Liveblog Aves SAD vs Estoril abril 2025
Muito obrigado pela companhia que nos quis dispensar, caro leitor. Continue desse lado porque dentro de instantes vamos trazer-lhe a crónica e toda a reportagem desta partida de abertura da 28.ª jornada da Liga, entre Aves SAD e Estoril, que ditou o triunfo esclarecedor dos canarinhos.
FINAL DA PARTIDA!! AVES SAD 0 ESTORIL 3. Não houve artifício... mas houve fogo. De André Lacximicant. Ian Cathro tinha dito, na antevisão à partida, que festas só no final do campeonato e caso seja alcançado o sonho europeu, mas o ponta de lança dos canarinhos viajou para Norte com vontade de demonstrar que tinha o(s) pé(s) a arder. O camisola 9 fez um hat trick e ofereceu três pontos aos canarinhos, que, desta forma, deixam para trás uma série de quatro jogos sem vencer e continuam a olhar para lugares... europeus. Já o Aves SAD somou a quarta derrota consecutiva e mantém-se numa posição muito complicada no que concerne às contas pela permanência.
Está feito! O árbitro apita para o final do jogo
NÚMERO OFICIAL DE ESPECTADORES: 743
Nenê foi o autor do único remate (e não enquadrado) do Aves SAD na primeira parte. O ponta de lança tentou a sua sorte de livre direto (41'), mas o remate tiro do brasileiro saiu por cima da barra da baliza à guarda de Kevin Chamorro:
Rafael Rodrigues puxa pela camisola do jogador da equipa adversária e é advertido pelo árbitro.
Responde o Estoril! Passe de Rafik Guitane e remate de primeira de Vinícius Zanocelo a fazer a bola passar muito perto do poste direito da baliza à guarda de Simão Bertelli.
Ao poste!! Pontapé de canto batido por Lucas Fernandes à esquerda e Zé Luís viu o seu cabeceamento devolvido pelo ferro direito da baliza do Estoril.
João Carvalho sai do campo e é substituído por Rafik Guitane.
André Lacximicant, aos 33 minutos, aumentou a vantagem do Estoril:
Agora foi Tunde! Remate em arco do extremo dos nortenhos, com a bola a sair muito perto do poste esquerdo da baliza à guarda de Kevin Chamorro.
Bela defesa de Kevin Chamorro! Remate cruzado de John Mercado e o guarda-redes do Estoril foi obrigado a aplicar-se para impedir o golo do extremo avense.
Yanis Begraoui também tentou a sua sorte neste lance, aos 22 minutos:
Zé Luís do Aves SAD recebe um cartão amarelo após uma entrada dura sobre um adversário.
O jogo é reiniciado.
O jogo parou. Os jogadores envolvem-se em conflito e gritam uns com os outros, o árbitro tem de intervir.
Primeira ação de Alejandro Marqués no jogo! Cruzamento da direita de Wagner Pina e cabeceamento do ponta de lança do Estoril para defesa atenta de Simão Bertelli.
O jogo é reiniciado.
Xeka sai do campo e é substituído por Jandro Orellana.
Yanis Begraoui sai do campo e é substituído por Alejandro Marqués.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
Kiki Afonso sai do campo e é substituído por Rafael Rodrigues.
Ignacio Rodríguez sai do campo e é substituído por Baptiste Roux.
Vasco Lopes sai do campo e é substituído por Babatunde Akinsola.
Foi desta forma que André Lacximicant inaugurou o marcador, aos 20 minutos:
O jogo é reiniciado.
O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão
André Lacximicant sai do campo e é substituído por Vinícius Zanocelo.
O jogo é reiniciado.
GOLO DO ESTORIL!! Depois de ouvir as indicações do VAR, André Narciso validou o tento de André Lacximicant e, desta forma, os canarinhos aumentam ainda mais a vantagem. 0-3.
GOLO! Depois de rever, o árbitro reverte a decisão inicial e atribui um golo a equipa Estoril!
GOLO ANULADO AO ESTORIL! André Lacximicant rematou certeiro, mas o lance foi invalidado (numa primeira instância) por suposta posição irregular do ponta de lança dos canarinhos. Veremos o que diz o VAR...
