Gyokeres fez o Sporting vencer na fortaleza do Casa Pia

Afonso Santos • 23:28 - 08.03.2025/ Atualizado: 20:13 - 09.03.2025

Bis do sueco foi decisivo para o triunfo por 3-1

Fica por aqui o nosso acompanhamento em direto desta partida. Daqui a pouco, publicaremos a crónica, as notas dos jogadores e todas as reações a este encontro, que deixa o Sporting na liderança do campeonato.

Final do jogo: Casa Pia 1-3 Sporting 

Campeão cirúrgico e com capacidade para sofrer, garantiu três mercidos pontos frente a um Casa Pia aguerrido. Gyokeres bisou e foi o herói dos leões, e Gonçalo Inácio marcou o golo inaugural de cabeça. Um autogolo de Ricardo Esgaio foi um prémio merecido para a produção ofensiva do Casa Pia, que, no entanto, não teve a mesma eficácia do adversário e voltou a perder em casa para o caampeonato, algo que não acontecia desde a 3.ª jornada.

90+6'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90+3'
Amarelo

O árbitro não aceita queixas por parte de Max Svensson e mostra-lhe o cartão amarelo

90+1'
Amarelo

Rafael Brito puxa pela camisola ao jogador do team adversário e é advertido pelo árbitro.

90+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 5 minuto(s).

90'

Max Svensson aparece bem na grande área do Sporting e atira com perigo, para nova defesa de Rui Silva. Foi o primeiro sinal de perigo do Casa Pia desde que sofreu o terceiro golo.

88'
Substituição

Trincão sai do campo e é substituído por Conrad Harder numa substituição tática.

88'
Substituição

Ricardo Esgaio sai do campo e é substituído por Eduardo Felicíssimo numa substituição tática.

86'
Substituição

José Fonte sai do campo e é substituído por Ruben Kluivert numa substituição tática.

86'
Substituição

Pablo Roberto sai do campo e é substituído por Iyad Mohamed numa substituição tática.

86'
Substituição

Gaizka Larrazabal sai do campo e é substituído por Henrique Pereira numa substituição tática.

85'

O Sporting tem a vitória na mão e o Casa Pia foi-se claramente abaixo com o terceiro golo leonino. A equipa lisboeta prepara-se para voltar a ter uma vantagem de três pontos sobre o Benfica (com um jogo a mais, recorde-se)

80'

Gyokeres fica a centímetros do hat trick! Desatenção de Patrick Sequeira e o avançado remata à baliza já em esforço, mas a bola é cortada já perto da linha de golo.

79'
Substituição

Cauê dos Santos sai do campo e é substituído por Max Svensson numa substituição tática.

79'
Substituição

Matheus Reis sai do campo e é substituído por Maxi Araújo numa substituição tática.

78'
Substituição

Miguel Sousa sai do campo e é substituído por Korede Osundina numa substituição tática.

77'
Golo (P)

G O O O O O L O - Viktor Gyokeres,de pé direito, marca o penálti! Patrick Sequeira escolheu mal o lado.

76'

Depois de validado pelo VAR, o árbitro alterou a sua decisão e marcou penalti para o Sporting! Duplexe Tchamba fez falta sobre Trincão.

Estão 6333 espectadores no Estádio Municipal de Rio Maior.

73'

O árbitro Hélder Malheiro vai ver as imagens ao VAR.

73'

Sporting fica a pedir penálti por marcar sobre Trincão e o jogo é interrompido.

65'

20 minutos de uma 2.ª parte que o Casa Pia continua a dominar. Apenas um tímido remate de Gyokeres, à figura de Patrick Sequeira, quebrou com o controlo que os gansos têm tido sobre o encontro.

64'

Rui Borges não muda nada no sistema tático na equipa e faz Morita regressar aos relvados, depois de praticamente um mês de ausência do japonês devido a lesão.

64'
Substituição

Quenda sai do campo e é substituído por Geny Catamo numa substituição tática.

64'
Substituição

Morten Hjulmand sai do campo e é substituído por Morita numa substituição tática.

62'
Amarelo

O árbitro não aceita queixas por parte de Ousmane Diomande e mostra-lhe o cartão amarelo

62'

O jogo é reiniciado.

60'

Rui Silva deita-se no relvado e é imediatamente atendido pela equipa médica do Sporting, que prepara as primeiras alterações na equipa: Morita e Geny vão entrar.

