Liveblog Estoril vs Estrela da Amadora maio 2025
Um jogo invulgar, face às incidências e... consequências: desportivamente falando, o Estoril resolveu o jogo cedo, com quatro golos nos primeiros 23 minutos, perante um Estrela da Amadora defensivamente desastrado - em cinco remates enquadrados, os canarinhos marcaram por quatro vezes.
O Estrela nunca se conseguiu encontrar, procurando deixar outra imagem na segunda parte, mas sempre de forma tímida, tendo beneficiado dos acontecimentos ocorridos nos outros campos: Aves SAD, Farense e Boavista foram também derrotados e, por isso, os tricolores obtiveram hoje a permanência direta na Liga.
Plantel e staff do Estrela da Amadora dirigem-se aos adeptos, como que prestando contas pela exibição desinspirada e o resultado pesado sofrido esta tarde. Ouviram-se algumas críticas, viram-se alguns lenços brancos e Miguel Lopes chora, enquanto se encaminha de volta aos balneários. Apupado pelos adeptos, José Faria foi o último a abandonar o relvado, tendo escutado as críticas até ao final, em silêncio.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
90+2': Depois de Marqués, é Isra Salazar quem se aproxima do golo, numa iniciativa individual - o espanhol foi condicionado pouco antes de rematar e não conseguiu direcionar como desejaria.
O quarto árbitro mostra 3 minuto(s) de descontos
89': O Estoril quase a chegar à mão cheia! Alejandro Marqués foi desmarcado na área estrelista e atirou forte e colocado, sem possibilidades de defesa para João Costa, mas... a bola embate no poste direito e afasta-se da baliza.
83': Chamorro a ter, finalmente, a possibilidade de mostrar serviço, com duas excelentes defesas a remates de Rodrigo Pinho e Diogo Travassos.
Yanis Begraoui sai do campo e é substituído por Israel Salazar.
Os minutos vão passando, sem que nada de verdadeiramente relevante aconteça na Amoreira. Ambas as equipas levam a água ao seu moinho - o Estoril goleia na despedida, perante os seus adeptos, e o Estrela da Amadora, apesar de vergado a uma pesada derrota, garante o objetivo de permanecer na Liga.
Gonçalo Costa sai do campo e é substituído por Tiago Parente.
Pedro Amaral sai do campo e é substituído por Tiago Brito.
Pedro Amaral do Estoril recebe um cartão amarelo após uma entrada dura sobre um adversário.
69': Kikas parece, pelo menos, inconformado e voltou a rematar, desta feita de cabeça e no coração da área, mas pressionado por Bacher e atirou ao lado.
67': Um remate de Kikas que diz muito sobre a prestação do Estrela: abnegado, procurou atirar certeiro, mas fê-lo com pouco acerto e o seu remate saiu ao lado e sem assustar minimamente Kevin Chamorro.
Segunda parte sonolenta até agora: as únicas ocasiões de golo foram mesmo os quatro golos marcados pelo Estoril, que foi eficaz e aproveitou a passividade da defesa do Estrela.
Enquanto o Estrela ainda procura obter frutos das várias alterações operadas, o Estoril voltou a aproximar-se da baliza e quase chegou ao quinto golo, num remate de primeira de Boma. E que golaço seria!
João Carvalho sai do campo e é substituído por Rafik Guitane.
André Lacximicant sai do campo e é substituído por Alejandro Marqués.
Assistência: 2.386 espectadores.
Recorde o jogador que vem fazendo a diferença na Amoreira: Yanis Begraoui finalizou as três ocasiões de que dispôs e o Estoril goleia o Estrela da Amadora por 4-0.
Pouco ainda se jogou nesta segunda parte, em função do resultado: o Estoril com uma goleada que parece sentenciada e o Estrela a parecer entregue à sua sorte.
Jovane Cabral sai do campo e é substituído por Ferro.
Renato Pantalon sai do campo e é substituído por Rodrigo Pinho.
Leonel Bucca sai do campo e é substituído por Miguel Lopes.
Início da segunda parte.
No que diz respeito ao jogo jogado, esta é uma história fácil de contar: o Estoril explora as debilidades defensivas do Estrela e marcou por quatro vezes em seis remates na direção da baliza, ao passo que o Estrela, que entrou desconcentrado, foi vendo os seus índices de concentração cair, de forma a rematar por apenas uma vez à baliza estorilista... e sem qualquer perigo.
