Club Brugge
2 - 1
Sporting

Liveblog Club Brugge vs Sporting dezembro 2024

Club Brugge-Sporting: leões acabam de mãos a abanar
Equipa de Alvalade esteve em vantagem, saiu para o intervalo com um empate e termina o jogo com a quarta derrota da era João Pereira

Obrigada por nos ter acompanhado. Daqui a pouco fique a par de toda a reportagem e reação ao jogo no site de A BOLA. Até à próxima.

O Sporting acabou o jogo atrás do prejuízo, mas o coração tolheu a razão e a clarividência esfumou-se, num jogo em que Gyokeres voltou a estar longe dos holofotes, tão escassas foram as oportunidades que teve para rematar. Ao invés, venceu muito duelos no um para um e quando conseguiu cruzar não tinha ninguém na área para dar seguimento.

Após uma primeira parte equilibrada, mas cheia de percalços, como já aqui foi escrito, na segunda metade os homens da casa tiveram as melhores oportunidades de golo, apesar de serem os leões a ter mais posse de bola.

O Sporting sai da Bélgica de mãos a abanar no que a pontos diz respeito e com a quarta derrota consecutiva (algo que não acontecia há 12 anos) na era João Pereira, no quinto jogo desde que assumiu o comando técnico da equipa principal.

90 +9

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo.

Equipa leonina foi agradecer o apoio dos adeptos e foi atirada uma tocha para o relvado. Harder reclamou e Diomande acalmou os ânimos.

Equipa estava a agradecer apoio dos adeptos
90 +4

O jogo é reiniciado.

90 +4

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão.

Sporting já joga mais com o coração do que com a cabeça na tentativa de ainda conseguir empatar.

90 +2

O jogo é reiniciado.

90 +2

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão.

90 +1

A segunda parte vai-se prolongar por mais 5 minutos.

87
Substituição

Quenda sai do campo e é substituído por Conrad Harder numa substituição tática.

87': Remate de Trincão, mas saiu com pouca força para as mãos de Mignolet.

84
Golo

G O O O O O L O - Casper Nielsen marca de pé direito!

83
Cartão Amarelo

Cartao amarelo para Morten Hjulmand.

O dinamarquês saltou do banco para operar a reviravolta no marcador, respondendo da melhor forma a passe de Vanaken, não vacilando na cara de Franco Israel.

81
Substituição

Maxi Araújo sai do campo e é substituído por Ricardo Esgaio numa substituição tática.

80': Remate cruzado de Jashari, a sair um pouco ao lado do alvo.

79
Cartão Amarelo

Cartao amarelo para Maxi Araújo, que escorregou e derrubou Seys.  

O Sporting está com mais posse de bola (56%), mas não está a conseguir rematar à baliza dos belgas.

71': Mechele comete uma falta sobre Gyokeres, que tem sido pedra dura no sapato do camisola 44.

Jogo muito quezilento, com os belgas a serem durinhos nas entradas. Agora foi Catamo que ficou no chão.

67

O jogo é reiniciado.

67

O jogo está parado porque está a ser colocado uma ligadura na testa de Tzolis.

68': Diomande a limpar o seu raio de ação, após 'cuveirinho' para a área dos leões.

64
Substituição

Andreas Skov Olsen sai do campo e é substituído por Chemsdine Talbi numa substituição tática.

64
Substituição

Ferran Jutgla sai do campo e é substituído por Gustaf Nilsson numa substituição tática.

62

O jogo é reiniciado.

61

O jogo está parado porque Tzolis está a deitar sangue da testa.

62': Livre cobrado por De Cuyper, com Franco Israel a encaixar com facilidade.

59': Tzolis ganhou a Catamo, que escorregou, e rematou cruzado, com a bola a passar perto da baliza leonina. O jogador dos belgas está a sangrar, ainda resquícios do choque com Eduardo Quaresma, na primeira parte.

58': Ainda não foi criada nenhuma oportunidade de golo na segunda parte.

O Sporting tenta sair em ataque organizado, mas a bola não está a chegar ao último reduto.

52
Cartão Amarelo

O árbitro mostra Simon Mignolet o cartão amarelo por conduta antidesportiva.

51
Cartão Amarelo

Cartao amarelo para St. Juste, por palavras.

53': Passe atrasado de Quenda, pressionado,, à queima, para Franco Israel.

46

Início da segunda parte.

As equipas regressam ao relvado. Sem mexidas.

