Siga o Estoril vs Santa Clara em direto
Final da partida! Estoril 1 Santa Clara 4. Que entrada triunfal dos açorianos neste regresso à elite nacional! E que estreia de Vasco Matos como treinador principal de uma equipa de Liga! E no final do tempo regulamentar, analisando o que se passou esta tarde no relvado do Estádio António Coimbra da Mota, o mais estranho foi mesmo o facto de o Estoril ter estado em... vantagem. O Santa Clara entrou melhor e estava claramente por cima quando Alejandro Marqués colocou os canarinhos na frente, aos 19 minutos. Os insulares não ficaram minimamente incomodados com a injustiça e mantiveram o seu estilo de jogo, privilegiando a posse e tentando várias investidas junto da área contrária. Vinícius Lopes, perto do intervalo, arrancou em alta velocidade e rematou de longe para o 1-1 que se verificava ao intervalo. A toada do jogo manteve-se na etapa complementar (apesar de, nos instantes iniciais, ter dado a ideia de que os estorilistas tinham subido ligeiramente de produção...) e os encarnados de Ponta Delgada materializaram o seu domínio em golos. Alisson Safira, de penálti (falta de Dani Figueira sobre Gabriel Silva), completou a reviravolta no marcador, sendo que, apenas quatro minutos depois, Ricardinho, acabado de entrar, respondeu da melhor forma à assistência do ponta de lança brasileiro e sentenciou o desafio. Mas o duelo não terminaria sem mais um momento de festa para os insulares e João Costa (que também tinha saltado do banco há poucos instantes), na primeira vez que tocou na bola, desviou na perfeição um cruzamento de Matheus Pereira (outro suplente utilizado) e selou a goleada. Neste momento, e por via da relação golos marcados e sofridos, o Santa Clara é líder da Liga!
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
João Costa, também ele acabado de entrar (tal como havia acontecido com Ricardinho no lance do terceiro golo), fez o gosto ao pé, aos 84 minutos, e deu contornos de goleada ao encontro entre o Estoril e o Santa Clara:
A segunda parte vai-se prolongar por mais 4 minuto(s).
Foi desta forma, aos 74 minutos, que Ricardinho colocou o Santa Clara (na altura...) a vencer por 3-1:
Golo do Santa Clara! Cruzamento da esquerda de Matheus Pereira e João Costa, já dentro da pequena área, encosta para o quarto dos açorianos. Acabadinhos de entrar, o brasileiro e o português assinam a jogada do tento que já dá goleada ao conjunto orientado por Vasco Matos. 1-4.
Na transformação do castigo máximo, Alisson Safira, aos 70 minutos, colocou o Santa Clara na frente do marcador:
Foi neste lance que Dani Figueira cometeu penálti sobre Gabriel Silva:
O jogo é reiniciado.
Paragem para beber água. Está muito quente hoje e o jogo é parado para que os jogadores se refresquem.
Golo do Santa Clara! Assistência de Alisson Safira e Ricardinho, acabado de entrar, agradeceu a gentileza do companheiro de equipa para atirar a contar. 1-3.
Golo do Santa Clara! Na transformação do castigo máximo, Alisson Safira rematou para o lado esquerdo de Dani Figueira, que tinha escolhido o lado contrário para tentar adivinhar o remate do ponta de lança brasileiro. Está consumada a reviravolta no marcador e os açorianos estão em vantagem na Amoreira. 1-2.
G O O O O O L O - Alisson Safira do Santa Clara de pé direito marca o penalti. Daniel Figueira escolheu mal o lado.
Penálti para o Santa Clara! Dani Figueira saiu dos postes para tentar segurar uma bola junto à linha lateral direita da sua grande área, mas Gabriel Silva chegou primeiro e foi derrubado pelo guarda-redes do Estoril. João Pinheiro, árbitro da partida, foi lesto a apontar para a marca dos 11 metros e aguarda agora pela opinião do VAR.
Outra vez o Santa Clara a cheirar o golo! Cruzamento da esquerda de Adriano Firmino e cabeceamento de Alisson Safira a rasar o poste direito da baliza dos canarinhos.
Sidney Lima, aos 58 minutos, ficou a milímetros de colocar o Santa Clara pela primeira vez em vantagem no marcador:
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Enorme oportunidade de golo para o Santa Clara! Pontapé de canto cobrado por Matheus Araújo do lado direito e Sidney Lima, à entrada da pequena área, cabeceia a rasar a barra da baliza defendida por Dani Figueira.
Não há substituições em nenhuma das equipas. Os técnicos de Estoril e Santa Clara mantêm a confiança nos jogadores que escolheram para iniciarem o encontro.
