Liveblog FC Porto vs Nacional setembro 2025
O que perde Pepê. Contra-ataque destemido do FC Porto, após um canto do Nacional. O brasileiro, em esforço, conseguiu desenvencilhar-se de um adversário, mas na cara de Lucas França... enviou bola por cima da trave.
G O O O O O L O - Samu Aghehowa do FC Porto de pé direito marca o penalti. Lucas Franca escolheu mal o lado.
TERMINA A PARTIDA! O FC Porto alcança a quinta vitória na Liga e reforça o seu estatuto de líder isolado. O 1-0 não ilustra a superioridade dos dragões, mérito do Nacional que soube defender bem a sua área, acabando traído por um lance em que João Aurélio carregou Borja Sainz. O penálti convertido por Samu trouxe alguma serenidade ao FC Porto, contudo, faltou aos azuis e brancos o segundo golo para tirar o oxigénio aos madeirenses. No último suspiro da partida, um grande susto, num canto direito dos madeirenses. Valeu Diogo Costa!
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
O Nacional perde, mas não se dá ainda por vencido. Num canto direto, Diogo Costa teve de aplicar-se para evitar o empate!
Grande defesa de Lucas França, a tirar o golo a Deniz Gul! Mais perto o FC Porto do 2-0 que o Nacional do empate.
O quarto árbitro mostra 9 minuto(s) de descontos
Nove minutos de compensação!
Gabri Veiga! Podia ter feito muito mais o espanhol. Arrancada enérgica de Deniz Gul, o internacional turco a libertar a bola na hora certa, mas frente a Lucas França o espanhol tremeu e rematou denunciado e fraco.
Lucas França tira o segundo golo ao FC Porto. Pepê trabalhou bem a bola na área, rematou forte, mas o guardião esticou-se e defendeu!
Samu Aghehowa sai do campo e é substituído por Deniz Gul.
Paulinho Bóia sai do campo e é substituído por Lucas João.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
O jogo é reiniciado.
O árbitro não aceita as queixas de Samu Aghehowa e mostra-lhe o cartão amarelo
O jogo está parado porque Samu está deitado no chão
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Chiheb Laabidi sai do campo e é substituído por Joel Silva.
Liziero sai do campo e é substituído por Filipe Soares.
O que perde Pepê. Contra-ataque destemido do FC Porto, após um canto do Nacional. O brasileiro, em esforço, conseguiu desenvencilhar-se de um adversário, mas na cara de Lucas França... enviou bola por cima da trave.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado, enquanto o árbitro fala com alguns jogadores.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Cartão amarelo para Tiago Margarido.
Pablo Ruan sai do campo e é substituído por Witi.
O central argentino lesionou-se pouco depois de ser lançado por Farioli. Parece ter-se lesionado com alguma gravidade no tornozelo direito e sai rendido por Eustáquio.
O jogo é reiniciado.
Nehuén Pérez está lesionado e é substituído por Eustáquio.
Nehuén Pérez em dificuldades. Vai sair de maca!
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Rodrigo Mora sai do campo e é substituído por Gabri Veiga.
Francisco Moura sai do campo e é substituído por Zaidu.
Alan Varela sai do campo e é substituído por Nehuén Pérez.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Samu surge do lado esquerdo com Lucas França fora da baliza! Espanhol não conseguiu colocar a bola na área e foi desarmado.
Sinal de perigo do Nacional: José Gomes ganha liberdade na esquerda e consegue um cruzamento bem puxado. Diogo Costa intromete-se e defende, afastando o perigo.
Ouvem-se aplausos no Dragão. Vamos tentar perceber o que se passou. O jogo é retomado.
A equipa médica do FC Porto vai à bancada onde habitualmente se sentam os Super Dragões. Jogo parado. Alguém poderá ter-se sentido mal.
O jogo é interrompido.
Início da segunda parte.
TERMINA A 1.ª PARTE! Jogo de sentido único no Dragão. O FC Porto agitou por duas vezes as redes da baliza de Lucas França, mas o golo de Sainz não contou. O de Samu, de grande penalidade, após falta de João Aurélio sobre Borja Sainz, abriu o cofre madeirense e trouxe uma vantagem aos azuis e brancos justificada pelas oportunidades que criaram e o domínio intenso que exerceram.
O árbitro apita para o intervalo
Samu marcou o seu 3.º golo, todos eles no estádio do Dragão, sendo este último através de uma grande penalidade. Está em alta o espanhol, melhor marcador do FC Porto.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado, enquanto o árbitro fala com alguns jogadores.
O quarto árbitro mostra 4 minuto(s) de descontos
O golo acalmou os ímpetos do FC Porto. Mesmo assim o Nacional não consegue sair do seu meio-campo.
Borja Sainz entrou a todo o gás. Tem sido o espanhol a principal dor de cabeça para o Nacional e em especial para o lateral João Aurélio.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Grande festa no Dragão. Está finalmente aberto o marcador no FC Porto-Nacional. Falta de João Aurélio sobre Borja Sainz, validada pelo árbitro após ser chamado pelo VAR.
