Dzeko e En-Nesyri

Já há onzes!

O jogo é em casa do líder isolado, que tem mais seis pontos que a equipa de José Mourinho.

Boa tarde, acompanhe aqui em direto o duelo entre o Galatasaray e o Fenerbahçe, a contar para a 25.ª jornada da liga turca, que começa a partir das 17 horas.