FC Porto
4 - 4
Al Ahly

Liveblog FC Porto vs Al Ahly junho 2025

FC Porto-Al Ahly: oito golos e... fim do sonho portista nos EUA
Dragões e egípcios empataram a quatro, um resultado que não agradou a nenhuma das equipas - Palmeiras e Inter Miami seguem em frente para os oitavos de final da competição

FINAL DA PARTIDA!! FC PORTO 4 AL AHLY 4. Jogo de loucos no MetLife Stadium e que no fim de contas... não agradou a ninguém. Abou Ali colocou os egípcios na frente (15'), mas Rodrigo Mora pintou o quadro do empate (23'). Ainda antes do intervalo, Abou Ali voltou a marcar, desta feita de penálti, e os dragões foram para o intervalo em desvantagem. William Gomes, também num momento sublime, fez o 2-2, aos 50 minutos, mas, na resposta, Abou Ali completou o hat trick e fez o 2-3. Samu também não foi de modas e reagiu de imeadiato (53'), mas o marcador voltaria a funcionar para os egípcios, por intermédio de Ben Romdhane (64'). Pepê, já perto do fim, também anotou um belo golo e fechou as contas do desafio. Com este resultado, os principais beneficiados foram... Palmeiras e Inter Miami: brasileiros e norte-americanos também empataram (2-2) e seguem ambos em frente para os oitavos de final do Mundial de Clubes.

Ben Romdhane também tirou bem as medidas à baliza portista e fez mais um golo para o Al Ahly:

Samu, logo a abrir a segunda parte, assinou o 3-3:

Abou Ali, de cabeça, voltou a dar vantagem (2-3) aos egípcios:

William Gomes também apontou um golaço e fez o 2-2:

Termina o Inter Miami-Palmeiras (2-2). Com este resultado, e aconteça o que acontecer nos instantes finais do FC Porto-Al Ahly, já se sabe que norte-americanos e brasileiros - somaram ambos 5 pontos - estão qualificados para os oitavos de final do Mundial de Clubes.

6 MINUTOS DE TEMPO ADICIONAL MÍNIMO!

89

GOLO DO FC PORTO!! Excelente remate de Pepê, de fora da área, para mais um golaço nesta partida. 4-4.

89
Golo

Gol Regular

87
Substituição

Substituto sai do campo

86

Que falhanço de Omar Kamal! Remate à entrada da área do jogador do Al Ahly, já com Cláudio Ramos fora da baliza, uma vez que o guarda-redes portista tinha saído dos postes para intercetar o lance numa primeira fase, mas a bola saiu ao lado.

No outro jogo do grupo, o Palmeiras chega ao empate, por intermédio de Maurício, e, desta forma, o FC Porto está praticamente afastado dos oitavos de final do Mundial de Clubes.

83

Que perdida incrível de Samu!! Cruzamento com conta, peso e medida de Gonçalo Borges, e Samu, à entrada da pequena área, com tudo para empatar, cabeceou ao lado do poste esquerdo.

78

Pausa para hidratação.

No outro jogo deste Grupo A, reduz o Palmeiras diante do Inter Miami. Paulinho apontou o tento do conjunto orientado pelo português Abel Ferreira, que agora está com uma desvantagem mínima no marcador (1-2).

76

Tenta Gonçalo Borges! Remate forte e colocado do extremo portista, de fora da área, mas El Shenawy estava atento e cedeu canto.

75
Cartão Amarelo

Cartão amarelo

73

Valeu Iván Marcano! Mais uma transição rápida do Al Ahly, os jogadores do FC Porto a ver jogar e ao remate de Achraf Bencharki valeu, primeiro, um desvio subtil de Cláudio Ramos, e, depois, um corte providencial de Iván Marcano.

NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 39.893

69
Substituição

Substituto sai do campo

69
Substituição

Substituto sai do campo

69

Mais uma mexida em dose dupla operada por Martín Anselmi: saem Fábio Vieira e William Gomes, entram Gabri Veiga e Pepê.

68
Cartão Amarelo

Cartão amarelo

68

Cartão amarelo a Dari (Al Ahly).

64
64

GOLO DO AL AHLY!! Ben Romdhane atirou de fora da área para mais um golaço nesta partida. Cláudio Ramos voltou a não ter hipóteses de defesa. Os egípcios passam novamente para a frente do marcador. 3-4.

