Liveblog Casa Pia vs Santa Clara agosto 2024
Foi com nota artística, já em período de compensação, que Ricardinho apontou o segundo golo do Santa Clara:
Final da partida! Casa Pia 0 Santa Clara 2. Terceiro jogo, terceira derrota. O Casa Pia continua na mó de baixo e não encontra forma de dar a volta ao texto. Além da ausência de pontos, refira-se, o conjunto orientado por João Pereira continua também sem marcar qualquer golo na presente edição do Campeonato. Esta tarde até esteve muito perto de o conseguir, mas a mira esteve sempre desafinada: Larrazabal, José Fonte e Leonardo Lelo (todos na primeira parte) e Telasco Segovia (na etapa complementar) não conseguiram ser felizes. Ao invés, o Santa Clara, que entrava para esta ronda com uma vitória e uma derrota, voltou aos triunfos e, em bom rigor, até o deve agradecer ao seu guarda-redes. Não que Gabriel Batista tenha marcado qualquer golo, mas porque, e acima de tudo, o brasileiro foi gigante entre os postes nos primeiros 45 minutos e garantiu o nulo que se registava ao intervalo. Na etapa complementar, a estratégia de Vasco Matos funcionou na perfeição e os insulares abriram o ativo aos 57 minutos, por intermédio de Gabriel Silva. Seguros de si, por via da vantagem de que dispunham, e aproveitando a intranquilidade do adversário, que sentiu o toque, os açorianos aproveitaram o período de compensação para darem a estocada final: Ricardinho correspondeu da melhor forma a um cruzamento da esquerda de Matheus Pereira e selou o resultado. Continua a haver muito por fazer do lado do Casa Pia, há bons ventos que sopram dos Açores...
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
Golo do Santa Clara! Cruzamento de Matheus Pereira e Ricardinho encosta com categoria para o fundo das redes da baliza casapiana. Está decidido o vencedor desta partida. 0-2.
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
A segunda parte vai-se prolongar por mais 7 minuto(s).
O jogo é reiniciado.
Ricardinho, aos 75 minutos, teve nos pés a oportunidade de aumentar a vantagem para o Santa Clara, mas Patrick Sequeira foi gigante e negou o golo ao número 10 dos açorianos:
Alisson Safira sai do campo e é substituído por Serginho numa substituição tática.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
EXPULSO! - Gaizka Larrazabal recebe o segundo amarelo e é expulso!
O jogo é reiniciado.
Leonardo Lelo sai do campo e é substituído por Andre Geraldes numa substituição tática.
Miguel Sousa sai do campo e é substituído por Rafael Brito numa substituição tática.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Gaizka Larrazabal comete uma falta grave no adversário e é admoestado.
Telasco Segovia, aos 65 minutos, teve tudo para empatar, mas desperdiçou uma excelente oportunidade de golo neste lance:
O árbitro mostra Gabriel Batista o cartão amarelo por conduta antidesportiva.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Pedro Ferreira comete uma falta grave no adversário e é admoestado.
O árbitro mostra Max Svensson o cartão amarelo por conduta antidesportiva.
Samuel Obeng sai do campo e é substituído por Max Svensson numa substituição tática.
Grande oportunidade para o Santa Clara! Mau passe de José Fonte e Ricardinho, isolado, remata para excelente defesa de Patrick Sequeira. O guarda-redes costa-riquenho acabou por compensar o erro do defesa-central português e, dessa forma, os gansos ainda estão vivos no encontro...
Gabriel Silva sai do campo e é substituído por Diogo Calila numa substituição tática.
Lucas Soares sai do campo e é substituído por Matheus Pereira numa substituição tática.
NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 1.007
Foi desta forma, aos 57 minutos, que Gabriel Silva colocou o Santa Clara em vantagem:
O jogo é reiniciado.
Telasco Segovia sai do campo e é substituído por Pablo Roberto numa substituição tática.
Paragem para beber água. Está muito quente hoje e o jogo é parado para que os jogadores se refresquem.
Nuno Moreira sai do campo e é substituído por Henrique Pereira numa substituição tática.
Grande oportunidade para o Casa Pia! Assistência de Beni e Telasco Segovia, já dentro da área, ligeiramente descaído para a direita, remata por cima da barra da baliza defendida por Gabriel Batista. O internacional venezuelano teve tudo para empatar. Podia e devia ter feito muito melhor...
Vinícius Lopes sai do campo e é substituído por Ricardinho numa substituição tática.
Alisson Safira comete uma falta grave no adversário e é admoestado.
