Open da Austrália: adversário desiste por lesão e Nuno Borges segue para segunda ronda
Nuno Borges qualificou-se na última madrugada para a segunda ronda do Open da Austrália depois de o canadiano Felix Auger-Aliassime ter sido forçado a abandonar a partida no início do quarto set devido a lesão.
O português, 46.º do mundo, perdeu o primeiro set, mas estava na frente com 6-4 e 6-4 quando o número 8 mundial desistiu com lesão na perna esquerda, ao cabo de 2h16.
Afetado por dores na parte superior da perna esquerda, solicitou um tempo médico no final do terceiro set e recebeu assistência novamente antes do início do quarto set. Após apenas dois pontos jogados no quarto set, Auger-Aliassime, de 25 anos, abandonou o encontro.
Heartbreaking for FAA this but we know you'll be back stronger ❤️🩹
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 19, 2026
Borges is through to the second round 3-6 6-4 6-4 (retd)@wwos • @espn • @tntsports • @wowowtennis • #AO26 pic.twitter.com/uWKsBDqzkB
«Sinto muito por ele. Sei o que é lutar com problemas físicos, faz parte do ténis. Espero que recupere rapidamente e volte ao seu melhor nível. De qualquer forma, esta é uma grande vitória para mim. Acho que lutei bem. Talvez o resultado fosse diferente se ele estivesse a 100%, mas estou feliz por ter avançado e ter uma nova oportunidade na quarta-feira. Adoro Melbourne, tenho grandes memórias aqui», disse Nuno Borges.
Nuno Borges loves the Australian Open.
— José Morgado (@josemorgado) January 19, 2026
It was a lovely interview with Andrea Petkovic despite the circumstances pic.twitter.com/r20ao6lIrD
O canadiano disse ter cãibras severas que lhe afetaram os movimentos. «Simplesmente sabia que as coisas não estavam a ir numa boa direção. Não gosto de estar em campo nesse estado. Quero ganhar, quero competir com o meu adversário. Não quero ficar ali como um saco de pancada. Não faz sentido, é preciso seguir em frente. Fomos muito cuidadosos com a nossa preparação e com o tempo passado em campo para nos prepararmos para jogos difíceis. Não é altura de apontar dedos, é altura de nos unirmos todos e encontrarmos soluções», disse.
Na segunda ronda, Borges vai enfrentar o australiano Jordan Thompson (111.º), que bateu o argentino Juan Manuel Cerundolo (87.º) por 6-7, 7-5, 6-1, 6-1.
O português de 28 anos alcançou a terceira ronda no ano passado, onde foi derrotado em quatro sets por Carlos Alcaraz.
(atualizado às 7h27)