Primeira parte atribulada para os leões. Primeiro a substituição no onze de Gonçalo Inácio por Matheus Reis, devido a lesão muscular do camisola 25; depois o golo madrugador de Catamo, na recarga a uma bola ao poste por parte de Maxi Araújo; o empate surgiu num lance infeliz de Eduardo Quaresma, que deixou fugir Olsen na direira, e acabou por ser o camisola 72 a trair Franco Israel com um desvio a remate de Tzolis. Houve ainda a decisão revertida de penálti a favor do Sporting, após revisão do VAR, tendo sido assinalada falta fora da área e, ainda, a lesão de Eduardo Quaresma, após choque violentíssimo com Tzolis, cabeça com cabeça, que levou à subtituição do defesa (saiu a sangrar e em lágrimas), o que originou a a que o jogo tivesse mais 10 minutos.

45 +12

Terminou! O árbitro apita para o intervalo

45+10': Franco Israel magistral a dar literalmente o corpo às balas, após remate de Tzolis. o uruguaio fez a mancha e defendeu com a cara, tendo ficado bastante queixoso.

Muita luta pela posse de bola, com o meio-campo muito povoado, apesar da pressão alta exercida por ambas as equipas.

Diga-se que João Simões é o terceiro mais jovem a estrear-se como titular na equipa principal do Sporting, com 17 anos e 11 meses, depois de Geovany Quenda (17 anos e 4 meses) e Gonçalo Esteves (17 anos e 9 meses).

João Simões fez a estreia na equipa principal do Sporting. Foto Miguel Nunes
45 +4
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Raphael Onyedika.

45+5': Remate de João Simões, sem medos, que acabou por ser intercetado por Ordoñez.

45 +1

A segunda parte vai-se prolongar por mais 10 minuto(s).

45 +1

O jogo é reiniciado.

45
Substituição

Eduardo Quaresma está lesionado e é substituído por St. Juste.

43
Cartão Amarelo

Cartao amarelo para Christos Tzolis.

Vão jogar-se 10 minutos além dos 45.

44': Eduardo Quaresma sai de campo apoiado pela equipa médica do Sporting. A sangrar da testa e lavado em lágrimas.

St. Juste está a fazer exercícios de aquecimento.

43': Choque violento entre Tzolis e Eduardo Quaresma, de cabeças. Ambos estão a ser assistidos no relvado.

39': Remate de Skov Olsen, com Franco Israel a sentir uma picada na perna direita quando fez um sprint, está a ser assistido.

36

O jogo é reiniciado.

35

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo

Veja como foi o lance do golo do empate.

34
Cartão Amarelo

Cartao amarelo para Viktor Gyokeres por falta sobre Mechele.

32': Quenda foi à linha cruzar para o coração da área onde apareceu Gyokeres, mas foi só um susto para os belgas.

30

O jogo é reiniciado.

31':  Livre cobrado por Gyokeres, com a bola a passar por ligeiramente por cima do travessão.

Não é considerado penálti, a falta foi cometida fora. Após revisão do VAR, Anthony Taylor reverteu a decisão.

26
Cartão Amarelo

Cartão amarelo para Andreas Skov Olsen.

Skov Olsen derrubou Maxi Araújo e o árbitro assinalou penálti.

25
Golo

G O O O O O L O - Autogolo de Eduardo Quaresma.

O VAR está a analisar possível penálti a favor do Sporting.

24

O jogo é reiniciado.

Jogada pela direita, cruzamento rasteiro de Olsen que ganhou a Eduardo Quaresma, Tzolis remata e a bola ainda desvia no próprio camisola 72 dos leões.

23

O jogo está parado porque Quenda está a ser assistido.

22': De Cuyper tenta o empate, mas a bola passou ao lado da baliza.

Ouviu-se o rebentamento de um petardo.

18': Responde o Club Brugge com Jashari a rematar de fora da área, com a bola a sair longe da baliza hoje defendida pelo uruguaio Franco Israel.

17': Mais uma jogada construída pela esquerda que culminou com remate de Quenda, a passe de Gyokeres, mas a bola passou muito ao lado da baliza à guarda de Mignolet.

Foi assim o golo de Catamo.

Vista através da bancada VIP.

Sporting está a vencer por 1-0

O Sporting está a apostar numa pressão alta, deixando os belgas desconfortáveis.

A entrada no jogo não podia ter sido melhor, com um golo madrugador que dá uma almofada de conforto para o Sporting gerir.

Festa com tochas na zona dos adeptos do Sporting.

Pirotecnica em Brugge (IMAGO)
5

É GOLO! Depois de analisar a situação, o árbitro anuncia que o golo do Sporting se mantém.

3
Golo

G O O O O O L O - Geny Catamo reage mais rápido e marca de pé esquerdo!