57'

Rafael Brito remata com perigo à entrada da área, mas Rui Silva defendeu com segurança.

57'
Amarelo

Morten Hjulmand comete uma falta grave sobre Duplexe Tchamba e é admoestado.

Veja aqui o golo marcado por Gyokeres (34'), que na altura fez o 2-0 para o Sporting:

53'

Fonte ameaça o empate! Livre de Leonardo Lelo para a área, a bola sobre para o central de 41 anos e este só não marca graças aos reflexos felinos de Rui Silva. Mas o remate tinha selo de golo.

49'

João Pereira opera uma pequena alteração na equipa do Casa Pia, com Livolant a aparecer na esquerda do ataque, onde tenta recriar as mesmas dinâmicas que teve com Larrazabal na 1.ª parte, só que agora, com Leonardo Lelo.

48'
Amarelo

Duplexe Tchamba comete uma falta grave no adversário e é admoestado.

47'

Casa Pia volta a começar melhor, com Livolant a tirar um cruzamento venenoso que Ricardo Esgaio cortou muito perto da baliza do Sporting.

46'

Início da segunda parte.

O primeiro golo do encontro, marcado por Gonçalo Inácio (12'):

Intervalo! Casa Pia1-2 Sporting.

Um autogolo caricato de Ricardo Esgaio (45') a fechar a 1.º parte dá esperanças ao Casa Pia de ainda somar pontos esta noite. Gonçalo Inácio (12') e Gyokeres (34') fizeram os golos dos leões, num 1.º tempo em que o sueco voltou a ser dos elementos em destaque, com ataques constantes à defesa dos gansos.

45+4'

Terminou! O árbitro apita para o intervalo

45+1'

A segunda parte vai-se prolongar por mais 3 minuto(s).

45'

G O O O O O O L O Casa Pia marca... graças a Ricardo Esgaio! Contra a corrente do jogo, os gansos reduzem a contenda na melhor altura possível! Livolant lançou Larrazabal na direita, o espanhol cruzou para a área e Ricardo Esgaio acabou por desviar a bola para dentro da própria baliza.

43'

Boa jogada de Larrazabal na direita, a passar para Miguel Sousa que atirou por cima da baliza de Rui Silva.

41'

O Casa Pia sente cada vez mais dificuldades com o decorrer dos minutos. A verdade é que se vê a perder por dois golos e apesar de um início prometedor, ainda não criou qualquer oportunidade de golo.

O sueco chegou aos 26 golos no campeonato em 24 jogos.

34'

G O O O O O O L O Sporting marca! Hjulmand lançou Gyokeres e o sueco fez depois tudo sozinho! Partiu para cima de João Goulart, ganhou espaço e atirou para o fundo das redes, sendo que Patrick Sequeira ficou muito mal na fotografia.

33'

Hjulmand foi a grande novidade no onze do Sporting, mas é Debast o médio leonino que mais se destaca até ao momento, sobretudo do ponto de vista ofensivo. O belga continua a dar razões a Rui Borges para apostar em si nesta posição.

32'

Fresneda aparece bem em zonas interiores e remata com perigo, mas à figura de Patrick Sequeira.

31'

Gyokeres cai na grande área do Casa Pia, mas o árbitro Hélder Malheiro disse logo que não era falta.

30'

Gyokeres faz tudo sozinho, recolhe a bola, acelera e só para na área, quando um remate seu esbarra nas pernas de Duplex Tchamba.

29'
Amarelo

Pablo Roberto comete uma falta grave sobre Trincão e é admoestado.

23'

O Casa Pia tenta ganhar superioridade no meio com Rafael Brito, Miguel Sousa e Pablo Roberto e estes três já ganharam algumas bolas nessa zona do terreno. A defesa do Sporting tem mérito, até agora, na contenção das desmarcações de Larrazabal e de Livolant.

21'

Bola longa para Gyokeres, que corre muitos metros para a recolher junto à linha de fundo, mas depois é desarmado por João Goulart.

18'

Velhos são os trapos: José Fonte ganhou agora no duelo físico com Gyokeres e cortou um potencial ataque perigoso do Sporting.

15'

Tão perto, Quenda! Bom passe de longo de Ricardo Esgaio para Fresneda, que se projetou bem no ataque e encontrou Gyokeres na área. O sueco deixou a bola para o jovem-prodígio, que rematou com o pé direito ao lado da baliza casapiana.

