Liveblog Estrela da Amadora vs Estoril janeiro 2025
Fica por aqui o nosso acompanhamento em direto deste encontro. Daqui a pouco publicaremos a crónica, os destaques e as principais reações do mesmo.
E foi feita história! Pela primeira vez, o Estoril venceu no Estádio José Gomes. Para além disso, somou também a primeira vitória fora de casa neste campeonato, o que permite à equipa ultrapassar o Estrela na classificação e fica no 12.º lugar.
Fim do jogo: E. Amadora 2-4 Estoril
Emoção e golos, pouco mais se pode querer de um jogo de futebol. Sorriu o Estoril, que foi mais incisivo e perigoso que o Estrela, vencendo graças à grande exibição de Xeka e à vantagem que construiu na 1.ª parte.
André Luiz e Rodrigo Pinho ainda deram esperanças ao Estrela, que foram goradas por um golo de Marqués, assistido pelo retornado Guitane. Com esta derrota, a equipa da Reboleira termina a 17.ª jornada como a defesa mais batida do campeonato, com 29 golos sofridos, sendo que o Estoril tem agora 28.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
A segunda parte vai-se prolongar por mais 5 minutos.
Que perigo do Estrela! Leonel Bucca lançou Rodrigo Pinho com um belo passe, mas pareceu que o avançado não acreditou no lance e permitiu, por pouco, que Robles agarrasse a bola.
O Estrela já não parece ter forças para ir em busca do empate. A equipa muito batalhou para, de forma justa, marcar dois golos, mas o golo de Marqués praticamente selou o jogo.
Alejandro Marqués comete uma falta grave no adversário e é admoestado.
João Carvalho sai do campo e é substituído por André Lacximicant numa substituição tática.
Rúben Lima sai do campo e é substituído por Manuel Keliano numa substituição tática.
Guitane entrou para ser decisivo! No regresso aos canarinhos, isolou Alejandro Marqués com um grande passe e o venezuelano, melhor marcador do Estoril, fez o seu sétimo golo da época.
Luís Silva é expulso pelo árbitro por protestos, ele que é o técnico adjunto do Estrela, mas oficialmente o treinador principal da equipa, por ter mais habilitações do que José Faria.
Com 20 minutos por jogar, o Estrela está de volta à discussão pelo resultado. Begraoui desperdiçou duas boas oportunidades para fazer o 4-0, e agora vê a sua equipa a lutar para segurar uma magra vantagem, que há 15 minutos, era aparentemente tranqulizadora.
Há esperanças na Reboleira!! Leonel Bucca lança Rodrigo Pinho e o avançado, com muita categoria, pica a bola sobre Robles para fazer o 2-3!
G O O O O O L O - Um excelente toque de Rodrigo Pinho do Estrela da Amadora com o seu pé direito.
Xeka sai do campo e é substituído por Jandro Orellana numa substituição tática.
Yanis Begraoui sai do campo e é substituído por Rafik Guitane numa substituição tática.
Rafik Guitane regressa agora à competição e ao Estoril, depois de o empréstimo ao SC Braga só ter durado meia época.
O jogo é reiniciado.
Hélder Costa sai do campo e é substituído por Alejandro Marqués numa substituição tática.
Nilton Varela sai do campo e é substituído por Diogo Travassos numa substituição tática.
Andre Luiz sai do campo e é substituído por Leonel Bucca numa substituição tática.
O jogo está parado porque Hélder Costa está deitado no chão.
Os adeptos no Estádio José Gomes estão galvanizados e acreditam numa recuperação da equipa.
Léo Cordeiro para André Luiz - foi a combinação mágica que finalmente resultou no golo inaugural do Estrela!
Foi um passe teleguiado do médio para o avançado, que estava a ser dos mais incoformados da equipa.
G O O O O O O L O - O Andre Luiz do Estrela da Amadora marca um golo de cabeça.
O árbitro não aceita queixas por parte de Rodrigo Pinho e mostra-lhe o cartão amarelo
A impaciência dos adeptos do Estrela começa a esgotar-se. A equipa de José Faria não consegue sair a jogar, não criar oportunidades de perigo e com tamanha desvantagem, o tempo para lutar por um eventual empate começa a esgotar-se.
