Festejos do Inter Miami, com Messi em destaque
Festejos do Inter Miami, com Messi em destaque - Foto: IMAGO

«Início de uma nova era»: MLS alinha calendário com ligas europeias

Novo formato entre em vigor na época 2027/2028 

A Major League Soccer (MLS) anunciou que irá mudar o calendário a partir de 2027/2028 e alinhá-lo com as principais ligas europeias. Atualmente, a temporada na MLS vai deste o final de fevereiro até ao início de dezembro, incluindo a fase regular e os play-offs. A partir de 2027/2028, começará em julho e terá em maio, com o campeão. 

O novo calendário vai incluir uma pausa de inverno, de meados de dezembro ao início de fevereiro. A mudança permitirá harmonizar os mercados entre a MLS e outros países, com destaque para as principais ligas europeias. Atualmente, a principal janela de transferências da MLS ocorre de 31 de janeiro a 23 de abril, enquanto a maioria das ligas internacionais realiza as transferências de jogadores durante uma janela tradicional de verão. 

Antes da mudança, a MLS realizará uma época de transição, de fevereiro a maio de 2027, com uma temporada regular de 14 jogos, seguida dos play-offs.

«Esta mudança de calendário é uma das decisões mais importantes da nossa história. Alinhar o nosso calendário com as melhores ligas do mundo aumentará a competitividade internacional dos nossos clubes, proporcionará melhores oportunidades no mercado de transferências e garantirá que os play-offs da MLS aconteçam sem interrupções. Isso marca o início de uma nova era para a nossa liga e para o futebol na América do Norte», reagiu Don Garber, comissário da MLS. 

O novo calendário da MLS contou com o apoio de Gianni Infantino, presidente da FIFA. 

«Com o Mundial a chegar em breve aos Estados Unidos, Canadá e México, este anúncio é um passo importante e oportuno para a MLS. Ao longo das últimas 30 temporadas, a MLS construiu uma base sólida e estabeleceu-se como uma das melhores ligas da América do Norte. Ao alinhar-se com o calendário internacional, a MLS prepara-se para uma nova era de crescimento, tanto nacional como internacionalmente», apontou, nas redes sociais.