Primeiro sinal de destaque desta etapa complementar pertence ao Estoril. Pedro Amaral, ainda de longe, tentou a sua sorte, mas o remate do lateral-esquerdo dos canarinhos saiu à figura de Gabriel Batista, que segurou sem dificuldades.
Início da segunda parte.
Momento de inspiração individual de Vinícius Lopes permitiu ao Santa Clara chegar ao empate já perto do intervalo:
Intervalo! Estoril 1 Santa Clara 1. O tento de Vinícius Lopes, mesmo em cima do apito para o descanso, colocou justiça no resultado. Os açorianos foram sempre a equipa mais audaz nesta etapa inicial, apesar de terem construído poucas oportunidades de golo. Mais domínio, é certo, mas tempo de posse de bola, sem dúvida, mas pouca acutilância no último terço. E foi, por isso, totalmente contra a corrente que os canarinhos chegaram à vantagem, quando Alejandro Marqués, aos 19 minutos, rematou de primeira, em zona frontal e após assistência de Yanis Begraoui, deu motivos de festa aos adeptos dos visitados. A reação forasteira foi positiva, com os comandados de Vasco Matos a manterem o domínio e a não sentirem o toque. Gabriel Silva, de cabeça, podia ter empatado - instantes antes, sublinhe-se, Rafik Guitane, após jogada individual, também tinha ficado a centímetros do 2-0 -, mas quem conseguiu dar asas à alegria dos insulares foi Vinícius Lopes. O extremo brasileiro ganhou o esférico ainda no seu meio-campo defensivo e arrancou em velocidade como se... não houvesse amanhã. Resultado? Remate cruzado, ainda de fora da área, e bola no fundo das redes da baliza de Dani Figueira. O duelo entre estorilistas e açorianos está interessante e a segunda parte promete...
Terminou! O árbitro apita para o intervalo
A segunda parte vai-se prolongar por mais 3 minuto(s).
Gabriel Silva teve na cabeça a melhor oportunidade de golo do Santa Clara, aos 35 minutos, mas Dani Figueira estava atento e negou os intentos ao extremo brasileiro dos açorianos:
Golo do Santa Clara! Cavalgada impressionante de Vinícius Lopes, que pegou na bola ainda no seu meio-campo defensivo e galgou vários metros em velocidade, sempre com a bola controlada, sendo que, ainda de fora da área, o camisola 70 dos açorianos encheu-se de fé e rematou rasteiro, cruzado, para o fundo das redes da baliza de Dani Figueira. Muito perto do intervalo, está reposta a igualdade na Amoreira. 1-1.
Rafik Guitane, aos 28 minutos, ficou muito perto de marcar:
Foi desta forma, aos 19 minutos, que Alejandro Marqués colocou o Estoril em vantagem:
Responde o Santa Clara! Gabriel Silva, de cabeça, obriga Dani Figueira a defesa atenta, com o guarda-redes do Estoril a ter de dar uns passos atrás para agarrar a bola em cima da linha de golo.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Boa oportunidade para o Estoril! Excelente jogada individual de Rafik Guitane, com o extremo franco-argelino a fletir da direita para o centro e, de pé esquerdo, ainda de fora da área, a tentar a sua sorte, mas o remate do camisola 10 dos canarinhos saiu a rasar o poste esquerdo da baliza defendida por Gabriel Batista.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Golo do Estoril! Yanis Begraoui, de costas para a baliza, faz uma assistência perfeita para Alejandro Marqués e o ponta de lança, à entrada da área, remata de primeira, de pé direito, para o fundo das redes da baliza de defendida por Gabriel Batista. Na primeira aproximação realmente perigosa à área contrária, os canarinhos chegam à vantagem. 1-0.
Primeira aproximação do Santa Clara à baliza do Estoril. Cruzamento da esquerda de Matheus Araújo e cabeceamento de Alisson Safira à figura de Dani Figueira.
Primeiros 10 minutos marcados pelo equilíbrio. As duas equipas estão numa fase de estudo mútuo e os duelos individuais têm sido uma constante no setor intermediário. Por essa razão, ainda não houve qualquer oportunidade de golo. Daniel Figueira (Estoril) e Gabriel Batista (Santa Clara) têm sido meros espectadores.
Já o Santa Clara joga em 3x4x3. Gabriel Batista é o guarda-redes, tendo como linha mais protetora um tridente de centrais constituído por Sidney Lima, Frederico Venâncio e Alysson. O quarteto da intermediária apresenta Lucas Soares à direita, Pedro Ferreira e Adriano Firmino ao meio, e MT à esquerda. Lá mais para a frente, Vinícius Lopes e Gabriel Silva têm como missão municiar a referência ofensiva, Alisson Safira.