No outro jogo do grupo, o Inter Miami dilata a vantagem. Luís Suarez faz o 2-0 da equipa norte-americana diante do Palmeiras. Um resultado extramente favorável ao FC Porto, que terá agora de fazer a sua parte e vencer o Al Ahly para ainda sonhar com a qualificação para os oitavos de final. Estamos a sensivelmente meia hora do final das partidas.

62
Substituição

Substituto sai do campo

61
Cartão Amarelo

Cartão amarelo

61

Cartão amarelo a Achraf Bencharki (Al Ahlly).

58
Substituição

Substituto sai do campo

58
Substituição

Substituto sai do campo

58

Tripla substituição no Al Ahly, com as saídas de Abou Ali, Trezeguet e El Shalat para as entradas de Nejc Gradisar, Achraf Bencharki e Omar Kamal.

58
Substituição

Substituto sai do campo

56
Cartão Amarelo

Cartão amarelo

56

Por cima da barra! Livre direto apontado por Fábio Vieira, mas o tiro do esquerdino ganhou demasiada altura e não levou perigo à baliza à guarda de El Shenawy.

53
Golo

Gol Regular

53

GOLO DO FC PORTO!! Canto cobrado por Fábio Vieira do lado direito e Samu, de cabeça, atirou a contar. 3-3.

51
Golo

Gol Regular

51

GOLO DO AL AHLY!! Cruzamento da direita e Abou Ali, de cabeça, volta a colocar o conjunto egípcio na frente. 2-3.

50
Golo

Gol Regular

50

GOLO DO FC PORTO!! Gonçalo Borges solicitou William Gomes à esquerda, o jovem extremo brasileiro fletiu para o centro e, de pé direito, atirou em arco para um golaço. 2-2.

48

Primeira ameaça de Samu! Cruzamento da direita de Gonçalo Borges e cabeceamento do ponta de lança internacional espanhol a sair por cima da barra da baliza do Al Ahly.

Martín Anselmi operou duas substituições ao intervalo: saíram Alan Varela e Danny Namaso, entraram Gonçalo Borges e Samu.

46
Substituição

Substituto sai do campo

46
Substituição

Substituto sai do campo

INÍCIO DA SEGUNDA PARTE!

Os primeiros 45 minutos já permitem constar dois factos: o FC Porto voltou a sofrer dois golos num jogo deste Mundial de Clubes - tal como sucedera na partida anterior, diante do Inter Miami - e o Al Ahly conseguiu marcar os seus primeiros dois golos na competição - havia empatado (0-0) com o Inter Miami e perdido (0-2) com o Palmeiras.

INTERVALO!! FC PORTO 1 AL AHLY 2. Primeira parte muito nivelada por baixo dos dragões, que só a espaços conseguiram mostrar algo mais do que (não) tinham feito nas partidas anteriores. Em desvantagem desde muito cedo, quando Abou Ali abriu o ativo à passagem do quarto de hora, a formação portuguesa reagiu bem, com William Gomes, por duas vezes, a ameaçar o empate, que chegaria pouco depois, através do génio de Rodrigo Mora - o criativo tirou três adversários do caminho e atirou a contar. Parecia que o conjunto orientado por Martín Anselmi queria pegar definitivamente no jogo, mas os egípcios nunca deixaram de espreitar as transições rápidas e já perto do intervalo voltaram à vantagem: Fábio Vieira cometeu falta sobre Zizo, já no interior da área, e Abou Ali, chamado à conversão do castigo máximo, bisou no encontro. Será preciso muito (mas muito) mais FC Porto na etapa complementar para que os azuis e brancos sonhem com o apuramento para os oitavos de final deste Mundial de Clubes - e o resultado do outro jogo até está favorável aos dragões, uma vez que o Inter Miami está a vencer (1-0) o Palmeiras.

47

GOLO DO AL AHLY!! Abou Ali, chamado à conversão do castigo máximo, não deu hipótese de defesa a Cláudio Ramos e recolocou os egípcios em vantagem. 2-1.

46

Penálti para o Al Ahly! Fábio Vieira cometeu falta sobre Zizou e o conjunto egípcio tem uma oportunidade soberana para voltar à vantagem.

45 +2

Penalti

6 MINUTOS DE TEMPO ADICIONAL MÍNIMO!

Martín Anselmi coloca quatro jogadores em exercícios de aquecimento: Martim Fernandes, Gabri Veiga, Gonçalo Borges e Samu.

43

Responde o FC Porto! Cruzamento de Rodrigo Mora à procura de Fábio Vieira, mas quando o camisola 10 se preparava para cabecear à baliza contrária apareceu o corte providencial de Trezeguet.

