Liveblog Estrela da Amadora vs Benfica fevereiro 2025
O Benfica terminou com algum sofrimento - evitável, vide penálti falhado por Arthur Cabral - mas conseguiu garantir o seu objetivo, que passava por conquistar os três pontos na Reboleira, manter a perseguição ao líder Sporting e colocar pressão sobre o FC Porto, que se vê obrigado a vencer o Rio Ave para não deixar as águias descolar no segundo posto.
Bom esforço do Estrela, que se bateu bem e tentou ser objetivo no momento ofensivo, mas não conseguiu evitar a derrota.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
90+5': Arthur Cabral volta a estar perto de marcar e procura fazê-lo em estilo, com um desvio de calcanhar, mas Gudzulic opôs-se bem.
6 minutos de compensação.
A segunda parte vai-se prolongar por mais 6 minuto(s).
87': Arthur Cabral desperdiça a grande penalidade! O brasileiro atira para o seu lado direito, mas Gudzulic adivinha o lado e nega-lhe as intenções-.
Um bom trabalho de Arthur Cabral, que procurava 'picar' a bola sobre Issiar Dramé, com a bola a parecer embater-lhe no braço direito.
ELE FALHA - Arthur Cabral atira o penalti, mas o guarda redes defende.
85': Penálti para o Benfica!
Assistência: 6.240 espectadores.
Pavlidis sai do campo e é substituído por Arthur Cabral numa substituição tática.
Kerem Akturkoglu sai do campo e é substituído por Zeki Amdouni numa substituição tática.
Diogo Travassos vê o cartão amarelo por empurrar o seu adversário.
Amine Oudrhiri sai do campo e é substituído por Paulo Moreira numa substituição tática.
Nilton Varela sai do campo e é substituído por Guilherme Montoia numa substituição tática.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
O jogo ainda não está resolvido: o Benfica procura o quarto golo mas o Estrela, astuto, sai com perigo sempre que tem possibilidade e tenta espreitar a igualdade.
72': Boa oportunidade para Pavlidis, que tentou rematar em jeito, mas fê-lo ao lado e ligeiramente por cima.
Di María está lesionado e é substituído por Andreas Schjelderup.
67': Ángel Di María é assistido, e acena negativamente com a cabeça. E percebe-se: está agarrado à face posterior da coxa direita e o problema é muscular.
Kokçu sai do campo e é substituído por Leandro Barreiro numa substituição tática.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
63': O Benfica volta a estar muito perto de marcar! Aursnes atira forte e em boa posição, mas Marko Gudzulic defendeu de forma pouco ortodoxa - com a cabeça! - afastando a bola pela lateral.
Chico Banza sai do campo e é substituído por Fábio Ronaldo numa substituição tática.
Manuel Keliano sai do campo e é substituído por Leo Cordeiro numa substituição tática.
63': Depois de ter marcado, Chico Banza voltou a tentar visar a baliza do Benfica e cabeceou ao lado.
59': Ação muito importante de Ferro, a tirar o pão da boca a Pavlidis quando este já se aprestava para atirar à baliza do Estrela.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Rodrigo Pinho acabou por não recuperar do problema que o condicionava e foi, por isso, rendido por Kikas.
Rodrigo Pinho está lesionado e é substituído por Kikas.
Foi Rodrigo Pinho quem recebeu assistência no relvado do José Gomes: o brasileiro caiu desamparado, em cima do ombro direito, e já regressou ao relvado, ainda com um esgar de dor.
O jogo é reiniciado.
Interessante espectáculo também nas bancadas - ouvem-se cânticos de incentivo às duas equipas, em especial no topo da bancada, setor destinado aos adeptos do Benfica, e atrás da baliza de Trubin, onde se encontra a Magia Tricolor, claque afeta ao Estrela.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Chico Banza marca na sua estreia com a camisola dos tricolores, e pode agradecê-lo a...Pavlidis. O grego procura intercetar um pontapé de Trubin, mas...serve de tabela involuntária e assiste o avançado do Estrela que, isolado, apenas precisou de contornar o guarda-redes benfiquista.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
O argentino está recuperado e já regressou ao encontro.