A defesa do Estrela volta a conceder muito espaço na defesa e Begraoui remata à vontade na meia Lua, mas o o remate sai enrolado e Brígido recolheu a bola com facilidade.
Begraoui acerta na trave!! João Carvalho, que tem estado algo desaparecido, desmarcou o marroquino e o bis só não surgiu devido à trave da baliza de Bruno Brígido!
Tiago Gabriel do Estrela da Amadora e admoestado após ter feito várias faltas.
Jesus Igor sai do campo e é substituído por Paulo Moreira numa substituição tática.
Jovane Cabral sai do campo e é substituído por Rodrigo Pinho numa substituição tática.
Fabrício Garcia sai do campo e é substituído por Pedro Amaral numa substituição tática.
Início da segunda parte.
Intervalo: E. Amadora 0-3 Estoril
O Estrela até foi a melhor equipa no primeiro quarto de hora e Léo Cordeiro teve uma boa chance para marcar. Depois, foi um vendaval de oportunidades do Estoril, com Xeka à cabeça, ele que marcou, assistiu e provocou o autogolo para o 0-3.
A defesa do Estrela tem muitas dificuldades em lidar com a linha atacante de cinco homens do Estoril – Fabrício, Hélder Costa, Begraoui, João Carvalho e Wagner Pina – e só esboçou uma tímida reação à enorme desvantagem que tem, saindo agora de campo sob um coro de assobios.
Terminou! O árbitro apita para o intervalo
A primeira parte vai-se prolongar por mais 2 minutos.
O Estoril está a ser muito eficaz com um estilo de jogo vertical, mais direto e pouco mastigado. Wagner Pina e Fabrício aparecem bem no ataque, ao qual também se junta Xeka. Holsgrove fica mais recuado a pautar o ritmo do jogo.
Poste impede o 4-0 para o Estoril!
Wagner Pina ultrapassa Rúben Lima, que caiu no chão à espera de uma falta não assinalada, e cruzou para muito perigo para a pequena área onde, aparentemente, até foi Danilo Veiga quem acertou no poste da própria baliza.
O Estrela sofre dois golos em bolas paradas e outro surgiu num erro individual - uma exibição para esquecer, até ao momento, dos comandados de José Faria.
Xeka outra vez no lance do golo! Livre lateral batido para a pequena área e Xeka consegue atrapalhar Dramé e Tiago Gabriel - que, diga-se, já não estavam a ter uma exibição feliz - sendo o jovem quem acaba por fazer autogolo.
AUTO GOLO - Tiago Gabriel atira a bola para a sua própria baliza!
Kikas remata com força, mas já com pouco ângulo, para defesa de Robles.
Já após o 1-0 se notava que o Estoril crescera com o golo marcado, asfixiando aos poucos a defesa estrelistas e chegando, com mérito ao segundo. O Estrela só perde por dois golos devido à má reação à desvantagem inicial.
Xeka marca e agora assiste! Begraoui, que com alguma surpresa tirou o lugar no 11 a Alejandro Marqués, apareceu na pequena área para desviar um cruzamento fortíssimo de Xeka, que segundos antes não bisara devido a defesa de Bruno Brígido.
Foi o primeiro golo da época para o marroquino.
G O O O O O L O - Yanis Begraoui do Estoril encosta com o pé direito. Uma finalização fácil para Yanis Begraoui
O VAR analisou um possível penálti a favor do Estoril. Rúben Lima terá puxado a camisola de Xeka na área, sendo que a bola não estava próxima dos dois jogadores, mas o VAR acabou por julgar que não havia motivos para assinalar penálti.
Que perdida de Léo Cordeiro! No frente-a-frente com Robles, o médio preferiu passar ao invés de rematar e a defesa do Estoril conseguiu limpar o perigo.
Foi o primeiro golo de Xeka em quase três anos! O médio português não marcava desde 16 de abril, na altura ao serviço do Lille.
Totalmente contra a corrente do jogo, o Estoril chega ao golo, numa oferta de Bruno Brígido!