40

Defende Cláudio Ramos! Mais um remate de Zizo, com o guarda-redes portista, atento, a negar os intentos ao médio do Al Ahly.

39

Bela oportunidade para o Al Ahly! Zizo desenvencilhou-se da oposição de João Mário e, já no interior da área, rematou em arco, mas a bola saiu ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Cláudio Ramos.

35
Substituição

Substituto sai do campo

35

Substituição no Al Ahly, com a saída de Fathy (lesionado) para a entrada de Dieng.

34

William Gomes cai na área do Al Ahly e fica a pedir penálti, mas o árbitro da partida diz que não há nada e manda seguir. O FC Porto vai beneficiar de um pontapé de canto.

30

Pausa para hidratação.

26
Cartão Amarelo

Cartão amarelo

26

Cartão amarelo a Hany (Al Ahly).

24

GOLO DO FC PORTO!! Rodrigo Mora tirou mais um coelho da cartola e empatou a contenta. O génio portista deixou dois defesas para trás, entrou na área, tirou o guarda-redes do caminho e atirou a contar para nova obra de arte. 1-1.

23
Golo

Gol Regular

23

Golo anulado ao Al Ahly! Abdou Ali conseguiu o desvio certeiro após uma boa defesa de Cláudio Ramos, mas o ponta de lança egípcio estava em posição irregular e o lance foi invalidado.

20

Outra vez William Gomes! Nova investida do jovem extremo brasileiro, com o remate cruzado a ser travado por El Shenawy.

20

Que perigo!! William Gomes ousou a meia distância, com um remate fortíssimo de pé esquerdo, mas o tiro do camisola 7 tirou tinta à barra da baliza de El Shenawy.

No outro jogo deste Grupo B, marca o Inter Miami frente ao Palmeiras. Tadeo Allende dá vantagem à equipa norte-americana, um resultado que até é do agrado do FC Porto. Mas os dragões estão sempre obrigados a fazer a sua parte - entenda-se, ganhar - e isso não está a acontecer...

15
Golo

Gol Regular

15

GOLO DO AL AHLY!! Recuperação de bola dos egípcios, passe de Fathty e Abdou Ali, já no interior da área, descaído para o flanco esquerdo, remata cruzado para o fundo das redes da baliza de Cláudio Ramos. O FC Porto está em desvantagem. 0-1.

14

Grande oportunidade para o FC Porto! Assistência de João Mário e Rodrigo Mora, completamente isolado, à entrada da pequena área, ligeiramente descaído para a esquerda, remata de primeira, ao lado do poste direito.

Os dragões parecem querer tomar as rédeas do desafio. Há instantes, Francisco Moura investiu pela esquerda, mas o cruzamento do camisola 74 foi intercetado pela defensiva egípcia. Fica o registo da primeira chegada do FC Porto à grande área contrária.

Ao contrário do que era expectável, o FC Porto abdica do 3x4x3 que tinha vindo a ser utilizado por Martín Anselmi e apresenta-se num 4x4x2 clássico. Cláudio Ramos é, naturalmente, o guarda-redes, sendo que à sua frente atua um quarteto defensivo constituído por João Mário (à direita), Zé Pedro e Iván Marcano (no eixo) e Francisco Moura (à esquerda). No meio-campo, Alan Varela e Eustáquio formam o duplo pivô da intermediária, com Fábio Vieira a fazer o corredor direito e William Gomes o esquerdo. Na frente de ataque, Rodrigo Mora aparece ao lado de Danny Namaso.

6

Partida interrompida para que seja prestada asssitência médica a Fábio Vieira. O camisola 10 do FC Porto está com problemas na vista esquerda e, por isso, está a ser observado pelos elementos do departamento clínico dos dragões.

Eis o momento da entrada das equipas em campo:

Assim foi a entrada das equipas de FC Porto e Al Ahly no relvado do MetLife Stadium
3

Primeira aproximação do Al Ahly à baliza do FC Porto. Remate de meia distância de Abou Ali, com a bola a passar por cima da barra da baliza à guarda de Cláudio Ramos.

Início da partida!

Cláudio Ramos, também em declarações à DAZN, garantiu uma equipa à FC Porto: «Estamos todos entusiasmados e com vontade de limpar a imagem que deixámos no último jogo. Agora é ganhar e esperar que [o resultado do outro jogo] se alinhe para nós passarmos. No último jogo não fomos FC Porto e agora temos de deixar a nossa imagem, o que nós somos e o clube que representamos.»