G O O O O O L O - Chico Banza reage mais rápido e marca de pé direito!
É Otamendi quem recebe assistência. O problema foi motivado por uma má receção num choque com Chico Banza, quando ambos tentavam pontapear a bola.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Início da segunda parte.
Terminou! O árbitro apita para o intervalo
45+3': Rodrigo Pinho não pede licença sempre que dispõe do mínimo espaço para rematar, mas voltou a não ser feliz. Desta vez, estava bem pressionado por António Silva, que dificultou ao máximo a sua missão. Na resposta, Akturkoglu ficou muito perto do 1-4! Erro grave de Ferro, em descoordenação com Dramé - nenhum dos centrais fica bem na fotografia... - e o turco isola-se, picando a bola sobre Gudzulic, mas a bola toca no travessão e passa por cima.
A segunda parte vai-se prolongar por mais 2 minuto(s).
41': Leonel Bucca atira à baliza do Benfica, mas atira por cima e não o faz nas melhores condições já que, numa descoordenação com Rodrigo Pinho, os dois se aproximaram da bola com a intenção de rematar.
Pavlidis parece ter encontrado a sua veia goleadora: nos últimos quatro jogos, marcou três golos ao Barcelona, um à Juventus e, para já, um ao Estrela. Pelo meio, não marcou ao Casa Pia.
Durou pouco a reação do Estrela, que seis minutos após ter reduzido a desvantagem, acabou por vê-la recolocar-se na margem de dois golos.
Golo do Benfica! Vangelis Pavlidis consegue marcar, depois de ter estado perto de o fazer no lance do segundo golo - foi Dramé quem desviou para a baliza do Estrela, nessa circunstância. Desta vez, o grego teve a arte para rematar forte e cruzado para golo, correspondendo a uma intervenção de Manu Silva, que recuperou a bola e deixou-a imediatamente jogável para Pavlidis
31': Bom período do Estrela na partida, com os amadorenses a procurarem aproveitar o embalo conseguido com o golo. Rodrigo Pinho voltou a tentar a sorte, mas a bola chegou com alguma facilidade ao controlo de Trubin.
Diogo Travassos foi premiado por um bom esforço, tendo avançado em diagonal, da direita para o centro, e atirou à baliza benfiquista, com a bola a alterar a sua trajetória após embater na região do calcanhar de Otamendi, que tentou impedir que o remate chegasse à sua baliza. Sem sucesso, todavia.
G O O O O O L O - Diogo Travassos marca de pé esquerdo mas a bola teve um desvio.
Parece repetir-se o filme a que se assistiu em novembro, pela Taça: o Benfica entrou arrebatador, a marcar cedo - por mais de uma ocasião - e a encaminhar o triunfo. Na Luz, resultou em goleada...
Rodrigo Pinho do Estrela da Amadora recebe um cartão amarelo após uma entrada dura sobre um adversário.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
10': Golo do Benfica! Para já, 100% de aproveitamento do Benfica nas bolas paradas. Depois de Otamendi ter marcado através de canto, Pavlidis surge na grande área e provoca o erro a Issiar Dramé, que na tentativa de cortar a bola, fá-lo na direção da sua própria baliza após livre lateral cobrado de forma exímia por Di María pela esquerda.
Otamendi assinou o golo dos encarnados, num canto bem executado para o aparecimento de Pavlidis, a desviar a bola de cabeça para a zona do segundo poste, onde o argentino apareceu a desviar, num movimento com a perna direita, para a linha de golo. Gudzulic ainda tentou evitar que a bola entrasse, em último esforço, mas o VAR confirmou que a bola terá mesmo ultrapassado a linha e confirmou a vantagem benfiquista.
AUTO GOLO - Issiar Drame atira a bola para a sua própria baliza!
E confirma-se: Golo do Benfica!
5': O Benfica cria muito perigo! Depois de um remate de Akturkoglu, à entrada da área, um cabeceamento no canto correspondente deu sensação de golo.
É GOLO! Depois de analisar a situação, o árbitro anuncia que o golo do Benfica se mantem.