Pedro Ferreira, aos 52 minutos, deixou o primeiro aviso a Patrick Sequeira. Neste caso, o guarda-redes do Casa Pia conseguiu impedir o golo:
Golo do Santa Clara! Gabriel Silva fletiu da direita para o centro, sem bola, e quando teve uma nesga de espaço disparou de pé esquerdo para o fundo das redes da baliza defendida por Patrick Sequeira. O guarda-redes do Casa Pia ainda esboçou defesa, mas a bola ia com muita força e o costa-riquenho foi impotente para impedir o golo do extremo brasileiro. 0-1.
Ameaça o Santa Clara! Pedro Ferreira, de fora da área, em zona frontal, remata de forma potente, mas Patrick Sequeira, atento, nega o golo ao médio dos insulares.
Não há alterações em nenhuma das equipas. João Pereira e Vasco Matos, técnicos de Casa Pia e Santa Clara, respetivamente, fazem regressar para a etapa complementar os mesmos jogadores que haviam escaldo de início.
Início da segunda parte!
Início da segunda parte.
Intervalo! Casa Pia 0 Santa Clara 0. Depois de uma fase inicial sem motivos de interesse, eis que a ponta final desta primeira parte subiu de produção. E por responsabilidade exclusiva dos casapianos. Afinal, a formação orientada por João Pereira foi a única que teve arte para chegar com perigo à baliza contrária, e, curiosamente, sempre por elementos do setor mais recuado. Larrazabal (lateral/ala direito) ficou a milímetros do golo, aos 30 minutos, na sequência de um livre direto que embateu com estrondo na barra. José Fonte (defesa-central) quase marcava, de cabeça, na sequência desse tiro do companheiro espanhol, mas Gabriel Batista demonstrou todos os seus reflexos e negou os intentos ao internacional português. Pouco depois, e novamente na transformação de um livre direto, os gansos voltaram a ameaçar: Leonardo Lelo bateu direto e colocado, mas Gabriel Batista voou para a sua direita e impediu os festejos ao internacional sub-21 luso. O empate é, pois, lisonjeiro para o Santa Clara, que vai para o intervalo a ter de agradecer ao seu guarda-redes. O Casa Pia, por seu turno, já merecia estar na frente, mas, pelo exposto, pode queixar-se de alguma falta de fortuna. E talvez o jogo esteja mesmo a precisar de um golo para se tornar verdadeiramente interessante...
Terminou! O árbitro apita para o intervalo
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Leonardo Lelo, aos 37 minutos, e também de livre direto, proporcionou uma excelente defesa a Gabriel Batista:
A segunda parte vai-se prolongar por mais 1 minuto(s).
Larrazabal, à passagem da meia hora, deixou a barra da baliza defendida por Gabriel Batista a estremecer:
Novamente o Casa Pia a ameaçar! Livre direto cobrado por Leonardo Lelo, em zona frontal, e Gabriel Batista a aplicar-se a fundo para voar para o seu lado direito e impedir o golo do lateral/ala esquerdo dos gansos.
Duas grandes oportunidades para o Casa Pia na mesma jogada! Larrazabal, primeiro, fez estremecer a barra da baliza insular com um potente remate na sequência de um livre direto, e, logo a seguir, José Fonte, de cabeça, obrigou Gabriel Batista a uma excelente defesa para canto. Os gansos estiveram muito perto de inaugurar o marcador em Rio Maior...
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chãoo
Primeiros 10 minutos já cumpridos em Rio Maior e oportunidades de golo... nem vê-las. As duas equipas estão encaixadas taticamente, há muitos duelos individuais em redor do círculo central e Patrick Sequeira e Gabriel Batista, guarda-redes de Casa Pia e Santa Clara, respetivamente, ainda não foram colocados à prova.
Também o Santa Clara está disposto em 3x4x3. Gabriel Batista é o dono da baliza, com Sidney Lima, Luís Rocha e Frederico Venâncio a formarem o tridente de defesas-centrais. No corredor direito pontifica Lucas Soares e no esquerdo MT, com Pedro Ferreira e Gustavo Klismahn a preencherem a zona central do miolo. Na frete de ataque, Vinícius Lopes dá profundidade pela direita, Gabriel Silva pela esquerda, e Alisson Safira é o ponta de lança de referência.