Ainda antes do início do desafio, Martín Anselmi falou em exlusivo à DAZN e deu a receita para que o FC Porto possa levar de vencida o Al Ahly: «É importante fazermos o nosso trabalho, sermos competitivos, mudarmos a imagem do último jogo e ganhar a partida. Sabemos que o Al Ahly é uma equipa que junta muita gente por dentro, que tenta criar a partir daí e que depois tem um extremo forte no um para um, e nós temos de estar juntos e ganhar duelos para depois, com bola, temos de chegar rapidamente à baliza contrária.» Instado a deixar uma mensagem aos portistas que, por esta altura, estão a comemorar o São João, a noite mais longa da cidade do Porto, o treinador argentino foi claro: «O melhor que podemos dar-lhes é ganhar o jogo.»

Martín Anselmi deu a receita para o duelo frente aos egípcios

Na ausência de Diogo Costa (lesionado), Iván Marcano - que ontem, segunda-feira, completou 38 anos de idade - assume a braçadeira de capitão do FC Porto.

Iván Marcano mantém-se firme no eixo da retaguarda azul e branca (Foto: Catarina Morais/Kapta+)

Os jogadores escolhidos por Martín Anselmi para o jogo desta madrugada também já realizam os indispensáveis exercícios de aquecimento:

Os atletas escolhidos por Martín Anselmi para defrontarem o Al Ahly já sentem o pulso ao tapete verde do MetLife Stadium, em Nova Jérsia

Aí estão os guarda-redes dos dragões no relvado do MetLife Stadim:

Os guarda-redes do emblema azul e branco já realizam os habituais exercícios de aquecimento no relvado

Se Eustáquio e João Mário são utilizados têm sido utilizados com frequência em épocas anteriores, William Gomes vai estrear-se a titular com a camisola da equipa principal do FC Porto. O jovem extremo brasileiro, de apenas 19 anos, chegou esta temporada aos dragões, proveniente do São Paulo, mas os 10 jogos que contabiliza na elite azul e branca foram sempre na condição de suplente utilizado. Esta madrugada, diante do Al Ahly, vai debutar no onze inical dos portistas, entrando para o lado direito do ataque. Com esta mudança, Fábio Vieira deriva para o centro do terreno, para fazer dupla com Alan Varela, com o camisola 10 a ocupar o lugar que fora de Gabri Veiga nos dois jogos anteriores.

Depois de repetir com o Inter Miami (1-2) o onze que havia apresentado diante do Palmeiras (0-0), eis que à 3.ª jornada da fase de grupos deste Mundial de Clubes Martín Anselmi decide mexer na equipa inicial. E logo em dose tripla: saem da titularidade Martim Fernandes, Gabri Veiga e Samu, entram Eustáquio, João Mário e William Gomes.

Al Ahly (treinador): José Riveiro

Al Ahly (suplentes): Seha (26), Oufa Shobeir (31), Makhlouf (37), Abdelfattah (2), Kamal (3), Yasser Ibrahim (6), Nejc Gradisar (10), El Debes (11), Bencharki (17), Afsha (19), Dieng (23), Reda (24), El Aash (27), Mohamed (29) e Attiyat Allah (54)

Al Ahly (titulares): Mohamed El Shenawy (1) C; Hany (30), Ahmed Ramadan (4), Achrafi Dari (15) e Ahmed Koka (36); Zizo (25), Fathy (8), Ben Romdhane (5) e El Shahat (14); Abdou Ali (9) e Trezeguet (7)

FC Porto (treinador): Martín Anselmi

FC Porto (suplentes): Diogo Fernandes (51), Otávio (4), Samu (9), Pepê (11), Zaidu (12), Vasco Sousa (15), Gabri Veiga (17), André Franco (20), Nehuén Pérez (24), Tomás Pérez (25), Deniz Gul (27), Angel Alarcón (47), Martim Fernandes (52), André Oliveira (68) e Gonçalo Borges (70)

FC Porto (titulares): Cláudio Ramos (14); Zé Pedro (97), Eustáquio (6) e Iván Marcano (5) C; João Mário (23), Alan Varela (22), Fábio Vieira (10) e Francisco Moura (74); William Gomes (7), Danny Namaso (19) e Rodrigo Mora (86)

Árbitro: Jesus Valenzuela (Venezuela); Assistentes: Jorge Urrego e Tulio Moreno; 4.º Árbitro: Omar Al Ali (Emirados Árabes Unidos)

Já há equipas oficiais!

