Afonso Eulálio continua com a camisola branca vestida na 18.ª etapa do Giro2026. IMAGO
Afonso Eulálio continua com a camisola branca vestida na 18.ª etapa do Giro2026. IMAGO

Magnier vence pela terceira vez no Giro

A 18ª etapa do Giro d'Italia de 2026, entre Fai della Paganella e Pieve di Soligo (171 km) terminou com Vingegaard vestido de rosa e Afonso Eulálio a segurar a camisola branca e o quinto lugar

Afonso Eulálio foi a figura principal da 18.ª etapa da Volta a Itália, apesar de ter sido o francês Paul Magnier a conquistar a sua terceira vitória na prova. O ciclista português sofreu uma queda aparatosa, mas recuperou e ainda atacou por duas vezes na tentativa de vencer a tirada, num dia de grande combatividade.

O momento dramático aconteceu a 50 quilómetros da meta, em Pieve di Soligo, quando o camisola branca caiu numa zona de abastecimento. Apesar de ter ficado maltratado e a mais de um minuto do pelotão, que não o esperou, Eulálio conseguiu reentrar na corrida cerca de 15 quilómetros depois, após receber assistência médica.

Demonstrando o espírito de luta que já o tinha levado a vestir a camisola rosa, o português da Bahrain Victorious lançou um primeiro ataque no Muro di Ca' del Poggio. Mais tarde, a 10 quilómetros do final, voltou a tentar a sua sorte, desta vez na companhia de Johannes Kulset (Uno-X). O sonho de uma vitória inédita numa grande Volta terminou a apenas 2.000 metros da meta, com o ciclista de 24 anos a ser alcançado e a terminar integrado no pelotão.

A vitória na etapa de 171 quilómetros, que ligou Fai della Paganella a Pieve di Soligo, sorriu a Paul Magnier, que completou o percurso em 3h46.50 horas. O francês de 22 anos superou os italianos Edoardo Zambanini (Bahrain Victorious) e Jonathan Milan (Lidl-Trek). «Não esperava que [a vitória] acontecesse hoje, o que torna tudo mais bonito», afirmou Magnier, que com este triunfo recuperou a camisola dos pontos.

Na classificação geral, não houve alterações significativas nos lugares cimeiros. Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) mantém a liderança com uma vantagem de 4.03 minutos sobre o austríaco Felix Gall (Decathlon) e 4.27 sobre o neerlandês Thymen Arensman (Netcompany INEOS). Afonso Eulálio continua no quinto posto, a 5.40 minutos do líder dinamarquês.

Os outros portugueses em prova, como Nelson Oliveira (Movistar), que esteve ativo na tentativa de integrar a fuga do dia, e António Morgado (UAE Emirates), perderam tempo na etapa, chegando com 4.51 e 5.15 minutos de atraso, respetivamente.

A 19.ª etapa, esta sexta-feira, promete ser um grande desafio nos Dolomitas, com uma ligação de 151 quilómetros entre Feltre e Alleghe (Piani di Pezzè). A tirada contará com um desnível acumulado de 5.000 metros e seis contagens de montanha, incluindo a passagem pelo Passo Giau, o ponto mais alto deste Giro, a 2.305 metros de altitude.

A iniciar sessão com Google...