12'

G O O O O O O L O Sporting marca! Gonçalo Inácioooo a inaugurar o marcador em Rio Maior de cabeça, após cruzamento de Quenda. Uma resposta perfeita dos leões à entrada assertiva do Casa Pia.

Percebe-se já que o critério do árbitro Hélder Malheiro é largo: já por algumas vezes jogadores das duas equipas caíram ao chão e reclamaram de falta, mas o juiz mandou jogar.

9'

QUE PERIGOOO DE TRINCÃO!!! Jogada conduzida por Quenda e depois por Gyokeres, o avançado invade a área e vai à linha, antes de passar para Trincão e o avançado atirou para a baliza, mas a bola foi desviada quase em cima da linha de golo para fora de campo.

7'
Amarelo

Gonçalo Inácio comete uma falta grave sobre Livolant e é admoestado. O central falhará assim o jogo da próxima jornada, frente ao Famalicão.

Fogo de artifício na entrada das equipas em Rio Maior

Excelente ambiente no Casa Pia-Sporting



5'

Novo ataque perigoso do Casa Pia, com Larrazabal a soltar-se na direita antes de passar para Pablo Roberto, que fez o primeiro remate enquadrado do encontro.

5'

O jogo é reiniciado.

4'

O jogo é agora interrompido por causa de problemas com o auricular do árbitro Hélder Malheiro.

3'

Grande arrancada de Gyokeres pela direita, o avançado travou depois a marcha e encontrou Debast à entrada da área, tendo o belga atirado muito por cima da baliza adversário.

2'

Sporting apertado nos primeiros dois minutos, a ceder dois cantos que o Casa Pia utilizou para deixar bem claro uma mensagem: só sairá satisfeito de campo com os três pontos conquistados.

1'

O Casa Pia sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro inicia o jogo.

O estádio recebe as duas equipas com um espetáculo de fumo e de fogo de artício, que momentaneamente dificulta a visão sobre o relvado.

Foi anunciado que a lotação estava esgotada para este jogo, mas o Estádio Municipal de Rio Maior ainda não tem as bancadas cheias. Os adeptos da casa preenchem a pequena bancada principal e um pequeno setor na bancada oposta. O resto do estádio está pintado de verde e branco.

As equipas já recolheram aos balneários, a pouco mais de 10 minutos do apito inicial.

Para o Casa Pia, Cassiano continua a ser uma ausência de peso. O melhor marcador da equipa (9 golos esta época) nem no banco está, mas encontra-se no estádio para apoiar a sua equipa.

Entretanto, num jogo do interesse do Casa Pia, o Santa Clara empatou em casa com o Moreirense. Assim, caso os gansos vençam hoje, pela primeira vez, o Sporting para o campeonato português, só ficarão a um ponto do 5.º lugar e dos açorianos.

O Sporting já entrou em campo para o aquecimento:

Morten Hjulmand está mesmo de volta ao onze dos leões, ele que não jogava desde a eliminação do Sporting, na UEFA Champions League, em Dortmund, a 19 de fevereiro. Já Morita está no banco, ele que não joga há quase um mês, desde 11 de fevereiro.

«Sempre que eu venho, nunca corre bem ao Casa Pia»

A BOLA está em Rio Maior e ouve os adeptos antes do jogo com o Sporting



Suplentes do Casa Pia: Daniel Azevedo, Kluivert, Svensson, Benaissa, Osundina, André Geraldes, Mohamed, Henrique Pereira e Andrian Kraev

Onze do Casa Pia: Patrick Sequeira; João Goulart, José Fonte e Duplexe Tchamba; Larrazabal, Miguel Sousa, Rafael Brito e Leonardo Lelo: Livolant, Cauê dos Santos e Pablo Roberto.

Nos suplentes leoninos há uma novidade, uma vez que o guarda-redes Franco Israel não está no banco.

Suplentes do Sporting: Diego Calai, Morita, Conrad Harder, Maxi Araújo, Geny Catamo, Biel, José Silva, Eduardo Felicíssimo e Henrique Arreiol

Já há onze do Sporting: Rui Silva; Esgaio, Diomande Gonçalo Inácio; Fresneda, Hjulmand, Debast e Matheus Reis; Trincão Gyokeres e Quenda.

O Sporting também já chegou ao estádio:

A comitiva do Casa Pia já chegou ao recinto de Rio Maior:

A duas horas do início do encontro em Rio Maior, apesar do anúncio de lotação esgotada, o ambiente em redor do estádio ainda está muito calmo:

Boa tarde! A BOLA está em Rio Maior para acompanhar o encontro entre o Casa Pia e o Sporting, com início marcado para as 18.00 horas. O líder visita o terreno do 6.º classificado, que só perdeu por duas vezes em casa para o campeonato. 