O Casa Pia apresenta-se em 3x4x3. Patrick Sequeira é o guarda-redes, tendo à sua frente um trio de centrais composto por João Goulart, José Fonte e Duplexe Tchamba. Nas alas, Larrazabal joga pela direita e Leonardo Lelo pela esquerda, cabendo a Telasco Segovia e Beni terem as despesas da intermediária. O último terço ofensivo é preenchido por Nuno Moreira (à direita), Miguel Sousa (à esquerda) e Samuel Obeng (no eixo).
O Casa Pia sai com a bola, a partida começou!
O árbitro inicia o jogo.
Início da partida!
Entram as equipas no relvado do Estádio Municipal de Rio Maior. Depois da habitual saudação ao público presente, segue-se a tradicional escolha de campo e bola por parte dos capitães de gansos e insulares, respetivamente. Depois disso, estará tudo pronto para o início deste Casa Pia-Santa Clara!
Os jogadores das duas equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no tapete verde do anfiteatro riomaiorense, o mesmo acontecendo, de resto, com a equipa de arbitragem.
A pouco menos de meia hora do pontapé de saída, as bancadas do Estádio Municipal de Rio Maior estão ainda muito despidas de público. Algumas dezenas de adeptos do Casa Pia estão já sentados nas respetivas cadeiras das duas bancadas centrais, ao passo que num dos topos do recinto riomaiorense há também uma pequena franja de aficionados do Santa Clara. O tempo está bom, com sol e uma temperatura amena, mas o relvado apresenta, aqui e ali, algumas zonas em condições algo degradadas.
Curiosamente, também são duas as mudanças promovidas por Vasco Matos, técnico do Santa Clara, tendo como termo de comparação o encontro da ronda passada, frente ao FC Porto (0-2): saem Alysson e Adriano Firmino (este devido a castigo), entram Luís Rocha e Gustavo Klismahn.
João Pereira, treinador do Casa Pia, faz duas alterações no onze relativamente à partida da jornada anterior, na qual os gansos foram derrotados pelo Benfica (0-3): saem Zolotic e Pablo Roberto, entram Duplexe Tchamba e Telasco Segovia.
Santa Clara (treinador): Vasco Matos
Santa Clara (suplentes): Neneca (12), Diogo Calila (2), Matheus Pereira (3), Ricardinho (10), Alysson (14), João Costa (17), Rodrigo Varanda (30), Serginho (35) e Daniel Borges (41)
Santa Clara (titulares): Gabriel Batista (1) C; Sidney Lima (23), Frederico Venâncio (21) e Luís Rocha (13); Lucas Soares (42), Pedro Ferreira (8), Gustavo Klismahn (17) e MT (32); Gabriel Silva (11), Alisson Safira (9) e Vinícius Lopes (70)
Casa Pia (treinador): João Pereira
Casa Pia (suplentes): Ricardo Batista (33), Ruben Kluivert (3), Max Svensson (9), Rafael Brito (17), André Geraldes (18), Zolotic (19), Henrique Pereira (52), Pablo Roberto (80) e Andrian Kraev (89)
Casa Pia (titulares): Patrick Sequeira (1); João Goulart (4), José Fonte (6) C e Duplexe Tchamba (2); Larrazabal (72), Miguel Sousa (14), Beni (16), Telasco Segovia (8) e Leonardo Lelo (5); Nuno Moreira (7) e Samuel Obeng (77)
Árbitro: Ricardo Baixinho (AF Lisboa); Assistentes: Rui Teixeira e Diogo Pereira; 4.º Árbitro: Halim Shirzad; VAR/AVAR: António Nobre e Nélson Pereira
Já há equipas oficiais!
Os açorianos entram em campo com o conforto de já terem saboreado uma vitória, no caso, logo na ronda inaugural. E por números (bastante) expressivos: 4-1 no terreno do Estoril. O jogo seguinte acabou por não ter o mesmo desiderato, uma vez que a formação comandada por Vasco Matos cedeu na receção ao FC Porto (0-2), pelo que há a expectativa de perceber qual será a versão dos insulares esta tarde.
Os gansos chegam a esta ronda com o forte desejo de inverter o rumo dos acontecimentos. O conjunto orientado por João Pereira soma duas derrotas na Liga, facto a que acresce um outro: ainda não apontou qualquer golo. É, pois, hora de começar a ter motivos para festejar, pensam os adeptos do emblema casapiano.
Casa Pia e Santa Clara entram em ação este sábado, a partir das 15.30 horas, medindo forças numa partida referente à 3.ª jornada da Liga. O Estádio Municipal de Rio Maior é o palco deste duelo e A BOLA já está no recinto riomaiorense para lhe contar tudo acerca deste desafio. E, como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco! Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!