O guardião quis passar para Igor Jesus, mas o médio não se apercebeu disso e começou a subir no terreno, de costas para a baliza. Xeka recolheu a bola e, isolado, fez o primeiro golo do encontro!
Danilo Veiga sobe pela esquerda e faz um cruzamento perigoso que Holsgrove cortou para canto. O Estoril comete muitos erros na saída de bola e o poderio caseiro dos tricolores começa a fazer sentir-se.
Começa melhor o Estrela, com maior controlo da bola e do terreno. Léo Cordeiro recebe uma boa bola de Jovane Cabral, mas decidiu não rematar dentro da área, quando até estava em boa posição.
O Estoril defende em 5x2x3, Holsgrove e Xeka têm de cobrir uma grande quantidade do terreno e o Estrela aproveita para ganhar superioridade no meio-campo.
Begraoui ameaça com um remate de longe, que não passou longe da baliza de Bruno Brígido. Está a ser um início de jogo animado.
O Estoril sai com a bola, a partida começou!
O árbitro inicia o jogo.
Será interessante ver como é que as duas equipas encaixam uma na outra, já que ambas alinham com o mesmo sistema, o 3x4x3.
As equipas já estão alinhadas no relvado - tudo a postos para o pontapé de saída!
JÁ TEMOS EQUIPAS INICIAIS!
Onze do Estrela: Bruno Brígido; Tiago Gabriel, Dramé, Rúben Lima; Danilo, Léo Cordeiro, Igor Jesus, Nilton; André Luiz, Jovane Cabral, Kikas.
Onze do Estoril: Joel Robles; Boma, Pedro Álvaro, Bacher; Wagner Pina, Xeka, Jordan Holsgrove, Fabrício; Hélder Costa, Begraoui, João Carvalho.
Este será o 20.º encontro da história entre Estrela da Amadora e Estoril, que só saiu vencedor do mesmo em três ocasiões, inclusive na última vez em que as equipas se defrontaram, na época passada.
O Estrela nunca perdeu em casa com o Estoril e, no cômputo geral, soma 10 vitórias contra este adversário.
No campeonato, o melhor marcador entre as duas equipas é Alejandro Marqués, do Estoril, que tem seis golos em 16 jogos; do lado do Estrela, Kikas é o homem-golo, com quatro golos no mesmo número de jogos que o avançado venezuelano.
O Estádio José Gomes tem sido uma fortaleza para os tricolores, que só perderam nele na 2.ª e 4.ª jornadas e venceram as últimas três partidas aqui disputadas, com Nacional (2-0), Arouca (2-1) e Rio Ave (1-0). A equipa conquistou 14 dos 16 pontos que tem no seu reduto.
E se o Estrela tem feito de casa a sua força, o Estoril ainda procura a primeira vitória na condição de visitante esta época. A Equipa da Linha é mesmo das piores a jogar fora de casa, naLiga, onde só tem três pontos. Pior registo, só mesmo… o Estrela, com dois.
As equipas chegam assim equiparadas à entrada para a 17.ª jornada, curiosamente com o mesmo número de golos marcados (14) e praticamente o mesmo número de golos sofridos:
José Faria comanda a equipa do Estrela desde a 7.ª jornada, após a saída de Filipe Martins. Orientou já 10 jogos no campeonato, somando 4 vitórias e 4 derrotas. Se hoje não perder, o Estrela chegará à sua melhor série de invencibilidade na Liga, já que vem de uma vitória com o Rio Ave (1-0) e de um empate com o Aves SAD (1-1).
Já Ian Cathro tem sido pouco feliz no Estoril, somando três vitórias e sete derrotas no campeonato, para além de estar a atravessar a pior série da temporada, vindo quatro jogos seguidos sem vencer na Liga. Na antevisão a este encontro, o escocês disse querer «chegar ao ponto em que as pessoas não falem de Estoril e de manutenção»
Boa noite! Acompanhe aqui tudo o que vai acontecer no duelo entre Estrela da Amadora e Estoril, respetivamente 12.º e 14.º classificados, mas ainda próximos da zona de despromoção.