Remate de Maxi Araújo, bola ao poste direito do ataque e, na recarga, Catamo inaugurou o marcador. Destaque-se o passe de Gyokeres, que recebeu de Hjulmand, a lançar o uruguaio.

1

O Club Brugge sai com a bola, a partida começou!

1

O árbitro inicia o jogo.

Catamo está à direita e Quenda à esquerda.

Capitães Vanaken e Hjulmand escolhem campo e bola.

Ouve-se o hino da Liga dos Campeões.

As equipas estão perfiladas no túnel para subir ao relvado.

Está confirmado! Matheus Reis vai ser titular em detrimento de Gonçalo Inácio, devido a lesão.

Matheus Reis ficou no relvado a intensificar aquecimento. Poderá haver alguma mudança de última hora no Sporting.

O Sporting vai contratar um jovem guardião que esteve à experiência na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

O Club Brugge entra em campo com uma defesa mesclada entre experiência – Mignolet (36) e Mechele (31) – e juventude – Seys (19), Ordóñez (20) e De Cuyper (23).

Recorde-se que o Sporting chega a esta 6.ª jornada na 10.ª posição, com 10 pontos, mais três do que o Club Brugge.

Estão cerca de dois graus em Brugge.

O sector reservado aos adeptos afetos ao Sporting está lotada (1700 lugares).

Jogadores leoninos já se exercitam.

Falta pouco mais de meia hora para início do jogo

Adeptos belgas já estão no espírito natalício.

Os guarda-redes já fazem habituais exercícios de aquecimento e está frio em Brugge!

Paulinho sempre na frente a preparar o aquecimento dos leões.

Os da casa também já chegaram ao Jan Breydelstadion.

A equipa de arbitragem é inglesa, com Anthony Taylor como árbitro principal, assistido por Gary Beswick e Adam Nunn. O 4.º árbitro é Craig Pawson, enquanto o VAR fica a cargo de Peter Bankes.

Anthony Taylor é o árbitro

Os leões já pisaram o relvado.

Foi assim a chegada do Sporting ao estádio.

Suplentes do Club Brugge: Nordin Jackers, Zaid Romero, Hugo Vetlesen, Romeo Vermant, Gustaf Nilsson, Casper Nielsen, Jorne Spileers, Kyriani Sabbe e Chemsdine Talbi.

Onze do Club Brugge: Mignolet; Joaquin Seys, Joel Ordóñez e Brandon Mechele; Maxim De Cuyper, Ardon Jashari, Raphael Onyedika, Ferran Jutglà e Hans Vanaken (C); Christos Tzolis e Skov Olsen.

Destque para a presença do jovem João Simões na equipa titular, no meio-campo, o regresso de Franco Israel à baliza e Eduardo Quaresma, após recuperação de lesão.

Suplentes do Sporting: Kovacevic, Diego Calai, Matheus Reis, St. Juste, Debast, Fresneda, Ricardo Esgaio, Alexandre Brito, Mauro Couto, Henrique Arreiol, Edwards e Harder.

Onze do Sporting: Franco Israel; Eduardo Quaresma, Diomande e Gonçao Inácio; Quenda, Hjulmand (C), João Simões e Catamo; Trincão, Gyokeres e Maxi Araújo.

Já há onzes!

Veja como está o ambiente no estádio a pouco mais de hora e meia do apito inicial.

Falta cerca de uma hora para o início do jogo

O Club Brugge dá as boas-vindas.

Adeptos leoninos não faltam para apoiar o Sporting.

O Sporting mostra, através das redes sociais, o palco do jogo de mais logo.

Destaque-se o facto de o Sporting ter marcado u em todos os jogos realizados nesta edição da Liga dos Campeões.

João Pereira está imune a pressões. Sabe que a equipa tem de dar o clique para as vitórias mas até quanto conseguirá aguentar a pressão que sente nesta altura: «Vou até ao fim. A vida a mim nunca foi fácil. Se não aguentasse a pressão não estaria aqui hoje. Quando comecei a jogar diziam que era um miúdo que só dá porrada, que era pequenino, franzino e depois tive a carreira que tive. Carreira essa que foi simpática para aquilo que esperavam de mim.»

O jornalista Alexandre Pereira, enviado-especial de A BOLA a Brugge, já nos mostra como está o ambiente.

O pontapé de saída do jogo entre Club Brugge e Sporting está marcado para as 20h00

Boa tarde, A BOLA já está na Bélgica para lhe dar conta de todos os pormenores do jogo entre Club Brugge e o Sporting, da Liga dos Campeões. Acompanhe-nos.