G O O O O O L O - Samu Aghehowa do FC Porto de pé direito marca o penalti. Lucas Franca escolheu mal o lado.
Depois de validado pelo VAR, o árbitro alterou a sua decisão e marcou penalti para o FC Porto!
Em causa um lance na área com Borja Sainz. É PENÁLTI PARA O FC PORTO!
Árbitro vai ao VAR!
O jogo está parado porque Borja Sainz está deitado no chão
João Aurélio do Nacional recebe um cartão amarelo após uma entrada dura sobre um adversário.
O Nacional não se inibe de travar os portistas em falta e a verdade é que o tempo vai passando e o Nacional parece estar agora um pouco mais confortável.
Samu parece ser atropelado na área. Público contesta e pede penálti. Árbitro manda seguir.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Boa iniciativa de Borja Sainz, que descobre Rodrigo Mora na zona da meia-lua. Mora atirou em jeito, com muito perigo, mas por cima da trave.
Entrou forte o FC Porto, a circular a bola na entrada da área do Nacional. Os madeirenses jogam em 4x3x3, mas defendem em 5x4x1, com Matheus Dias a recuar para terceiro central quando a equipa não tem bola.
Gritou-se golo no Dragão. Contudo, Borja Sainz, que já celebrava, foi apanhado em fora de jogo.
FC Porto sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
Mourinho agradece o carinho do público portista
O 'Special One' está no camarote do Dragão. Nos ecrãs do Estádio passaram alguns dos seus momentos mais memoráveis como treinador do FC Porto.
José Mourinho está no Dragão!!!
Uma bonita homenagem do FC Porto ao jovem Dinis, atleta de sete anos do Boavista, que faleceu na terça-feira durante um treino. Um aplauso emocionado do público.
As equipas terminam o aquecimento.
O aquecimento de Pablo Rosario. Como A BOLA tinha antecipado, a experiência do médio a jogar como defesa direito quando foi treinado por Farioli no Nice foi determinante para a escolha do italiano
Aplauso no Dragão para Victor Froholdt. O internacional dinamarquês venceu os prémios de melhor médio, melhor jogador jovem e melhor jogador da Liga do mês de agosto
Outra novidade. André Castro, adjunto da equipa B, está no apoio o aquecimento da equipa do FC Porto. A chamada do antigo médio deve-se aos castigos do preparador-físico Callum Walsh e do treinador-adjunto Lino Godinho, ambos expulso no clássico contra o Sporting, na 4.ª jornada da Liga.
Vários clubes enviaram emissários ao Dragão: Rennes, Southampton, Rakow, Montpellier, Deportivo Corunha, Alavés, Bolonha, Albacete e Atlético Madrid estão representados no camarote.
Suplentes do Nacional: Kaique, Ulisses Rocha, Quembo, André Sousa, Lucas João, Filipe Soares, Lenny, Joel Silva e Martim Watts
⚽𝕆 ℕ𝕆𝕊𝕊𝕆 𝟙𝟙 𝕀ℕ𝕀ℂ𝕀𝔸𝕃 ⚽#FCPCDN #SeguimosJuntos pic.twitter.com/Dyh4gW3fUh
— FC Porto (@FCPorto) September 13, 2025
ONZE DO NACIONAL: Lucas França; João Aurélio, Léo Santos, Zé Vítor e José Gomes; Igor Liziero, Matheus Dias e Labidi; Paulinho, Jesús Ramirez e Pablo
No banco portista, destaque para a chamada de André Miranda, extremo, de 17 anos, que trabalhou com o plantel principal dos dragões ao longo da última semana.
SUPLENTES DO FC PORTO: Cláudio Ramos, Dominik Prpic, Nehuén Pérez, Zaidu, Eustáquio, Gabri Veiga, Denuz Gul, Alarcón e André Miranda
A chegada do FC Porto ao Dragão. Muita festa no exterior
A chegada ao Dragão 🐉 #FCPCDN pic.twitter.com/lcZOyZqjYP
— FC Porto (@FCPorto) September 13, 2025
Rodrigo Mora é titular pela segunda vez consecutiva. Gabri Veiga, que falhou o clássico contra o Sporting devido a uma lombalgia aguda, volta aos convocados e inicia a partida no banco de suplentes. Sem surpresa, e em face da lesão de De Jong, Samu volta a ser a principal referência de área, registando-se na direita do ataque outro regresso: Pepê!
Novidades no onze do FC Porto! Kiwior, que fez o primeiro treino na quarta-feira, é titular, fazendo dupla no eixo da defesa com o compatriota Bednarek. Privado de Alberto e Martim Fernandes, os dois laterais-direitos do plantel, Farioli opta por adaptar Pablo Rosário ao posto, ficando Pedro Lima, reforço brasileiro contratado para a equipa B, no banco de suplentes.
ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa; Pablo Rosario, Bednarek, Kiwior e Francisco Moura; Alan Varela, Froholdt e Rodrigo Mora; Pepê, Samu e Borja Sainz
Boa tarde. A BOLA vai acompanhar em direto o FC Porto-Nacional, da 5.ª jornada da Liga.