Hjulmand e Morita estão em dúvida para este encontro, mas Rui Borges deixou em aberto a possibilidade de ambos somarem minutos frente ao Casa Pia.

Rui Borges revela como estão Hjulmand e Morita

Treinador do Sporting atualiza condição física dos dois jogadores



As lesões no meio-campo da equipa podem levar Rui Borges a apostar em Debast e em Eduardo Felícissimo no onze inicial para este jogo.

Onze provável (e reforçado) do Sporting com o Casa Pia

9 março 2025, 09:00

Onze provável (e reforçado) do Sporting com o Casa Pia

Morten Hjulmand e Morita integram a convocatória mas devem começar no banco em Rio Maior. Maxi Araújo e Geny Catamo reforçam as alas, enquanto Quenda se mantém firme no ataque com Gyokeres e Trincão

O Sporting estagiou esta noite em Alcobaça, de modo a estar mais perto de Rio Maior no dia do jogo (sensivelmente a 30 quilómetros). Assim, excusa de fazer hoje os 100 quilómetros que separam o Estádio Municipal de Rio Maior da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Uma estratégia de Rui Borges de modo a minimizar o desgaste da equipa.

Recorde aqui a antevisão de João Pereira, treinador do Casa Pia que, depois de ter ganho a Liga 3 com o Alverca, está a fazer um trabalho exemplar esta época, somando 11 vitórias, cinco empates e oito derrotas à frente dos gansos:

Patrick Sequeira é um dos maiores destaques deste Casa Pia. Na sua época de estreia em Portugal, nenhum guarda-redes tem mais defesas do que as 95 do costa-riquenho na Liga. Frente ao Sporting, procura somar, pelo menos, mais cinco para chegar a uma marca bem redonda. 

O Sporting tem sido das equipas mais fortes a jogar fora de casa na Liga –ganhou 25 pontos, só o SC Braga tem mais (26). Tem apenas uma derrota longe de Alvalade, em casa do Moreirense (1-2), mas também só ganhou um dos últimos cinco jogos na condição de visitante.  

Rui Borges: «A equipa vem de duas vitórias e dá mais confiança»

Rui Borges anteviu encontro com o Casa Pia,



Esta época, o Casa Pia tem sido muito forte a jogar nesta casa emprestada, onde já ganhou ao Benfica (3-1) esta época. Soma três vitórias consecutivas no Estádio Municipal de Rio Maior, onde marca há 10 jogos consecutivos e não perde enquanto visitado desde a 3.ª jornada, frente ao Santa Clara (0-2). A outra derrota caseira foi contra o Boavista (0-1), na 1.ª jornada. 

Rui Borges deixa alerta: «Casa Pia não perde desde agosto em casa»

Treinador do Sporting fez a antevisão ao encontro com os gansos.



Aos 33 anos, João Pereira é uma das maiores revelações do nosso campeonato. O jovem técnico já venceu Benfica e SC Braga esta época e uma vitória frente ao campeão nacional cimentaria a sua posição como uma das principais promessas de treinadores portugueses para o futuro. 

No jogo da 1.ª volta entre as equipas, o Sporting venceu em Alvalade por 2-0, graças a golos de Daniel Bragança e de Gyokeres.  

Refira-se que os leões só somam vitórias frente ao Casa Pia (sete) no campeonato português. O útlimo triunfo dos casapianos remonta ao Campeonato de Lisboa (2-1), em janeiro de 1930. 

Gyokeres (25 golos) e Cassiano (8 golos) são os melhores marcadoes na Liga das respetivas equipas. No entanto, o avançado brasileiro não joga desde 15 de fevereiro, devido a uma contusão na zona das costelas.

20 pontos separam as duas equipas. O Sporting tem 64 golos marcados, mais 34 do que o adversário de hoje; já o registo de golos sofridos é mais semelhante – 21 para o campeão nacional e 29 para o Casa Pia. 

As equipas estão separadas por cinco posições e 20 pontos, à entrada para esta 25.ª jornada. O Sporting conta também com a pressão do Benfica (que ontem ganhou ao Nacional) no topo do campeonato. Já o Casa Pia luta pelo 5.º lugar, juntamente com Santa Clara e Vitória de Guimarães.