O Estoril apresenta-se num esquema de 4x3x3. Dani Figueira é o guarda-redes, sendo que à sua frente tem um quarteto defensivo composto por Wagner Pina (à direita), Pedro Álvaro e Mangala (ao centro) e Pedro Amaral (à esquerda). Vinícius Zanocelo é o médio mais recuado, com Jandro Orellana e Michel Costa a ter funções mais ofensivas. No setor atacante, Rafik Guitane (pela direita) e Yanis Begraoui aparecem no apoio ao ponta de lança, Alejandro Marqués.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Ian Cathro, treinador escocês do Estoril, não pode estar sentado no banco de suplentes devido a questões burocráticas, pelo que é Miguel Moreira, um dos seus adjuntos, que assume, esta tarde, a equipa canarinha.
O Santa Clara sai com a bola, a partida começou!
O árbitro inicia o jogo.
A título de curiosidade, refira-se que os capitães de equipa são os guarda-redes de ambas as equipas: Dani Figueira (Estoril) e Gabriel Batista (Santa Clara).
As três equipas sobem ao bem tratado relvado do Estádio António Coimbra da Mota. Depois da cerimónia protocolar de saudação aos adeptos e da escolha de campo ou bola, estará tudo pronto para o início da partida entre Estoril e Santa Clara, referente à 1.ª jornada da Liga 2024/2025.
A tarde está (muito) quente na Amoreira e, para ajudar à festa, não corre uma brisa de vento (ao contrário do que é habitual no Estoril). Ainda assim, as bancadas no Estádio António Coimbra da Mota estão bem compostas. Nota também para o facto de haver adeptos do Santa Clara já devidamente instalados para assistir ao encontro.
Árbitro: João Pinheiro (AF Braga); Assistentes: Bruno Jesus e Luciano Maia; 4.º Árbitro: Flávio Jesus; VAR/AVAR: Bruno Esteves e Pedro Mota
Santa Clara (treinador): Vasco Matos
Santa Clara (suplentes): Neneca (12), Diogo Calila (2), Matheus Pereira (3), Ricardinho (10), Luís Rocha (13), Paulo Henrique (16), João Costa (17), Serginho (35) e Gustavo Klismahn (77)
Santa Clara (titulares): Gabriel Batista (1) C; Sidney Lima (23), Frederico Venâncio (21) e Alysson (14); Lucas Soares (42), Pedro Ferreira (8), Adriano Firmino (6) e Matheus Araújo (32); Gabriel Silva (11), Alisson Safira (9) e Vinícius Lopes (70)
Estoril (treinador): Ian Cathro
Estoril (suplentes): Kevin Chamorro (1), Bernardo Vital (3), Hélder Costa (11), Fabrício Garcia (17), André Lacximicant (19), Fran Pereira (21), Pedro Carvalho (22) e Mor Ndiaye (33)
Estoril (titulares): Daniel Figueira (99) C; Wagner Pina (20), Pedro Álvaro (23), Mangala (5) e Pedro Amaral (24); Vinícius Zanocelo (7), Jandro Orellana (6) e Michel Costa (8); Rafik Guitane (10), Alejandro Marqués (9) e Yanis Begraoui (14)
Já há equipas oficiais!
Olhando ao histórico de confrontos entre as duas equipas, nos jogos realizados com o Estoril enquanto visitado e nas várias competições nacionais, regista-se um equilíbrio: quatro vitórias dos canarinhos... quatro vitórias dos açorianos. Há ainda a registar seis empates.
O último duelo entre Estoril e Santa Clara para o principal escalão do futebol português foi na época 2022/2023 - na temporada passada os açorianos estiveram no segundo escalão (tendo garantido o regresso à elite com o título de campeões da Liga 2). A 30 de abril de 2023, jogava-se, então, a 30.ª jornada desse campeonato, levaram a melhor os canarinhos, vencendo por 3-0. Alejandro Marqués, Carlos Eduardo (na própria baliza) e Rodrigo Martins deram o triunfo à equipa que na altura era orientada por Ricardo Soares - Danildo Accioly comandava os insulares.
Será um jogo especial para os treinadores das duas equipas. Ian Cathro e Vasco Matos, técnicos de Estoril e Santa Clara, respetivamente, estreiam-se na elite do futebol português e, dessa forma, terão um fator motivacional acrescido para entrarem com o pé direito nas novas etapas.
A jornada inaugural da Liga está já em andamento, mas tem passagem obrigatória pela Amoreira. A partir das 15.30 horas, Estoril e Santa Clara medem forças no Estádio António Coimbra da Mota e A BOLA vai contar-lhe tudo sobre esta partida. E tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!