Sporting: saiba em que história de superação Irankunda está prestes a entrar... outra vez
A história de vida de Nestory Irankunda, alvo do Sporting para reforçar a ala esquerda do ataque, é um exemplo de superação. Nascido num campo de refugiados na Tanzânia em 2005, viu os pais fugirem da guerra fratricida entre hutus e tutsis que assolou o Burundi, país de onde a família é originária. Aos 18 anos, já se estreava pela seleção principal da Austrália, a nação que acolheu os seus progenitores.
Agora, o ainda jogador dos ingleses do Watford prepara-se para protagonizar mais um capítulo marcante, desta feita no plano desportivo. Irankunda está prestes a tornar-se o futebolista de nacionalidade australiana mais caro da história, num autêntico salto de canguru de uma equipa recém-promovida à Premier League para um emblema que disputa a Champions.
O Sporting acena com 15 milhões de euros pelo passe do extremo, enquanto o clube britânico — no passado detido por Elton John — exige uma verba a rondar os 20 milhões pelos direitos económicos do atleta. Perante este cenário, tudo aponta para que o acordo se sele a meio caminho, com o acréscimo de eventuais bónus por objetivos.
A concretizar-se nesses moldes, o jovem baterá o recorde que pertence atualmente ao defesa-central Souttar, que em 2023 trocou o Stoke City pelo Leicester, numa transferência interna de 17 milhões de euros.
O processo negocial prossegue e, embora ainda careça de ajustes entre as partes, há um forte desejo no universo leonino em fechar a contratação nos próximos dias.
Para além do valor de mercado, o percurso de Irankunda continua recheado de marcas precoces. Durante o Mundial, o atacante bateu mais um recorde: ao assinar um remate certeiro diante da Turquia, a 14 de junho, tornou-se o mais jovem internacional australiano de sempre a marcar numa fase final da competição, aos 20 anos e 124 dias.