No mínimo insólito, este desafio e as conjugação de resultados: o Estrela da Amadora está a ser vergado por um pesado 4-0 ao intervalo frente ao Estoril mas, em função dos resultados que se verificam... mantém-se na Liga: o Farense está empatado, Aves SAD e Boavista estão a ser derrotados.
O árbitro apita para o intervalo
Com isto, todos os quatro competidores pela permanência na Liga estão a ser derrotados, o que permite que o Estrela, mesmo a sofrer um pesado 4-0 na Amoreira, mantenha o lugar de permanência direta.
Ouviram-se tímidos festejos no setor dos adeptos do Estrela da Amadora pelo golo do... Santa Clara, que se coloca em vantagem frente ao Farense.
O quarto árbitro mostra 4 minuto(s) de descontos
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
41': O Estoril muito próximo do 5-0, por... Renato Pantalon, central do Estrela que se lançou em carrinho sobre a bola, procurando afastá-la, e quase marcou na própria baliza.
O ritmo da partida baixou drasticamente: o Estoril, satisfeito com a goleada até agora conseguida; o Estrela da Amadora procura mostrar outra face, mas os níveis anímicos parecem irremediavelmente perdidos
Foi João Costa quem pediu assistência, situação aproveitada pelas duas equipas para uma pausa para reidratação improvisada. Já se joga novamente na Reboleira.
O jogo é reiniciado.
A ser goleado numa partida em que o Estoril converteu praticamente todos os remates de que dispôs, José Faria decidiu dar um safanão na equipa, lançando Fábio Ronaldo e Paulo Moreira.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Final de Liga completamente inusitado: o Estrela vai sendo goleado pelo Estoril, mas continua em lugar de permanência, visto que Aves SAD e Boavista continuam a perder e o Farense continua empatado a zero.
Amine Oudrhiri sai do campo e é substituído por Fábio Ronaldo.
Alan Ruiz sai do campo e é substituído por Paulo Moreira.
Escutaram-se cânticos e impropérios dirigidos pelos adeptos do Estrela da Amadora ao seu treinador, José Faria.
Incrível o que se está a passar na Amoreira. O Estoril marca pela quarta vez, num lance em muito semelhante ao do primeiro golo, mas com uma particularidade: André Lacximicant amorteceu a bola, após o cruzamento de Pedro Carvalho, e Yanis Begraoui atirou para o hat-trick em 23 minutos!
O árbitro mostra a Alan Ruiz o cartão amarelo por conduta antidesportiva.
O árbitro mostra a Jordan Holsgrove o cartão amarelo por conduta antidesportiva.
O jogo parou. Os jogadores envolvem-se em conflito e gritam uns com os outros, o árbitro tem de intervir.
Em campo, a letargia do Estrela continua e o Estoril aproveita para fazer crescer o resultado: boa jogada coletiva, concluída com cruzamento de João Carvalho, junto ao primeiro poste, para a finalização de André Lacximicant, no coração da área.
O golo do Moreirense, na Vila das Aves, reforça ainda mais a posição de permanência do Estrela na Liga e deu alento aos adeptos amadorenses. Quanto à equipa, os próximos minutos o ditarão.
O Estrela procura reagir ao (duplo) golpe sofrido, mas ainda de forma tímida, com um livre lateral facilmente aliviado pela defesa estorilista e... nada mais.
Apesar de se encontrar a perder ainda dentro dos primeiros dez minutos do encontro, o Estrela continua em lugar de salvação: o Boavista perde em Arouca, enquanto Aves SAD e Farense ainda se mantêm a zero.
Início altamente eficaz para o Estoril e um verdadeiro pesadelo para o Estrela, que se vê numa posição comprometedora. Begraoui volta a marcar, desta feita na recarga a uma defesa incompleta de João Costa.
G O O O O O L O - Yanis Begraoui coloca no fundo das redes de pé esquerdo!
Ainda pouco se havia jogado desde a recuperação de Bacher quando o Estoril criou uma transição bem desenhada e exemplarmente finalizada: Pedro Carvalho conduziu pela direita e cruzou rasteiro para o remate bem colocado de Yanis Begraoui.