Apesar de ainda faltar bastante tempo para o início do encontro, as bancadas do anfiteatro que vai ser palco do embate entre o FC Porto e o Al Ahly estão quase vazias. Confira o vídeo do jornalista Tomás Almeida Moreira, enviado-especial de A BOLA aos EUA.

As bancadas do MetLife Stadium, em Nova Jérsia, ainda estão muito despidas de público a cerca de uma hora e meia do início do FC Porto-Al Ahly

Mesmo com o plantel principal a milhares de quilómetros de distância, o FC Porto não esqueceu que hoje também é noite de... São João. Uma marca de referência (e excelência) da cidade Invicta e de Portugal!

Diogo Costa, guarda-redes e capitão do FC Porto, é ausência garantida para o embate desta madrugada. O camisola 99 está com a comitiva portista nos EUA, mas ainda não pôde dar o seu contributo à equipa devido a uma lesão. Dessa forma, Cláudio Ramos continuará a ser o guardião dos dragões, tal como, de resto, já sucedeu diante de Palmeiras (onde o camisola 14 rubricou uma exibição de encher o olho) e Inter Miami.

Do lado egípcio chegou também o aviso aos dragões. José Riveiro, técnico espanhol que orienta o Al Ahly, projetou desta forma o encontro com o FC Porto:

Quem também falou aos adeptos portistas foi André Villas-Boas. Em território americano, o líder máximo dos dragões puxou dos galões e assumiu que o clube tem de levar uma grande volta para regressar ao trilho dos sucessos:

E as más condições climatéricas também foram um obstáculo para o FC Porto na preparação do encontro frente ao Al Ahly:

Ainda pela voz do treinador sul-americano surgiram elogios para o trabalho que tem vindo a ser realizado por André Villas-Boas, presidente da SAD portista:

Lá como cá, o futuro de Martín Anselmi à frente do comando técnico do FC Porto está a ser cada vez mais badalado. E o argentino não se furtou ao tema...

E tendo o jogo caráter de decisivo, Martín Anselmi não se furtou à responsabilidade. Recorde a conferência de Imprensa de antevisão do técnico argentino:

O trajeto do FC Porto em território americano tem sido acompanhado a par e passo por Tomás Almeida Moreira, enviado-especial de A BOLA aos EUA, e histórias não têm faltado. Porque o nosso jornal tem-lhe contado tudo sobre o quotidiano azul e branco. Veja, por exemplo, o vídeo do derradeiro treino dos dragões antes do duelo com a formação egípcia.

Martim Fernandes já integrou o treino em pleno. Diogo Costa é baixa confirmada

O conjunto orientado por Martín Anselmi tem deixado muito a desejar nesta competição, pelo que ainda não conseguiu vencer. Depois do empate (0-0) com o Palmeiras, na 1.ª jornada, seguiu-se a derrota (1-2) com o Inter Miami. Os adeptos portistas não esperam menos do que uma vitória frente ao Al Ahly para poderem, no mínimo, sonharem com o apuramento para os oitavos de final.

É o jogo do tudo ou nada para os dragões. Que, ainda para mais, não dependem apenas de si para seguirem em frente na competição. Tudo porque, nesta altura, Palmeiras e Inter Miami (que vão defrontar-se à mesma hora) lideram o grupo, ambos com 4 pontos, ao passo que FC Porto e Al Ahly têm 1. Significa isto que um empate no outro jogo dará, automaticamente o apuramento a Palmeiras e Inter Miami. Mas as contas também dizem que um triunfo do Palmeiras deixará, igualmente, os azuis e brancos pelo caminho - o FC Porto foi derrotado pela equipa americana (1-2), pelo que, em caso de igualdade pontual, terão desvantagem no confronto direto. Ou seja, e simplificando, a equipa portuguesa está sempre obrigada a vencer os egípcios e esperar que o Inter Miami derrote o Palmeiras. Mas até isso pode não chegar. Porque se o desiderato for esse, FC Porto e Palmeiras ficarão com os mesmos 4 pontos e em igualdade no confronto direto - devido ao empate (0-0) entre ambos na ronda inaugural. Dessa forma, terá de recorrer-se à diferença entre golos marcados e sofridos por portugueses e brasileiros, capítulo no qual, para já, os canarinhos têm vantagem: 2-0 contra 1-2. A calculadora portista está, pois, a funcionar. E de que maneira...

O FC Porto defronta esta madrugada (2 horas em Portugal Continental) o Al Ahly, numa partida relativa à 3.ª e última jornada do Grupo A do Mundial de Clubes, que está a decorrer nos Estados Unidos da América. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este desafio e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!

Boa noite (ou bom dia, se for o caso)!