Paciência no impasse da final Mundial de xadrez que vale milhões
O chinês Ding Liren, detentor do título, e o indiano Gukesh Dommaraju, candidato, voltaram hoje a empatar no Campeonato do Mundo de xadrez, a decorrer em Singapura, prolongando a igualdade a quatro dias de terminar a final que oferece 2,5 milhões de dólares de prémio.
O resultado da final passou a ser empate a cinco pontos, com oito empates e uma vitória para cada lado: até ao momento, Ding venceu o primeiro jogo, a 25 de novembro, e Gukesh reequilibrou o marcador na terceira partida, com todos os restantes a terem o ponto repartido.
Game 10 is quickly over and it's 5-5 🤝 #DingGukesh pic.twitter.com/XRQgAjY2WB
— Chess.com (@chesscom) December 7, 2024
O chinês, de 32 anos, a jogar com as brancas, ganhou vantagem no início da partida mas o tabuleiro evoluiu rapidamente para situação de empate, para se concluir tudo após 36 lances. Aos 18 anos, Dommaraju é o mais jovem xadrezista da história a jogar o Campeonato do Mundo, procurando superar o russo Garry Kasparov, que foi campeão aos 22 anos, destronando Anatoly Karpov, em 1985, em Moscovo.
The FIDE World Chess Championship is being contested between two Asians for the first time in 138 years. Ding Liren versus Gukesh Dommaraju . Good luck🌹 pic.twitter.com/sVYf1migcL
— Xu Feihong (@China_Amb_India) December 3, 2024
Caso se verifique empate no final das 14 partidas, haverá lugar a desempates, na próxima sexta-feira.
World Chess Championship♟️||
— All India Radio News (@airnewsalerts) December 7, 2024
10th game between Indian Grandmaster Dommaraju Gukesh and defending champion Ding Liren of China ended in a draw in Singapore.
With the 7th consecutive draw and 8th of the match, Liren and Gukesh are tied at 5 points each while four classical games… pic.twitter.com/O118LssJWD