Primeiro sinal de perigo do Aves SAD na segunda parte (e no jogo, convenhamos)! Remate cruzado de John Mercado, já dentro da área, ligeiramente fletido para a esquerda, com a bola a passar perto do poste direito da baliza à guarda de Kevin Chamorro.
Nené sai do campo e é substituído por Zé Luís.
Gustavo Mendonça sai do campo e é substituído por Gustavo Assunção.
Início da segunda parte.
INTERVALO!! AVES SAD 0 ESTORIL 2. Resultado certo no final dos primeiros 45 minutos e com uma estrela maior: André Lacximicant. O avançados dos canarinhos - que esta noite regressou ao onze (belo tiro, mister Ian Cathro...) - apontou os dois golos que vão dando (a justa) vantagem ao emblema da Linha. Sem realizar uma exibição de encher o olho (muito longe disso!), o Estoril está a controlar as operações e tem mais... tudo. O Aves SAD teve uma primeira parte para esquecer e além dos erros defensivos - o lance que dá origem ao primeiro golo não se admite nem nos... iniciados - tem demonstrado também uma preocupante inoperância ofensiva. Apenas Nenê, e de livre direto, conseguiu um remate (e não enquadrado) para os nortenhos. Muito (mas muito) pouco para uma equipa que precisa tanto (mas tanto) de pontos na luta pela permanência. Veremos o que a etapa complementar nos reserva...
O árbitro apita para o intervalo
O quarto árbitro mostra 1 minuto(s) de descontos
Resposta dos avenses... para as nuvens! Nenê tentou amenizar os estragos de livre direto, mas o pontapé do ponta de lança brasileiro saiu muito por cima da barra da baliza defendida por Kevin Chamorro.
É GOLO! Depois de analisar a situação, o árbitro anuncia que o golo do Estoril se mantem.
GOLO DO ESTORIL!! Cruzamento da direita de Yanis Begraoui e André Lacximicant, completamente sozinho ao segundo poste, só teve de encostar para o bis. 0-2.
G O O O O O L O - André Lacximicant do Estoril encosta com o pé esquerdo. Uma finalização fácil para André Lacximicant
Mais uma oportunidade para o Estoril! Cruzamento da esquerda de Pedro Amaral e cabeceamento de André Lacximicant para defesa segura de Simão Bertelli.
Outra vez o emblema da Linha! Remate cruzado de Yanis Begraoui, já no interior da área, ligeiramente descaído para a direita, com a bola a bater na malha lateral exterior da baliza à guarda de Simão Bertelli.
GOLO DO ESTORIL!! Desentendimento (incrível) entre Nacho Rodríguez e Simão Bertelli - nem o defesa-central uruguaio aliviou a bola, nem o guarda-redes brasileiro conseguiu chegar à bola - e André Lacximicant, depois de beneficiar do referido lance, rematou em problemas para o fundo das redes de uma baliza... completamente desguarnecida. 0-1.
G O O O O O L O - André Lacximicant coloca no fundo das redes de pé esquerdo!
Primeira ameaça do Estoril! Pontapé de canto batido por Jordan Holsgrove e cabeceamento de Kévin Boma para defesa atenta de Simão Bertelli.
Aves SAD sai com a bola, a partida começou!
O árbitro dá início à partida.
A noite está fria e chuvosa na Vila das Aves. Talvez (também) por essa razão, as bancadas do anfiteatro avense estão muito despidas de público. As três equipas já terminaram os respetivos períodos de aquecimento e dentro de instantes voltarão ao relvado para que seja dado o apito inicial nesta partida que abre a 28.ª jornada da Liga.
Já Ian Cathro, técnico do Estoril, muda apenas uma peça comparativamente à equipa que tinha apresentado de início no duelo com o FC Porto (1-2), na ronda anterior: sai Rafik Guitane e entra André Lacximicant.
Rui Ferreira, treinador do Aves SAD, faz quatro alterações no onze em relação ao encontro da última jornada, diante do Famalicão (1-4): saem Guillermo Ochoa, Jorge Teixeira, Gustavo Assunção e Lucas Piazón, entram Simão Bertelli, Nacho Rodríguez, Gustavo Mendonça e John Mercado.
