Renato Veiga recorda Liga das Nações um ano depois: «Fico com pele de galinha»
Renato Veiga foi o porta-voz da Seleção de Portugal esta segunda-feira, na Cidade do Futebol. Em contagem decrescente para o Mundial 2026, o central do Villarreal lembrou a conquista da Liga das Nações, há exatamente um ano, e não escondeu que recorda esse momento com carinho.
«Quando me disseram que ia fazer a conferência hoje, fiquei feliz porque faz um ano desde a primeira conquista com a Seleção. Fico com pele de galinha quando falo disto. Fico feliz por estar a preparar um Mundial um ano depois desse grande dia. Diferenças? No jogar, acho que joguei muito, era algo que procurava. Tudo o que vem com o jogo é muito importante. A rotação é muito importante para alguém com a minha idade; foi importante para crescer e dar a continuidade que nos últimos dois anos não tive. Foram seis meses na Juve e seis meses no Chelsea, e agora fiz uma época inteira, o que foi muito importante», frisou, em conferência de Imprensa.
Como se explica a imposição rápida na Seleção
«Bem, de forma natural, tento fazer o melhor todos os dias. Receberam-me muito bem, o que acaba por facilitar as coisas. É fácil entrosar-se no grupo; são pessoas que, independentemente de serem grandes jogadores, são muito acessíveis e muito humildes. Isso facilita a integração e permite que nos expressemos da melhor forma dentro do campo.»
Química com Rúben Dias no eixo defensivo
«O nosso balneário é o nosso maior trunfo. O ambiente que se vive dentro da Seleção é muito bom, são grandes pessoas e isso facilita muito a forma como nos exprimimos tão naturalmente dentro do campo onde, independentemente de quem jogue, vai dar sempre o máximo. Há sempre uma concorrência muito forte, Portugal é uma das melhores seleções do mundo. A concorrência são os próximos jogos, os três no Mundial.»
Mundial mais desafiante após época longa
«Hoje em dia há cada vez mais jogos, mas tentamos preparar-nos da melhor forma para tal. Não falta motivação para disputar o Mundial, não faltarão baterias. Temos uma grande ambição e vamos dar tudo por Portugal.»
Objetivos dos jogos de preparação
«Cabe ao mister. São jogos de preparação, estamos a preparar-nos para o que aí vem, os próximos três jogos. Estes jogos servem para experimentar e trabalhar conceitos que temos trabalhado na Cidade do Futebol. Acima de tudo, estamos a preparar os próximos jogos que aí vêm.»