Xabi Alonso: «O maior desafio atual não é o Bayern, é aquilo que podemos fazer»
Em declarações à TNT Sports, Xabi Alonso avaliou a temporada do Bayer Leverkusen, num momento em que a equipa está no 1.º lugar na Bundesliga (competição que nunca conquistou).
«Estamos cientes das expectativas que estão a ser criadas, mas não queremos fazer parte dessa criação. Só nos focamos naquilo que podemos fazer. Vamos ver se fazemos o suficiente para merecermos essa oportunidade [de vencer a Bundesliga], mas ainda é muito cedo.»
"It's too early"
— Football on TNT Sports (@footballontnt) November 15, 2023
Xabi Alonso says his Bayer Leverkusen side are aware of their current league position but insists it's too early to think about the Bundesliga title yet... 👀 pic.twitter.com/b36M8DURSu
O espanhol explicou também um pouco da sua filosofia: «Eu penso mais em períodos curtos, por exemplo, a seguir a esta pausa para as seleções, vamos ter 8 jogos até à pausa para inverno. O meu foco agora é esse.»
Deste modo, o técnico de 41 anos, que terminou a sua carreira de jogador no Bayern de Munique, acredita que «o maior desafio atual não é o Bayern, é aquilo que o Bayer pode fazer e o quão longe pode chegar».
Após 11 jornadas na Bundesliga, o Bayer Leverkusen tem 10 vitórias e apenas 1 empate, precisamente frente à equipa bávara.
Por isso, Alonso também referiu que o objetivo é manter a consistência de resultados e de exibições.
«Muitas coisas podem acontecer e não serei eu que aumentarei a pressão ao falar dessas expectativas», acrescentou, concluindo: «Após 25 jornadas, falamos. Nos últimos 10, 8 jogos da Bundesliga é que veremos como estamos.»
Uma época a superar expectativas
A temporada que o Bayer Leverkusen está a realizar tem roçado a perfeição – para todas as competições, a equipa venceu 16 dos 17 jogos que realizou, marcando 59 golos e sofrendo apenas 14.
Em apenas 14 jogos, o Bayer Leverkusen já leva mais de 50 golos esta temporada 😳 Equipa sensação desta época?#sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV pic.twitter.com/3UmJBLLZcd
— sport tv (@sporttvportugal) November 2, 2023
A equipa, que conta com o ex-Vitória de Guimarães Edmond Tapsoba, tem beneficiado da boa forma de dois dos seus reforços do último verão: Alejandro Grimaldo e Victor Boniface.
O lateral espanhol, que deixou o Benfica após oito épocas, já marcou 8 golos e fez 6 assistências. E o avançado nigeriano, que veio do Union Saint-Gilloise, tem 11 golos e 7 assistências a seu nome.
Nota para o facto de, quando Xabi Alonso chegou ao comando do clube em outubro de 2022, o Bayer estava no penúltimo lugar da Bundesliga, com apenas 5 pontos conquistados em 8 jogos.
Ainda assim, o espanhol guiou a formação até ao 6.º lugar na Bundesliga e à meia-final da Liga Europa, onde foi eliminado pela Roma, de José Mourinho.