Nos dois anteriores confrontos entre Benfica e Estrela, ambos na Luz, as águias não apenas venceram, como não sofreram golos, procurando manter essa tendência, desta feita na Reboleira.
2': Primeiro remate da partida, e é para o Estrela: Rodrigo Pinho aproveitou o espaço de que dispunha e atirou a partir do exterior, mas sem perigo.
O Benfica sai com a bola, a partida começou!
O árbitro inicia o jogo.
A partida será arbitrada por João Pinheiro (AF Braga), que será auxiliado por Bruno Jesus e Luciano Maia.
Os dois embates anteriores entre os dois conjuntos tiveram lugar no Estádio da Luz: pela Liga, o Benfica derrotou o Estrela por 1-0, ainda em agosto; três meses mais tarde, os encarnados voltaram a receber os amadorenses e impuseram-se por claros 7-0, pela Taça de Portugal.
A águia encontra-se, por isso, proibida de deixar pontos na Reboleira: soma atualmente 41 pontos - o Sporting soma 47 e vai derrotando o Farense por 2-1 - e encontra-se em igualdade pontual com o FC Porto, que apenas compete esta segunda-feira, frente ao Rio Ave.
O facto de jogar já depois de o Sporting ter realizado a sua partida poderá criar uma pressão adicional aos encarnados, que poderão iniciar a partida a uma distância provisória de nove pontos da liderança da Liga.
Relativamente ao jogo com a Juventus, o mais recente ds águias, Bruno Lage, o treinador, muda três jogadores no onze titular: Bah por Carreras, Florentino por Manu Silva e Schjelderup por Akturkoglu.
O Benfica estreia no onze titular o médio-defensivo Manu Silva, contratado este mês ao V. Guimarães, por €12 milhões.
SUPLENTES DO E. AMADORA - João Costa, Fábio Ronaldo, Miguel Lopes, Paulo Moreira, Guilherme Montóia, Léo Cordeiro, Georgii Tunguliiadi, Caio Santana e Kikas.
O ONZE DO E. AMADORA - Gudzulic; Ferro, Issiar Dramé e Rúben Lima; Diogo Travassos, Manuel Keliano, Amine Oudrhiri e Nilton Varela; Leonel Bucca, Rodrigo Pinho e Chico Banza.
SUPLENTES DO BENFICA - Samuel Soares, Alexander Bah, Bajrami, Florentino Luís, João Rego, Leandro Barreiro, Zeki Amdouni, Andreas Schjelderup e Arthur Cabral.
Por sua via, o Benfica espera dar continuidade ao importante triunfo alcançado em Turim, ante a Juventus (2-0), que confirmou a passagem ao play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Antes, recorde-se, os encarnados foram surpreendidos pelo Casa Pia (3-1), que avolumou a distância para a liderança para os atuais seis pontos.
O ONZE DO BENFICA - Anatoliy Trubin; Tomás Araújo, António Silva, Nico Otamendi e Carreras; Fredrik Aursnes, Manu Silva e Orkun Kokçu; Di María, Pavlidis e Akturkoglu.
O Estrela procura, assim, surpreender o favorito Benfica e pôr termo a uma sequência de quatro encontros sem vencer, com dois empates, frente a Aves SAD e Famalicão, e duas derrotas, frente a Estoril e Benfica.
Os tricolores procuram a sua primeira vitória no presente ano civil, visto que o último triunfo que alcançaram data de 23 de dezembro, numa receção ao Rio Ave (1-0).
O Estrela da Amadora entra para esta partida num perigoso 16.º lugar, que obriga a play-off de manutenção (17 pontos), enquanto as águias, vice-líderes, encontram-se a seis pontos do Sporting, primeiro classificado, que competia pouco antes, frente ao Farense.
A BOLA acompanhará este duelo de emoções a par a passo. Contamos com a sua companhia - fique por aí!
O Estádio José Gomes recebe um tradicional duelo de vizinhos entre Estrela da Amadora e Benfica, pela 20.ª jornada da Liga, com início marcado para as 20h30 horas.
Boa noite!