Estoril (treinador): Ian Cathro
Estoril (suplentes): Diogo Dias (31), Jandro Orellana (6), Vinícius Zanocelo (7), Alejandro Marqués (9), Gonçalo Costa (18), Pedro Carvalho (22), Philippe Lanquetin (91), Israel Salazar (92) e Rafik Guitane (99)
Estoril (titulares): Kevin Chamorro (1); Kévin Boma (44), Pedro Álvaro (23) C e Felix Bacher (25); Wagner Pina (20), Xeka (88), Jordan Holsgrove (10) e Pedro Amaral (24); Yanis Begraoui (14), André Lacximicant (19) e João Carvalho (12)
Aves SAD (treinador): Rui Ferreira
Aves SAD (suplentes): Guillermo Ochoa (13), Fernando Fonseca (2), Rafael Rodrigues (3), Baptiste Roux (6), Tunde (11), Gustavo Assunção (12), Yair Mena (16), Tiago Galleto (22) e Zé Luís (29)
Aves SAD (titulares): Simão Bertelli (93); Tomás Tavares (25), Nacho Rodríguez (4), Cristian Devenish (42) e Kiki Afonso (24); Gustavo Mendonça (23) e Jaume Grau (15); Vasco Lopes (10), Lucas Fernandes (7) e John Mercado (17); Nenê (18) C
Árbitro: André Narciso (AF Setúbal); Assistentes: Vasco Marques e Luís Viegas; 4.º Árbitro: Filipa Cunha; VAR/AVAR: Rui Costa e David Soares
Já há equipas oficiais!
Recorde a projeção feita por Ian Cathro, técnico do Estoril, para a partida na Vila das Aves:
Eis a antevisão de Rui Ferreira, treinador do Aves SAD, ao encontro desta noite:
Na primeira volta, no Estádio António Coimbra da Mota, Estoril e Aves SAD empataram sem golos, num duelo relativo à 11.ª ronda do campeonato. Nessa altura, os avenses eram orientados por Vítor Campelos - os nortenhos já vão no terceiro treinador da época, porque a Campelos seguiu-se Daniel Ramos e, agora, Rui Ferreira.
Mas do lado do Estoril a sequência de resultados não está assim tão melhor. A formação liderada por Ian Cathro também não venceu nenhum dos últimos quatro jogos, tendo perdido dois e empatado outros dois. Antes do desaire com o FC Porto (1-2), na última jornada, os canarinhos tinham empatado com Arouca (1-1) e Farense (2-2), empates que se seguiram à derrota frente ao Sporting (1-3). A última vez que a equipa da Linha saboreou um triunfo foi 22 de fevereiro, no caso, diante do Rio Ave (2-1), por ocasião da 23.ª jornada da Liga.
E para ousar sonhar com a saída da zona baixa da tabela, o Aves SAD terá de dar um pontapé na crise de resultados: três derrotas consecutivas. Antes do desaire diante do Famalicão (1-4), na última ronda, a formação avense também já tinha sido batida por FC Porto (0-2) e Arouca (0-1). O último triunfo dos nortenhos foi há mais de um mês: 1-0 ao Farense, na 24.ª jornada, realizada a 2 de março.
O Aves SAD chega a esta ronda a precisar (muito) de pontos. Afinal, o conjunto orientado por Rui Ferreira está no 16.º e antepenúltimo lugar da tabela, com 23 pontos - em igualdade com o Estrela da Amadora e apenas à frente de Farense (17) e Boavista (15) -, pelo que um triunfo é essencial para que os nortenhos aspirem a respirar melhor no que concerne às contas da permanência. Já o Estoril está (bem) mais tranquilo, uma vez que ocupa o 9.º posto (36 pontos) e continua a sonhar com a primeira metade da classificação - os canarinhos estão na peugada de Famalicão (37) e Casa Pia (39).
Inicia-se esta sexta-feira a 28.ª jornada da Liga, com o jogo de abertura a realizar-se a Norte, mais concretamente na Vila das Aves, onde Aves SAD e Estoril vão medir forças a partir das 20h15. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este duelo e, tal como sempre acontece, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!