É Felix Bacher quem está a ser assistido, num início de partida muito azarado para o central austríaco do Estoril. A sua assistência gerou alguma apreensão inicial.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Estrela da Amadora sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
As duas equipas estão nos respetivos meio-campos. Vai rolar a bola!
Os jogadores de Estoril e Estrela da Amadora já se encontram à boca do túnel. Os dois treinadores, Ian Cathro e José Faria, já se cumprimentaram, inclusivamente.
O público presente aguarda pelo regresso dos jogadores, em definitivo. Vai jogar-se dentro de menos de dez minutos!
As bancadas vão-se compondo, em especial no setor destinado aos adeptos afetos ao Estrela da Amadora, que são hoje aguardados em grande número.
Ultimam-se os preparativos para o jogo e o aquecimento dos intervenientes da partida.
Por seu turno, José Faria aponta à vitória como único resultado - muito embora o empate e até a derrota possam servir, dependendo do desfecho das restantes partidas - e apelou à presença massiva «daqueles que verdadeiramente sofrem pelo Estrela».
Na antevisão à partida, Ian Cathro garantiu que, apesar de já não se encontrar envolvido em nenhuma disputa relevante, a equipa não está relaxada e considera importante garantir o oitavo lugar da tabela.
Gustavo Correia (AF Porto) será o árbitro da partida, contará com Inácio Pereira e Fábio Silva como seus assistentes e David Rafael Silva será o quarto árbitro. Manuel Mota e João Macedo estarão na Cidade do Futebol como VAR e AVAR, respetivamente.
Suplentes do Estrela da Amadora: Marko Gudzulic, Ferro, Fábio Ronaldo, Rodrigo Pinho, Miguel Lopes, Paulo Moreira, Guilherme Montóia, Rúben Lima e Manuel Keliano.
Suplentes do Estoril: Joel Robles, Alejandro Marqués, Fabrício Garcia, Wagner Pina, Andrei Florea, Tiago Parente, Tiago Brito, Isra Salazar e Rafik Guitane.
ESTRELA DA AMADORA: João Costa, Diogo Travassos, Renato Pantalon, Issiar Dramé e Nilton Varela; Amine Oudrhiri, Léo Cordeiro e Leonel Bucca; Jovane Cabral, Alan Ruiz (c) e Kikas.
ESTORIL: Kevin Chamorro, Kévin Boma, Felix Bacher e Pedro Amaral; Pedro Carvalho, Vinícius Zanocelo, Jordan Holsgrove e Gonçalo Costa; João Carvalho (c), Yanis Begraoui e André Lacximicant.
JÁ HÁ ONZES!
Os duelos entre Estoril e Estrela têm sido marcados pelo equilíbrio - na época transata, cada conjunto venceu o respetivo jogo na condição de visitado.
Nos duelos referentes à época transata, cada conjunto fez valer o fator casa, com o Estrela a vencer no Estádio José Gomes, por 2-1, com o Estoril a ripostar com um 1-0 a seu favor na Amoreira.
Na partida referente à primeira volta, o Estoril impôs-se na Reboleira por 4-2, iniciando uma série muito positiva de resultados que o encaminhou para uma época de boa qualidade, que poderá terminar com a obtenção do oitavo lugar - no pior cenário, os canarinhos irão posicionar-se no atual nono posto.
Os encontros estas duas equipas nas últimas duas épocas - desde que o Estrela regressou ao convívio dos grandes - têm-se pautado pelo equilíbrio e o confronto mais recente trouxe... muitos golos!
Qualquer outro resultado tornará os tricolores dependentes de terceiros, nomeadamente os resultados dos restantes adversários, Aves SAD, Farense e Boavista, que em simultâneo realizarão as respetivas partidas e lutarão pela sobrevivência no primeiro escalão.
O Estrela da Amadora entra pressionado a vencer em reduto adversário - os três pontos garantirão automaticamente a permanência na Liga.
No caso do Estoril, um triunfo poderá garantir o oitavo lugar, visto permitir-lhe ultrapassar o Casa Pia, que na véspera foi derrotado pelo Famalicão, que assim confirmou o sétimo lugar final.
Será um final de tarde de emoções, que decidirá todos os objetivos ainda em disputa na Liga.
Boa tarde e seja bem-vindo ao live do encontro entre Estoril e Estrela da Amadora!